Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, estou com uma situação meio complicada, não sei se pode ser bug ou é um monitoramento verdadeiro mesmo;

Inicio ano passado comprei um Kit OEM de mobo+processador+ram quase iguais a desse anúncio tirando o fato de que o meu processador é um A8-8650B [nunca ouvi falar], comprei de um cara na minha cidade dando meu kit antigo + uma volta em dinheiro ~200R$, eu estava precisando urgentemente pois meu antigo kit era horrível e travava demais para estudar, comprei e instalei, como funcionou certinho eu nem liguei mais até porque eu estava atarefado, porém em dezembro agora tive um tempo livre e comecei a monitorar as temperaturas pois quando estava jogando The Witcher 3 o clock caia para 3,2Ghz que é o padrão, normalmente fica em 3,7Ghz no máximo, quando olhei me deparei em com esse CPU Package com mais de 100ºC e fiquei curioso pois é uma temperatura muito alta, mas estou pensando se é real ou bug, moro em uma cidade quente 30~37º e meu quarto não tem ar condicionado vale ressaltar.

+Dados da config:

Meu gabinete é bem ventilado, tem 5 fans.

Fonte CX450;

RX580;

SSD 240gb;

HDD 1tb;

1x8Gb de ram;

Cooler Stock do processador, o mesmo da imagem, configurei para o máximo de rpm sempre, 3300rpm e mesmo assim não adiantou.

Pasta térmica usada é uma mais ou menos barata da deepcool que acabou e não lembro o nome.

~Comprei um Gammaxx 400 e estou esperando chegar para ver se melhora.

CPU em load:

1.thumb.png.dc102d6ceefe83ca214717cbb61729b3.png2.png.73a6a260f54d9897baf7684e5d43b3b6.png

Em Idle:

idle.thumb.png.d7506a87ead9f07ccde9bccccfa37b1a.pngidle2.png.66eeb89016200ca8ceb3ef1c5bfdc695.png

Não entendo muito dessas voltagens e etc do processador então vim pedir ajuda pois não sei se isso é grave o suficiente para diminuir a vida do processador rapidamente, se é um defeito, quem souber mais sobre ficarei grato.

• Membro VIP
Postado

@.Solutionn. Tudo Bem?

Eu tenho um PC com A8-3870K, que quando "novo" beirava os 60º e depois de um tempo (2 anos) também ficou ao 100º, comigo só resolveu trocando o cooler stock por um mais parudo! Abaixo tem um tópico que aconteceu o mesmo problema com a mesma solução. Essas primeira APUs tem praticamente uma placa de vídeo inteira "dentro" do processador, esquenta muito realmente.

Espero que ajude.

Até!

• Curtir 1
Postado

@GusGraf É realmente pode ser isso, tomara que não seja problema pois estou pensando em vender em breve e se for um problema vai cair mal.

No caso o meu é o CPU Package que fica 100ºc que pelo que eu vi é o núcleo mais quente o da CPU tctl fica no máx 60ºc como você citou.

Postado

Acho que suas tensão estão altas 1,5, tente mudar a tensão na bios, setar para uma mais baixa, tente 1,2 e veja se sua temperatura abaixa.

• Curtir 1
Postado

@Rogerio Moreira Silva Estou achando que deve ser isso também porém a BIOS dessa placa-mãe é aquelas Aptio Setup Utility 2014 e na aba Tweak que é onde relacionado a clocks etc só tem CPU Vid para mexer, está em 64 ae quando eu coloco em 63 já fica estranho o desempenho ao ligar o windows, fica travandinho, vou aguardar o Air Cooler Gammaxx 400 com uma boa pasta térmica e vejo se melhora, se não melhorar acho q vou deixar por isso mesmo e tentar me livrar do mesmo.

Postado

com certeza está alta, não conheço muito de overclock, porém acho que nem a serie k da intel pega isso tudo no over. Acho muito difícil apenas um cooler box resolver isso ae, até porque, para voltagems mais altas porém dentro do normal  deveria usar minimo um water cooler de 2 fans de 14, e seu processador está longe de estár dentro do normal. A uns dias atrás um cara postou sobre um i7 9900k qeu estava muito quente e ele não passava do 1.4 de tensão, isso porque ele usava um watercooler.

Tente achar um jeito de modificar essa tensão, caso contrario,  o seu processador vai fundir por dentro.

Postado

@Rogerio Moreira Silva Pois é, pode ser que seja isso, mas meu conhecimento de overclock é básico e como essa BIOS não ajuda muito estou meio que preso a isso, andei pesquisando e vi que esses apps de monitoramento podem ter falhas se usar uma configuração AMD pois ela não dá suporte à eles, então estou com isso na cabeça..

Postado

Andei olhando em outros programas e aparece outras coisas, CPU ID HW Monitor e AMD Overdrive aparentam estar com o Vcore baixo, acho que estão certos.

Outro empecilho que descobri foi que uma das presilhas do processador estava levemente folgada, quase imperceptivel se eu não fosse tocar nele, fui lá e ajeitei achando ser a solução porém não adiantou de nada.

Prints abaixo em idle e outro no Prime95 por 10min.

VCORE.thumb.png.5d3a5c25abfa38a6620303adcab754f2.png

VCORE2.png.7647ff14539280d759842855563b098c.png

Prime95 10min de teste:

TEMP.thumb.png.4156021e5b0d02d22621649bd34f01ea.png

A margem térmica desse processador é 70ºC, então baseando-se nisso parece que o AMD Overdrive ignora a temp dos cores, agora não sei mais o que fazer, só me resta esperar meu Gammaxx 400 e ver se diminui isso mesmo.

Postado
2 horas atrás, .Solutionn. disse:

Andei olhando em outros programas e aparece outras coisas, CPU ID HW Monitor e AMD Overdrive aparentam estar com o Vcore baixo, acho que estão certos.

Outro empecilho que descobri foi que uma das presilhas do processador estava levemente folgada, quase imperceptivel se eu não fosse tocar nele, fui lá e ajeitei achando ser a solução porém não adiantou de nada.

Prints abaixo em idle e outro no Prime95 por 10min.

VCORE.thumb.png.5d3a5c25abfa38a6620303adcab754f2.png

VCORE2.png.7647ff14539280d759842855563b098c.png

Prime95 10min de teste:

TEMP.thumb.png.4156021e5b0d02d22621649bd34f01ea.png

A margem térmica desse processador é 70ºC, então baseando-se nisso parece que o AMD Overdrive ignora a temp dos cores, agora não sei mais o que fazer, só me resta esperar meu Gammaxx 400 e ver se diminui isso mesmo.

Pressione um pouco o dissipador contra o processador, segure e veja se a temperatura  vai abaixar, no hwmonitor, se abaixar pode ser essa folga. Entao trocar o cooler box vai funcionar.

• Curtir 1
Postado

@Rogerio Moreira Silva Passei um bom tempo pesquisando e achei várias respostas que vão para um mesmo ponto, esses sensores pre-ZEN não são tão eficázes e por isso mostram valores sem precisão, um print abaixo do fórum do HWINFO confirma isso (O processador em questão é da mesma família do meu) e lendos outros tópicos no mesmo falam a mesma coisa, então acho que a saga acaba por aqui, vou deixar por isso mesmo.

Screenshot_1.thumb.png.4f30fae8ed390474a25eff2ae85f62ff.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...