Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

R9 280x baixo desempenho


Posts recomendados

Seguinte, comprei um kit placa-mãe já usado do meu primo (i5 4670k,r9 280x sapphire,16gb corsair vengeance e placa-mãe asus h87-pro) o problema é o seguinte não consigo rodar GTA V no mínimo com mais de 45 fps, coloco tudo no mínimo o jogo fica só entre 40~50 FPS nada além disso quando reinicio o pc e começo a jogar por alguns segundo o jogo fica em 150 FPS depois o FPS explode para 30, queria saber o que esta acontecendo.(fiz um teste e vi quando estou com 150 FPS e a temp começa subir loucamente chegando em 100º, Dai em 100º o FPS cai para 30 e a placa fica no seus 60º e lembrando que coloco o cooler sempre 70% ++)

 

Minha config

i5 4670K 3,4ghz

Asus h87-pro

R9-280x sapphire

16gb corsair vengeance

Corsair CX 600

SSD Samsung evo 850 120gb e SanDisk 500gb(o ssd que esta instalado o GTA V, esse SSD comprei a 2 meses)

adicionado 1 minuto depois

Todos os drivers estão atualizados, tudo a ultima versão.

adicionado 2 minutos depois

e o clock dela fica travado em 300Mhz mesmo fazendo um overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeira coisa, você não precisa deixar o FPS subir tanto porque isso gera mais carga na sua GPU e ela consequentemente aquece muito mais do que deveria. Você pode apenas limitar o FPS e deixá-lo travado em 60, não vai influenciar na sua gameplay e você vai conseguir aliviar bastante a carga na sua GPU.

Segunda coisa que você precisa fazer é manter sempre atualizado o driver gráfico da AMD, talvez esse seja o problema também. Você pode baixar o MSI Afterburner pra tentar corrigir a curvatura dos FANs da sua placa, pra tentar limitar a sua temperatura. Além de você corrigir as curves, você consegue estabelecer um limite de temperatura também.

Faça isso, talvez resolva.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta trocar a pasta térmica da sua GPU, talvez o modo de aplicação dela seja mais funcional em X. Você pode tentar também tirar ela do PCIe, limpar os contatos e tenta ligar de novo pra ver o que dá.

Outra coisa: você usava outra GPU antes dessa? NVidia? Se sim, formatou o pc antes de instalar a R9?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@4player  Olha essa placa já é velha mas é potente, imagina que você esta com uma Ferrari da década de 80.

Ela precisa de manutenção ... já retirou a poeira dela? Se o problema persisti ... considere trocar a pastar térmica e os termal pads (procedimento muito complicado difícil, requer desmontar a placa de vídeo e não recomendo fazer sem suprimentos adequados).

 

Segundo: Trava o FPS no máximo do Hz do seu monitor, não precisas de 120FPS ou 150FPS se seu monitor só reproduz 60hz, imagina que hz é igual a FPS (hz = FPS), não é igual realmente mas é dependente, ou seja monitor de 60hz so vai reproduzir 60FPS na tela, estas a jogar energia fora e aquecer sua placa de vídeo à toa.... considere travar os FPS no limite do seu monitor e assim deixas folga de temperatura e potencia, para sua placa de vídeo poder entregar os FPS de forma mais rápida (sim existe tempo de FPS) e isso melhora e muito os jogos rápidos, como o de tiro.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@4player  ok, espero que tenhas usado uma pasta térmica de qualidade. So conheço uma boa no mercado brasileiro.

https://www.americanas.com.br/produto/147958133/pasta-termica-cooler-master-egel-maker-nano-mgz-ndsg-n15m-r1?pfm_carac=pasta termica cooler master&pfm_index=2&pfm_page=search&pfm_pos=grid&pfm_type=search_page &sellerId

 

Observe a condutividade térmica (W / mK) https://pt.wikipedia.org/wiki/Condutividade_térmica

 

Recomendo condutividade térmica de > que 10 w/m. k

 

Quanto aos termal pads de qualidade ... só importando e fique atento ao tamanho (grossura).

