Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pretendo comprar ou esse ou parecido, mas não sei se é compatível com a placa Asus Tuf Gaming X-570 Plus c/Wi-fi, mesmo que eu veja no site da Asus, não detenho conhecimento desse hardware para fazer essa constatação, por isso solicito a quem puder verificar.

https://www.kingstonstore.com.br/collections/unidades-ssd/products/sa2000m8-500g?variant=29439760597075

https://www.asus.com/br/Motherboards/TUF-GAMING-X570-PLUS-WI-FI/specifications/

Postado
1 hora atrás, Phoenyx disse:

Perfeitamente compatível.

Você pode colocar qualquer SSD M2 nesta placa, desde os M2 SATA quanto os M2 NVME 2x e 4x, PCI-E 3.0 e 4.0.

O problema da memória por enquanto está pausado, comprei dois pentes e quando instalar informo os resultados, agora vou partir para esse incremento à configuração.

• Confuso 1
  • Membro VIP
Postado

Como essa sua máquina nova está uma novela 🤣 … dica: SSDs NVMe, para serem inicializáveis, precisam que a placa-mãe inicie via UEFI (preferencialmente com secure boot ativo se usar Windows). No modo BIOS ("legacy") não funcionará.

Inclusive o Windows 10 emite mensagem de erro durante a instalação se você tentar instala-lo num dispositivo NVMe no modo BIOS -- não sei se em todos os casos, mas já vi em notebooks. Nem deixa continuar; pára naquela tela de escolha das partições.

Observação: alguns modelos NVMe da Samsung possuem integrada ao controlador uma opROM que adiciona suporte à inicialização no modo BIOS (agradecimentos à @Amanda Gonçalo pela dica), algo bastante incomum.

Postado
2 horas atrás, Marcos FRM disse:

Como essa sua máquina nova está uma novela 🤣 … dica: SSDs NVMe, para serem inicializáveis, precisam que a placa-mãe inicie via UEFI (preferencialmente com secure boot ativo se usar Windows). No modo BIOS ("legacy") não funcionará.

Inclusive o Windows 10 emite mensagem de erro durante a instalação se você tentar instala-lo num dispositivo NVMe no modo BIOS -- não sei se em todos os casos, mas já vi em notebooks. Nem deixa continuar; pára naquela tela de escolha das partições.

Observação: alguns modelos NVMe da Samsung possuem integrada ao controlador uma opROM que adiciona suporte à inicialização no modo BIOS (agradecimentos à @Amanda Gonçalo pela dica), algo bastante incomum.

Novela quem faz são os fabricantes por complicar tanto...grato pela dica

• Membro VIP
Postado
4 horas atrás, Marcos FRM disse:

Complementando, aí está o erro:

Spoiler

nvme_erro_modo_bios.thumb.jpeg.f88951c13fa7204a26c309c0370db848.jpeg

Postado
12 horas atrás, Marcos FRM disse:

Complementando, aí está o erro:

Ocultar conteúdo

nvme_erro_modo_bios.thumb.jpeg.f88951c13fa7204a26c309c0370db848.jpeg

P****** algo parecido com isso já acontecia há mais de uma década, e pelo mesmo motivo, estou falando da instalação do xp como ele não tinha os drivers para a controladora tinha que clicar PF6 durante a instalação e meter o diskete para carregar e "enxergar" o disco que queria usar...depois a coisa melhorou, a gente não precisa mas usar disquete, podia ser em midia gravada ou até uma pasta ou disco no pc....e nos dias de hoje ainda tem isso???? Não deveria haver uma comutação automática??? Precisa mais quanto tempo para isso??

• Membro VIP
Postado

É diferente. Nesse caso, o Windows enxerga o disco sem problema (NVMe é suportado nativamente). É prestativo o suficiente para impedir a continuação da instalação, pois o sistema não iniciaria depois. Não por culpa dele (Windows), mas por causa do BIOS!

No entanto, realmente a mensagem podia ser melhor escrita. A última sentença é confusa.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Marcos FRM disse:

É diferente. Nesse caso, o Windows enxerga o disco sem problema (NVMe é suportado nativamente). É prestativo o suficiente para impedir a continuação da instalação, pois o sistema não iniciaria depois. Não por culpa dele (Windows), mas por causa do BIOS!

No entanto, realmente a mensagem podia ser melhor escrita. A última sentença é confusa.

Não poderia haver digamos uma comutação automática? Ou uma mensagem explicita indicando os procedimentos a serem tomados?

