Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperaturas e OC no Ryzen 3700X


Posts recomendados

Opa, tranquilo pessoal?.
Então, comprei um 3700X pra mim e estou usando com o cooler box por enquanto, não to com grana pra water cooler ou fan melhor.
 Com o cooler box, usando uma boa pasta térmica o processador ta pegando 80º em teste de stress, atualizei a bios para última versão, atualizer chipset, mexi nos planos de energia, nada resolveu, baixou um pouco mas ele está tipo 70º e do nada sobe a 80º. Vi algumas pessoas falando que não é uma temperatura ''alarmante'', mas não gostaria de rodar assim, então fiz o seguinte, setei pelo Ryzen Master pra 4.05 GHz - 1.237V(Alguém testou com mais tensões?, consigo aumentar o clock e manter uma temperatura boa?).
Tá rodando super de boa, não tive nenhum erro ou algo do tipo e o processador fica na casa dos 60º-65º. Mas como eu não manjo muito sobre essas coisas de OC e tensões gostaria de saber se isso causa algum dano ao meu chip, se tiverem dicas para me dar, por favor. Pretendo usar ele assim até conseguir grana pra um Water Cooler, uma outra dúvida é, quem tem o 3700X ai, um WC de 120mm segura o bichinho?, vi pessoas falando que só wc parrudo de 240mm pra ele. 

ryzen master.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Minha sugestão seria deixar o ryzen master de lado e fazer undervolt no processador pela BIOS da placa-mãe. Isso não causará danos, inclusive irá ajudar a aumentar a vida útil do seu processador porque ele rodará mais frio.

 

Qual pasta térmica você utilizou?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não recomendo water cooler de 120 mm para esse CPU. Se quer resfria-lo arrefecê-lo corretamente sem quebrar o banco, utilize um air cooler de qualidade. Os da Cooler Master são meus favoritos e aguentam tranquilamente seu CPU sem OC. Se quiser OC recomendo WCs de 240 mm ou 360 mm. 

 

Os que indico são o MA410P (simples, barato, mas eficaz) ou o MA620P (ainda não é caro, é mais eficiente e já permitiria um pequeno OC). O MA610P também é bom, mas geralmente custa o mesmo que o 620, sem ter desempenho superior. Estou deixando de indicar o MA620P e o MA610P por terem preço maior que o MA410P, porém desempenho superior e são mais difíceis de instalar. Corrigi novamente, pois só um review concluiu isso, todos os demais indicaram que ele tem o desempenho adicional que o preço adicional demanda. Tweak town deve ter errado na instalação/montagem.

 

A maioria dos Air Cooler de marcas de qualidade como Aerocool, Thermaltake, Cooler Master, Noctua, DeepCool, que tenha pelo menos 4 heatpipes de contato direto e pelo menos uma ventoinha de 120 mm deve ser suficiente, mas vale pesquisar antes de comprar. Você só tem que observar se o seu gabinete tem espaço suficiente, e se a altura do cooler não vai interferir na instalação das suas memórias.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Já estava meio ciente que um de 120mm não aguentaria, assim que possível estarei pegando um air cooler melhor, fiz como o amigo comentou e setei pela bios, por enquanto usarei assim, está ótimo não passa de 60º para jogos e não senti diferença em diminuir o clock para o que eu uso. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hakkjin disse:

@WOZ Dods Já estava meio ciente que um de 120mm não aguentaria, assim que possível estarei pegando um air cooler melhor, fiz como o amigo comentou e setei pela bios, por enquanto usarei assim, está ótimo não passa de 60º para jogos e não senti diferença em diminuir o clock para o que eu uso. 

beleza. Quando eu preciso reduzir o desempenho artificialmente para reduzir a temperatura costumo usar os planos de energia do windows, reduzindo em 5% de incrementos no desempenho máximo do CPU até atingir a temp desejada, mas dizem que nos Ryzen os planos de energia do windows não funcionam muito bem. Se tiver alguma instabilidade, não deixa de ser uma opção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Em 28/11/2019 às 08:48, WOZ Dods disse:

Não recomendo water cooler de 120 mm para esse CPU. Se quer resfria-lo arrefecê-lo corretamente sem quebrar o banco, utilize um air cooler de qualidade. Os da Cooler Master são meus favoritos e aguentam tranquilamente seu CPU sem OC. Se quiser OC recomendo WCs de 240 mm ou 360 mm. 

 

Os que indico são o MA410P (simples, barato, mas eficaz) ou o MA620P (ainda não é caro, é mais eficiente e já permitiria um pequeno OC). O MA610P também é bom, mas geralmente custa o mesmo que o 620, sem ter desempenho superior. Estou deixando de indicar o MA620P e o MA610P por terem preço maior que o MA410P, porém desempenho superior e são mais difíceis de instalar. Corrigi novamente, pois só um review concluiu isso, todos os demais indicaram que ele tem o desempenho adicional que o preço adicional demanda. Tweak town deve ter errado na instalação/montagem.

 

A maioria dos Air Cooler de marcas de qualidade como Aerocool, Thermaltake, Cooler Master, Noctua, DeepCool, que tenha pelo menos 4 heatpipes de contato direto e pelo menos uma ventoinha de 120 mm deve ser suficiente, mas vale pesquisar antes de comprar. Você só tem que observar se o seu gabinete tem espaço suficiente, e se a altura do cooler não vai interferir na instalação das suas memórias.

 

Citando só pra salvar as recomendações de Cooler, to precisando de um para o meu r5 3600. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Leonardo Cicero disse:

Citando só pra salvar as recomendações de Cooler, to precisando de um para o meu r5 3600. 

Minha indicação permanece a mesma. Se tiver apertado de grana vá de MA410P, se tiver uma folguinha vá de MA620P. Todos são bons e de baixo custo para sua qualidade. Se quiser algo mais sofisticado, tem opções tanto da Cooler Master quanto da Noctua e várias outras no mercado, só que tem que conferir o desempenho modelo a modelo com reviews de qualidade, bem como conferir a compatibilidade com seu gabinete e CPU.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Minha indicação permanece a mesma. Se tiver apertado de grana vá de MA410P, se tiver uma folguinha vá de MA620P. Todos são bons e de baixo custo para sua qualidade. Se quiser algo mais sofisticado, tem opções tanto da Cooler Master quanto da Noctua e várias outras no mercado, só que tem que conferir o desempenho modelo a modelo com reviews de qualidade, bem como conferir a compatibilidade com seu gabinete e CPU.

Sim, dei uma pesquisada nos modelos e acho que vou escolher o M4A10P por conta do tamanho, tenho uma mini-itx e pode ser que um cooler com 2 fan acabe pegando nas memórias ou nem cabendo. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leonardo Cicero disse:

Sim, dei uma pesquisada nos modelos e acho que vou escolher o M4A10P por conta do tamanho, tenho uma mini-itx e pode ser que um cooler com 2 fan acabe pegando nas memórias ou nem cabendo. 

Confira no site do fabricante do seu gabinete qual é a altura máxima de cooler que ele suporta. Tem nas especificações, geralmente. Não compre antes de conferir isso.

adicionado 4 minutos depois

Esqueci que você falou que é R5 3600. Todos os coolers que mencionei são compatíveis com AM4.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...