Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente (ante-ontem) troquei a pasta termica da minha placa de video, pois a antiga ja estava muito ressecada, troquei tudo direitinho e montei minha 1050 ti novamente, fui jogar e fazer os testes para ver se a temperatura tinha diminuido, mas ela estava nas casas dos 82 graus jogando pes 2020, tenho que me preocupar? Minha placa de video tem 2 fans, e meu gabinete tem 2 fans tambem !!

Postado
13 minutos atrás, Jvwyng disse:

Olá, recentemente (ante-ontem) troquei a pasta termica da minha placa de video, pois a antiga ja estava muito ressecada, troquei tudo direitinho e montei minha 1050 ti novamente, fui jogar e fazer os testes para ver se a temperatura tinha diminuido, mas ela estava nas casas dos 82 graus jogando pes 2020, tenho que me preocupar? Minha placa de video tem 2 fans, e meu gabinete tem 2 fans tambem !!

Não vejo um grande problema, já que o limite térmico desta placa de vídeo é de 97ºC, muito próximo a essa temperatura realmente seria um problema (O que não é o caso)...

Postado
agora, Jvwyng disse:

@Gilson668 Falaram que tinha esse negocio de tempo de cura, isso é verdade? Eu usei aquela pasta termica branca da implastec, pois so tinha dela e não tinha outra melhor 

Sim, claro, tem o tempo de cura de 6 meses mais ou menos. Embora a pasta térmica que você colocou não deve ser superior a anterior que tinha na placa de vídeo.... Se o aquecimento realmente está lhe preocupando tente comprar uma melhor e espere o tempo de cura dela

• Confuso 1
Postado
1 hora atrás, Jvwyng disse:

@Gilson668 6 meses ?  Eu pensava que era 1 semana ou menos o tempo de cura 😕

As informações que lhe foram passadas nas respostas acima estão equivocadas. Vamos aos fatos:

Quanto mais frio sua GPU rodar, mais ela vai durar. Temperaturas acima de 70º já desgastam e causam thermal throttling. Se você trocou a pasta térmica e a temperatura está maior do que estava antes, recomendo que desmonte tudo e refaça o processo. Observe se a pasta que está usando é adequada e se seu método de aplicação também é. Observe também se está montando o bloco corretamente e se apertou os parafusos de retenção até o limite.

Tempo de cura de pastas térmicas não é de 6 meses, NUNCA. Geralmente a cura ocorre em algumas horas ou poucos dias, e existem muitas pastas (em especial as microcerâmicas) que tem tempo de cura zero. Mesmo que a pasta que você tenha utilizado tenha tempo de cura longo, esse tempo de cura se refere unicamente ao tempo necessário para ela atingir eficiência máxima, não causando um superaquecimento como o seu. Você teria uma temperatura no momento da aplicação um ou dois graus acima da temperatura pós cura.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Gilson668 disse:

Sim, claro, tem o tempo de cura de 6 meses mais ou menos. Embora a pasta térmica que você colocou não deve ser superior a anterior que tinha na placa de vídeo.... Se o aquecimento realmente está lhe preocupando tente comprar uma melhor e espere o tempo de cura dela

Recomendo que não informe membros do fórum sem antes pesquisar e certificar-se do que diz. Tudo que você respondeu aqui foi equivocado. Não saber algo não é defeito, mas responder sem sabê-lo pode ser danoso e causar prejuízos aos outros. Por favor tome cuidado com isso.

• Curtir 1
Postado

Falaram que tinha esse negocio de tempo de cura, isso é verdade? Eu usei aquela pasta termica branca da implastec, pois so tinha dela e não tinha outra melhor 

Além do que o @WOZ Dods disse acima, usar essas pastas meia-boca aí, também não ajuda.. GPU esquenta e precisa de algo bom entre o die e o dissipador, coisa que a Implastec nunca foi..

• Curtir 1
Postado

Nos informe qual é a temperatura antes da troca, qual marca/modelo de pasta térmica que utilizou. 

Você observou se ambas as ventoinhas da GPU estão rodando? É muito comum as pessoas esquecerem de reconectar o cabo de alimentação das ventoinhas ao remontar a GPU.

