Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, atualmente possuo uma placa-mãe ASRock FM2A68M-DG3, com um AMD A8-8650b, 8 GB de RAM DDR3 1866Mhz, uma Gigabyte GTX 950 de 2GB DDR5 (GV-N950OC-2GD) e uma Fonte 430w Smart 80 Plus White Thermaltake .

Atualmente o meu maior gargalo é o processador, que em alguns jogos novos não consegue empurrar.

Pesquisando por novas plataformas (o 8650b é um dos melhores que a placa suporta) encontrei alternativas dentro do valor que planejo gastar, R$1000,00.

1 - Um Ryzen 3 2200g + 8GB de RAM DDR 4 2400 Mhz + Placa-mãe ASRock A320M-HD por R$ 1000,00

2 - Um FX 8300 + placa-mãe gigabyte GA-78LMT-USB3 + 8GB de RAM DDR 3 por R$ 900,00

3 - Um Core I7 3770 + placa-mãe Macroway H61 Ddr3 Lga1155 por R$ 890,00

Vi vários testes em que o I7 se saiu de 10 a 15 % melhor que o 2200g e quase 25 % melhor que o FX8300, mas é uma plataforma morta (sem nenhum upgrade futuro possível, assim como o FX).

Qual vocês acham ser a melhor opção?

Postado

Saia das gerações antigas..apesar desse i7 3770..aguentar as placas de videos atuais sem problemas.. ( como uma gtx 1080ti-rtx 2070) ... maas...a melhor opção seria investir na nova geração da amd...para futuros upgrades.

Postado

@wolf_king Primeiramente, gostaria de elucidar que seu maior gargalo hoje é sua GPU. O A8 que você tem ainda tem bom desempenho e é possível jogar jogos com GPUs mais robustas que a sua sem gargalos significativos. A GTX 950 é uma GPU de nível de entrada, não oferecendo o desempenho necessário para jogos pesados.

Dito isso, eu recomendaria que aguardasse a reposição de estoque das lojas brasileiras. Por enquanto todos os estoques estão vazios e as ofertas estão péssimas. Quando os estoques forem repostos (início de janeiro), recomendo que procure por um Ryzen 5 1600, placa-mãe B350 (a gigabyte o modelo GA-AB350M-DS3H V2, mas está caro agora), e um pente de 8GB de DDR4. Vai compensar mais do que qualquer outro upgrade que você poderia fazer e vai durar muitos anos por ser robusto apesar do baixo custo.

Só tem um problema: não vai fazer nenhuma diferença em jogos esse upgrade. Se sua prioridade é jogar bem, compre uma GPU nova e seja feliz. Uma RX 570 ou 580 vai te dar todo o desempenho para jogar bem mesmo com seu processador antigo, e apenas jogos que requerem níveis de processamento extremos (basicamente alguns MMOs, mas só com o gráfico muito alto). No geral seu CPU vai dar conta de levar uma GPU mais potente com bom desempenho e qualidade gráfica. Depois, com mais dinheiro sobrando, você faz upgrade de plataforma.

Antes que eu esqueça, certifique-se de que sua fonte é de qualidade, pois uma GPU desse calibre vai queimar fontes genéricas na hora. O recomendado é uma Corsair CX550 ou superior.

adicionado 2 minutos depois
54 minutos atrás, wolf_king disse:

Vi vários testes em que o I7 se saiu de 10 a 15 % melhor que o 2200g e quase 25 % melhor que o FX8300, mas é uma plataforma morta (sem nenhum upgrade futuro possível, assim como o FX).

Os testes que você viu, se comparava o processador selecionado com outro selecionado, não são confiáveis. De qualquer maneira, a diferença entre sua GPU e uma mais moderna e de bom desempenho é abissal, não apenas 10 a 15%. Parece claro para mim que você não compreende que quem trabalha para renderizar jogos não é o CPU, mas sim GPU. Sem uma GPU de bom desempenho, mesmo o melhor processador do mundo não é capaz de renderizar jogos com mínima qualidade. Para jogos quem faz mais de 80% do trabalho é a GPU, o CPU e demais componentes fazem apenas "o resto".

• Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@wolf_king Primeiramente, gostaria de elucidar que seu maior gargalo hoje é sua GPU. O A8 que você tem ainda tem bom desempenho e é possível jogar jogos com GPUs mais robustas que a sua sem gargalos significativos. A GTX 950 é uma GPU de nível de entrada, não oferecendo o desempenho necessário para jogos pesados.

