Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de energia só é acionada com uso da placa-mãe?


Posts recomendados

Bom dia Pessoal, 

 

Não sei se já questionaram isto aqui, e nunca me atentei a esta situação pois nunca havia feito antes.

 

Acontece que estou comprando as peças separadas, e ontem chegou a Fonte (Corsair S550W - 80 Plus White) e eu na intenção de deixar organizado as Fans (Ventiladores e Exaustores) corretamente no gabinete, instalei já a fonte no mesmo, e já estavam instaladas as fans. Liguei a fonte na energia e pluguei 2 fans com entrada Molex(Mac/Fem) nela.

E não deu nem sinal da fonte e nem das Fans.

 

Minha dúvida é, a fonte só é acionada com o uso da placa-mãe? Tipo eu não conseguiria usar a minha fonte sem a placa-mãe acionar ela?

 

Desculpe se isso for bem básico mas nunca me atentei a isto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, ontem eu vi um vídeo que o cara fez isso com um clips, usando esse conector de 24 pinos, que vai na placa-mãe.

 

Mas então é aquilo que comentei? Tipo se ligar apenas a fonte na energia, sem ela estar na placa-mãe, e fazer qualquer ligação direta na fonte, não vai ligar nada né?

 

Porque cheguei a me preocupar se a Fan ou a fonte estariam com problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Felipe Coutinho Jaime disse:

Entendi, ontem eu vi um vídeo que o cara fez isso com um clips, usando esse conector de 24 pinos, que vai na placa-mãe.

 

Mas então é aquilo que comentei? Tipo se ligar apenas a fonte na energia, sem ela estar na placa-mãe, e fazer qualquer ligação direta na fonte, não vai ligar nada né?

 

Porque cheguei a me preocupar se a Fan ou a fonte estariam com problemas.

Sem o jumper não liga nada.

adicionado 0 minutos depois

Sem estar na placa-mãe também não liga nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Sem estar na placa-mãe também não liga nada

ela até alimenta as cargas (ventoinhas e demais equipamentos ligados nela), se você fizer a conexão do fio verde no fio preto, mas não recomendo que alimente HDs, drives de mídia e outros periféricos que usem conexão de dados a fim de evitar danificá-los.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, Felipe Coutinho Jaime disse:

Mas então é aquilo que comentei? Tipo se ligar apenas a fonte na energia, sem ela estar na placa-mãe, e fazer qualquer ligação direta na fonte, não vai ligar nada né?

 

Porque cheguei a me preocupar se a Fan ou a fonte estariam com problemas.

Ainda bem que é assim pois se assim não fosse, ao conectar os fans na fonte, sem o PC estar operando eles, os fans, ficariam indeterminadamente operando, nem teria como desliga-los..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, faller disse:

Ainda bem que é assim pois se assim não fosse, ao conectar os fans na fonte, sem o PC estar operando eles, os fans, ficariam indeterminadamente operando, nem teria como desliga-los..

Coloquei um fan de gelágua no meu PC, sugando o ar pra dentro, visto que o fan da fonte sopra pra fora. Fiz isso pra reduzir a temperatura do PC enquanto jogo, pois o gabinete é pequeno. Funcionou 100% e ele fica ligado 100% do tempo também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu vou ligar 5 no gabinete.

2 - Frontais 120mm Ventilador

1 - Traseira 120mm Exaustor

2 - Superior 140mm Exausto

 

E a fonte ficará na parte de baixo com cooler para o chão, pois tem uma saída de ar com filtro do gabinete.

 

Aí vai ficar bem ventilado o pc.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Felipe Coutinho Jaime disse:

Então, eu vou ligar 5 no gabinete.

2 - Frontais 120mm Ventilador

1 - Traseira 120mm Exaustor

2 - Superior 140mm Exausto

 

E a fonte ficará na parte de baixo com cooler para o chão, pois tem uma saída de ar com filtro do gabinete.

 

Aí vai ficar bem ventilado o pc.

Ficará ótimo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nem precisa ligar uma fonte extra, basta ligar os coolers na fonte do PC mesmo, utilizando um dos conectores pra disco ótico, na configuração de 12v (se for o caso). Mas se a fonte do PC não tiver Watts sobrando é melhor ligar em uma fonte externa mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

precisa cuidar para não ficar pressão negativa no gabinete que poderá "puxar" poeira pelas pequenas frestas do gabinete (sem passar pelos filtros).

tenha uma atenção especial com as velocidades e movimentação do ar.

você pode usar uma vareta de incenso para ver se há ar entrando pelas frestas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/09/2019 às 11:41, Luís Roberto C. da Silva disse:

Coloquei um fan de gelágua no meu PC, sugando o ar pra dentro, visto que o fan da fonte sopra pra fora. Fiz isso pra reduzir a temperatura do PC enquanto jogo, pois o gabinete é pequeno. Funcionou 100% e ele fica ligado 100% do tempo também.

Mano, como é essa fan de gelágua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/09/2019 às 09:31, Luís Roberto C. da Silva disse:

É um desses aí:

22145341_1GG.jpg.71ed664f909c7a48aa85956cbf1b486a.jpg

adicionado 0 minutos depois

É de um bebedouro gelágua que quebrou aqui em casa, aí retirei o cooler.

Interessante.

adicionado 2 minutos depois

Bom pessoal deu certo aqui, finalizei a montagem, ficou show.

 

Únicas coisas agora que preciso aprender é a mexer com OC, Da Mobo, Rams, e GPU. falaram que da GPU posso fazer ajustes via software, alguém conhece algum bom para isso???

 

Uso uma Radeon RX580 Sapphire Nitro +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva beleza, vou baixar chegando em casa e falo depois como foi.

Deve ser fácil de mexer né? Você tem alguma configuração que considere boa, Tipo, acima de tantos graus xRPm ou abaixo de 45 graus desliga as ventoinhas?

valeu pela ajuda 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Coutinho Jaime disse:

@Luís Roberto C. da Silva beleza, vou baixar chegando em casa e falo depois como foi.

Deve ser fácil de mexer né? Você tem alguma configuração que considere boa, Tipo, acima de tantos graus xRPm ou abaixo de 45 graus desliga as ventoinhas?

valeu pela ajuda 

Rapaz, infelizmente não tenho. Geralmente uso na configuração padrão de jogos. Não sei se controla os coolers manualmente, deve controlar apenas o gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!