Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700 gargalando terrivelmente com a GTX 1660


Ir à solução Resolvido por Brc,

Posts recomendados

Há algum tempo venho montando o meu PC aos poucos e, finalmente consegui terminar a configuração que eu desejava. Porém, para a minha infelicidade, venho sofrendo de um problema que eu jamais esperava sofrer: gargalo. Atualmente estou com a seguinte config:


placa-mãe: Gigabye AB350M-DS3H V2
Processador: Ryzen 7 2700
Memória RAM: 16 Gb 2666 MHz Ballistix Dual Channel

Placa de vídeo: GTX 1660 Galax 1-Click OC
Fonte: AEROCOOL VX-500 - 500 W (prometidos)

Estarei deixando abaixo alguns prints que tirei durante o gameplay que caracterizam o gargalo. Esses prints foram tirados no GTA 5 (Game conhecido por ser CPU Bound) e no Dying Light.

Gostaria de saber se alguém passa ou já passou por algo parecido. Estou bastante frustrado, pois investi uma quantidade considerável de dinheiro nesse setup.

Minha principal suspeita é a fonte, pois além de estar beirando as exigências pro setup, ela possui uma qualidade duvidosa e ainda já tem um bom tempo de uso (com algumas gambiarras e poeira dentro dela). Busco opiniões sobre o que deveria ser feito pra resolver isso ou simplesmente aceitar o gargalo e dormir triste :(.

A temperatura também não tá lá das boas mas também não é alta o suficiente pra causar
Thermal Throttling.



45 Fps com GPU e CPU subutilizados. (Pode isso Arnaldo?)

gargalo_gta-min.thumb.png.7f24623203282dc77adf70a239bc368f.png



42 Fps com GPU subutilizada (Core 1 do processador explodindo)

gargalo_dying_light-min.thumb.png.2a28f6fdd4af7196dfa4cf656a8ade9c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece que a frequência do seu processador tá setada em 3.400mhz. O meu Ryzen 2700 tem frequência máxima em stress de todos os núcleos ao redor de 3475mhz. Não conheço a bios da sua placa-mãe, mas checa 2 coisas:

 

- na BIOS verifica se tem algum tipo de overclock lá, veja se o clock tá em 3400 ou multiplicador esteja em 34 e coloca tudo no automático. Daí veja se tem alguma opção cool’n’quiet e ativa ela. 

 

- atualiza os chipset drivers no site da amd:

https://www.amd.com/pt/support/chipsets/amd-socket-am4/b350
E escolhe o plano de energia Ryzen balanced e testa de novo. Se não subir esse clock acima de 3400mhz, daí tem de editar, nas opções avançadas do plano de energia, o estado de desempenho mínimo do processador. Daí pode colocar uns 20%. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@VictorJSG parece algo besta eu te falar isso 

mais ontem eu tava jogando e meu game tava lagando muito mais muito mesmo 

desliguei o pc abaixei os graficos fiz de tudo 

quando fui ver o windows defender comendo 80% do processador 

finalizei  o processo e voltou ao notmal

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Jogo com o V-Sync ligado, mas nesse caso o ideal seria os 60 FPS. Mas mesmo sem o V-Sync o desepenho é o mesmo. Agora no Windows eu não sei. Meu Windows tá sendo utilizado pra desenvolvimento de software e com isso tem uma pancada de sub-sistemas instalados pra uso. Não sei se isso poderia interferir no desempenho pra jogos.

adicionado 1 minuto depois

@Neumar Permonian Durante os gameplays não tinham processos caros rodando em segundo plano. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Brc Atualizei os drivers como você me recomendou, mas o problema não foi resolvido. Sobre o clock, acredito que seja por conta da temperatura. Pra temperaturas mais baixas o processador consegue ficar variando bem o clock. Imagino que os 3,4 GHz seja o máximo que ele escolhe entregar nessa temperatura. As configurações na BIOS sobre o clock seguem abaixo. Ainda acredito que possa ser problema energético. Tenho um colega com a mesma configuração CPU e GPU com um desempenho dezena de vezes melhor. 20191210_152547.thumb.jpg.cc50b58bc804b831a6e546737c438295.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, VictorJSG disse:

@simforoso Que fonte tu usa? Fiquei com dívida dessa black friday, agora pra comprar uma fonte de qualidade vai ficar apertado.

