Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar duas memórias diferentes?


zzMDMzz

Posts recomendados

16 minutos atrás, Isaias_pc disse:

Sim você pode usar,porém irá o perder o dual channel das memórias.

Perder o dual Channel? como assim? De qualquer forma será dual, já que ele estará usando duas memorias.

adicionado 1 minuto depois
55 minutos atrás, zzMDMzz disse:

Atualmente estou utilizando uma memória Crucial de 8gb 2666mhz e queria saber se eu posso colocar uma hyperx de 4gb que tenho aqui para ficar com 12gb

Meu pc:
GTX 960 2GB
RYZEN 5 1600
A320M PRO VH PLUS

Sim, o único "se fosse o caso" impedimento seria o modelo do soquete, se for DDR2, DDR3 ou DDR4...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isaias_pc disse:

Sim você pode usar,porém irá o perder o dual channel das memórias.

Não necessariamente. Minha placa-mãe atual (Asus TUF 570X wifi) e minha placa-mãe anterior (Asus Sabertooth 990FX) fazem dual channel com memórias de tamanho diferentes. No manual da Asus diz que o dual channel ficará limitado ao tamanho do canal com memória menor. A memória excedente do canal com mais memória fica single channel. Se eu colocasse exatamente estes dois pentes de 8 e 4GB no meu setup, ficaria 8GB dual channel (4+4), e os 4GB restantes da memória maior ficaria em single channel.

 

Eu até baixei o manual dessa A320M PRO VH PLUS, mas o manual é bem mal documentado, não diz nada sobre o que acontece com memórias diferentes. Em outra placa da Gigabyte que eu vi o manual fala apenas que é "recomendável" o uso de memórias idênticas, não diz nada sobre usar pentes de memória diferentes.

 

Portanto, se o manual da sua placa-mãe não diz nada, somente testando para saber se funciona.

 

Ademais, com um pente só ele já não tinha dual channel mesmo, então com dois pentes diferentes o máximo que pode acontecer é ele continuar não tendo dual channel mas com mais memória.

adicionado 9 minutos depois

Somente tome cuidado de testar a memória nova a tempo de devolver caso não funcione, pois algumas placas mãe podem ser meio temperamentais com relação a memória (ainda mais no seu caso que as memórias são diferentes).

Se a latência das memórias não for igual, pode ser que os dois pentes precisem de ajustes manuais para funcionarem juntos (ou podem nem funcionar).

Novamente isso é algo que varia de fabricante para fabricante, e de chipset para chipset. Então não posso dizer que vai funcionar com toda certeza.

Se você comprar de loja online você tem 7 dias para devolver a mercadoria caso não funcione, de acordo com o código do consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!