https://pt.aliexpress.com/item/32909559765.html?spm=a2g03.search0104.3.125.12714080ZtPAih&ws_ab_test=searchweb0_0%2Csearchweb201602_7_10065_10068_10547_319_10059_10884_317_10548_10887_10696_321_322_10084_453_10083_454_10103_10618_10307_537_536%2Csearchweb201603_55%2CppcSwitch_0&algo_expid=434e43a4-604c-43e1-a3f0-8d5de3b0a1da-17&algo_pvid=434e43a4-604c-43e1-a3f0-8d5de3b0a1da&transAbTest=ae803_4

 

o mais grosso que achei dessa marca foi o de 2mm.

adicionado 1 minuto depois

Mas fica tranquilo os termal pads e pasta térmica que vem da fabricante sapphire são excelente. Amo essa fabricante pela qualidade e acabamento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@4player  Ta explicado usou uma ruim ... Seria bem melhor ter deixado a do fabricante....

Condutividade térmica 2,0 w/mk dessa ai

A da Cooler master que indiquei tem Condutividade térmica: > 11 W / m.K ( quase 6 vezes mais que a sua)

 

Fica atento a isso Condutividade térmica pois tem pastar térmica da cooler master que também tem pouca Condutividade térmica https://www.pichau.com.br/pasta-termica-cooler-master-ic-essential-thermal-compound-e2-rg-ice2-ta15-r1-box?gclid=EAIaIQobChMIz4OZ9b2u5QIVSdyGCh1NAgMUEAQYAiABEgL4j_D_BwE

Essa ai em cima não recomendo. tem somente 3,5 de Condutividade térmica.

Então porque vendem? simples é mais barata e tem algumas peças que essa pasta serve, mas não para uma placa de vídeo que tem muita temperatura a dissipar.

 

Recomendo:https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1129739334-pasta-termica-coolermaster-mastergel-maker-_JM?matt_tool=90090532&matt_word&gclid=EAIaIQobChMIz4OZ9b2u5QIVSdyGCh1NAgMUEAQYAyABEgIV0PD_BwE&quantity=1

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Vou fazer os teste aqui com FPS travado em 60 esse mês não da, vou ter que comprar mês que vem .

adicionado 14 minutos depois

@Henrique PP Não adiantou nada Bateu 100º o fps foi para o chão, bateu 100º o fps morreu e a temperatura retrocedeu para 60º e o fps ficou em 7fps(ficou assim pois coloquei as configs recomendadas pelo software da radeon)

adicionado 15 minutos depois

É só bater 100º a temperatura retrocede e o FPS fica um lixo.

adicionado 20 minutos depois

Pasta térmica não pode ser, eu usava essa implastec no meu i7 3770(tive que vender situaçao tava difícil) e na 550ti nunca deu problema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP  e quando fps esta alto placa fica a 500mhz, depois que o fps explode volta para 300mhz.

adicionado 17 minutos depois

melt01.png

melt02.png

adicionado 19 minutos depois

isso ta me deixando muito chateado, nao consigo achar uma solução na ***** da internet.😡😤

adicionado 20 minutos depois

muito put0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom dia 

 

Não entendi direito, esse 100 graus é no processador ou na VGA ?

 

Se for na VGA é só por uma pasta térmica de qualidade, essa branca não serve para nada. 

 

E ele diminui o FPS para a ou o processador não fritar, se não fosse isso já teria perdido teu PC.

 

Como está a ventilação no teu equipamento ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando bate 100ºC, ela faz throttling, que é reduzir drasticamente o clock, pra reduzir a temperatura.. As duas imagens que postou, são indícios claros da redução em ação, lembrando que, ela deveria operar na casa dos 1000MHz..

 

Em 21/10/2019 às 22:28, 4player disse:

melt01.png

melt02.png

 

Isso é o ÚLTIMO recurso que a placa usa, pra tentar manter a temperatura dentro do controle.. Entenda que, 100ºC NÃO é temperatura normal de operação da placa e sim o limite térmico dela.. Depois disso, ela força o desligamento do PC pois, todo o resto falhou.. Pelo menos, ela tem juízo.. Outra coisa:

 

Em 21/10/2019 às 20:24, 4player disse:

Pasta térmica não pode ser, eu usava essa implastec no meu i7 3770(tive que vender situaçao tava difícil) e na 550ti nunca deu problema.