Dito isso, eu recomendaria que aguardasse a reposição de estoque das lojas brasileiras. Por enquanto todos os estoques estão vazios e as ofertas estão péssimas. Quando os estoques forem repostos (início de janeiro), recomendo que procure por um Ryzen 5 1600, placa-mãe B350 (a gigabyte o modelo GA-AB350M-DS3H V2, mas está caro agora), e um pente de 8GB de DDR4. Vai compensar mais do que qualquer outro upgrade que você poderia fazer e vai durar muitos anos por ser robusto apesar do baixo custo.

Só tem um problema: não vai fazer nenhuma diferença em jogos esse upgrade. Se sua prioridade é jogar bem, compre uma GPU nova e seja feliz. Uma RX 570 ou 580 vai te dar todo o desempenho para jogar bem mesmo com seu processador antigo, e apenas jogos que requerem níveis de processamento extremos (basicamente alguns MMOs, mas só com o gráfico muito alto). No geral seu CPU vai dar conta de levar uma GPU mais potente com bom desempenho e qualidade gráfica. Depois, com mais dinheiro sobrando, você faz upgrade de plataforma.

Antes que eu esqueça, certifique-se de que sua fonte é de qualidade, pois uma GPU desse calibre vai queimar fontes genéricas na hora. O recomendado é uma Corsair CX550 ou superior.

Olha o que ele disse é verdade...melhor tu pegar uma placa de video..e ir jogando os jogos que você quer...e depois troca seu kit...vende o seu...e pega um novo futuramente..com 1000R$ da pra pegar uma rx 580-590..de 8gb huasha bota os jogos tudo no maximo pra n puxar tanto do processador que é sucesso..

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, Lucashu3 disse:

bota os jogos tudo no maximo pra n puxar tanto do processador que é sucesso..

Não é bem assim que funciona. Quanto mais altas as configurações gráficas mais vai demandar tanto da GPU quanto do CPU. Rodando no talo ele vai ver alguns soluços nos FPS, um pouco abaixo disso vai ficar lisinho dependendo do jogo, mas os mais pesados vão demandar configuração media/alta, o que certamente estará bem acima do que é possível com a GPU atual dele.

Postado

@WOZ Dods Então, eu uso a plataforma e posso garantir que o gargalo é o processador, mesmo a GTX 950 sendo um modelo bem de entrada ela não passa de 75 % de uso  mesmo em jogos "pesados", o processador, ao contrario, nunca abaixa de 100% (mesmo jogando joguinhos simples como  Castlevania Lords of Shadow - Ultimate Edition, e PUBG LITE). Sei que a placa de vídeo não é boa, mas ele me entrega um desempenho que considero bom pelo preço que paguei, já o A8 segura ela em VÁRIOS jogos.

adicionado 7 minutos depois

@WOZ Dods  E sim, eu sei como um computador funciona já que trabalho com isso e faço faculdade de Engenharia de computação, mas como disse o gargalo não chega a ser o GPU pois o processador não deixa. De qualquer forma, ciente que o problema é o CPU, qual dos modelos você recomendaria?

OBS: os teste que vi são sim confiáveis. Segue um exemplo do adrenaline

Postado

@wolf_king entendo. Minha experiência já é diferente. Tenho um PC antigo em casa que dei para a namorada quando montei o novo. Ele usa um CPU Phenom II x4 de desempenho bruto similar a esse A8, mas a GPU é uma GTX tão potente quanto a 960 (não lembro o modelo). Nesse computador dá para rodar o GTA V com boa qualidade (reduzindo apenas a densidade demográfica e de veículos) e o desempenho é ótimo. Fica em par com meu CPU que tem desempenho bem superior. Antes eu rodava esse mesmo CPU com uma 960 e também era tranquilo. 

Postado

@Daianne Limeira pensei exatamente isso, mas o que me deixou em dúvida foi o kit do FX8300, pois vem com 8GB de RAM, o que faria eu ficar com 16GB, restando "só" trocar o GPU futuramente. Mesmo assim, acha que não vale a pena?

adicionado 3 minutos depois
2 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@wolf_king "Nesse computador dá para rodar o GTA V com boa qualidade (reduzindo apenas a densidade demográfica e de veículos)"

Sim, gta V roda entre 50 - 55 fps na qualidade média, com os filtros no alto aqui. Mas penso nos jogos novos (Red Dead 2 e BF V são jogos que não posso jogar porque o processador não deixa

Postado

@wolf_king concordo com você. Esse A8 já não dá para segurar 60 fps em vários jogos. Quanto à GTX 950, é só baixar a qualidade gráfica ou resolução e manter os 60 fps. Com processador não há muito o que fazer.

