Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 7 2700X e RX 580 valem a pena?


Posts recomendados

Olá, este é meu primeiro post depois de muita pesquisa e várias crises de ansiedade de "consumo" e gostaria de compartilhar com vocês, em que acredito que podem me ajudar muito na escolha do meu próximo PC.

 

A minha história resumida é: Vendi o pc antigo / Juntei dinheiro / Quero um PC de novo para Jogar (RD2 e Cyberpunk 2077, para referência)

 

Montei uma planilha com as POSSÍVEIS escolhas que fiz de peças pro meu novo SETUP, a preferência será AMD. Compartilho com vocês:

image.png.0b4421a0451f2423abd4be29b3c1a67d.png

 

No Brasil optei por comprar fonte, gabinete e placa-mãe. Já o resto, estou cotando tudo no aliexpress por ter um frete grátis e na maioria das vezes os valores são bem mais em conta (até mesmo pesquisando por peças novas) e por que eu não estou com pressa de receber as peças, estou montando devagar comprando peça por peça para "DOER" menos no bolso. Sobre esse setup gostaria de perguntar:

1) Acho que fiz uma boa escolha de processador e placa de vídeo pensando no Custo x Benefício. Mas se no futuro eu quiser comprar uma RTX20"ALGUMACOISA", entendo que não terei problemas com essa configuração, tendo em vista que o Ryzen 7 2700x é um EXCELENTE processador.

2)Percebam que não optei por SSD e HD, estou comprando direto um M2 para armazenamento (e diminuir o uso de cabos/fios/parafusos)

3)Estou em um grande conflito com a versão da placa-mãe. Gostei dos reviews sobre essa que foi cotada mas penso em por no lugar uma B450 PRO4 da Asrock. O que acham dessa escolha?

4)Sim, eu "confio" no Aliexpress foi consumo a muito tempo os produtos de lá, assim como vou atrás das informações do vendedor e só compro quando vejo muitas avaliações boas dos produtos. Eu diria, que ando gastando muito tempo que podia estar trabalhando/estudando...só vendo review de RAM/GPU/CPU/M2 comprada na China.

 

Por fim, gostaria de uma dica geral...se essa configuração vai valer a pena. 

Eu ainda preciso gastar dinheiro com uma mesa/cadeira/monitor/periféricos e meu orçamento para o PC seria em torno desses R$3600~4000 no máximo.

 

Muito obrigado desde já,

 

Felipe Indrusiak

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Felipe Indrusiak disse:

Ter uma RX580 em um Ryzen 7 2700x vale a pena? pensando no futuro trogar a GPU por alguma RTX20"algumacoisa", faz sentido essa aquisição?

Na verdade gastar agora para trocar por outra placa já disponível agora em um curto espaço de tempo é sinônimo de perda de dinheiro. Você não consegue repassar a antiga pelo mesmo valor que adquiriu e no final teria sido melhor guardar seu dinheiro e adquirir a GPU superior já de cara. A RTX que ainda tem bom custo/benefício hoje é a 2070 Super, já que a diferença de preço e desempenho entre ela e a 2080 é muito desproporcional (você gasta demais para ter pouco ganho). Na mesma faixa de desempenho da 2070S temos a RX 5700 XT, que é mais barata. 

A despeito de tudo isso que lhe falei, você também pode ficar com a 580, que é uma placa de excelente desempenho, pelo menos até sair a próxima geração, que como sempre terá maior desempenho pela mesma faixa de custo das atuais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Indrusiak Em tempo: as RTX hoje tem como único atrativo o Raytracing, que por sinal não se sabe ainda como será implementado em futuros jogos. Em desempenho e custo elas perdem para as RX. Se quiser uma RTX, saiba que estará adquirindo algo inferior para ter acesso a uma tecnologia que ainda não está sendo amplamente implementada (por enquanto só é utilizada em caráter de "teste"), e que não se sabe ainda qual será o desempenho real atingido para essa finalidade. Mesmo como fã da Nvidia (só tive GPUs Nvidia, só monto PCs para clientes com Nvidia), fica difícil de defender a marca a menos que a pessoa tenha muito dinheiro sobrando, e queira apostar numa tecnologia ainda sem aplicação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Felipe Indrusiak disse:

