Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desliga em média após 10 horas


Posts recomendados

Meu computador passou a desligar sozinho após horas ligado, tudo está novo, menos a MOBO e a fonte.

 

Venho usando diariamente há 2 meses durante várias horas, ligo umas 9 e uso até umas 11h (esse é o tempo máximo que passa ligado), porém há uns 3 dias ele passou a dar esse problema.

 

Já verifiquei tudo que é possível, a única coisa que posso desconfiar é a MOBO ou a fonte, já que são bem antigas (em torno de 6 a 7 anos).

 

Desconfio ser problema de capacitor, já que todo o resto se encontra em perfeito estado e funcionamento (inclusive temperaturas), porém sem ter como testar, recorro ao fórum para discussão.

 

Há cerca de 3 meses, ao realizar uma limpeza completa nos hardwares, encontrei um capacitor estufado na fonte, porém continuava funcionando normalmente e aguentando até mesmo jogos pesados rodando, agora apenas utilizando para estudos, após esse período ele começa a desligar, e após o primeiro desligamento ele não mantem mais muito tempo ligado, sendo possível utilizar apenas no outro dia, e o problema se repete.

 

Fica claro que o problema é por tempo de uso, provavelmente a temperatura sobe aos poucos e faz com que precise de muito tempo para esfriar.

 

As perguntas: será que esse capacitor da fonte estufado pode após esse tempo de 2 meses ter passado a apresentar problema? Pra mim um capacitor era 8 ou 80, ou seja, não se agrava o problema, e se estava estufado o problema não deveria ser esse já que funcionou muito tempo assim. (Espero estar errado e que esse seja o problema)

Será que pode haver algum capacitor ruim na MOBO e eu não percebi?

Esse problema é realmente consequência de um capacitor queimado? Levando em consideração as mais de 10 horas que fica ligado e que normalmente um problema de capacitor ruim precisa de em média 1 a 2 horas para apresentar o mesmo problema.

Que outro problema poderia acarretar isso?

Como posso testar para achar o possível problema e eliminar algo que não possa ser?

 

Hoje vou deixar o computador desligado de 17 as 18 e analisar se o problema ocorre no mesmo horário mesmo assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

suas perguntas possuem um viés bastante forte, mas pode ser seu processador...

 

O capacitor com certeza promoverá um deficit de alimentação que talvez não fique em curto até certa temperatura, a partir dali a dilatação térmica pode promover alteração no circuito e prejudicar o funcionamento da fonte que entrara em proteção.

 

problemas intermitentes normalmente estão relacionados ou a energia ou a temperatura.

 

recomendação primária, resolva o problema da fonte, aproveite a abertura do gabinete para fazer uma preventiva nos sistemas de ventilação tanto do processador como VGA e gabinete, se resolver nunca saberemos se era temperatura ou o capacitor, mas caso queira descobrir primeiro resolva a fonte e só depois para para o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura dos outros componentes não é, já limpei e melhorei a ventilação em todo o gabinete e coolers.

 

De fato a temperatura até diminuiu, porém o problema persiste.

 

Como havia dito, realizei a limpeza da fonte há 3 meses, limpeza completa e da maneira correta, ficou em estado de nova, porém é o único componente que não tenho como medir a temperatura. Seu cooler gira livremente e com boa eficiência.

 

O que eu poderia fazer, (ou não já que estou em outra cidade e não conheço eletrônicas ou pessoas que poderiam ter ferro de solda) seria trocar o capacitor, já que é relativamente barato. Será que isso resolveria o problema caso seja a fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@deandradegb talvez resolva, talvez não. o capacitor pode ter sido danificado por algum outro problema (talvez ou surto de rede) que pode ter danificado outros componentes também (verifique os atenuadores de surto da fonte se estão completamente íntegros (alguns são bem pequenos e dificeis de identificar as avarias)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, sendo assim o que mais poderia estar causando isso? Pelo visto deve ser a fonte mesmo né?

 

Hoje resolveu desligar antes das 10 horas de uso, demorou pouco menos de 4 horas pra desligar.

 

Deixei alguns minutos desligado e estou aqui novamente.

 

Se for a fonte, será que eu poderia testar apenas removendo a placa de vídeo e deixando apenas o SSD do windows e uma memoria ram? Assim, na teoria, consumiria menos energia e demoraria mais tempo pra fonte apresentar algum problema. Isso eliminaria possível problema da placa-mãe?

adicionado 22 minutos depois

https://ibb.co/pryc9BJ

 

Acabei de abrir e é assim que a fonte se encontra agora, os capacitores estão do mesmo estado de ha 3 meses, notei um pouco de liquido na carcaça, do lado oposto aos capacitores, não sei se de alguma forma escorreu, mas enfim. Será que vale a pena consertar ou só vou ter dor de cabeça? Uma fonte de qualidade e 400w seguraria minha config?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Sem mais, quase certo que o problema é a fonte. Mantive ela do lado de fora do gabinete, numa posição mais favorável ao resfriamento possível, a princípio parou de desligar, indicando que não pode ser mais nenhum outro hardware.

 

Vou manter ela assim para me dar mais alguns dias de uso e com calma estudar a troca.

 

Fica a dica para possíveis testes quando não se pode ter uma outra fonte para colocar no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...