Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não gosto de pesquisar porque quanto mais faço, mas me confunde, falaram que esse ssd mvne é muito mais rápido que o ssd comum, ai vem outros que dizem que mesmo o tal se for plugado não sei das quantas, o ganho não é tanto assim, mas o preço é, ainda falam que perde duas portas SATA.

Baseado na minha configuração, que ainda está se arrastando já que vou trocar a memória, qual seria o tal ssd que seja mais rápido que o normal, e que não inutilize portas se possível, a AMD indica alguns modelos, mas eu não conheço nenhum deles ou até outros que não constam nessa relação.

Gostaria que me indicassem o modelo de um que funcione, não elimine nada e que seja mais em conta, claro que com qualidade.

https://www.amd.com/pt/chipsets/x570

Postado
23 minutos atrás, misterjohn disse:

Não gosto de pesquisar porque quanto mais faço, mas me confunde

O legal da pesquisa é chegar em uma conclusão própria. Já li e reli sobre HD e SSD em diversos lugares e minha conclusão: Ainda prefiro o bom e velho HD devido ao custo/benefício da quantidade de armazenamento, e já me contento com a velocidade de um SSD de entrada.

No seu caso, vai depender do que está procurando, ou seja, se quer algo por custo/benefício ou necessita realmente de velocidade.

Um teste aqui do CdH como exemplo:

Hoje vivemos no mundo onde há muitos influenciadores digitais, então existe muito mais "desinformação" do que conteúdo de qualidade. O melhor meio de saber de fato se algo é bom ou ruim é por meio da experiência, pois ela que vai ser a base para lhe ajudar a julgar outros produtos.

• Curtir 1
Postado

@misterjohn Como a maioria aqui já disse, não faz muita diferença na experiência do usuário que não em alguns cenários muito específicos. Se quer ter uma referência de qual é melhor para certificar-se de que está gastando bem o seu dinheiro, procure matérias como estas: https://www.pcgamer.com/best-nvme-ssd/

https://www.tomshardware.com/reviews/best-ssds,3891.html

https://www.pcmag.com/roundup/361090/the-best-pci-express-nvme-solid-state-drives-ssds

https://www.anandtech.com/show/9799/best-ssds

Se tiver algum modelo específico que lhe interesse, procure por ele seguido da palavra REVIEW e encontrará testes dele comparando-o com outros.

Pessoalmente, quando compro me atenho às marcas mais duráveis, que hoje são muitas, pelo melhor preço, e nem olho o resto direito. 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Matheus013 disse:

@misterjohn Valor que pode gastar?

Compro no cartão em 12 vezes...mas um preço módico, esses indicados pela AMD são caros.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, GabrielLP14 disse:

@misterjohn Olá, bom dia.

De fato os NVMe são bem mais rápidos, porém em cenários específicos, transferência de arquivos, abertura de projetos em programas como Sony Vegas, Adobe Premier, performance no mundo real como loading de windows e de games muda quase nada.

Meu negócio é com edição de vídeo, gostaria de aumentar a rapidez nos processamentos, sem perda de qualidade.

Postado
3 minutos atrás, misterjohn disse:

Meu negócio é com edição de vídeo, gostaria de aumentar a rapidez nos processamentos, sem perda de qualidade.

Para edição de vídeo você deve sentir diferença de desempenho com um NVMe superior, mas verá uma maior ainda com duas unidades de armazenamento, uma para os arquivos que serão trabalhados e outra para o arquivo final. 

Além disso, hoje li um artigo sobre a nova linha de M.2 Nvme da WD, que tem desempenho superior e preço abaixo de modelos populares de alto desempenho. Salvo engano é a linha blue SN500, que já está disponível no Brasil.

@misterjohn A propósito, quais programas de edição você vai usar mesmo?

adicionado 2 minutos depois
4 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@misterjohn Cara, no processamento em si não afetaria nada, teria um benefício no tempo de abertura, mas isso em projetos maiores.