Ter uma RX580 em um Ryzen 7 2700x

O R7 2700X tem excelente desempenho e aguenta qualquer placa de vídeo hoje. Existem melhores, mas ele já é tudo que você vai precisar. Se ainda não tiver adquirido, recomendo o R5 3600 que tem maior desempenho bruto. Observe a tabela abaixo para compreender:

 

image.png.38727d4f60bc4d3f6403ade1cbe1b7fb.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

fica difícil de defender a marca a menos que a pessoa tenha muito dinheiro sobrando, e queira apostar numa tecnologia ainda sem aplicação.

Olá, obrigado pela atenção!

 

Concordo 100% com sua afirmação, no momento estou procurando a melhor opção para adquirir um PC novo para jogar. Realmente a nova tecnologia da Nvidia chama atenção, porém não sabemos até onde essa "jogada de marketing" vai levar a tecnologia do "Ray Tracing". Diante disto, estou optando sempre pelo custo x benefício por que pagar mais de R$2000 em uma GPU não está na minha realidade, meu valor máximo seria R$1000~1100, no entanto, já li ótimos reviews da RX580 e ela está com preço muito atrativo no Aliexpress.

 

Obrigado pela atenção novamente.

adicionado 9 minutos depois
7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se ainda não tiver adquirido, recomendo o R5 3600 que tem maior desempenho bruto. Observe a tabela abaixo para compreender:

Obrigado pela indicação...verifiquei que ele possui uma média de preço igual a 2ª geração do Ryzen 7. Ainda estou adquirindo aos poucos (na verdade, comprei o gabinete ontem hehehe). E é muito provável que eu vá importar da China pelo Aliexpress o processador/RAM/M2/GPU...com muita paciência/pesquisa para economizar dinheiro.

 

Realmente um R5 vai suprir qualquer necessidade "game" que eu possa ter. O problema é a compra de placa-mãe no Brasil que estejam atualizadas para a terceira geração. Pois estou miurando em chipsets mais baratos como B350 (Biostar) e B450 (asrock pro4)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Felipe Indrusiak disse:

Olá, obrigado pela atenção!

 

Concordo 100% com sua afirmação, no momento estou procurando a melhor opção para adquirir um PC novo para jogar. Realmente a nova tecnologia da Nvidia chama atenção, porém não sabemos até onde essa "jogada de marketing" vai levar a tecnologia do "Ray Tracing". Diante disto, estou optando sempre pelo custo x benefício por que pagar mais de R$2000 em uma GPU não está na minha realidade, meu valor máximo seria R$1000~1100, no entanto, já li ótimos reviews da RX580 e ela está com preço muito atrativo no Aliexpress.

 

Obrigado pela atenção novamente.

Pois é. A RX 580 tem excelente desempenho e não deixa na mão mesmo com jogos AAA. Pode comprar sem medo.

 

Só queria observar que compras de eletrônicos de alta complexidade no Aliexpress carrega certos (grandes) riscos. Você vai economizar, certamente, mas há uma infinidade de componentes à venda lá que não funcionam como deveriam. Recomendo que assista o canal "Linus Tech Tips", pois eles tem um quadro só de produtos comprados do ali. Muitas vezes eles encontram GPUs de modelos antigos maquiadas de modelos novos, que obviamente não entregam o desempenho esperado (nem perto disso). Por esta razão sempre saliento da necessidade de investir em componentes de marcas conhecidas e conceituadas para evitar prejuízos, sempre que possível em território nacional por se tratarem de componentes delicados que demandam acionamento de garantia regularmente. 

