Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Estava pensando em comprar uma placa-mãe no mercado livre, apesar de que as coisas por lá estão mais caras do que nas lojas e sites confiáveis, mas meu temor não é não receber, ou receber algo errado, meu receio é quanto a garantia, isso porque, no ML o cara hoje está vendendo amanhã pode não estar mais, então digamos que eu compre por lá, e após 6 meses de uso a placa morre sem sinal de dano aparente? Irei procurar o vendedor? Se é um vendedor esporádico que não está mais no sistema? Mesmo que esteja será ele que irá me garantir??? Ainda que seja, o que ele pode fazer além de me dar outra??? Ou então pedir para enviar para ele que irá tentar com algum cara arrumar a placa???

Então, quem dá e como funciona essa garantia o tal RMA nesse caso específico? 

A placa seria esse modelo, não necessariamente esse vendedor:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1281972595-placa-me-am4-asus-x370-rog-crosshair-vi-hero-m2-_JM?quantity=1&variation=40986866390

Postado

@misterjohn

Depende do caso. Na maior parte das vendas, se o produto for ainda novo, normalmente o vendedor por si oferece até uns 3 meses de garantia para troca/devolução (por padrão, toda compra no ML tem 10 dias de arrependimento após receber), depois somente direto pelo fabricante. Geralmente você aciona a garantia com o fabricante mencionando o número/código do produto (popularmente ID)

Mês passado encomendei uma placa-mãe genérica que não serviu para mim pois apresentava certos problemas nos sensores de temperatura. Entrei com contato com o vendedor após uns 3 dias e mandei de volta a placa sem problemas, com estorno correto.

• Curtir 1
Postado

Você deu sorte, digamos que eu não, então de posse do ID entro em contato com o fabricante e ele irá me fornecer a assistência (troca/reparo)? Se sim irá exigir nota fiscal, etc.? Poderá dizer como a Sony, só garantimos produtos adquiridos em revenda autorizada ou produto "fabricado no Brasil"? Essa é a questão, quando é algo barato em teoria não vale esquentar a cabeça mas pagar quase R$ 3.000,00 e depois ficar a ver navios? No caso concreto trata-se da AMD, ela produz algo no Brasil ou "finge" que inventa como muitas industrias? Você conhece alguém que já utilizou de garantia da AMD ou você mesmo já teve necessidade disso? Já vi muitos relatos aqui de outras marcas que tem um excelente apóio ao seu consumidor independente de onde e de quem comprou.

Agora sendo uma empresa como Kabum, Pichau, Terabyte, entre outras, fica mais fácil, ainda que ela coloque dificuldades ainda assim as chances de sucesso são quase 100 % pode até dar um pequeno trabalho como tive com a Pichau mas resolveu no fim graças ao reclameaqui agora como vou acionar um cara no ML se nem estiver mais vendendo por lá????

Postado
22 minutos atrás, misterjohn disse:

agora como vou acionar um cara no ML se nem estiver mais vendendo por lá????

ML tem seu risco, pois qualquer um pode vender lá e sempre estaremos propensos a receber um calote, contudo o próprio site ML se responsabiliza parcialmente (se tudo estiver nos conformes e dentro do prazo) referente a transação, entrega, envio dos produtos.

Também há a possibilidade de fazer perguntas ao vendedor quanto a NF e diversas questões de como funciona a garantia.

ML não é uma loja, apenas um local para negociar, então você deve tratar na verdade cada vendedor como loja diferente.

28 minutos atrás, misterjohn disse:

de posse do ID entro em contato com o fabricante e ele irá me fornecer a assistência (troca/reparo)? Se sim irá exigir nota fiscal, etc.? Poderá dizer como a Sony, só garantimos produtos adquiridos em revenda autorizada ou produto "fabricado no Brasil"?

Vai depender de cada fabricante e suas políticas. Algumas marcas apenas precisam apenas do ID do produto, outras querem que adicionalmente a embalagem esteja intacta e assim vai... Não tem como largar uma resposta para todas as marcas de forma generalizada.

Entendo o ponto da Sony, pois pode haver muito produto contrabandeado ou então estar fora da área de consumidor final destinado. Seria mais questão de comprovar que o produto saído da fábrica entrou legalmente em outro país.

Em seu caso específico, em questão da placa-mãe, teria que ver com a ASUS diretamente com antecedência para esclarecer qualquer dúvida sobre seu RMA.

39 minutos atrás, misterjohn disse:

Você conhece alguém que já utilizou de garantia da AMD ou você mesmo já teve necessidade disso? Já vi muitos relatos aqui de outras marcas que tem um excelente apóio ao seu consumidor independente de onde e de quem comprou.

Pessoalmente não, mas também não vi relatos de que alguém se deu mal ou teve suporte negado pelo fabricante sem razão aceitável.

Acredito que seu ponto mesmo seria a questão da malandragem comercial, o que infelizmente pode acontecer até mesmo em lojas grande, ainda mais neste país chamado Brasil. Por garantia, para evitar qualquer conflito, o mais indicado seria pegar o produto em uma fonte 100% confiável, porém como todo bom brasileiro, seguir pelo meio mais barato acaba sendo muito tentador.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!