Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de capacitores em placa fonte


rdccruz

Posts recomendados

Olá amigos,

 

Estou tentando recuperar um projetor Ask Impression 960 bem antigo. Ele basicamente não liga. Ou quando liga apresenta um grande mau contato. Suspeitei, com a ajuda de amigos, que o problema estivesse na placa fonte, mais especificamente nos capacitores dela, que poderiam estar com ESR alto. Bem, retirei todos os capacitores da placa. Realmente, o ESR deles estavam um pouco alto. Troquei, então, todos os capacitores e recoloquei a placa no lugar. Qual não foi a minha surpresa quando, após recolocar a placa, vi que a tensão no cabo de saída dela, de cinco vias, ficou em 5, 5, 10, 10, 5 V. Antes era 5, 5, 10, 10, 17,78 (20?) V. De qualquer forma, continuou não ligando.

 

Será que alguns amigo do fórum saberia me dizer o que aconteceu? Será que devo retirar os capacitores novos e recolocar os velhos?

 

Abs a todos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Direto da bola de cristal de quinta: você deve ter feito alguma cagadinha básica como p.ex. capacitor invertido ou de baixíssima tensão. Também pode ser de baixíssima qualidade. Em todos os casos: prestes a explodir. Também pode ter deixado algum curto ou solda fria, bom bril, papel alumínio, porca, arruela etc no lugar errado.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sou um ser visual, uma fotinho talvez poderia ajudar no diagnostico...

 

mas algo que você pode fazer é percorrer esta linha com tensõa diferente (rezando pros capacitores não explodirem ^^) e ver se não tem nada quente (use alcool isopropilico com um conta gotas) ou avariado.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,

 

Seguem algumas fotos. A primeira é da placa com os capacitores que estavam (originais). A segundo é deles já fora da placa. A terceira é da placa com os capacitores novos. E a quarta é de um capacitor novo antes de eu ter colocado ele na placa.

Então, pelo q vcs me disseram, melhor eu tirar todos eles e recolocar os originais, né?! E checar as soldas, né?! Só um

deles q não vou ter como recolocar porque ele danificou na hora de retirar da placa.

 

Abs

adicionado 2 minutos depois

Foto 1.

0055C6AB-7EAE-4239-8A53-C4657EE629FC.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente!

 

Valeu!!!!! Vcs tinham razão! Uma solda de um resistor acabou caindo e eu não vi. Agora está refeita! A placa é boa de soldar, bem espaçosa. Vou colocar uma foto aí para ilustrar melhor. 

Mas, então, medi a diferença de tensão das cinco vias em relação a primeira. A rigor seriam 6 vias. Mas a primeira é a referência, né?!

Será que esse ponto de solda extra restaura os 5; 5; 10; 10; 20 V na saída? Engraçado que no verso da placa, na etiqueta, diz "outptut 5 V, 3V e -5V. Mas não são saídas?

 

 

Verso da placa, mostrando todos os pontos de solda. Os dos capacitoees estão trocados.

 

 

              Abs

adicionado 2 minutos depois

 

IMG_1012.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um clássico exemplo da famigerada semieterna e já xata teoria 1.jpg>1k.txt...

 

Tem nada de 20V. Na etiqueta 5,12,-5. Se medir entre o -5 e 12 vai dar ... clik clik... clik .. 17v. Portanto é bom saber qual é a referência que é o terra - gnd ou do gênero. Geralmente é conectado num [-] de um capacitorzão , o maior que você ver, no secundário. Insightmente são aqueles 2 penúltimos contatos em contato da esquerda pra direita da tardia última foto.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

já xata

ja está chato até de pedir as imagens... ainda tento manter a flebilidade e não repetir textos, mas tenho 8 anos a menos de fórum... daqui a pouco acabam as palavras e a criatividade. Acho que vou desenhar um panfleto.

  • Curtir 1
  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então,

Tem que ver direitinho onde está o gnd. Mas eu vi isso. E sobre a foto do verso, agora as soldas parecem 100%, né?!

