Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

- No meu gabinete, esse da assinatura, antes o i7 marcava na bios, logo que ligava, por volta de 28ºC, tinha o water cooler H115i;

- Atualmente está o Ryzen 9 e marca na bios ao ligar 47ºC, isso com o cooler in box que a AMD diz que "segura";

- No outro pc com o gabinete Cooler Master CM-690 está outro i7 e marca na bios ao ligar 29ºC; e o cooler é um "comum";

Obs: Montei o processador com a pasta que vem no dissipador, mas estou esperando chegar a peça do wc para colocar ele no Ryzen ai troco a pasta, mas será isso?

A Amd não disse que aguenta? É normal bater em 47ºC ao ligar?

Um dos i7 também marcava quase 50 na bios ao ligar, troquei o cooler por um com back plate, acabou o problema.

Postado

O cooler Box chega a esta temperatura em idle sim, por isso que defendo o uso de coolers aftermarket sempre. Esse cooler é destinado a uso comum para mídia, navegação de outras atividades leves, mas jamais para jogos ou processamento pesado. 

Isso não é verdade só para os AMD. Nos últimos 10 anos montei praticamente só computadores Intel, e eles tem o mesmo problema dependendo da aplicação. 

Uma coisa que poderia melhorar a situação até você trocar o cooler, seria mudar o perfil de velocidade da ventoinha na BIOS. Além disso, observar se o cooler está bem encaixado e se está atingindo as velocidades esperadas também é importante.

Pessoalmente eu não sou fã de WCs do tipo AIO. Acho barulhentos demais, ocupam espaço demais, e refrigeram pouco para o valor gasto. Prefiro air coolers de qualidade, que duram uma década sem reclamar e sem esquentar.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

O cooler Box chega a esta temperatura em idle sim, por isso que defendo o uso de coolers aftermarket sempre. Esse cooler é destinado a uso comum para mídia, navegação de outras atividades leves, mas jamais para jogos ou processamento pesado. 

Isso não é verdade só para os AMD. Nos últimos 10 anos montei praticamente só computadores Intel, e eles tem o mesmo problema dependendo da aplicação. 

Uma coisa que poderia melhorar a situação até você trocar o cooler, seria mudar o perfil de velocidade da ventoinha na BIOS. Além disso, observar se o cooler está bem encaixado e se está atingindo as velocidades esperadas também é importante.

Pessoalmente eu não sou fã de WCs do tipo AIO. Acho barulhentos demais, ocupam espaço demais, e refrigeram pouco para o valor gasto. Prefiro air coolers de qualidade, que duram uma década sem reclamar e sem esquentar.

O meu Corsair h115i é supersilencioso, como é de 2016 ele não tem a peça para usar ele no AM-4, comprei uma e estou aguardando chegar.

Eu gostaria de comprar o Noctua, você conhece? Meu gabinete comporta qualquer um, agora a Corsair ao invés de dar essa peça que é baratinha lá para eles, está vendendo, as demais marcas dão aos seus compradores o tal Retention Bracket.

Kit Corsair para am-4

7cb189b6-4abd-4b57-adeb-89727a512720.JPG

CW-8960046-Content-1.png

https://www.corsair.com/pt/pt/Categorias/Produtos/Acessórios-|-Peças/Componentes-para-PC/Resfriamento-e-Corsair-Link/AM4-AMD-Retention-Bracket-Kit-for-Hydro-Series™-Coolers/p/CW-8960046

Noctua

images?q=tbn:ANd9GcQaE9WdqGj6FEC8t7LZfuY

Postado

Noctua tem a fama de ser uma das marcas com menor ruído em alguns segmentos. Considero uma marca de alta qualidade e de alta durabilidade devido às muitas referências. Ainda sim primo por Air Coolers da Cooler Master, simplesmente por causa da minha referência. Além de ter instalado coolers dessa marca em vários computadores de clientes sem nenhuma falha nos últimos 10 anos ou mais, tenho nos meus computadores há anos e não tenho do que reclamar. Water coolers eu reservo para os clientes que querem algo limpo e bonito em espaço limitado, ou que precisam de resfriamento extra em certas condições (em especial a de OC), para todos os demais eu utilizo air coolers, pois são duráveis, de fácil manutenção e baratos. 

Entendo sua preferência. Ainda sim insisto: se você quer desempenho com coolers de baixo custo, prefira air coolers, pois nunca vi um air cooler de qualidade e bom desempenho perder para qualquer water cooler de preço similar, exceto pelos mais caros e mais complexos de instalar.

