Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock com tela azul


ferabr10

Posts recomendados

Gente eu comprei 1 pc novo e to fazendo OC nas memórias pelo xmp (elas são de 3000mhz). O problema é que o windows está dando tela azul as vezes.

 

Sobre a tela azul: da erro nos arquivos pshell.dll, hall.dll e ntoskrnl.exe.

 

- já rodei memtest e outros programas pra testar a memória e está tudo ok.

- já atualizei a bios

- Já testei a placa de vídeo e ela está ok

- Pc  não está esquentando (nada passa de 55°)

- A fonte está ok também é uma RM850x.

 

OBS: Estou pensando que possa ser drivers ou arquivo corrompido do windows, alguém tem alguma outra alternativa? ( posso estar fazendo o OC errado também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, ferabr10 disse:

Gente eu comprei 1 pc novo e to fazendo OC nas memórias pelo xmp (elas são de 3000mhz). O problema é que o windows está dando tela azul as vezes.

 

Sobre a tela azul: da erro nos arquivos pshell.dll, hall.dll e ntoskrnl.exe.

 

- já rodei memtest e outros programas pra testar a memória e está tudo ok.

- já atualizei a bios

- Já testei a placa de vídeo e ela está ok

- Pc  não está esquentando (nada passa de 55°)

- A fonte está ok também é uma RM850x.

 

OBS: Estou pensando que possa ser drivers ou arquivo corrompido do windows, alguém tem alguma outra alternativa? ( posso estar fazendo o OC errado também).

Está deixando as latências e tensão em auto? Já testou fazer uma instalação limpa do windows em outra partição/unidade? Não costuma ser problema no windows, tampouco em drivers, mas sim instabilidade das memórias mesmo. Se estiver com o XMP ligado e com a frequência correta configurada tem que funcionar sem maiores alterações. 

 

Atualizou a BIOS?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, estão em auto, já tentei instalação em outra unidade e continua a mesma coisa, já atualizei a bios também.Minhas memórias são de 2133-3000mhz, estou colocando em 2800 ( não sei se tenho que colocar exatamente 3000mhz). @grievous xmp desligado não tem dado problema até agora. Minha placa-mãe é uma z390 msi pro carbon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Convém ler este outro tópico também: https://forum.corsair.com/v3/showthread.php?t=174357

adicionado 7 minutos depois
2 minutos atrás, ferabr10 disse:

@WOZ Dods Desculpa não entendi, o que seria popular os 2 slots e 4 da placa-mãe?

Ao instalar as memórias, você instala nos slots 2 e 4, ao invés de 1 e 3. Sua MB tem 4 slots e cada um tem um número, geralmente contando à partir do slot do processador. Slots 2 e 4 são os que tem escrito 2 e 4 neles.

 

image.thumb.png.e51bc0287da56df66da6d0121a7b561b.png

adicionado 7 minutos depois

Na própria placa fala que tem que popular o 2 e 4 primeiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu desativei o XMP e coloquei as memórias em default, o windows ficou mais de 24 horas sem apresentar qualquer problema. Até que hoje a tarde deu outra tela azul, resolvi rodar o memtest mais 1 vez e apareceu mais de 260 erros, nos testes 4 e 6, agora não sei se isso é realmente problema na memória.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Resolvi testar 1 memória de cada vez pra tentar achar a origem dos erros e para minha surpresa os 4 pentes testados nenhum apresentou erro. Resolvi então testar todos os slots pra ver se era problema na placa-mãe e para minha surpresa nenhum slot apresentou problemas também.

- Fui colocando as memórias 1 a 1 e fazendo teste, quando chegou no 3 pente apresentou erro.

- Testei os slots em duplas ( pra ver se era comunicação), e nenhum erro foi apresentado.

- Por fim começei colocar as memórias de novo 1 a 1 e no final as 4 memórias nenhum erro foi apresentado.

 

- mais tarde vou deixar o PC ligado algumas horas pra ver se acontece alguma tela azul.

 

OBS: não testei o XMP ainda, estou com receio, mas será que esse era o problema da tela azul do OC também?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando pra atualizar, ontem o PC ficou ligado o dia todo e não tive nenhum problema, Hoje depois de 1 hora e 30min ligado voltou a dar tela azul, nos testes da memória e dos slots da placa-mãe não deu nenhum problema, não sei mais o que pode estar causando isso.Penso que possa ser algum driver, mas já reinstalei todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você chegou a ler o tópico que mencionei lá em cima? Nele um usuário relata o mesmo problema que você, salvo engano com uma placa-mãe similar (mesmo modelo ou série), e outros membros ao recomendarem alternativas de reparo dizem que o XMP não é tão garantido assim, pois na verdade trata-se de um overclock automático/facilitado. Pessoalmente eu nunca tinha ouvido falar algo do tipo, mas com a quantidade de pessoas que tem tido esse mesmíssimo problema de não funcionar (incluindo eu), faria bastante sentido.

 

Realmente se encaixa se pararmos para pensar. No seu caso (e também no meu) as memórias foram configuradas da forma correta, estão todas saudáveis segundo os testes, foram instaladas corretamente e reinstaladas para verificar se há erros, e mesmo assim elas param de funcionar quando todas juntas. 

 

Temos muitos tópicos similares na internet, e talvez procurar a solução que outras pessoas encontraram seja a melhor opção. Pessoalmente como o que desencadeou o meu problema não foi o mesmo que você, pesquisei com outras palavras chave sem sucesso. Talvez com seus sintomas específicos você encontre algo que dê certo. Vou pesquisar e respondo aqui se achar algo.

adicionado 3 minutos depois

Pensando aqui, você já tentou colocar uma frequência imediatamente abaixo da anunciada pelo fabricante?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...