Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Clube!

Tenho um PC com as seguintes configurações:

Processador I7 7700K

Whater Cooler - Cooler Master

Memória: 16 GB HyperX

placa-mãe: Gigabyte Z270 Gaming K3

Placa de Vídeo: Gigabyte RX 580 8GB

Fonte: Aztec 600w

Minha dúvida é sobre está fonte, de uns dias para cá o PC começou a desligar, achei que era aquecimento, porém em teste de temperatura o processador chega no máximo 70º jogando e em descanso fica na faixa de 40º, a placa de vídeo fica com uns 54º.

Já troquei pasta térmica limpei os fans e memória, poderia ser um problema de fonte ? se sim, quais as fontes ideais para essas config?

valeu

Postado

É bem provável que seja a fonte dando problema, o que pode ser perigoso para os demais componentes. Recomendo uma fonte Corsair TX, 650W... Se for por qualidade e segurança, afinal o único componente que conecta com todos os outros diretamente é a fonte de alimentação.

Postado

Pode sim, porque o consumo da placa de vídeo é proporcional ao que está renderizando.

Quanto mais detalhes e taxa de atualização por segundo, precisará de um tempo de resposta cada vez menor para o sistema do seu hardware reagir, consequentemente maior será o consumo de energia e se a energia não for suprida acaba gerando gargalos por ficar ocioso.

Vou explicar em metáfora: A GPU fala assim —Ei fonte preciso de mais energia!! —Cara espere um pouco já te mando... —Preciso agora se não vou morrer!! —Tá bom toma **-Puft, falta energia para o restante do pc e ele desliga por conta da variação energética que aconteceu.

• Obrigado 1
  • Coordenador
Postado

@Fábio Velame Sobre a fonte, o nome seria Astech? Pois não encontrei Aztec. Se for realmente Astech, trata-se de uma fonte genérica e, portanto, você deu muita sorte por ainda não ter perdido sua placa de vídeo ou outro componente.

A temperatura do processador está normal, enquanto a da placa de vídeo, muito baixa, indica que ela mal deve estar sendo usada (por falta de fornecimento de energia, provavelmente).  

Quanto você pretende investir em uma nova fonte?

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Rei Motta disse:

Pode sim, porque o consumo da placa de vídeo é proporcional ao que está renderizando.

Quanto mais detalhes e taxa de atualização por segundo, precisará de um tempo de resposta cada vez menor para o sistema do seu hardware reagir, consequentemente maior será o consumo de energia e se a energia não for suprida acaba gerando gargalos por ficar ocioso.

Vou explicar em metáfora: A GPU fala assim —Ei fonte preciso de mais energia!! —Cara espere um pouco já te mando... —Preciso agora se não vou morrer!! —Tá bom toma **-Puft, falta energia para o restante do pc e ele desliga por conta da variação energética que aconteceu.

Caraca, mais explicado impossível, hahahaha

muito obrigado @Rei Motta ajudou demais.

Se eu pegar a cx550 empurra de boa essas config né?

adicionado 2 minutos depois
18 minutos atrás, KairanD disse:

@Fábio Velame Sobre a fonte, o nome seria Astech? Pois não encontrei Aztec. Se for realmente Astech, trata-se de uma fonte genérica e, portanto, você deu muita sorte por ainda não ter perdido sua placa de vídeo ou outro componente.

A temperatura do processador está normal, enquanto a da placa de vídeo, muito baixa, indica que ela mal deve estar sendo usada (por falta de fornecimento de energia, provavelmente).  

Quanto você pretende investir em uma nova fonte?

Isso, esse nome mesmo, cara na vdd eu já perdi uma, mas não sabia que podia ser por isso, nem vou ligar o pc até eu trocar a fonte.

eu estava pensando em no máximo 300 reais

• Coordenador
Postado

@Fábio Velame O problema principal dessa sua fonte não é a falta de capacidade de entregar o que promete na etiqueta... Mas sim a energia porca que consegue fornecer. Essas fontes genéricas tendem a entregar energia com elevado ripple e tensões instáveis, o que danifica diversos componentes do computador ao longo do tempo. Clique aqui para ler meu artigo e saber mais. 

A CX 550 (que é uma fonte de 600W) serve sim. Ou a Super Flower Bronze King 500W ou 600W, por exemplo. 

Postado
4 horas atrás, KairanD disse:

@Fábio Velame O problema principal dessa sua fonte não é a falta de capacidade de entregar o que promete na etiqueta... Mas sim a energia porca que consegue fornecer. Essas fontes genéricas tendem a entregar energia com elevado ripple e tensões instáveis, o que danifica diversos componentes do computador ao longo do tempo. Clique aqui para ler meu artigo e saber mais. 

A CX 550 (que é uma fonte de 600W) serve sim. Ou a Super Flower Bronze King 500W ou 600W, por exemplo. 

@KairanD Cara, muito obrigado pelo dica, comprar uma dessas, salvouu!

• Curtir 1
Postado

Olá amigo. Essa fonte dá conta do recado, não é excelente, por outro lado é uma marca bem antiga.

Sabe-se que as fontes com potência baixa dessa marca não têm muita proteção, por isso é arriscado, contudo essa de 850W já podemos considerar como mediana e padrão de proteção qualificado.

Não tenho informações da composição, projeto e montagem por dentro se é um conjunto limpo de qualidade.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!