Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Atualmente estou utilizando uma memória Crucial de 8gb 2666mhz e queria saber se eu posso colocar uma hyperx de 4gb que tenho aqui para ficar com 12gb

Meu pc:
GTX 960 2GB
RYZEN 5 1600
A320M PRO VH PLUS

Postado
16 minutos atrás, Isaias_pc disse:

Sim você pode usar,porém irá o perder o dual channel das memórias.

Perder o dual Channel? como assim? De qualquer forma será dual, já que ele estará usando duas memorias.

adicionado 1 minuto depois
55 minutos atrás, zzMDMzz disse:

Atualmente estou utilizando uma memória Crucial de 8gb 2666mhz e queria saber se eu posso colocar uma hyperx de 4gb que tenho aqui para ficar com 12gb

Meu pc:
GTX 960 2GB
RYZEN 5 1600
A320M PRO VH PLUS

Sim, o único "se fosse o caso" impedimento seria o modelo do soquete, se for DDR2, DDR3 ou DDR4...

Postado
4 horas atrás, Isaias_pc disse:

Sim você pode usar,porém irá o perder o dual channel das memórias.

Não necessariamente. Minha placa-mãe atual (Asus TUF 570X wifi) e minha placa-mãe anterior (Asus Sabertooth 990FX) fazem dual channel com memórias de tamanho diferentes. No manual da Asus diz que o dual channel ficará limitado ao tamanho do canal com memória menor. A memória excedente do canal com mais memória fica single channel. Se eu colocasse exatamente estes dois pentes de 8 e 4GB no meu setup, ficaria 8GB dual channel (4+4), e os 4GB restantes da memória maior ficaria em single channel.

Eu até baixei o manual dessa A320M PRO VH PLUS, mas o manual é bem mal documentado, não diz nada sobre o que acontece com memórias diferentes. Em outra placa da Gigabyte que eu vi o manual fala apenas que é "recomendável" o uso de memórias idênticas, não diz nada sobre usar pentes de memória diferentes.

Portanto, se o manual da sua placa-mãe não diz nada, somente testando para saber se funciona.

Ademais, com um pente só ele já não tinha dual channel mesmo, então com dois pentes diferentes o máximo que pode acontecer é ele continuar não tendo dual channel mas com mais memória.

adicionado 9 minutos depois

Somente tome cuidado de testar a memória nova a tempo de devolver caso não funcione, pois algumas placas mãe podem ser meio temperamentais com relação a memória (ainda mais no seu caso que as memórias são diferentes).

Se a latência das memórias não for igual, pode ser que os dois pentes precisem de ajustes manuais para funcionarem juntos (ou podem nem funcionar).

Novamente isso é algo que varia de fabricante para fabricante, e de chipset para chipset. Então não posso dizer que vai funcionar com toda certeza.

Se você comprar de loja online você tem 7 dias para devolver a mercadoria caso não funcione, de acordo com o código do consumidor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!