Mas será que só a falta da solda no resistor poderia ter feito a última saída cair de 17V para 5V? Ou melhor seria recolocar todos os capacitores velhos de volta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não é porque o conector tem 6 pinos, que vai ter 6 ou 5 saidas de tenções....

veja que há dois pares desses pinos soldados juntos e outros dois isolado, formando quatro contatos. no seu caso:

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

5,12,-5.

e o GND...

veja a foto abaixo para voce enteder melhor

placa voltagem.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com relação ao 'primeiro' pino (-5) você leria 5,5,17,17,10. Agora esquece o 'primeiro pino' e meça eletricotécnicocorrentamente. Use a referência o desenho que o amigo @Airtonarl se deu ao trabalho de lhe fazer. Traduzindo: ponta preta onde está desenhado gnd. Anote e publique o resultado. Ou faça melhor: foto de cada medição. Melhor ainda? filme... se não for d+ .. 1.mp4>1M.txt

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente,
Desculpem-me a demora na resposta, mas semana passada foi bem corrida lá no trabalho e já que para atender a teoria, que também concordo plenamente, de que 1.jpg>1k.txt e que 1.mp4>1k.jpg>1M.txt, tive que dar um jeito de fazer um mp4 de tamanho compatível com o do fórum. Isso levou um tempo razoavelmente longo...
Vou colocar o mp4 aí abaixo. Mas já adianto que não sei o que aconteceu nessa última medida, não consegui nenhum valor estável de tensão. Tanto medindo na placa-fonte quando na entrada da outra placa. E isso colocando a ponteira preta no gnd, como vcs disseram, e percorrendo com a vermelha as outras vias.
Mas, estando as soldas ok, será que isso é devido à má qualidade dos capacitores? Chinese, né?! Será que deveria recolocar os originais (exceto o que quebrou)?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Video ndv. Achei que você ia mostrar onde e como está medindo. Melhor retrosceder ao jpg.

Mas parece que está desarmando. Vai ter que medir alguns itens como diodos e transistores (não ensino) bem como verificar se não colocou capacitor invertido ou com capacidade de V muito baixa. Não exclua cagadinhas como deixou curto de solda...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso tentar fazer outro vídeo mais detalhado mostrando o que você disse. Mas, veja, as dúvidas permanecem...

 

1. A placa funcionava, porém com mau contato.

2. Em outro forum, sugeriram trocar os capacitores desta placa.

3. Troquei todos. Mantive, com certeza as capacidades e tensões de todos. Todos são de 16V e 1 microFarad, exceto um que é de 35V e 330uF. Só a única coisa que tive de alterar foi o lance das temperaturas. Nos capacitores originais a maioria deles era de 105°C e uns dois ou três eram de 85°C. Quando eu troquei todos os capacitores, coloquei todos de 105°C, pois não encontrei capacitores de 85°C para vender. Mas a estando a temperatura de operação muito abaixo disso, não deveria fazer a menor diferença, né?!

4. Posso até procurar, ver e aprender como medir em diodos e transistores. Mas, sinceramente, não creio que o problema seja neles.

5. Sobre as cagadinhas, aparentemente não vejo nenhuma, até porque a placa é boa para trabalhar (confortável, espeçada). Mas como sou um "amador" e "apaixonado" em eletrônica, estou pensando em levá-la à um "profissional" e pedir para ele ressoldar para mim todos os contatos que mexi.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, rdccruz disse:

Mantive, com certeza as capacidades e tensões de todos

e polaridade?

10 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

verificar se não colocou capacitor invertido

 

A princípio ndv a procedência. E com certeza ndv a temperatura. Verifique também o do primario: este maior de todos. Em 127ac dá uns 170dc nele. Cuidado com choque/curto.

 

horas atrás, rdccruz disse:

"apaixonado" em eletrônica, estou pensando em levá-la à um "profissional"

🤨... Meio contraditório mas tá valendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, rdccruz disse:

Todos são de 16V e 1 microFarad

Pela foto percebo que são de 1000uF/16V, mas nesse caso penso que você somente digitou errado. 

 

7 horas atrás, rdccruz disse:

Quando eu troquei todos os capacitores, coloquei todos de 105°C, pois não encontrei capacitores de 85°C para vender. Mas a estando a temperatura de operação muito abaixo disso, não deveria fazer a menor diferença, né?!

Nesse caso tanto faz, fica ruim é se fazer ao contrário. 

O de 85ºC no lugar do 105ºC queima rapidinho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz,

 

Com certeza tb mantive as polaridades. Observei isso com muito cuidado! Não coloquei nenhum deles invertidos.

 

Sobre o capacitor de entrada, mediu 166,8 dc.

 

você tem toda a razão...se sou um apaixonado pela eletrônica, não vou levar correndo no "profissional". Vou tentar mais um pouco "by me"!

 

@Renato.88,

 

Isso! Digitei errado! São quase todos de 1000uF/16V e somente um de 330uF/35V.

 

Pois é...achei que colocar um de 105°C no lugar de um de 85°C não teria muito problema. Como não encontrei de 85°C para vender, fiz a troca.

 

@Isadora Ferraz e @Renato.88,

 

Então, porque a placa tá descarregando?????

Abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!