Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos! Comprei recentemente um air cooler da Risemode, o Galaxy G400, instalei ele na minha placa-mãe P8H61-M LE/BR, junto com o i7-2600k. Pensei que seria uma boa solução para refrigeração do meu pc, mas quando fui testar ele em alguns jogos, o processador apresentou temperaturas de até 98 graus com apenas 30% de uso.

Estou aflito, não sei o que fazer, ja troquei pasta termica, as duas de prata, e troquei a posição dele. Desde já, agradeço a ajuda!

Counter-strike  Global Offensive Screenshot 2019.12.09 - 16.49.40.17 (2).png

Postado

Essa temperatura é indicativa de que o bloco não está fazendo contato com o CPU, ou que não é adequado para dissipar todo o calor gerado pelo mesmo. Não ligue a máquina nem faça testes enquanto não solucionar esse problema.

Procurei o cooler que você mencionou na internet e não encontrei sequer menção sobre ele, quanto mais fotos ou descritivo de especificações. É sempre importante saber se o cooler em questão é 100% compatível com o socket que você utiliza, pois se não for ele não fará contato correto com o CPU. 

Além disso, você precisa certificar-se de que a instalação foi feita corretamente, e no caso do seu socket é muito fácil não instalar corretamente com os pinos de pressão se você não tem experiência em fazê-lo.

Mande as especificações de compatibilidade desse cooler para nós (elas estão presentes na caixa ou manual) e fotos do cooler instalado visto de cima e de lado, mostrando os encaixes. Se seu gabinete tiver abertura atrás da placa-mãe onde se possa ver a furação onde o cooler é encaixado, envie fotos dessa parte também com o cooler instalado para sabermos como ficou.

Postado

@WOZ Dods Não sei se esta encostando, mas acredito que sim, ele esmaga a pasta termica que eu coloquei. Quanto ao socket, sim, ele é compativel com lga 1155. E a instalação tambem foi feita corretamente.

Vou mandar algumas fotos...

IMG_3815.jpeg

IMG_3813.jpeg

Postado

@Ted_ então... Eu pedi as fotos específicamente da forma que pedi porque a instalação de coolers com pinos (comum aos Intel) é passível de erros como nenhum outro socket é. Muitas vezes a pessoa acha que instalou corretamente e, na verdade, os pinos não chegaram a entrar corretamente na placa-mãe. Como técnico eu posso afirmar que já recebi mais computadores para reparos que estavam nessa situação do que eu poderia contabilizar. Quando você tem experiência nisso você desenvolve vários métodos para certificar-se de que a instalação foi correta (encaixar as abas dos pinos antes de aperta-los, por exemplo, observando se ambas entraram pela traseira da placa-mãe, antes de instalar a mesma no gabinete), daí eu ter pedido fotos que permitissem a visualização dos encaixes em sua totalidade.

Seja como for, a menos que esse cooler tenha um desempenho ainda menor do que outros coolers genéricos amplamente disponíveis no mercado, acredito que haja algo errado na instalação.

Minha recomendação é sempre a de que se compre componentes de marcas de qualidade, como cooler master, aerocool, deepcool, noctua, dentre tantas e tantas outras, quais tem compromisso com qualidade sobretudo, pois afinal tem que atender a todos os mercados mais exigentes, em especial EU e USA. 

Reveja sua instalação o quanto quiser. Quando tiver certeza que instalou corretamente, compre um simplório e barato MA410P da cooler master (que está custando 134 reais no submarino hoje) e veja a diferença.

Postado

@Ted_ Não posso ver o vídeo da rede que estou agora. Recomendo que revise a instalação sim, pois mesmo que o cooler fosse bem básico, não creio que deveria chegar a esta temperatura. Isso se ele realmente for compatível com o socket, ou estiver com as peças de instalação para esse socket corretas (lembre-se de que muitos coolers demandam ajustes nessas peças antes de instalar).

• 3 meses depois...
Postado

Talvez o seu computador não tenha um sistema de refrigeração ou se tem pode ser ineficiente. Tem pessoas que acham que se encher o gabinete de cooler, de diversos tamanhos, irá ter uma boa ventilação, quando o correto é ter em número par sempre, tanto para espirar como aspirar, se tem 2 cooler, 1 para cada função; se tiver 4 serão 2 para cada função, e de preferência ficando no frontal para aspirar e na traseira para expirar, assim todo o gabinete se beneficia uma vez que tudo dentro dele aquece e muito.