Melhor trocar a plataforma mesmo, mas esqueça FX.

Postado
4 horas atrás, wolf_king disse:

1 - Um Ryzen 3 2200g + 8GB de RAM DDR 4 2400 Mhz + Placa-mãe ASRock A320M-HD por R$ 1000,00

2 - Um FX 8300 + placa-mãe gigabyte GA-78LMT-USB3 + 8GB de RAM DDR 3 por R$ 900,00

3 - Um Core I7 3770 + placa-mãe Macroway H61 Ddr3 Lga1155 por R$ 890,00

Você tem vários cenários.
Como eu havia dito, prefiro o Ryzen unicamente pela plataforma ser atual, modernidade, lhe dando outras possibilidades futuras (custo x benefício)...
O kit com o i7-3770 eu apenas não gostei da placa-mãe.

2 horas atrás, wolf_king disse:

pensei exatamente isso, mas o que me deixou em dúvida foi o kit do FX8300, pois vem com 8GB de RAM, o que faria eu ficar com 16GB, restando "só" trocar o GPU futuramente. Mesmo assim, acha que não vale a pena?

Se permanecer na plataforma AM3 / DDR3, para você não é problema e é interessante pelos 8Gb de RAM, acho então ser a opção mais adequada. Ainda pode vender seu kit atual (processador / placa-mãe) e investir na GPU, caso necessite.

Postado
2 horas atrás, wolf_king disse:

@rodrigops Ryzen 3 ou I7 então?

Sua pergunta é meio sem contexto. Qual Ryzen 3, qual i7? Pessoalmente eu não conheço nenhuma compatibilidade de preços entre as duas linhas a menos que você esteja falando de um i7 de geração obsoleta. 

Venhamos e convenhamos, Ryzen é o presente. Pode não ser o futuro, pois o futuro é imprevisível, mas definitivamente é a melhor opção custo/benefício hoje a menos que você tenha algum canal para comprar Intel pela metade do preço de mercado. Seja como for, lembre-se de que os Ryzen, mesmo em modelos de entrada, oferecem expansibilidade muito superior a qualquer linha Intel, mesmo a mais atual. Com isso, afirmo que é melhor um Ryzen de entrada, onde você pode adquirir um modelo melhor depois por preços justos, do que um Intel topo de linha onde você não poderá expandir ou fazer upgrade sem trocar a plataforma inteira posteriormente.

Se quer desempenho ignorando completamente as tendências de mercado, procure na e compare cada modelo na lista do PCMARK, buscando o modelo que mais lhe apetece, observando sempre o desempenho multithread e singlethread.

Se quer algo durável, fazer seu dinheiro valer HOJE, vá de Ryzen. Simples assim. O melhor Ryzen que puder comprar.

Postado

@WOZ Dods eu disse no Post:

"1 - Um Ryzen 3 2200g + 8GB de RAM DDR 4 2400 Mhz + Placa-mãe ASRock A320M-HD por R$ 1000,00

3 - Um Core I7 3770 + placa-mãe Macroway H61 Ddr3 Lga1155 por R$ 890,00"

adicionado 5 minutos depois

Obrigado a todos que responderam. Realmente, a placa-mãe da opção 3 é bastante duvidosa (não encontrei nenhuma outra com um preço que faça sentido) e a opção 2 foi vendida. Ficarei com o Ryzen 3 2200g mesmo, mas devo esperar um ou dois meses como sugerido.

Postado

Nesse caso eu ainda iria de R3, apesar de o desempenho dele ser inferior ao do i7, você poderá aproveitar a placa-mãe e memória depois para fazer upgrades até a linha R7. Com os demais, você teria que trocar a plataforma inteira.

image.thumb.png.1fa96bef25eaa1e0ea174c7e7bf1fe94.png

adicionado 1 minuto depois

O FX tem desempenho multi-threading similar ao R7, e single threading bem inferior: https://www.cpubenchmark.net/compare/AMD-Ryzen-3-2200G-vs-Intel-i7-3770-vs-AMD-FX-8300-Eight-Core/3186vs896vs1825

Você fez a escolha certa.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!