Removeu toda a pasta térmica antiga (no caso era adesivo térmico) e poliu a superfície da GPU e do bloco com isopropanol? 

adicionado 0 minutos depois
4 minutos atrás, RS Faria disse:

Além do que o @WOZ Dods disse acima, usar essas pastas meia-boca aí, também não ajuda.. GPU esquenta e precisa de algo bom entre o die e o dissipador, coisa que a Implastec nunca foi..

Agora que vi que é implastec!!!! affffff

🤦‍♂️

Postado

@WOZ Dods As ventoinhas estão funcionando... Mas então, eu tinha trocado a pasta termica do processador, assim que eu comecei usar, a temperatura estava muito absurda, logo depois ela foi diminuindo ate ficar na temperatura ideal. Creio que montei tudo certinho, 

adicionado 2 minutos depois
agora, Jvwyng disse:

@WOZ Dods As ventoinhas estão funcionando... Mas então, eu tinha trocado a pasta termica do processador, assim que eu comecei usar, a temperatura estava muito absurda, logo depois ela foi diminuindo ate ficar na temperatura ideal. Creio que montei tudo certinho, 

a pasta termica que eu tinha trocado o processador é a mesma que eu coloquei na placa de video, estou tentando esperar pra ver se dá o tempo de cura 

Postado

@WOZ Dodsdesmontei a placa de video, tirei a pasta termica e coloquei novamente, caso tenha colocado errado, peguei uma spatula e coloquei no meio e espalhei em todo chipset, fiz certo ?

a temperatura sem estar jogando está em 42... 

Postado

Tempo de cura é de poucas horas. A temperatura que você teria no momento de instalação não seria muito diferente da pós cura (1 a 2 graus em média). O problema maior em tudo que você falou é o tipo de pasta térmica que utilizou, que é adequada para eletrônicos comuns, mas não para computadores! 

Implastec você usa em aparelhos de som, em televisores antigos (os novos requerem produtos de maior qualidade), mas ela tem performance baixa demais para segurar um computador atual. 

Compre uma pasta térmica própria para computadores. Seja ela microcerâmica, liquid silver, ou até mesmo a pasta composta clássica, ela terá desempenho muito superior à implastec que NÃO É FEITA PARA PCS!

Postado

@WOZ Dods Vou ver se consigo comprar uma boa, mas se eu usar por enquanto essa pasta, posso ter problema ? 

@WOZ Dods E me indicaria alguma outra marca para pasta termica, que seja barata e boa 

Postado

Pasta térmica de bom desempenho e baixo custo: https://www.pichau.com.br/pasta-termica-deepcool-z5-dp-tim-z5?gclid=CjwKCAiA9JbwBRAAEiwAnWa4Q1MPe_y2yk2vFWpjNhjzObDzPn9SotMQyku2W1w85xZjHUU7GTcTXBoC4JUQAvD_BwE

Seleção ampla de marcas e modelos de pasta térmica: https://www.pichau.com.br/catalogsearch/result/?q=pasta+térmica

Boas marcas de pasta térmica:

Arctic Silver  

Cooler Master  

Corsair

DeepCool  

Scythe  

Thermaltake

adicionado 5 minutos depois
2 minutos atrás, Jvwyng disse:

@WOZ Dods Vou ver se consigo comprar uma boa, mas se eu usar por enquanto essa pasta, posso ter problema ? 

@WOZ Dods E me indicaria alguma outra marca para pasta termica, que seja barata e boa 

Se sua temperatura baixou com a segunda aplicação, provavelmente houve um erro de instalação. Monitore as temperaturas durante os jogos usando o MSI Afterburner. Se atingir temperaturas acima de 70º, pare de jogar, pois estará reduzindo a vida útil de sua GPU ou CPU. O MSI Afterburner tem a opção de exibir as temperaturas diretamente no interior do jogo enquanto você joga, basta entrar em configurações e configurar o monitor de temps.

Muita gente vai falar que esses componentes são projetados para aguentar temperaturas maiores do que isso. A verdade é que são sim projetados para "aguentar", mas o problema é quanto tempo eles vão aguentar, pois o correto é rodar na menor temperatura possível (preferencialmente abaixo de 60º para garantir maior durabilidade). Fora que os componentes periféricos a estes não foram projetados para aguentar metade dessas temperaturas.

Não precisa gastar com pasta cara. Compre de 20 a 30 reais mesmo, de uma das marcas que recomendei. As de prata são perigosas de aplicar por poderem causar curto, então prefira as de cerâmica, gel ou outros materiais não condutivos.

