Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RX570 ou RX580 (ambas 8gb) para um i3 8100?


Ir à solução Resolvido por RedWooD,

Posts recomendados

Olá pessoal, eu gostaria de saber se é o RX570 ou o RX580 (ambas 8gb) que vale mais a pena para as configurações do meu PC:

 

- Memoria ADATA XPG Gammix D10 16GB (1x16) DDR4 2666MHz;
- HD WD Blue 1TB 3.5" Sata III 6GB/s;
- GABINETE GAMER AZZA CRIMSON 211G LATERAL DE VIDRO LED VERMELHO;
- Processador Intel Core i3-8100 Quad-Core 3.6GHz 6MB Cache LGA1151;
- Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W PFC Ativo;
- placa-mãe GIGABYTE B365M H DDR4 SOCKET LGA1151;

 

Preços:

- RX 570, 8gb, da marca XFX: R$727,70 (com frete incluso);

- RX 580, 8gb, da marca MSI: R$822, 04 (com frete incluso);

A diferença de preço entre as duas é de R$94,04. O que me aconselham???
OBS: A RX570, 8gb, só consigo ela por esse preço até hoje, pois fiz o pedido antes dela mudar de preço na kabum e o boleto vence hoje.

 

Agradeço a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Far Leal Sempre que tiver dúvidas sobre a diferença de desempenho de duas GPUs, procure por reviews em sites conceituados. 

 

Sobre sua dúvida, isso vai depender do quanto você tem para gastar e de quais jogos pretende jogar. Se sua prioridade é jogar jogos antigos ou leves (pixel art, 2D, plataforma), então talvez a RX 570 seja a melhor opção para você.

Se pretende jogar jogos atuais (ou futuros lançamentos), jogos 3D pesados e similares (corrida, shooters, RPGs como The Witcher 3, etc.), então vá de RX 580. A diferença de desempenho entre elas não compensa diretamente o valor a mais se você observar apenas a proporção direta de desempenho, mas quando falamos de placas de vídeo em geral, a diferença de preço é bem menor do que parece nesse caso.

 

Veja os gráficos comparativos: https://www.tomshardware.com/reviews/amd-radeon-rx-580-review,5020-3.html

adicionado 0 minutos depois
1 minuto atrás, Far Leal disse:

@MatheusDelValle Pelo preço ou pela combinação com meu PC, que seria o mais adequado?

Seu processador vai limitar o desempenho de ambas as GPUs. Não importando qual delas escolher, sempre será recomendável fazer um upgrade de CPU assim que for possível se você quiser jogar jogos pesados.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado pelos esclarecimentos. Eu dei uma olhada nesse vídeo abaixo, em que o cara usa um i3 8100 + gtx 1050 ti (que é inferior ao RX570) e o The Witcher tava rodando bem com ele. Não ficava com o fps nas nuvens, mas estava ótimo para jogar, não via o jogo travando com ele e olha que ele estava na área mais pesada do game (castelo/vilarejo/cidade). É necessário mesmo ter o fps muuito acima dos 40 fps?

Olha só o video:
 

 

E aquela história de que os consoles rodam a 30fps travados não conta (eu uso como comparativo)? Eu acho que com essa configuração daria para jogar tranquilamente até jogos pesados como The Witcher 3. Sei que pode acontecer de dar um gargalinho ou outro, não o tempo todo, mas creio não seria algo insuportável a ponto de não dar para jogar certo? Eu não vi a gameplay dele travando, eu jogaria tranquilamente daquela forma, super feliz kkk... O que você acha?

Eu tenho até mais RAM que o cara que testou no vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Far Leal Em questão de FPS obtido depende do quanto você quer,um jogo é mais fluído acima dos 60FPS,mas se você não liga de jogar com o fps abaixo disso ou abaixo de 40 é uma questão de gosto pessoal seu.

Eu recomendo pelo menos ter 30FPS,menos que isso o jogo fica travado demais,movimentação estranha.

 

Procure videos compando 30FPS vs 60FPS por exemplo e vai ver a diferença que estou falando.

 

A RX570 (mesmo a de 4GB) é ótima para rodar os jogos atuais acima dos 60FPS,com um boa qualidade.

Mas como o amigo @WOZ Dods disse,o seu processador vai limitar o desempenho da placa de video,não deixando ela ter o desempenho que é esperado dela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Far Leal Eu entendo que a questão financeira pese, mas recomendo que pondere:

 

  1. Witcher 3 é um jogo de gerações anteriores, já antigo para os padrões atuais. Se ele é o único jogo que pretende jogar, use ele como medida, mas se pretende jogar qualquer jogo da próxima geração, usá-lo como referência única e determinante é contra-produtivo.
  2. Vídeos de youtube não devem jamais ser sua referência. Especialmente única e absoluta. Levar em consideração apenas um ou dois componentes na equação que determina o desempenho de um PC não é realista.
  3. 30 FPS é o mínimo para que o jogo seja "jogável". Se você já vai começar com 30 FPS, então qualquer jogo ligeiramente mais pesado (ou até esse mesmo jogo se houver qualquer variável nessa configuração) ficará impossível de jogar.
  4. A GTX 1050 é uma péssima GPU hoje em custo/benefício, pois o que você economiza é muito menos do que o volume de desempenho que vai efetivamente perder. 