Uso uma Corsair HX750 Platinum Modular, mas não precisa tanto no seu caso. Uma Corsair CX550 já está perfeita, fontes da Corsair dá pra comprar de olho fechado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um ryzen 3600+ab350m gigabyte v2

fonte:cx650

crucial ballistix 3000 cl15

rx 570 4gb msi oc e tenho o mesmo problema q voce, nao consigo resolver de jeito nenhum, em todos os jogos da stuttering, ou quedas brucas de fps, sendo q as temperaturas estão todas ok.

sinceramente, nao sei mais o que tentar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, MatheusReis2017PC disse:

Tenho um ryzen 3600+ab350m gigabyte v2

fonte:cx650

crucial ballistix 3000 cl15

rx 570 4gb msi oc e tenho o mesmo problema q voce, nao consigo resolver de jeito nenhum, em todos os jogos da stuttering, ou quedas brucas de fps, sendo q as temperaturas estão todas ok.

sinceramente, nao sei mais o que tentar

Reinstalaram o Windows do 0?

@VictorJSG@MatheusReis2017PC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz testes com a CX500 da Corsair e os resultados não melhoraram. Descobri que a minha fonte é bem XingLing, mas, tadinha, ela não é a culpada. Abaixo as imagens com os testes que fiz usando essa fonte:
gargalo_cx500_gta5-min.thumb.png.6ac7db1968468aedb7ff23f91addee31.png

gargalo_cx500_dyinglight-min.thumb.png.27dd743f036e038af3ba621f801ec269.png

Agora não tem jeito, vou formatar o computador e instalar driver por driver do 0. Se nem isso funcionar, vou ter que apelar pra alguma assistência técnica. Nem no pior caso um Ryzen 7 2700 gargalaria com uma GTX 1660. Tem gente levando uma RTX 2070 com esse processador tranquilo; então não faz sentido esse desempenho aqui comigo.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Más notícias. Nem mesmo formatar e instalar tudo do 0 funcionou. Instalei Windows 10 Pro Original e todos os drivers de chipset e vídeo, mas não adiantou. Agora não sei mais exatamente o que fazer. Se alguém puder recomendar um profissional que saiba mexer com esse tipo de caso, pfv, me indiquem.

GPU a 40%, CPU a 30% e FPS a 30. Tá osso viu.
 gargalodying-min.png.543fe6ceeae2db5cc85f340d3020513f.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não está com alguma limitação de frames habilitadas (talvez no proprio monitor?)?

adicionado 1 minuto depois

outra coisa que observei, parece que seus jogos estão rodando em single tread, pois quando há baixo fps nota-se que um dos cores está em alta carga enquanto os demais estão de boas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann Sim, da a parecer isso. Eu até fui no gerênciador de tarefas verificar o uso dos núcleos, todos os núcleos teoricamente estão sendo utilizados. Quanto a limitação de frames, só faria sentido se fosse em 60 FPS. Durante o gameplay claramente os FPS oscilam desde +60 até 30~20 fps

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

numa pesquisa rapida vi que outras pessoas também estão tendo problemas similares com este processador e que pode ser algo com a placa-mãe...

https://us.forums.blizzard.com/en/wow/t/poor-performance-on-amd-2700x-system/97457/20

adicionado 28 minutos depois

por via das dúvidas poste uma foto da tela de config avançada de cpu da bios por gentileza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra complementar o caso: Os resultados do teste do Userbenchmark dizem que tá tudo com o desempenho esperado. Até nos benchmarks como Heaven e Valley a placa de vídeo tá entregando o que ela dá conta. O bicho tá pegando na hora que vou jogar os jogos em si. Tá muito estranho isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!