 

Às vezes o barato sai caro. Muitas vezes é melhor montar aos poucos, ou comprar componentes um pouco inferiores a comprar algo de má qualidade que lhe trará prejuízos de dores de cabeça.

adicionado 35 minutos depois
44 minutos atrás, Felipe Indrusiak disse:

Realmente um R5 vai suprir qualquer necessidade "game" que eu possa ter. O problema é a compra de placa-mãe no Brasil que estejam atualizadas para a terceira geração. Pois estou miurando em chipsets mais baratos como B350 (Biostar) e B450 (asrock pro4)

Esquece essa questão de vir atualizada para terceira geração. Todas as MBs estão vindo com BIOS compatível há tempos. Inclusive algumas lojas atualizam para a versão mais recente se você pedir. Todos as MBs que usei em montagens do meio de 2019 até agora vieram com selo "Ryzen 3000 ready". Montei muitos terceira geração sem qualquer contratempo.

Recomendo a "Gigabyte B450M DS3H" e a "Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2", que são ambas de boa qualidade e durabilidade, sendo que ambas aguentam bem o Ryzen 5 3600 (2700X também), sem ter custo elevado por isso. O único problema é que os estoques das lojas estão vazios agora, e com estoque baixo é difícil comprar bem por falta de variedade.

 

Uma coisa que reparei é que você escolheu a fonte XFX XTR. Tome cuidado com essa fonte, pois ela custa o mesmo valor da XTR2, só que fracassou em testes e não é considerada uma fonte de boa qualidade. A XTR2 eu tenho e os testes dela tiveram ótimo resultado, sendo uma fonte de qualidade. Esquece a XTR, vai de XTR2 ou Corsair.

adicionado 37 minutos depois

Mais um detalhe: WC de baixo custo como esse AIGO raramente tem desempenho melhor do que Air Cooler de qualidade. Recomendo muito o MA410P e o MA620P, que aguentam qualquer CPU que você escolher e custam metade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Todas suas observações foram devidamente revisadas e levadas em consideração. Muito obrigado pela "mini-consultoria" hehehe

Estou revendo a questão da Fonte / Cooler e Placa-mãe com isso!

 

No mais, criei um alerta para meu e-mail em caso de alguma dessas peças comentadas entrarem em promoção.

 

Mas uma última pergunta...você não acredita que uma Asrock B450 PRO4 seja uma boa escolha? consigo achar por até 650 no mercado livre. Digamos que eu estou com uma "tendência" a padrão ATX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Indrusiak Cara, é uma linda full ATX. Ela tem muitas conexões a mais e muito mais capacidade de expansão, etc. e tal. Inclusive tem 2 M.2 NVMe, um x2 e outro x4... 

 

Cá entre nós, a menos que você saiba exatamente para quê vai usar tudo isso de imediato, então não vale a pena. Placas mãe tão robustas são mais para encher os olhos com as possibilidades, mas em todos esses anos montando e fazendo upgrades em computadores para a clientela mais variada eu posso afirmar: ninguém usa! Eu talvez seja a pessoa que eu conheço que mais usou slots de expansão em um computador, mas minha aplicação é profissional. Uso doméstico não requer nada disso. Geralmente você vai usar uns 2 a 4 HDDs/SSDs ao longo da vida útil da máquina, e dificilmente usará mais do que um PCIe, e quando tiver que usar geralmente será uma placa wifi. 

 

Além de tudo isso, tem o fato de que a Asrock é uma marca mediana. Ela não tem a durabilidade, qualidade ou suporte de outras marcas como MSI, Gigabyte ou Asus. 