Você tem razão, para edição em si o que é mais importante é o CPU, e o SSD não vai influenciar tanto.

adicionado 3 minutos depois

3 Reasons NVME doesn't matter for video editing in 2019

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
48 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@misterjohn Como a maioria aqui já disse, não faz muita diferença na experiência do usuário que não em alguns cenários muito específicos. Se quer ter uma referência de qual é melhor para certificar-se de que está gastando bem o seu dinheiro, procure matérias como estas: https://www.pcgamer.com/best-nvme-ssd/

https://www.tomshardware.com/reviews/best-ssds,3891.html

https://www.pcmag.com/roundup/361090/the-best-pci-express-nvme-solid-state-drives-ssds

https://www.anandtech.com/show/9799/best-ssds

Se tiver algum modelo específico que lhe interesse, procure por ele seguido da palavra REVIEW e encontrará testes dele comparando-o com outros.

Pessoalmente, quando compro me atenho às marcas mais duráveis, que hoje são muitas, pelo melhor preço, e nem olho o resto direito. 

Olhando os dados, no primeiro link, eu comparei apenas as velocidades de leitura e gravação, e também E/S aleatório idem e pela conclusão o melhor seria o Corsair Force MP600 de 1 TB PCIe Gen4 esta a melhor opção?

Já o segundo link, explica tudo sobre as diferenças mas é difícil entender quem não está muito familiarizado com teorias, porém diz que o SSD 970 Pro Samsung é a unidade mais rápida que se pode comprar no entanto no primeiro link dá maior poder de leitura e escrita para o Kingston.

Já o terceiro link ocupou-se mais com preços do que com outras coisas, confesso que não cheguei a uma conclusão ainda.

adicionado 14 minutos depois
28 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Para edição de vídeo você deve sentir diferença de desempenho com um NVMe superior, mas verá uma maior ainda com duas unidades de armazenamento, uma para os arquivos que serão trabalhados e outra para o arquivo final. 

Além disso, hoje li um artigo sobre a nova linha de M.2 Nvme da WD, que tem desempenho superior e preço abaixo de modelos populares de alto desempenho. Salvo engano é a linha blue SN500, que já está disponível no Brasil.

@misterjohn A propósito, quais programas de edição você vai usar mesmo?

adicionado 2 minutos depois

Você tem razão, para edição em si o que é mais importante é o CPU, e o SSD não vai influenciar tanto.

adicionado 3 minutos depois

3 Reasons NVME doesn't matter for video editing in 2019

Uso vários programas, quando um não consegue um resultado esperado ou não consegue trabalhar o arquivo eu pego outro,

são esses os instalados no momento: 

mmg (edição de mkv); 
AVCHDC (conversão para blu-ray);
multiAVCHD (conversão para blu-ray);
tsMuxerGUI (edição de blu-ray);
BDtoAVCHD (edição de blu-ray);
Wondershare Uniconverter (edição de blu-ray);
MKVextract (demux mkv);
BDRB (encode de blu-ray);

mas dependendo da finalidade outros poderão ser usados como:

Audacity; Avidemux; Blu-ray converter; Handbrake; RipBot264 e muitos outros como o da familia VirtualDub, passando por edição de VOBs, edição de legenda, os destinados aos arquivos MKV, a lista é grande, quando formato vou instando pela necessidade.

Agora fiquei confuso, julguei que a rapidez e dinamismo nos processamentos fossem resultado do conjunto processador, memória e hd (ou ssd) pelo menos para mim, tudo rola mais rápido quanto é processado no meu ssd e não nos discos físicos normais.

adicionado 16 minutos depois
45 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@misterjohn Cara, no processamento em si não afetaria nada, teria um benefício no tempo de abertura, mas isso em projetos maiores.

Pensei que se obtivesse mais performance em processamentos de videos combinando processador, hd e memória da melhor qualidade e rapidez,  no que se refere a arquivos de vídeos.

Postado

Cara em si durante a edição quando você joga um efeito muito pesado o carregamento do efeito em si não é muito o problema(o tempo de carregamento) mas a fluidez em si dele pois se seu hardware não for muito potente pode ter queda de frames durante a visualização do efeito.

@misterjohn

Você usaria mais o SSD para abrir e salvar projetos.

• Curtir 1
Postado

@misterjohn Pesquisei aqui os programas que você usa, e realmente eles não se beneficiam do uso de SSDs mais rápidos.