A R9 280X tem TDP maior que os dois... Somados.. Essa maionese aí nunca encarou uma GPU de 250 Watts.. Agora que tá encarando, tá abrindo o bico..

 

CPU até que a Implastec aguenta, pois tem TDP baixo, comparado a de uma GPU.. Pra uma GPU desse porte, você PRECISA de algo melhor.. De alguém com uma GPU tão brava, quanto a sua..

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, 4player disse:

@Henrique PP 😠, se fosse pasta termica era para temperatura sempre ficar alta, e não cortar ao meio quando bate 100º

Cara GPU começa devagar ela só aumenta o TDP(dissipação de calor) conforme é exigida. Conforme o@RS Faria disse essa pasta não suporta a carga de uma r9 280x, olhe o consumo dela nesse review como varia de acordo com a carga de trabalho. https://www.tomshardware.com/reviews/radeon-r9-280x-r9-270x-r7-260x,3635-18.html

 

Claro aumentar a ventilação dentro do gabinete também vai ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Eu uso bancada com dois coolers de 200mm em cima.

adicionado 2 minutos depois

**2 cooler de 200m em potencia maxima.

adicionado 5 minutos depois

@RS Faria "Quando bate 100ºC, ela faz throttling, que é reduzir drasticamente o clock, pra reduzir a temperatura.. As duas imagens que postou, são indícios claros da redução em ação, lembrando que, ela deveria operar na casa dos 1000MHz.."

Eu sei foi primeira coisa que pensei era thermal throttling, " lembrando que, ela deveria operar na casa dos 1000MHz" sim ela so pega 501mhz no maximo e depois corta para 300mhz quando chega ao limite soq a parte que ninguem esta entendo, é que quando bate 100º a temperatura cai bruscamente de 100 para 60~70 ou até igual ao print.

adicionado 12 minutos depois

agr estou com outro problema fui fazer uma redução de clock (reflash na bios), vi vários tutorias no YouTube decide fazer igual um reduzir o clock #0 de 1020 para 950mhz e vddc para 1100, pois então fiz e coloquei essa bios agr não da mais video tentei de tudo e nada de video vi um tutorial de como "unbrick" a placa de video segui tudo reinstalei a bios antiga tudo certo até ai, quando entrei no gerenciador de dispositivos e fui atualizar o driver o computador trava ao tentar atualizar o driver pelo gerenciador depois fui no site da amd baixei o ultimo driver cliquei para instalar e travou igual, o pc detecta a placa soq não consigo atualizar ela para voltar funcionar dnv.

adicionado 20 minutos depois

e não tenho video quando coloco o cabo do monitor, eu ouço windows inicial mas não tem video.

adicionado 21 minutos depois

e sim a dispositivo primário da placa-mãe esta pci-e

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@4player  Primeiro, quando volto a BIOS deve ter voltado a errada ... Nunca fiz isso justo pelo medo de errar, e você errou, era pra ter instalado o msi Afiterburner https://www.msi.com/page/afterburner mexido na rotação da ventoinha, não no clock, nem na tensão.

 

Infelizmente não sei se o que vou te indicar funciona. Podes tentar colocar essa BIOS e ver se volta a funcionar. https://www.techpowerup.com/vgabios/151600/sapphire-r9280x-3072-131205

 

Afinal sempre tive medo de mexer nessas coisas  mas no seu caso já deu.

 

Começou colocando pasta térmica de baixa qualidade, agora provavelmente colocou a BIOS errada, após um dowclock mal feito.

adicionado 2 minutos depois

OBS: Tenha certeza de que essa placa que te indiquei a BIOS é o exato modelo da fabricante (montadora) Sapphire de sua placa.

adicionado 5 minutos depois

Olha quanto modelos são:

Sapphire Dual-X R9 280X OC 900 MHz1050 MHz1500 MHz11.02 inches/280 mm

Sapphire Dual-X R9 280X OC 870 MHz1020 MHz1500 MHz10.32 inches/262 mm

Sapphire Dual-X R9 280X OC Battlefield 4 870 MHz1020 MHz1500 MHz10.32 inches/262 mm