• Membro VIP
Postado

A comutação é feita no setup da placa. No momento não há uma interface entre sistema operacional e firmware UEFI para esse tipo de coisa.

A boa notícia é que o modo BIOS dos firmwares UEFI começará a morrer a partir do ano que vem. Daí apenas o modo nativo UEFI será suportado e esse tipo de problema desaparecerá.

https://www.michaelrigo.com/2017/11/intel-deseja-matar-csm-2020.html

Como anda na escolha do SSD?

Postado
4 horas atrás, Marcos FRM disse:

A comutação é feita no setup da placa. No momento não há uma interface entre sistema operacional e firmware UEFI para esse tipo de coisa.

A boa notícia é que o modo BIOS dos firmwares UEFI começará a morrer a partir do ano que vem. Daí apenas o modo nativo UEFI será suportado e esse tipo de problema desaparecerá.

https://www.michaelrigo.com/2017/11/intel-deseja-matar-csm-2020.html

Como anda na escolha do SSD?

Embora essa materia seja de 2017 o prazo de implementação é 2020 ou daqui a meio mês, modo de dizer, foi dito que poderá impedir o funcionamento de hardware e software,  justo agora que estou  trocando toda a configuração, será que sairei no prejuizo? Foi dito na materia que isso só ocorreria com novas tecnologias, espero que sim....

Postado

Minha dúvida é porque eu comprei memória certificada pela fabricante da mesma, e deu problemas; agora eu não quero repetir isso com outro componente.

A configuração ficará assim:

- Processador Ryzen 9 3900x;

- placa-mãe Asus Tuf Gaming Pluscom Wi-fi;

- Memória Hyperx Fury 16gb 3466mhz Ddr4 Hx434c16fb3/16 (aguardando a chegada);

- Placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 750i;

- Tem uma controlaora off board, não lembro agora o modelo;

- SSD Samsung EVO 850 240 Gb;

- 6 Hds convencionais;

- 2 Driver de gravação de blu-ray;

- 1 Driver de gravação de dvd;

• Membro VIP
Postado
41 minutos atrás, misterjohn disse:

Embora essa materia seja de 2017 o prazo de implementação é 2020 ou daqui a meio mês, modo de dizer, foi dito que poderá impedir o funcionamento de hardware e software

Impedir funcionamento de software descontinuado e obsoleto. Se usar Windows 10 64-bit, não terá problemas!

Ahh, e impedir funcionamento de placas de expansão que não tenham uma opROM compatível com UEFI, caso haja necessidade de iniciar através delas -- placa controladora SATA RAID ou placa de rede dedicada com boot via PXE, por exemplo. Há uma exceção, que são as placas de vídeo: sem opROM compatível, não exibirão a tela do setup nem o logo do fabricante até o sistema operacional ser carregado; contudo, qualquer placa minimamente recente (uns 8 anos para cá mais ou menos) é compatível. Fora desses casos, nada muda. Não fará diferença alguma a morte do modo BIOS. Pelo contrário, simplificará as coisas.

Kingston A2000 então?

• Curtir 1
Postado

Eu tenho uma controladora off  porque as portas SATA da placa não são suficientes, são 10 dispositivos plugados, como tenho 8 nativas e mais 4 off,  e só preciso de 10, mesmo se inutilizar 2 ainda não me afeta, pois sobraram 2.

• Membro VIP
Postado

Caso essa placa dedicada não tenha opROM compatível com UEFI, não será possível inicializar através dela. Se for apenas para conectar discos de dados, onde não residirá o sistema operacional, continuará funcionando normalmente.

• Curtir 1
Postado
11 horas atrás, Marcos FRM disse:

Caso essa placa dedicada não tenha opROM compatível com UEFI, não será possível inicializar através dela. Se for apenas para conectar discos de dados, onde não residirá o sistema operacional, continuará funcionando normalmente.

Eu procurei ligar desde que instalei essa controladora, já tem tempo, ligar o disco C (ssd) e os dois gravadores de blu-ray na placa, para evitar surpresas, na placa off, que só uso 2 SATA, liguei apenas hds destinados a arquivo.

Postado

A questão das memórias foi resolvido, elas chegaram e não eram reconhecidas porque liguei no slot B1 e A1 (o primeiro é o terceiro em relação ao processador), mas pesquisando por ai, outra pessoa com problema semelhante com uma placa da mesma marca inclusive, disse que resolveu espetando nos slots B2 e A2, foi o que fiz e funcionou...Graças A Deus...agora vou partir para esse ssd e está pronta a configuração por um bom tempo.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!