Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Outro Quero criar um jogo de computador em que eu possa vender por 20 mil reais


Posts recomendados

@EduardoMQS

Você diz os direitos autorias e tal? Ou o preço da cópia?

Se for o preço da cópia, vai precisar de um louco de pedra como comprador.

 

Dos direitos autorais, acredito que esteja falando em vender o projeto todo. Neste caso, não existe uma regra de tamanho ou qualidade gráfica para pôr um preço. Se alguém achar que o jogo tem potencial de vendas e possui um atrativo único, o preço alto se torna justificável.

Não sei como de fato funciona este ramo, mas eu como jogador, o que mais me chama atenção é a originalidade/gameplay do jogo, independente de quanto tempo, tamanho em GB e qualidade gráfica tenha. Prefiro pagar R$200 em jogo simples e divertido do que R$50 em um cheio de frescuras entulhado de cenas missões genéricas como tenho presenciado em muitos por aí. Claro, depende também do público alvo.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não estou copiando mais de 70% de um jogo que já existe. Se um jogo ainda não existe, eu posso desenvolver e publicar se ele faz parte de uma série que ainda não existe, mas se essa série já existe, que problema ganho? Olha a página de direitos autorais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de que serie/franquia você está falando, se for algo da Nintendo por exemplo, você pode ganhar um belo processo nas costas, o que não é nada legal.

 

Mas genericamente falando, depende muito da índole da dona dessa franquia, algumas empresas não se importam de ter fã games por ai, desde que a pessoa não os esteja vendendo.

 

Se a sua intenção é de vender os jogos, não copie os outros. Mas se é só um fã game, recomende que pesquise um pouco sobre a dona dessa franquia ou se houver a possibilidade, entre em contato com eles para perguntar se não há problemas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo0308 Ola. Nesse caso você terá de entrar em contato com a produtora para propor uma acordo provavelmente ela vai querer uma porcentagem sobra a comercialização do game, pois ela possui os direitos autorais do projeto, caso contrario poderá ser processado por plágio (se a produtora descobrir que você esta comercializado e ganhando dinheiro com uma criação dela).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EduardoMQS

Usar o trabalho dos outros para fins lucrativos sem o consentimento dos criadores originais é errado, mesmo que a produtora não possua direitos autorais.

O certo é entrar em contato com a produtora/desenvolvedora como já citaram antes para ver as possibilidades. Algumas aceitam apenas se for para distribuição gratuita (fan game) e outras nem isto.

Já tentei criar alguns projetos por aqueles RPG Maker, mas para você ter uma ideia, até mesmo DLC paga os cara são chatos nesta questão de poder ou não usar.

Quer algo realmente livre de problemas e que possa vender numa boa? Projeto 100% original.

  • Curtir 2
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, EduardoMQS disse:

Por exemplo, a série Crash Bandicoot e a série Spyro, os jogos atuais são da Activision, mas os primeiros são da Sony Computer Entertainment. Como conseguiu essa mudança?

Se não me engano, Crash era da Naughty Dog e Spyro da Insomniac Games, mas seja como for, é normal uma hora ou outra as empresas venderem os direitos autorias de uma franquia.

Assim que você vende um trabalho com direito autoral seu, o comprador pode fazer o que quiser com ele depois, dando segmento, modificações e tal. Você neste caso, passaria a não ter mais nenhuma posse do trabalho, a não ser que haja alguma flexibilidade nos contratos.

Muitas empresas acabam vendendo devido a falta de vontade de querer seguir a obra ou estão sem recursos, até mesmo não conseguem enxergar mais possibilidades de lucro.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...