Tendo tudo isso em mente, recomendo que adie seu upgrade se não tiver o valor que precisa no momento. Comprar uma GPU que ficará tão obsoleta hoje é garantia de desperdiçar seu dinheiro. Comprar algo inferior já sabendo que terá de comprar um modelo melhor em breve é a antítese de um bom investimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Eu adorei sua explicação, fora que você escreve muito bem =D

Resumindo, é melhor eu nem comprar essa RX570 ou a RX580? Eu só queria jogar The Witcher e ARK mesmo (um Lolzinho de vez enquando). Tenho que manter poucos jogos no PC, se não irá me atrapalhar em outras atividades minhas, se é que me entende, considerando que jogos viciam demais kkk...

Eu não posso fazer mais upgrade (além da placa de vídeo que não tenho), porque esse pc é novo e eu montei garimpando as peças pela internet, ele mal tem 1 mês. Consegui as peças todas super baratas (black november e black friday), novas e originais, fora que não gastei na montagem c/ um técnico, já o enviaram montado. Eu não almejo um PC hyper mega ultra rápido, só queria um PC "suficiente" ='/

Eu até consigo jogar The Witcher 3 sem placa de video, só usando a integrada da intel, mas é óbvio que é meio lerdinho o desempenho (mesmo assim estou jogando kkkk.), eu só queria a placa pra poder jogar The Witcher e ARK sem dar qualquer tipo de "lerdeza". Eu não gosto de GTA V, Crysis, Metro Exodus, Assassins Creed, etc... Eu não pretendo daiquiri-los, não me interessei neles.

@MatheusDelValle Eu segui seu conselho e vi videos que diferenciam 30fps de 60fps, mas eu não sei o que há comigo, ambos são iguais pra mim kkkkk... Olha só: 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Far Leal Seu Core i3 8100 vai funcionar super bem com a RX 570 ou mesmo com a RX 580/GTX 1060. Vai gargalar em alguns jogos em 1080p, mas isso fica longe de inviabilizar o investimento. Você talvez nem sinta necessidade de trocar o processador, embora possa sim ser interessante mais para a frente.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Obrigado ❤️

Pesando a diferença de preço e o fator de qual das duas combina/é suficiente para as minhas configurações, na sua opinião, qual você mais indica? Seria uma RX580 demais para as minhas configurações?


Diferença de R$94,34 de uma para a outra:
- RX 570, 8gb, da marca XFX: R$727,70 (com frete incluso);

- RX 580, 8gb, da marca MSI: R$822, 04 (com frete incluso);

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A diferença de preço das duas é maior do que a diferença de desempenho efetiva. Quando falamos de GPUs, no entanto, isso é perfeitamente normal, e no caso dessas duas está até dentro dos padrões. Penso que vai do quanto você tem para investir e se realmente quer investir mais do que o necessário. As duas vão rodar bem, mas a RX 580 vai rodar um pouquinho melhor, e jogos futuros também (tem certeza que não vai jogar Cyberpunk 2077?????).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Amigo, eu tinha uma combinação parecida com a sua, era um i5 7400(que tem o desempenho muito similar a um i3 8100) e uma rx 580 (tenho ela ainda).

Já vou te adiantando que The Witcher 3 aí pode colocar no alto/ultra que vai vomitar mais de 60 fps na tela, em full hd.

GTA V eu rodava com todas as opções no máximo (MSAA OFF) em full hd e atingia ótimas médias de fps também 60+.

LoL, Dota então nem se fala 130 fps+.

Eu só não consegui rodar satisfatoriamente 3 jogos, Battlefield 1 Multiplayer, PUBG e BF V Multiplayer por conta do processador, esses jogos puxam muito, fazendo minha rx 580 picotar direto(caindo para 30, 40 fps).

Mas fiquei com o pc um tempo assim, levantando a grana e coloquei um Kit ryzen 5 2600, meus problemas foram sanados para os 3 jogos citados.

Conclusão: Invista na rx 580 8gb de boa, se não me engano tem no kabum por 829 também a de 8gb, dependendo o que você for jogar, nem sentirá necessidade de mudar seu processador tão cedo.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Far Leal disse:

@RedWooD Perfeito, sua experiência me ajudou muito a decidir o que fazer!! Vou investir na 580, pois ela é melhor e num futuro (muito distante), talvez eu possa melhorar mais ainda a minha máquina e manter a boa placa 580. =D

 

Perfeito, mano.

Boa jogatina, depois quando a placa chegar poste suas impressões aqui! até

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Far Leal Não considero que a RX 580 é demais para o seu computador... Se você reparar na minha assinatura, verá que tenho um Core i5 4670K (bem pouco superior ao Core i5 7400 e ao Core i3 8100) com uma GTX 1070Ti, que é bem mais potente que a RX 580.

