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Computador travando, MEMORY_MANAGEMENT ou CRITICAL_PROCESS_DIED


Ir à solução Resolvido por Rafael Timbu,

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Olá 

 

Hoje meu computador começou a travar de uma hora pra outra. Depois de travar ele apresenta tela azul com os códigos MEMORY_MANAGEMENT ou CRITICAL_PROCESS_DIED.

 

Rodei o chkdsk em modo leitura mesmo, e apresentou os seguintes erros:

 

Erro detectado no índice $I30 do arquivo 17478
Erro detectado no índice $I30 do arquivo 1747A
Erro detectado no índice $I30 do arquivo 51BEB
Espaço em disco insuficiente para corrigir os erros no índice $I30 do arquivo 51BEB
Erro não especificado (696e647863686b2e 516)
 

Detalhe: o disco está com 50% do espaço livre. 

 

Também há vários avisos (warnings) no log de eventos:

 

A operação ES no endereço lógico 0x16813f00 para o Disco 0 (nome PDO: \Device\0000002e) foi repetida

 

O disco em questão é um SSD Kingston A400 480 GB, com menos de uma semana de uso.

 

O S.M.A.R.T está OK.

 

Resto da configuração:

 

Ryzen 3 1200

8 GB RAM DDR4

ASUS A320M-C R2.0

Corsair CX430

Windows 10

 

  • Coordenador
Postado

BIOS atualizado? Usa estabilizador ou no-break?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Postado
1 hora atrás, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Usa estabilizador ou no-break?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

- O HD Tune identificou setores defeituosos no teste, e deu tela azul antes de completar, o que eu faço agora?

 

Edit: troquei o cabo SATA e conectei em outra porta. Rodei o HD Tune e não identificou nenhum setor defeituoso dessa vez. Mas depois de um tempo usando o computador... tela azul de novo.

 

Postado
3 horas atrás, mick 07 disse:

BIOS atualizado? Usa estabilizador ou no-break?

 

 

- Verificar integridade do SO (Windows).

 

Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite sfc /scannow > ENTER. Depois que finalizar, executar DISM /Online /Cleanup-image /Restorehealth (apenas Windows 8 ou 10).

 

 

 

- Verificar integridade da memória RAM (testar um pente por vez):

 

a) Menu Iniciar > Ferramentas Administrativas > Diagnóstico de Memórias. Pra ler o resultado: Abra o Visualizador de Eventos > clique em Logs do Windows e depois em Sistema > Clique em Localizar no painel Ações do lado direito e digite MemoryDiagnostic > Você verá os eventos relacionados aos dois testes executados pela ferramenta.

 

b) Pode usar também o Memtest86

 

 

 

- Verificar integridade do processador (apenas Intel):

 

Baixe a Ferramenta de Diagnóstico da Intel e rode o teste completo.

 

 

 

- Se estiver ocorrendo Tela Azul:

 

Baixe o programa BlueScreenView e verifique o que tá causando.

 

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Crucial Storage Executive, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo.

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

Também passou no Data Lifeguard... Mas quando fui rodar o chkdsk (depois de reiniciar), deu tela azul também 

Postado

Consegui rodar o chkdsk pelo pendrive bootável do Windows. Achei muuuuitos erros, mas nenhum bloco defeituoso.

 

Quando reiniciei, disse que havia um problema com minha conta de usuário. Entrei em modo segurança e ativei a conta de administrador. Quando tentei entrar nessa conta, veio uma mensagem que a área de trabalho não estava disponível, e daí eu não conseguia fazer mais nada.

 

Formatei o SSD... E no meio da instalação do Windows, tela azul de novo.

Postado
3 minutos atrás, mick 07 disse:

 

 Não encontra nada esse programa.

 

Eu consegui finalizar a instalação do Windows, deu tela azul de novo. Abri o BlueScreenView e não tinha nada lá.

 

No log de eventos tinha o seguinte erro: “Falha na criação do arquivo de despejo devido a um erro durante a criação do despejo”.

