Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Porque no cabo precisa decoder e na internet não?


Posts recomendados

Antes de mais nada não estou fazendo nenhuma alusão a atitudes contra a lei, mas sim porque vi no facebook, anúncios daqueles decoders que prometem pegar todos os canais bastando apenas ligar na internet e fiquei na curiosidade sobre esse assunto antigo que já vem do tempo do AZ Box.

Sou assinante de tvs à cabo desde quando iniciou o cabeamento aqui na baixada, no tempo se chamava MULTICANAL e era mais democrática e menos gananciosa, era pacote único para todos, no tempo nem todas tvs precisavam de codificadores, então usar outros pontos não poderiam ser caracterizados como fora da lei, mas isso é outra história.

Inicie por essa mudei para CANBRAS, VIVAX, NET e fiquei mudando de acordo com a conveniência, e atualmente estou com a OI e 2 pontos oficiais. Não dou a mínima para a tv, meu negócio é a internet do combo que é 200 Mb, então também não tenho interesse nesse equipamento, apenas curiosidade.

A pergunta é, porque o sinal que vem da operadora precisa de decoder e o que vem da internet não? Se não precisa de aparelho é considerado ilegal porque? A é ilegal porque é conteudo particular...bom se é particular não poderia estar acessível desse jeito, "a lá vonté" mas dizem os vendedores que funcione.

Tem um anunciante que diz: "Aproveitem antes que as operadoras impeçam a venda" para mim é um argumento para idiotas, porque a operadora não tem como impedir isso por motivos óbvios, ele deveria dizer: "Aproveitem comprando, e use bastante, antes que as operadoras bloqueiam os sinais"...não é o mais certo?

O facebook por exemplo ao descobrir uma vulnerabilidade como por exemplo ver perfil, fotos, etc, bloqueados existe, logo corre para corrigir, assim fazem os programas em relação aos crackrers.

Primeira pergunta: Isso funciona mesmo?

Segunda pergunta: Porque esse sinal corre livre e solto?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sinal que corre "livre" é um sinal codificado que utiliza uma chave privada da operadora, para isto serve o "decoder" (decodificador).

Pela nossa legislação uma porta bloqueada com cadeado é um acesso privativo, se o cadeado for arrombado ou aberto sem autorização (ou chave) do proprietário carateriza intrusão.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Eder Neumann disse:

O sinal que corre "livre" é um sinal codificado que utiliza uma chave privada da operadora, para isto serve o "decoder" (decodificador).

Pela nossa legislação uma porta bloqueada com cadeado é um acesso privativo, se o cadeado for arrombado ou aberto sem autorização (ou chave) do proprietário carateriza intrusão.

Mas o sinal codificado, em teoria, o decoder da empresa está capacitado a decodificar e liberar para assinantes pagantes, vai me dizer que o tv box decodifica o sinal e libera para qualquer um? Como o tv box libera algo codificado por outro? Teve um tempo em que até o vendedor de uma operadora te agilizava um segundo aparelho para usar dois pontos e com ajuda de funcionários o aparelho era liberado....esse que estão vendendo é algo tão simplório assim, o cara compra um aparelho, pluga na internet e obtém um sinal codificado???? Estranho....🎩

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, misterjohn disse:

Mas o sinal codificado, em teoria, o decoder da empresa está capacitado a decodificar e liberar para assinantes pagantes, vai me dizer que o tv box decodifica o sinal e libera para qualquer um? Como o tv box libera algo codificado por outro? Teve um tempo em que até o vendedor de uma operadora te agilizava um segundo aparelho para usar dois pontos e com ajuda de funcionários o aparelho era liberado....esse que estão vendendo é algo tão simplório assim, o cara compra um aparelho, pluga na internet e obtém um sinal codificado???? Estranho....🎩

Através da internet o aparelho se conecta a um servidor e envia informações sobre o sinal que está recebendo (codificado) o servidor devolve pro aparelho o que ele precisa fazer para decodificar.

alguns equipamentos fazem essa comunicação via satélite precisando de 2 antesnas (1 pro sinal e outra pro "codigo")

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade pelo que sei, tem dois tipos, tv pirata por aparelhos que desbloqueiam o sinal usando uma antena similar a da operadora, as vezes até duas antenas junto com um aparelho pra conectar na tv.

E também tem o IPTV que também considero pirata, nesse caso não precisa de antena, só do aparelho boxtv ou somente uma smart tv usando o app de IPTV, e o sinal vem pela internet já desbloqueado por aparelhos piratas que ficam no servidor de quem vende esse serviço, de qualquer maneira considero como pirataria os dois tipos, apesar de não ser um consenso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma grande rede de hipermercados, onde tem aquele locutor que fica fazendo aquele carnaval, diz que de 4 vai por 2, estou me referindo a tvs, e toda semana tem essa promoção de tvs, e um dos atrativos que o cara fala é que tem aplicativo de tv e não precisa mais pagar tv a cabo, etc, ainda fala são mais de não sei quantos canais (número gigante), se é ilegal como pode estar já instalado na tv de fábrica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Iptv em si não é ilegal, existe forma de usar IPTV sem ser pirataria. Pra isso é só acessar listas IPTV que contenham apenas emissoras da rede aberta (Globo, Record, SBT, TV Senado, Cultura, Rede Vida, etc…) que por transmitirem de maneira aberta, não constitui pirataria o ato de retransmiti-las pela internet desde que o sinal de origem não seja via cabo. Existe também as listas onde você assina com operadoras legalizadas, apesar que no Brasil não conheço nenhuma. Até por isso mesmo por exemplo a Samsung retirou os app de IPTV de suas Smarts Tv. Pra outros países continua tendo os app na loja da Samsung. Por isso se conclui que:

  • O IPTV enquanto tecnologia é legal;
  • O uso de listas IPTV com canais da rede aberta gratuitamente é legal;
  • O uso de listas IPTV com canais pagos pelo assinante e para uso próprio é legal;
  • O compartilhamento de listas IPTV com canais pagos na internet é ilegal.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!