Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Ola.

Tenho 3 fontes de notebook antigo, (1 genérico, 1 da HP e 1 da Lenovo), todos com mais de 3 amperes (3.25, 3.45, etc), se ligar na saida alguns diodos tipo 1n5408 em serie para diminuir a tensão poderia usar para alimentar um monitor da LG ou placa adaptadora de tela de LCD?

Outra coisa, não coloco O monitor ou a placa em risco ne? Se um dos diodos queimarem, eles abrem interrompendo o fornecimento de energia ne?

Desde já, muito obrigado pela atenção.

lcd1.jpeg

lg1.png

Postado

Pessoal já encontrei (incluindo aqui) vários esquemas que acho, serviriam para o meu proposito, mas sou morador de  Cabo Frio (RJ) aqui temos apenas uma loja que vende componentes eletrônicos, aqui não tem regulador LM 338 por exemplo, o maximo que achei foi o 7812 que aguenta no máximo 1.5A, a principio resolvi a questão com fonte de micro velha,  mas acho que com essas pequenas fontes de notebook que tenho disponível seria muito melhor ne?

Obrigado pela atenção.

Postado
6 horas atrás, Marco Capella disse:

se ligar na saida alguns diodos tipo 1n5408 em serie para diminuir a tensão

O ruim é que serão muitos diodos, pelo menos uns 10. 

4 horas atrás, Marco Capella disse:

o maximo que achei foi o 7812 que aguenta no máximo 1.5A,

Junto com um transistor de potência ex.: TIP147 e alguns resistores e capacitores quebra o galho. 

A ideia é fazer o 7812 comandar o transistor de maneira a liberar somente 12V. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Se seu monitor nunca entrasse em standby, uma alternativa teórica minimalista seria um resistor de fio em paralelo com o 7812... esquece (de fato técnica semelhante já fora usada por mim e com sucesso há umas 4 décadas...)

Uma alternativa minimamente curiosa e minimalista é você abrir uma fonte e localizar um p.ex. LM431 ou TL431 pode ser smd ou pth. Ele controla os 19V através de 2 resistores. Alterando um (01) deles teoricamente você consegue ajustar pra 12V. Claro não sem antes acompanhar sua teoria do funcionamento do ajuste da V que é relativamente simples: tentar manter 2,5V entre 2 terminais.

Sim tem implicações práticas mas ela pode te dizer.

Certa feita consegui ajustar uma de 24 pra 18V

• Curtir 2
Postado
4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Uma alternativa minimamente curiosa e minimalista é você abrir uma fonte e localizar um p.ex. LM431 ou TL431 pode ser smd ou pth. Ele controla os 19V através de 2 resistores. Alterando um (01) deles teoricamente você consegue ajustar pra 12V. Claro não sem antes acompanhar sua teoria do funcionamento do ajuste da V que é relativamente simples: tentar manter 2,5V entre 2 terminais.

Sim tem implicações práticas mas ela pode te dizer.

Certa feita consegui ajustar uma de 24 pra 18V

Essa eu também já fiz com sucesso em algumas fontes, inclusive já fiz pra aumentar a tensão, mas aí óbvio que diminuiu a corrente. 

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

De fato quando sai muito fora da tensão original, há implicações. P.ex. trazer de 24 pra 5V é praticamente impossível. O motivo é que vai reduzir demais a largura do pulso não permitindo a alimentação correta dos auxiliares internos da fonte. Mas de 19 pra 12... tentar não 'cus$ta' muito. (automoderação atuou no c u$ta kk)

Esta outra coincidência quasi temporal, chaveada e "topical" também é bem boa

• Curtir 1
Postado

Achei em algumas mensagens daqui e tambem no Datasheet a imagem abaixo mas não consegui identificar os capacitores A e B, vocês mais esperientes me ajudam?

Não e eletrolitico, ( 0.1 uF não e valor comercial ) . . .

Seria de poliester, ceramico, vocês me identificariam ?

Isso ajudaria muito na compra, na minha cidade temos apenas uma loja que vende componentes eletronicos.

Lembrando que conforme mensagens minhas anteriores, sou apenas um aposentado muito curioso tentando aprender rs rs rs.

Desde ja, muito obrigado pela ajuda e atenção

datasheet-7812.png

Postado
5 minutos atrás, Marco Capella disse:

Não e eletrolitico, ( 0.1 uF não e valor comercial ) . . .

Seria de poliester, ceramico, vocês me identificariam ?

São valores comercial sim. 

Existe eletrolítico, cerâmico e de poliéster para este valor. 

O melhor para esse esquema é o de poliéster mesmo, os valores são de 330nF e 100nF. 

Caso só encontre os de cerâmica também servem, esses são comuns encontrarem com os números 334 e 104 que querem dizer a mesma coisa. 

• Curtir 1
Postado

Muito obrigado mesmo, devido a essa deficiencia de lojas aqui em minha cidade, quando vou a capital (Rio de Janeiro), aproveito e sempre compro componentes a mais, se preciso de um transistor acabo comprando dois para deixar um de reserva, desde que seja baratinho, não e que ao procurar achei esses capacitores . . .

Obrigado, vou tentar o esquema acima para alimentar um monitor de LCD que esta com a tela rachada, a tela acende com a imagem imprestavel mas pelo menos serve para testar essa fonte, se queimar não perderei nada ne?

Valeu pela força, se funcionar colocarei imagens do que montei.

capacitores.png

IMG_20190928_174214.jpg

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, Marco Capella disse:

Muito obrigado mesmo, devido a essa deficiencia de lojas aqui em minha cidade, quando vou a capital (Rio de Janeiro), aproveito e sempre compro componentes a mais, se preciso de um transistor acabo comprando dois para deixar um de reserva, desde que seja baratinho, não e que ao procurar achei esses capacitores . . .

Obrigado, vou tentar o esquema acima para alimentar um monitor de LCD que esta com a tela rachada, a tela acende com a imagem imprestavel mas pelo menos serve para testar essa fonte, se queimar não perderei nada ne?

Valeu pela força, se funcionar colocarei imagens do que montei.

Acho que para o esquema acima, não são esses capacitores não amigo... Mais aguarde os outros comentarem...

IMG_20190928_174214.jpg

adicionado 5 minutos depois

Os capacitores 104 são esses

images (13).jpeg

Postado

Acho que os capacitores são os da imagem que postei anteriormente, montei rapidamente para testar e sei que, como disse o Faller num outro topico onde ele ajudou muito um user, "Tá a visão do inferno, a noite, e com temporal.." (eu ri muito quando li isso), mas funcionou com 12 v cravados.

Fiz a medição sem carga, vou colocar ventoinhas de fonte de PC  por algum tempo e ver se não esquenta muito com o dissipador que fiz de aluminio e amanha vou comprar o tip42 para fazer o esquema que postei.

Isadora Ferraz, Airtonarl e Renato.88 muto obrigado pela ajuda e atenção

IMG_20190929_134557b.jpg

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!