Postado

@WOZ Dods A temperatura do meu processador fica 65 - 70 no uso maximo, já minha placa de video quando eu fiz os testes, fica em torno de 75 - 80, também no uso maximo , voce acha que posso ter problema, usar ate comprar uma nova pasta termica ?

adicionado 12 minutos depois
11 minutos atrás, Jvwyng disse:

@WOZ Dods A temperatura do meu processador fica 65 - 70 no uso maximo, já minha placa de video quando eu fiz os testes, fica em torno de 75 - 80, também no uso maximo , voce acha que posso ter problema, usar ate comprar uma nova pasta termica ?

Vou tentar fazer os testes novamente, para ver se foi erro de instalação da pasta, e aviso aqui.. 

Postado

@Jvwyng essas temperaturas são teoricamente aceitáveis. Pessoalmente eu não deixaria meu PC rodando assim, desligaria até poder repara-lo. Minhas temps nunca passam de 60º, se é que chegam a tanto. Isso porque meu gabinete tem pelo menos 6 ventoinhas rodando no máximo constantemente e uso pasta térmica microceramica tanto no CPU quanto na GPU. A temperatura média fica entre 50º e 54º C.

Vai de você se deseja usar assim. Tenho clientes que esquecem as manutenções periódicas e, pelo excesso de poeira no interior do gabinete, acabam se acostumando a conviver com temperaturas altas. A pilha de placas de vídeo queimadas que tenho em meu laboratório (todas de clientes) é prova de que nem sempre isso dá certo.

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Se sua temperatura baixou com a segunda aplicação, provavelmente houve um erro de instalação.

houve erro de instalação na primeira aplicação.

Postado

@WOZ Dods Mas tem outra coisa, meu gabinete so tem duas fans, e onde eu moro faz muito calor, 30 graus, nordeste ... Isso pode influenciar também ne 

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Jvwyng disse:

@WOZ Dods Mas tem outra coisa, meu gabinete so tem duas fans, e onde eu moro faz muito calor, 30 graus, nordeste ... Isso pode influenciar também ne 

E meu gabinete não tem poeira, faço limpezas semanalmente, essa temperatura pode estar um pouco alta pelo fato da temperatura ambiente e por conta das 2 fans né ?

adicionado 5 minutos depois

@WOZ Dods Eu fiz umas configurações de ventoinhas no MSI AfterBurner, para amenizar tmb essa temperatura, quanto for aumentando a temperatura, a velocidade da ventoinha ira aumentar tambem, mas não coloquei pra aumentar muito por conta do barulho e também para não danificar as ventoinhas da placa de video !!

Postado
3 minutos atrás, Jvwyng disse:

E meu gabinete não tem poeira, faço limpezas semanalmente, essa temperatura pode estar um pouco alta pelo falta da temperatura ambiente e por conta das 2 fans né ?

Duas ventoinhas realmente fazem os componentes sufocarem um pouco, especialmente dependendo da qualidade do gabinete. Seria interessante melhorar isso.

A temperatura ambiente influi diretamente na temperatura interna do computador. Ainda sim monitore com o MSI afterburner. Se perceber temperaturas próximas ou acima de 80º tente reduzir a qualidade do jogo ou apenas pare de jogar.

Postado

@WOZ Dods Ok, muito obrigado, vou ver no jogo aqui e vejo se a temperatura está boa 

adicionado 19 minutos depois

@WOZ Dods Fiz um teste aqui em um jogo que está muito mal otimizado ainda kk, mais a temperatura ficou entre 70-74 da placa de video, não passou disso, melhorou muito como a temperatura de antes, que so ficava 77-82 

adicionado 19 minutos depois

E a do processador ficou 65 -70 

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Estou jogando gta v aqui, a temperatura da placa de video fica entre 60-65, já a do processador fica 70-78, meu processador é um i3 7100 cooler box

adicionado 15 minutos depois
15 minutos atrás, Jvwyng disse:

@WOZ Dods Estou jogando gta v aqui, a temperatura da placa de video fica entre 60-65, já a do processador fica 70-78, meu processador é um i3 7100 cooler box

Agora melhorou a temperatura do processador, meu cooler tava no silencioso, eu coloquei no normal e agora tá 60-65 a temperatura do processador jogando gta v

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!