Sapphire Dual-X R9 280X OC Battlefield 4 900 MHz1050 MHz1500 MHz11.02 inches/280 mm

Sapphire Dual-X R9 280X Platinum Edition 870 MHz1020 MHz1500 MHz10.32 inches/262 mm

Sapphire TOXIC R9 280X OC 1100 MHz1150 MHz1600 MHz11.85 inches/301 mm, 2x DVI 1x HDMI 2x mini-DisplayPort

Sapphire Tri-X R9 280X OC 1000 MHz1100 MHz1600 MHz12.1 inches/307 mm, 2x DVI 1x HDMI 2x mini-DisplayPort

Sapphire Tri-X R9 280X OC 870 MHz1020 MHz1500 MHz12.1 inches/307 mm, 2x DVI 1x HDMI 2x mini-DisplayPort

Sapphire Vapor-X R9 280X OC 950 MHz1070 MHz1550 MHz11.02 inches/280 mm

Sapphire Vapor-X R9 280X Tri-X OC 1000 MHz1100 MHz1500 MHz12.13 inches/308 mm

 

Cada um tem uma BIOS própria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/10/2019 às 21:34, 4player disse:

@Henrique PP ..............................., PO************** TU ACHA QUE EU não mexi nessa me**** de cooler dessa ***** da amd kar******* po***, eu sei mexer nessa me****** esse lixo da amd por isso prefiro NVIDIA minha 550ti ja fiz o diabo nunca deu *****.

na verdade é porque a r9 280x consome bem mais watts e libera mais calor, logo erros não ficaram visíveis numa 550ti que tem um TDP bem baixo em comparação.

 

recomendo procurar a chave para trocar de BIOS, essas placas caras costuma ter 2 BIOS

Se não tiver a chave seletora de BIOS diga o modelo exato e nos tentamos procurar para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 @4player Parece ser essa a BIOS certa para mim.

https://www.techpowerup.com/vgabios/149186/149186

 

aqui você pode ver, como atualizar a BIOS usando programas.

 

Também tem essa opção de segunda BIOS.

https://www.techpowerup.com/vgabios/151600/sapphire-r9280x-3072-131205

caso a primeira não de certo.

fica atento que nessa BIOS os clocks são maiores, logo deve ser a causa de agora estar dando erro ai, deves ter colocado esta BIOS.

Core Clk: 1050.00 MHz; Memory Clk: 1500.00 MHz

 

Aqui tem os dados técnicos detalhados de sua placa

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/sapphire-dual-x-r9-280x-oc.b2463

 

Para atualizar a BIOS da placa de vídeo pode conectar uma antiga iniciar pela antiga, atualizar a BIOS da placa que você quer e trocar o monitor para ela, esse método funciona mesmo que a placa de vídeo não esteja dando vídeo, usando uma placa antiga pra dar vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@4player Isso so vai solucionar com a troca da pasta térmica, por uma de qualidade. Isso uma parte do problema.

 

Outro fórum gringo afirma que pode ser problema de pasta térmica de baixa qualidade

https://forums.tomshardware.com/threads/problem-r9-270x-sapphire-90°c-in-stock-settings.3289493/

 

Importando notar que essas placas já são bem esquentadas, podes tentar acoplar um cooler em cima da placa para a mesma receber mais ar fresco.

 

Nesse fórum fala sobre problemas de temperatura do exato modelo da sua mas não recomendo fazer nada disso sem antes trocar a pasta térmica.

https://bitcointalk.org/index.php?topic=649436.0

 

Para fazer compre álcool isopropílico, limpe a pasta térmica antiga bem limpa, com cotonetes e papel higiênico macio, tomando cuidado com os pequenos capacitores do chip gráfico, o álcool isopropílico amolece a pasta térmica e facilita sua remoção, evite excesso pois o álcool com pasta térmica dissolvida pode vazar para a placa e as soldas então cuidado.

 

Se vazar terá de gastar mais álcool isopropílico lavando toda placa com álcool isopropílico, não lave com agua, Álcool isopropílico não é o álcool da farmácia é especial para isso e é mais caro, mais um motivo pra evitar erros para não ter que gastar mais ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!