Penso que, pelo fato de que conversão de vídeo requerer muito trabalho do CPU, e em alguns casos da GPU, só para fazer os cálculos, o volume de dados sendo escrito a qualquer momento não é tão grande. Talvez um limitador seria a mídia de origem do projeto, mas mesmo isso não tenho certeza dado o fato de que seu CPU processa muito para cada minuto de vídeo trabalhado.

Assim sendo, não creio que compensa você gastar a mais em SSDs para esta finalidade. Seu dinheiro será melhor investido em CPU, ou em GPU se esses programas usarem CUDA.

• Curtir 1
Postado

Em CPU eu já investi, agora pensei em placa de vídeo mas nem todos os programas usam o CUDA...ok, grato pela atenção e resposta, vou ficando então com o meu ssd Samsung EVO 240 GB.

adicionado 5 minutos depois
6 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Cara em si durante a edição quando você joga um efeito muito pesado o carregamento do efeito em si não é muito o problema(o tempo de carregamento) mas a fluidez em si dele pois se seu hardware não for muito potente pode ter queda de frames durante a visualização do efeito.

@misterjohn

Você usaria mais o SSD para abrir e salvar projetos.

Os hds mecânicos só para salvar o resultado

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado
Em 13/12/2019 às 16:31, WOZ Dods disse:

@misterjohn Pesquisei aqui os programas que você usa, e realmente eles não se beneficiam do uso de SSDs mais rápidos.

Penso que, pelo fato de que conversão de vídeo requerer muito trabalho do CPU, e em alguns casos da GPU, só para fazer os cálculos, o volume de dados sendo escrito a qualquer momento não é tão grande. Talvez um limitador seria a mídia de origem do projeto, mas mesmo isso não tenho certeza dado o fato de que seu CPU processa muito para cada minuto de vídeo trabalhado.

Assim sendo, não creio que compensa você gastar a mais em SSDs para esta finalidade. Seu dinheiro será melhor investido em CPU, ou em GPU se esses programas usarem CUDA.

Esse negócio de GPU é algo sui generis, os caras lançam um modelo de placa hoje e a denominam (exemplo) GTX-1050 ai você logo pensa, a minha é GTX-750 (exemplo) então a nova é mais poderosa, mas isso não acontece, a nomenclatura usada pelos fabricantes não são proporcionais ou em ordem crescente, pelo jeito é aleatória, já trabalhei com especificação de produtos e nunca vi uma referência maior ser inferior a uma menor, isso é um meio de ajudar a escolher a peça, mas fazer o que....além do mais placas de vídeo é como azulejos, tem aos montes e duram pouco (não ao funcionamento, digo comercialmente, logo lançam outra, e outra e outra, não tem fim...

Postado

@misterjohn Toda série de placas de vídeo tem modelos variados, cada um voltado para um segmento de mercado, para um nicho. Tem as de nível de entrada que são voltadas para jogos mais leves ou HTPCs, tem as intermediárias que são voltadas para o público gamer e profissional, e as high-end que são voltadas para o público entusiasta. Seja como for, o que manda é a faixa de preço, e a cada geração a mesma faixa de preço de modelos de gerações anteriores tem desempenho superior (sempre), caso contrário não haveria atrativo de mercado para a aquisição de componentes novos. O mesmo vale para processadores, memórias, até placas mãe e HDs. Se não ganha em desempenho, então ganha em consumo, em preço ou em algum aspecto que os torna mais atraentes. Mas GPUs, desde a década de 90/00, tem seguido esse compasso de desempenho inexoravelmente. CPUs bem antes disso.

Se você acompanhar esse progresso, observando as faixas de preço, de desempenho e modelos, tudo faz sentido. Mas se observar apenas duas gerações incrementais (como as da Nvidia 1000 e RTX, por exemplo), não verá ganhos tão significativos (especialmente porque o atrativo real das RTX não é desempenho, mas sim ray tracing nativo). 

• Curtir 1
Postado
Em 24/12/2019 às 17:18, misterjohn disse:

já trabalhei com especificação de produtos e nunca vi uma referência maior ser inferior a uma menor, isso é um meio de ajudar a escolher a peça

Tenho vários anos com experiência de consumidor no ramo de informática e vou te dizer que o melhor meio de ver se vale ou não uma peça (para mim) é ver ela sendo usada em aplicações reais. Testes sintéticos (benchmarks) mostram uma média de desempenho, mas não condiz sempre com o resultados em todos os cenários possíveis.