  • Coordenador
Postado

Configurar despejo de memória. Abrir Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do sistema > Configurações (Inicialização e Recuperação) > Gravando Informações de Depuração > selecionar Despejo de memória pequeno (256 KB) > OK > Aplicar > reinicie o PC. Depois, quando der tela azul novamente, veja se aparece no BlueScreenView.

 

Em tempo, BIOS e drivers atualizado? Chegou a testar com outra fonte? Você usa estabilizador ou nobreak?

Quando instalou o Windows no SSD, o HD estava desconectado?

adicionado 0 minutos depois

Você não informou se fez os demais testes.

Postado
2 minutos atrás, mick 07 disse:

Configurar despejo de memória. Abrir Painel de Controle > Sistema > Configurações Avançadas do sistema > Configurações (Inicialização e Recuperação) > Gravando Informações de Depuração > selecionar Despejo de memória pequeno (256 KB) > OK > Aplicar > reinicie o PC. Depois, quando der tela azul novamente, veja se aparece no BlueScreenView.

 

Em tempo, BIOS e drivers atualizado? Chegou a testar com outra fonte? Você usa estabilizador ou nobreak?

Quando instalou o Windows no SSD, o HD estava desconectado?

adicionado 0 minutos depois

Você não informou se fez os demais testes.

Eu já fiz todos os testes sim.

 

Atualizei a BIOS, o computador tá ligado direto no filtro de linha, fiz os testes da memória.

 

O HD estava desconectado quando fiz a instalação. 
 

Ainda não testei outra fonte (por acaso tenho uma nova aqui). Será que pode ser isso?

  • Coordenador
Postado
1 minuto atrás, Rafael Timbu disse:

Ainda não testei outra fonte (por acaso tenho uma nova aqui). Será que pode ser isso?

Não custa testar.

 

Afinal, o Windows está instalado no HD ou no SSD? 

Postado
2 minutos atrás, mick 07 disse:

Não custa testar.

 

Afinal, o Windows está instalado no HD ou no SSD? 

Está instalado no SSD.

 

Vou esperar dar outra tela azul pra testar a fonte.

 

O curioso é que esse warning no log de eventos também estava acontecendo final de semana com meu HD externo (mas sem tela azul), só resolveu quando eu troquei a porta USB 3.0 pra 2.0 (isso porque o disco consome 0,85 mA de corrente)

Postado
5 minutos atrás, mick 07 disse:

O erro permanece se deixar o HD desconectado?

Olha, também não testei isso, só com o HD ligado também.

 

Eu rodei o Dsim nessa instalação nova e por enquanto não está dando erro. Vamos aguardar.

Postado
1 hora atrás, mick 07 disse:

O erro permanece se deixar o HD desconectado?

@mick 07, coloquei uma fonte nova, deixei só o HD desconectado e continuou dando tela azul.

 

Mesmo após mudar o tamanho do arquivo de despejo, ele continua sem ser criado...

  • Coordenador
Postado

Cara, realmente não sei mais como te ajudar. A princípio imaginei ser o HD o causador do problema, mas parece ser outro hardware. 

adicionado 0 minutos depois

Você baixou a ISO do Windows por onde? Qual versão?

Postado
18 minutos atrás, mick 07 disse:

Cara, realmente não sei mais como te ajudar. A princípio imaginei ser o HD o causador do problema, mas parece ser outro hardware. 

adicionado 0 minutos depois

Você baixou a ISO do Windows por onde? Qual versão?

Esses warnings indicariam que seria o SSD o problema né... Até porque foi a alteração de hardware mas recente que fiz. O estranho é que não apresenta nenhum erro no S.M.A.R.T.

 

A instalação antiga eu tinha migrado do SSD antigo, até justificaria ter alguma coisa corrompida... Mas a nova instalação que fiz hoje, eu baixei a ISO diretamente do site da Microsoft.

Postado
10 horas atrás, mick 07 disse:

@Rafael Timbu Aaaah, eu pensei que era o HD que tinha dado erros. Então, você baixou o SSD Manager da Kingston pra ver se não tinha atualização de firmware? Pode ter sido isso.

Sim, eu baixei e já estava com a versão mais atual.

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