Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite!!

Eu to tentando printar informações com letra colorida no terminal, utilizando a biblioteca stdlib.h  e as chaves (\x1b[31m (RED),  \x1b[32m (GREEN), etc) e não dá certo.... O OUTPUT  saí assim:

Eu to escrevendo conforme exemplo abaixo:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main(){

#define RED "\x1b[31m"

printf(RED "TESTE");

return 0;
}

Mas se eu tentar no linux dá certo... Não sei o que fazer kkk

sugestões?

image.png

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Reberth Siqueira disse:

Eu to tentando printar informações com letra colorida no terminal, utilizando a biblioteca stdlib.h  e as chaves (\x1b[31m (RED),  \x1b[32m (GREEN), etc) e não dá certo

Esses comandos, ESCAPE [ coisas --- ESCAPE = 0x1b = 27 ou octal 033 --- vem direto do terminal VT-100 da Digital depois Compaq hoje HP :D e é o terminal simulado pelo terminal do Unix, e Linux e derivados, como MAC OS

Windows usa outro caminho mas estão convergindo nos últimos anos. Postei algo sobre isso tempos atrás com muitas referências.

No Windows 10 isso está quase concluído --- a convergência. Uma razão pra se investir tanto tempo e dinheiro nisso nos últimos anos é que muitos pacotes de controle e monitoramento de rede e servidores Linux acabam sendo acessados por acesso remoto a partir de máquinas Windows e a tela é então controlada por esses comandos que o Windows até outro dia não tratava. E a aplicação fica confusa ou impossível de usar. Isso porque muitas vezes esses grandes computadores não tem interface gráfica afinal.

Há um blog e um grupo de trabalho sobre isso na Microsoft. Se se interessar procure aquele tópico aqui no forum e terá muitas referências históricas e imagens.

Com laptops de $500 vindo com telas 4K escrever em cores na console do Windows pode não justificar algum trabalho, bem como endereçar cursor e acertar cores para a console. Criar uma janela e mostrar os dados é, digamos, a razão de se ter uma interface gráfica afinal

Se quer mesmo fazer isso e não quer perder muito tempo, crie uma rotina intermediária pra acessar a tela conforme o sistema que está rodando e use os comandos vt100 ou os da console do windows dentro da sua rotina conforme o caso, ou foque no Windows 10 pra frente e use as novas facilidades. 

Nos tempos pre-interface gráfica se usava uma biblioteca chamada curses, que depois evoluiu para ncurses sugerida por @KXSY e está até hoje disponível. É relativamente sofisticada e programas muito complexos tem sido escritos com isso. Com essas rotinas você pode controlar janelas, atributos, menus e cores e tal. Escrevi um editor de arquivos em hexa com isso nos anos 90. Mas hoje usaria uma interface gráfica, como todo mundo. Algumas são até portáveis como GTK+, Qt e wsWidgets...

• Curtir 2
Postado
Em 03/11/2019 às 16:34, arfneto disse:

Com laptops de $500 vindo com telas 4K escrever em cores na console do Windows pode não justificar algum trabalho, bem como endereçar cursor e acertar cores para a console. Criar uma janela e mostrar os dados é, digamos, a razão de se ter uma interface gráfica afinal

Pois é @arfneto, consegui só deixar colorido compilando na minha VM com ubuntu 18.04 lts...

Eu vou colocar as cores por causa do trabalho da minha facul. Eu queria fazer isso em casa, mas vou ter que fazer lá na faculdade mesmo, pois, lá os PCS tem SO unix

• Curtir 1
Postado
7 minutos atrás, Reberth Siqueira disse:

Pois é @arfneto, consegui só deixar colorido compilando na minha VM com ubuntu 18.04 lts...

Eu vou colocar as cores por causa do trabalho da minha facul. Eu queria fazer isso em casa, mas vou ter que fazer lá na faculdade mesmo, pois, lá os PCS tem SO unix

Postei um programa um dia desses aqui que simulava uma rodada de bingo com algumas cartelas até alguém ganhar. Como era preciso mudar a cor para os números que iam sendo sorteados nas cartelas e mudar o cursor para endereçar as colunas deve servir como exemplo para windows. E pode escrever uma rotina intermediária para que fique portável, sem ter que se preocupar em aprender a usar alguma biblioteca, que é meio chato. Não me lembro agora do tópico mas deve ser fácil pesquisar... Vou ver. Mas estão como eu disse convergindo  e a console do Windows 10 desde 2018 tem como responder aos comandos do vt100. Deixei referências em outro post

adicionado 4 minutos depois

Esse é o post. Tem um programa completo lá que faz o sorteio e fica mostrando os números e os sorteios em verde eu acho... Por certo faz o que você precisa

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...