Sobre instalar errado esse cooler de presilha, só se você encaixar de um lado na pontinha do suporte e o outro lado dentro, o certo é encostar os dois ou seja, colocar o máximo possível dentro do suporte (aquela orelhinha onde encaixa a presilha).

Sobre chegar a 98ºC uma vez instalado garantindo um contato uniforme entre o processador e dissipador, não tem como chegar a isso, talvez a ventoinha esteja girando pouco ou quem sabe nem girando, já olhou isso? Abra a tampa com o pc ligado para ver isso.

De acordo com esse vídeo, um cooler da mesma marca mas outro modelo, o resultado é ótimo, estaria o cara mentindo? Será que não é esse o modelo mais indicado no seu caso?

adicionado 7 minutos depois

Esses coolers jogam o vento em cima do dissipador igual os cooler in box, talvez seja isso.

shopping?q=tbn:ANd9GcTUSbX7_LWYVmfoBr9VT

Não creio que esse abaixo, da mesma marca, não vá resolver:

cooler-processador-rise-mode-galaxy-g500

• Curtir 1
Postado

@misterjohn Coolers de perfil horizontal SEMPRE tem desempenho de arrefecimento inferior aos de perfil vertical. Não acho que ambos são comparáveis. Ainda sim não acredito que essas temperaturas obtidas pelo OP são condizentes com a performance do cooler. Afinal, tem tanta coisa que pode estar errada nesse coeficiente. De instalação inadequada (com suporte errado, sem apertar os parafusos ou instalar os brackets corretamente, com pasta térmica inadequada ou mal aplicada. Ainda acho que essas temperaturas estão sendo obtidas em um cenário inadequado de maneira geral, pois mesmo o cooler original de um R3 seria mais eficaz que isso.

Seja o que for a razão para essas temperaturas, a instalação inteira precisaria ser revisada. 

• Curtir 1
Postado

Woz

Eu comparei para melhor, não que produzam o mesmo resultado, também sou da opinião que por pior que o produto seja, se vai a 100ºC não é um produto apropriado para o que se dispõe;

Ted

Pode estar ocorrendo um erro na medição, tire a tampa, ligue o pc, veja se a ventoinha está girando, coloque a mão no dissipador, a 98ºC a temperatura ele deve estar fervendo....tire essa dúvida, use outros programas de aferição de calor.

• Curtir 1
Postado
12 minutos atrás, misterjohn disse:

Woz

Eu comparei para melhor, não que produzam o mesmo resultado, também sou da opinião que por pior que o produto seja, se vai a 100ºC não é um produto apropriado para o que se dispõe;

Ted

Pode estar ocorrendo um erro na medição, tire a tampa, ligue o pc, veja se a ventoinha está girando, coloque a mão no dissipador, a 98ºC a temperatura ele deve estar fervendo....tire essa dúvida, use outros programas de aferição de calor.

Erro na medição é raro com programas de confiança como aida, msi afterburner e similares. Ainda creio mais que o caso seja erro de instalação ou de aplicação da pasta térmica (ou até da qualidade da mesma). Mesmo com o cooler stock nunca vi ryzen chegar nessa temperatura.

• Curtir 1
Postado

@misterjohn Se todos os drivers estiverem atualizados, se os programas estiverem em suas versões mais recentes (e estas forem compatíveis com a referida placa-mãe), as leituras não vão diferir. Se houver qualquer incompatibilidade no sistema, com certeza vão diferir sim. O Aida, por exemplo, se estiver desatualizado, vai mostrar temperaturas classificadas com tags erradas (CPU package, CPU cores, CPU diode, etc.). Confio nesses programas porque já usei eles em diferentes sistemas e obtive leituras corretas, desde que esses pré-requisitos tenham sido preenchidos.

adicionado 1 minuto depois

Claro que em placas mãe atuais sempre tem os programas das próprias fabricantes, mas eles geralmente não tem opção de exibir os valores no desktop (aida) ou durante o uso de jogos (MSI Afterburter), quais considero essenciais para PCs gamer ou de alto desempenho em geral.

Postado

Galera, calma, não sou iniciante.

O cooler box está girando? Sim.

A pasta térmica é de qualidade? Sim, da cooler master.

O cooler box está instalado corretamente? Sim.

A medição de temperatura está correta? Sim, usei o Aida e o msi afterburner, além do mais na própria bios mostra uma temperatura já um pouco elevada da cpu.

O cooler box que não é de boa qualidade e não tem capacidade de refrigeração para suportar um i7! É isso.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!