 

Não vou dizer que não tenho problemas, obviamente. Há gargalo, claro. Mas digo que mesmo nessa situação não estou vendo razão tão imediata para trocar de processador. Apenas em jogos de mundo aberto realmente muito pesados é que o gargalo começa a surtir algum efeito que pode incomodar... E nem é pela limitação da taxa de FPS (que também pode ocorrer), mas pelo stutter. E, nesses casos, limitar a taxa de FPS pelo Riva Tuner pode resolver (ou, caso você tenha monitor com Freesync, melhor ainda).

 

Tive gargalo, por exemplo, no GTA V, em regiões de grandes cidades (nem é perceptível com o Freesync, só percebo se ligar o Afterburner) e no Crysis 3, em áreas abertas (nesse dá pra sentir o "sufoco" do processador, mesmo com o Freesync trabalhando). Ao mesmo tempo, consigo extrair 100% da minha placa de vídeo em inúmeros outros jogos ao colocar tudo no talo do talo (algo geralmente desnecessário, considerando o tanto que pesa a mais sem trazer mudanças visíveis), como Wolfenstein (The New Order e The Old Blood), The Division (processador e placa de vídeo a 100% direto), The Elder Scrolls Online (com ReShade, salvo áreas de cidades muito cheias, a placa crava 100% direto), Sleeping Dogs (antigo, mas incrivelmente pesado no máximo) e por aí vai... Mesmo com essa placa, não estou sentindo sub-aproveitamento que realmente force a trocar o kit. Tem problemas? Tem... Dá para curtir e aproveitar o investimento na placa? Definitivamente sim. Eu compraria novamente. Não testei em jogos mais modernos, mas ainda acho que vou empurrar isso aqui por mais tempo.

 

Qual monitor você pretende usar? Em que resolução? Eu aqui jogo em 2560x1080p @ 75 Hz (mantenho a taxa limitada em 75 FPS com a máxima qualidade que consigo colocar, exceto em jogos competitivos como CS:GO e ESO, que ficam com problemas no tempo de resposta se travar). 

 

Se você pesquisar sobre, vai ver que um limite padrão que o pessoal costuma adotar para processadores como os nossos é a GTX 1070 (já com gargalo, como mencionado). Acima disso passa a não fazer sentido em 1080p (no meu caso, a resolução 21:9, mais alta, compensa isso). 

 

Sobre qual placa escolher, é bem o que o @WOZ Dods disse... A diferença está dentro do esperado. Vai do seu bolso e do seu objetivo mesmo. Qualquer uma delas vai ser boa escolha, não tem como errar.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD A da loja pichau parece estar com overclock (OC): isso seria saudável? A minha peça poderia durar menos né? Ai eu teria que gastar mais com sistema de resfriamento? A Da Kabum não menciona estar com overclock (não estar aumenta a durabilidade da peça ou não tem nada a ver?)

@MatheusDelValle O valor da loja Pichau é tentador, o que me da receio é que quando comprei meu PC com eles, demoraram quase 2 meses pra enviá-lo, ameacei até ação judicial pra cima deles kkkk... Fora os cliente reclamando de entrega de placas erradas (4gb no lugar de 8gb, ou com defeito), mas no fim, o meu PC chegou perfeito (amém). Já a Kabum, quase não encontro um cidadão reclamando dessas coisas e eles elogiam bastante a entrega rápida.

Resumindo galera, o valor deles com o frete mais em conta fica assim:

- PICHAU: R$822,04 (RX580, 8gb, da MSI);
- KABUM: R$858,79 (RX580, 8gb, também da marca MSI);

Em fim, pesando a questão do overclock e da qualidade das lojas, o que vcs fariam em meu lugar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Far Leal Não tive problemas quando comprei com eles 3x (2x CX550 e uma CX450),não comprei placas de video com eles.

Mas é ótimo você falar do que aconteceu,para a gente pode as diferentes situações a ajudar o amigo na compra da GPU.

Kabum não tive problemas também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Far Leal disse:

@MatheusDelValle E quanto ao overclock, o que você acha?

 

O overclock que essas placas tem de fábrica, muda tão pouco a frequência da placa de vídeo que chega a ficar na margem de erro o desempenho 2~4 fps, porém, a engenharia deles projeta um sistema de refrigeração eficiente para a "potência" extra.

Resumindo: OC de fábrica não é uma mudança tão perceptiva, eu compro mais pelo modelo da placa em si, essa MSI armor é excelente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RedWooD Obrigado amigo.
Mais uma coisa, meu monitor é um pouco antigo, um AOC modelo 936Swa, 60hz, ele tem entrada D-SUB. O cabo que uso tem os dois conectores voltados para D-SUB ambas as pontas do cabo são com o da imagem. Nesse caso preciso de um conversor ou adaptador? Eu não sei a diferença. Poderia me indicar algum? (obs: @KairanD olha o monitor "maravilhoso" em que eu pretendo jogar kkkk...).

image.png.c936c92df40381faa6f2afc4c0f34d88.png


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...