• Curtir 1
Postado

Eu já tive má experiencia com essa marca, comprei esse abaixo para usar no i7, não gostei do resultado obtido...eu fico com um pouco de medo de colocar um Noctua na placa-mãe, afinal é quase 1,5 Kg.

images?q=tbn:ANd9GcQEzoF_UbWyy07ruJz5gfe

Postado

Realmente modelos muito pesados tem maior propensão a desencaixar e a "empenar" a placa-mãe. Ainda sim voto por eles, pois os com menos de 1kg nunca me causaram problemas do tipo. Agora até fiquei curioso sobre qual modelo você quer utilizar da Noctua que pesa tanto... imagino ser um modelo silent, que não conta com coolers, pois esses modelos tem peso extra e custo similarmente superior, sem prover o desempenho desejável de algo tão caro. 

Agora, falando sério, eu tenho um Hyper TX3 em meu processador hoje, e ele, apesar de tão velho, tem desempenho perfeito com duas ventoinhas. Silencioso (o ruído ambiente em qualquer momento excede em muito o ruído emitido por ele), e eficaz, pois mantém meu CPU abaixo de 35º em idle, e abaixo de 60º em load. 

• Curtir 1
Postado
Em 20/11/2019 às 20:09, WOZ Dods disse:

Realmente modelos muito pesados tem maior propensão a desencaixar e a "empenar" a placa-mãe. Ainda sim voto por eles, pois os com menos de 1kg nunca me causaram problemas do tipo. Agora até fiquei curioso sobre qual modelo você quer utilizar da Noctua que pesa tanto... imagino ser um modelo silent, que não conta com coolers, pois esses modelos tem peso extra e custo similarmente superior, sem prover o desempenho desejável de algo tão caro. 

Agora, falando sério, eu tenho um Hyper TX3 em meu processador hoje, e ele, apesar de tão velho, tem desempenho perfeito com duas ventoinhas. Silencioso (o ruído ambiente em qualquer momento excede em muito o ruído emitido por ele), e eficaz, pois mantém meu CPU abaixo de 35º em idle, e abaixo de 60º em load. 

No caso do Hyper que não rendeu o que eu esperava, não si se procede, porque eu tirei o cooler in box da Intel para colocar ele, talvez os buracos na placa-mãe, que encaixam as pontas retráteis, poderiam estar ligeiramente com diâmetro menor ou folgados e não deixando com isso haver a pressão necessária no processador.

Quanto ao peso do Noctua, eu olhei no site da waz quando estava na eminência de comprar um, e lá mostra ainda hoje um peso de 1,32 Kg já no site do fabricante consta dois pesos, sendo um de 980 gramas (sem fan) e outro de 1,32 Kg com fan, o modelo em questão é o NH D15 só não comprei ele porque estava a zero e como é importado ira demorar a reposição ai comprei o WC que também queria experimentar um, o que me esfriou um pouco em relação ao Noctua é o peso, mas os "entendidos" dizem que não há problema porque tem o back plate que distribue o peso, a placa realmente é resistente, tente quebra um para ver, mas meu medo é que ela empene com esse peso todo e danifica algum componente, não que vá quebrar, se eu comprasse iria ancorar ele no gabinete, o que seria absurdo.

Obs: Como só a Waz que vende, seja direto ou via market place, não tem concorrência, já é caro, fica mais ainda.

https://www.waz.com.br/cooler-cpu-noctua-nh-d15-html/p

https://noctua.at/en/nh-d15/specification

Postado

Ter backplate reduz a chance de empenar consideravelmente. Só tem que tomar o cuidado de transportar o computador na horizontal quando precisar deslocá-lo. Water Cooler de pequeno porte eu praticamente desconsidero, pois raramente eles prestam. No geral não gosto de WCs tipo AIO, esses que já vem montados, mas cada um com suas manias. Prefiro os bons e velhos air coolers que nunca me deram dor de cabeça.

• Curtir 1
Postado
11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ter backplate reduz a chance de empenar consideravelmente. Só tem que tomar o cuidado de transportar o computador na horizontal quando precisar deslocá-lo. Water Cooler de pequeno porte eu praticamente desconsidero, pois raramente eles prestam. No geral não gosto de WCs tipo AIO, esses que já vem montados, mas cada um com suas manias. Prefiro os bons e velhos air coolers que nunca me deram dor de cabeça.

Nem tenho como transportar, só do quarto de empregada onde ele fica, para a cozinha isso em um carrinho, o danado pesa 21 kg, ai eu e minha mulher colocamos ele na mesa para fazer qualquer reparo, se for reset dá para fazer no local  mesmo...qualquer bronca que houver eu tenho que dar um jeito.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...