Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esteira aumenta velocidade ao subir nela


Posts recomendados

  Boa noite...

 Estou com um problema e não sei o que fazer...

tenho uma Esteira Eletrônica Caloi Premium CLE30 e funciona todos os comando direitinho sem ter ninguém nela, porém quando alguém sobe nela a mesma começa a acelerar e so para quando é tirado a trava de segurança ou quando se sai dela se parmanecer em cima ela vai ate a velocidade máxima e fica....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da uma checada nos sensores de velocidade dela, pode ser um sensor tipo Hall ou óptico, se o sensor óptico ficar aberto a esteira percebe a carga pelo aumento na corrente ou queda de tensão no motor, mas não tem o sinal de rotação pra saber se já chegou na velocidade programada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito estranho o sinal que monitora a velocidade sumir apenas quando se tem carga sobre a esteira. Se o sistema de controle funciona sem carga (peso) e para de funcionar quando se tem peso então o problema é relacionado ao peso.

Olhando para aquele disco da foto com 2 sensores: se a flexão da estrutura por ocasião da subida do usuário na esteira provocar travamento do disco a placa vai disparar mesmo. Verifique se o disco está bem fixado ao eixo.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Muito estranho o sinal que monitora a velocidade sumir apenas quando se tem carga sobre a esteira. Se o sistema de controle funciona sem carga (peso) e para de funcionar quando se tem peso então o problema é relacionado ao peso.

Olhando para aquele disco da foto com 2 sensores: se a flexão da estrutura por ocasião da subida do usuário na esteira provocar travamento do disco a placa vai disparar mesmo. Verifique se o disco está bem fixado ao eixo.

Boa sorte

Vou verificar... Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 10/01/2020 às 20:18, Sérgio Lembo disse:

Muito estranho o sinal que monitora a velocidade sumir apenas quando se tem carga sobre a esteira. Se o sistema de controle funciona sem carga (peso) e para de funcionar quando se tem peso então o problema é relacionado ao peso.

Olhando para aquele disco da foto com 2 sensores: se a flexão da estrutura por ocasião da subida do usuário na esteira provocar travamento do disco a placa vai disparar mesmo. Verifique se o disco está bem fixado ao eixo.

Boa sorte

esta tudo ok... todos controles funcionam mas quando subo nela a mesma começa a subir a velocidade e so para quando saio dela(fica com a velocidade em que eu sai) ou se eu puxar a trava... o disco esta bem preso... nao sei mais o que pode ser...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem várias formas de se controlar a velocidade de um motor de corrente contínua (supondo que seu motor seja DC). Uma delas é pela frequência gerada a partir da rotação da máquina. Uma outra em desuso por conta da informática mas de boa precisão é com o uso da tensão com compensação de RI, onde R é a resistência da armadura do motor e I a corrente de armadura.

Essa resposta me obriga a falar sobre a teoria básica de um motor DC shunt (paralelo).

Motor shunt é o que tem o campo independente da armadura podendo ser uma bobina ou um par de ímãs permanentes. Quando se diz que a rotação de um motor é proporcional à tensão isso é um erro, na verdade é proporcional à FEM (força eletromotriz). Entre a FEM e a alimentação do motor temos em série a resistência interna da armadura. Então para termos uma rotação estável que compense a variação de carga a tensão de alimentação tem que ser a FEM necessária mais as perdas na resistência interna.

 

De forma prática a corrente é monitorada e seu valor somado à tensão de referência. Há um ajuste de ganho entre o shunt que monitora a corrente e o ponto em que esse retorno é somado no circuito. Se o ganho for baixo a compensação será insuficiente e a rotação cairá. Se alto demais pode vir a acelerar o motor.

 

Possíveis causas práticas:

- trimpot desajustado ou com problemas

- shunt com valor alterado

- por ser um produto seriado (sempre o mesmo motor) talvez haja um resistor fixo no lugar do trimpot de ajuste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!