Em 13/12/2019 às 10:56, misterjohn disse:

julguei que a rapidez e dinamismo nos processamentos fossem resultado do conjunto processador, memória e hd (ou ssd) pelo menos para mim, tudo rola mais rápido quanto é processado no meu ssd e não nos discos físicos normais

Na verdade eles trabalham em conjunto sim, no entanto cada uma das peças possui uma demanda diferente no mesmo trabalho.

Não entendo a fundo o processo todo para converter um vídeo (exemplo), mas seria mais ou menos assim: O processador faz todo o papel de renderizar, a memória RAM armazena esta renderização como cache (arquivo temporário) e o HD/SSD por sua vez se encarrega de armazenar o resultado final pegando as informações da RAM aos poucos durante o processo. Provavelmente o volume por segundo gerado pelo processador não seja tão rápido quanto a velocidade de escrita do dispositivo de armazenamento, que poderia ser dito então neste caso, que o processador está gerando gargalo.

Postado
15 horas atrás, Marcos FRM disse:

Qual é a diferença de preço hoje em dia entre SSD com interface obsoleta SATA e os modernos NVMe?

Quando comprei meu NVMe de entrada, não dava 20%.

Principal diferença é que os NVMe utilizam interface PCI-Express, do mesmo tipo que a sua placa de vídeo utiliza, porém utilizando conectores especiais M.2. A diferença é que esse barramento tem uma largura de banda bem maior que os SATA III de 6Gbps que não passam de 600MB/s. Enquanto SSD NVMe PCI-E 3.0 X4 podem ter velocidades de até 32Gbps(4GB/s ou 4.000MB/s, máximo teórico). Isso no padrão PCIE 3.0, os 4.0 já são 64Gbps(8GB/s até no máximo 8.000MB/s).

Principal vantagem além dessas leituras e escritas sequenciais serem muito maiores, é a leitura e escrita aleatória que é maior também. 

Na prática entretanto você sente diferença apenas em alguns cenários como transferência de arquivos.Abertura de projetos grandes. Carregamento de games e do Sistema operacional em si não muda muito.

• Membro VIP
Postado

Sim, isso é conhecido. A latência principalmente diminui enormemente e o sistema operacional consegue paralelizar o acesso pelo menos umas 10x mais. Google "nvme sata queues".

A questão é: qual diferença de preço?

Se for para pagar 20% a mais, não vejo motivo para investir em tecnologia obsoleta. Mas opinião é como... hmm, deixa pra lá né. 😎

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Marcos FRM Sendo sincero, EU particularmente preferiria pegar um SSD SATA III 2.5" ou até um M.2 no padrão SATA III de maior capacidade do que um NVMe mais rápido porém de capacidade menor. Mas ai é de cada um.

Exato. Eu escolheria o NVMe sem pensar duas vezes. Que o colega @misterjohn  decida.

• Curtir 1
Postado
15 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Marcos FRM A sim, mas esteja ciente que em 90% do tempo você não teria benefício nenhum comparado com um SATA, obviamente dependendo do seu uso.

Quando eu saí de um SATA Sandisk para um NVME senti bem pouca diferença, mas semana passada meu NVME queimou e comprei um Kingston, ele é rápido, mas puts, que diferença, pra instalar qualquer coisa demora bem mais, iniciar o windows demora mais, abrir alguns jogos demora uns segundos a mais que até irritam, mas claro, só por estar mal acostumado. Se eu fosse comparar um Samsung EVO Sata com o NVME aí realmente a diferença no dia a dia seria bem menor, mas o preço de um Samsung Sata é bem alto, enquanto que o preço dos NVME só está caindo

• Curtir 1
Postado
12 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Igor Nunes_499284 Problema eu os SSDs SATA da Sandisk não são bons... eu pessoalmente não recomendo.

Realmente os SAMSUNG EVO são excelentes, eu mesmo possuo 3 deles em casa. São excelentes.

Não são bons mesmo, mas o Kingston que comprei agora está bem melhor que o Sandisk nos benchmarks e ainda não oferece uma experiência nem perto do nível do NVME. Os Samsung EVO sim devem ficar bem páreos para uso no dia a dia, o problema é que estão muito caros, preço de NVME praticamente 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...