 

Resumindo: se você tiver aplicações profissionais e pretende efetivamente utilizar toda essa expansibilidade, pegue uma Full ATX (de preferência não da Asrock ou Biostar). Se o uso for doméstico/games, vá de micro ATX com 4 slots de RAM (isso quase todo mundo acaba precisando um dia), e um bom M.2. Se precisar de mais M.2 depois, placas PCIe>M.2 custam uma mixaria.

adicionado 1 minuto depois

Seu dinheiro é melhor empregado em CPU, GPU, fonte, gabinete, SSD, cooler, ventoinha... até em um bom teclado.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Estou comprando aos poucos pelas de um computador (em outro tópico) para montá-lo em casa. Porém, sempre sofro uma ansiedade danada e não planejo bem as ações que devo tomar para montar sem "esquecer" de nada.

 

Diante disto, me pergunto. Quais CABOS é necessário ter na montagem de um computador além dos básicos que já vem dentro dos componentes comprados. Irei dar um exemplo:

 

Os cabos 6,8 pinos que vem nas placas de vídeos não são recomendados, dizem que é melhor comprar separado ou usar a disponível na sua fonte. Existe alguma recomendação de cabos para Monitor/Placa de Vídeo/Placa-mãe e etc a serem comprados? com o intuito de comprar cabos de mais qualidade e durabilidade no setup.

 

grato desde já!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Indrusiak Se está comprando um pc todo novo vamos aos seguintes detalhes:

 

Monitor, já vem cabo de alimentação e deve vir pelo menos 1 ou 2 cabos de vídeo, sendo VGA/HDMI/DVI/DP, virá algum desses.

 

Placa de vídeo, já vem com aquele "maldito" adaptador de energia que não é para usar.

 

placa-mãe, já vem com cabos Sata para ligar os HDs e SSDs.

 

Fonte, já vem com todos os cabos necessários para alimentar o hardware, sendo HD, SSD, placa-mãe e GPU, também tem para leitores de DVD, caso use, controlador de fans e afins.

 

Com a fonte não vem cabo de alimentação, é necessário comprar a parte, nos modelos topo de linha as vezes vem.

 

 

Cabo que alimenta a placa de vídeo, está com a fonte, já vem, você não precisa ficar afobado para comprar outro.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Felipe Indrusiak disse:

Estou comprando aos poucos pelas de um computador (em outro tópico) para montá-lo em casa. Porém, sempre sofro uma ansiedade danada e não planejo bem as ações que devo tomar para montar sem "esquecer" de nada.

 

Diante disto, me pergunto. Quais CABOS é necessário ter na montagem de um computador além dos básicos que já vem dentro dos componentes comprados. Irei dar um exemplo:

 

Os cabos 6,8 pinos que vem nas placas de vídeos não são recomendados, dizem que é melhor comprar separado ou usar a disponível na sua fonte. Existe alguma recomendação de cabos para Monitor/Placa de Vídeo/Placa-mãe e etc a serem comprados? com o intuito de comprar cabos de mais qualidade e durabilidade no setup.

 

grato desde já!

Os únicos cabos que você vai precisar são: Cabo de vídeo, se seu monitor não vier com o cabo que pretende usar (geralmente Display Port, se for monitor gamer novo), e cabo de energia se sua fonte não vier com um (tem modelos que vem sem). 

Mais nada. Se comprar uma fonte CX550 ou qualquer outra fonte de qualidade nessa faixa de preço, vai ter as conexões adequadas para tudo, em especial dois conectores 6+2 pinos para placas de vídeo, e não consigo imaginar uma situação onde seria melhor usar adaptadores. Se a fonte fosse muito ruim e não tivesse potência suficiente nas linhas PCIe, talvez fosse interessante usar adaptador, mas se vai comprar uma fonte nova melhor comprar uma que tem potência suficiente, não é? Nesse sentido pode ficar tranquilo com a Corsair CX 550w ou a XFX XTR2 550 ou 650w, pois ambas terão potência mais que suficiente.

adicionado 0 minutos depois
30 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

Com a fonte não vem cabo de alimentação, é necessário comprar a parte, nos modelos topo de linha as vezes vem.

Salvo engano minha XFX e as últimas Corsair que comprei vieram com cabo de energia sim. Vale sempre conferir na descrição.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...