Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar a ventoinha na placa-mãe


Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Olá, tudo bem?

Eu gostaria que vocês me tirassem uma dúvida.

Eu notei que o meu PC está um pouco quente, principalemente quando eu rodo varias maquinas virtuais e algum jogo. Enfim, eu gostaria de saber em que pinos exatamente eu ligo a fan(de acordo com a foto) e se tem alguma ordem específica na questão do conector do cabo da fan, se tem algum lado correto, se tem que virar numa posiçao correta o conector do cabo,se tem algum positivo e negativo ou algo parecido no conector do cabo e se tiver e eu ligar invertido pode acontecer de algo queimar?(tenho muito medo disso)

Obrigado pela atenção. Aguardo sua resposta

Obs: se não der para ver os pinos e o que está escrito dê um zoom na foto por favor.

20191126_124104.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual modelo da sua placa-mãe? 

Nessa imagem aí eu vejo um conector para ventoinha de 4 pinos, ele está sendo indicado na placa-mãe como "SYS_FAN1" mas ele fica um pouco para esquerda de onde está o texto. Fica exatamente à direita do conector de áudio (eu acho).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vander Augusto Ola, essa parte da placa-mãe não tem conector para fan ...

 

O conector e parecido com a imagem abaixo, pode ter 3 ou 4 pinos e vai estar escrito (char-fan, cpu-fan, fan,  ou algo parecido) próximo ao conector. e não tem jeito de conectar errado. você só consegue o encaixe um uma unica forma. 

Se o conector da fan possuir 3 pinos e o da placa-mãe tiver 4 pinos ou vice versa, não tem problema conectar, desde que respeitando a posição do encaixe.

Baixe o manual da sua PL para saber com certeza onde está localizado os conectores.

 

fan.thumb.jpg.a941985482431b47c9ecdd18258d792c.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, grievous disse:

Qual modelo da sua placa-mãe? 

Nessa imagem aí eu vejo um conector para ventoinha de 4 pinos, ele está sendo indicado na placa-mãe como "SYS_FAN1" mas ele fica um pouco para esquerda de onde está o texto. Fica exatamente à direita do conector de áudio (eu acho).

então eu encaixo bem em cima do sys_fan1 na parte esquerda seguindo o nome dele? é uma biostar racing b350et2

1 hora atrás, ederlap disse:

@Vander Augusto Ola, essa parte da placa-mãe não tem conector para fan ...

 

O conector e parecido com a imagem abaixo, pode ter 3 ou 4 pinos e vai estar escrito (char-fan, cpu-fan, fan,  ou algo parecido) próximo ao conector. e não tem jeito de conectar errado. você só consegue o encaixe um uma unica forma. 

Se o conector da fan possuir 3 pinos e o da placa-mãe tiver 4 pinos ou vice versa, não tem problema conectar, desde que respeitando a posição do encaixe.

Baixe o manual da sua PL para saber com certeza onde está localizado os conectores.

 

fan.thumb.jpg.a941985482431b47c9ecdd18258d792c.jpg

cara a placa é uma b350et2 biostar racing

então nao ocorre risco de queimar nada se eu encaixar errado né?

eu li o manual, mas não tive certeza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, grievous disse:

@Vander Augusto Se não encaixar é porque não está no lugar certo. Olhei no manual e só tem aquela conexão mesmo para ventoinha na sua placa-mãe.

 

layout.jpg

no caso eu posso colocar 2 fan pegando os 4 pinos no total da esquerda para direita?(segundo a foto)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Vander Augusto Quando você liga a ventoinha na fonte ela funciona a 100% o tempo todo. Se você liga no conector 4 pinos da placa-mãe (e se a ventoinha suporta também) ela pode ter a velocidade controlada pela placa-mãe, assim ela só faria barulho caso a temperatura do PC subisse, dá para ajustar a curva ou perfil da velocidade da ventoinha na BIOS ou com algum outro programa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!