Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal, tenho um telefone TCF-3000 que de repente não sai mais do viva-voz. O sinal (linha, ocupado, chamando etc.) não deixou de ir para o gancho mas não para de ir TAMBÉM para o viva-voz. A princípio pensei que pudesse ser algum problema no cabo entre o corpo do aparelho e o gancho. O teste que fiz foi trocar o cabo de lado mas não adiantou nada, o problema continua. Como não tá na garantia pensei em abrir mas como não sei nada de telefone achei melhor vir ver se alguém me ajuda.

Postado

Pode ser que a tecla que muda está travada, ou tem gordura na ilha que impede acionamento da tecla desl. do viva voz, retirar a manta e limpar e tirar a gordura da placa  ambos com detergente. Em ultimo caso desligar o alto-falante viva-voz.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
Em 20/01/2020 às 16:09, ISO9K disse:

Pode ser que a tecla que muda está travada, ou tem gordura na ilha

Depois de limpar (eu uso álcool mesmo), limpe também a borrachinha condutiva da tecla. Em seguida coloque raspas de grafite nela:ajuda a recuperar a eventual condutividade perdida.

Hoje esta dica está dissiminada nos youtubes da vida. Mas eu (eu) a obtive em primeira mão dum senhorzinho há anos já ido láaaaá nos anos ... num interessa...

• Curtir 1
Postado
19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Depois de limpar (eu uso álcool mesmo), limpe também a borrachinha condutiva da tecla. Em seguida coloque raspas de grafite nela:ajuda a recuperar a eventual condutividade perdida.

Hoje esta dica está dissiminada nos youtubes da vida. Mas eu (eu) a obtive em primeira mão dum senhorzinho há anos já ido láaaaá nos anos ... num interessa...

Telefones sem fio, e aparelhos que usam manta, e ilhas das placas sempre usei detergente neutro de lavar louças mesmo...que não agridem e tiram gorduras. Após passar um buchinha com o detergente, passa outra só com água para o enxague, enxugue e deixa secar.

• Curtir 1
Postado

Bom... abri, descobri que a tal manta não era de lã ou algodão, como o nome sugere, rs... é de silicone. Lavei com detergente de lavar louça, sequei e desengordurei com álcool. Aí "pintei", com cotonete e grafite em pó, as pequenas "bolinhas" que fazem o contato. Remontei o teclado e antes de fechar fiz um teste e... nada. ☹️ O telefone continuou direto no viva-voz. Aí desliguei o alto-falante e... voalá! O viva-voz silenciou. Testei e ele estava ótimo, fazendo chamadas. Só um detalhe: agora ele não tocava mais quando chamado. Ia tocar como com o af desligado, né? Então fiz uma gambiarra: coloquei uma chavinha dessas HH para o alto-falante. A chave fica fechada, se alguém liga ele toca. E, assim que atendo, abro ela. Só não dá para, depois de terminada a chamada, esquecer de ligá-la de novo, rs...

Mas agora, pensando bem, o problema não era no botão, mesmo: se fosse, o viva-voz ficaria desligado direto (e não ligado). O padrão original do viva-voz é desligado...

• Curtir 1
Postado

Não teve jeito, em ultimo caso era desligar mesmo o AF, mas fica esse incoveniente da chave que você adptou... mas parabéns...Pena que tirou a funcionalidade original do aparelho, mas pelo menos está funcional.

Postado

O correto seria analisar o circuito, não sei como é a eletrônica do aparelho, mas tem que ter algo em curto ou talvez solto que esteja atrapalhando o funcionamento correto. 

Uma outra gambiarra mais elaborada, seria procurar no circuito por onde entra o sinal do viva voz no amplificador/alto-falante e interromper deixando somente a instalação da campainha. 

• Curtir 1
  • 4 semanas depois...
Postado

Só para registrar, quem sabe serve para alguém? (Vi outras pessoas na Internet reclamando do mesmo defeito, viva-voz ligado direto.)

Recapitulando, para o viva-voz não ficar ligado direto, desliguei o alto falante. Só que com isso a campainha do telefone parou de tocar. Então eu botei uma chave do lado de fora do telefone, deixava o alto falante ligado direto e, quando ia atender, desligava essa chave (e consequentemente o viva-voz) e falava normalmente. Só tinha que lembrar de, acabada a ligação, ligar essa chave de novo, coisa que eu esquecia de fazer, rs...

Agora fiz uma alteração: colei um botão sem trava e normalmente aberto embaixo da alavanca que, quando a gente põe o fone no gancho, abaixa. Então, quando o telefone tá no gancho, esse botão fica apertado e o viva-voz ligado. E quando a gente atende, o botão corta o viva-voz.

Pensando agora: já que a chave externa continua lá, quem sabe dá para bolar algum esquema para, mesmo com o telefone fora do gancho (portanto em uso), usá-la para ligar a viva-voz? Algo, talvez, como interruptores paralelos que acendem a luz de um lado da sala e apagam no outro... pessoalmente não preciso do viva-voz mas para alguém que precise... sei lá, fica aqui essa "novela", rs...

Postado

Como não uso o viva-voz nunca, Xará, nem me importei: o alto falante só fica ligado quando o fone estiver no gancho. Mas agora, pensado nisso...

tiro o fone do gancho e a chavinha sem trava desconecta o alto falante. Mas se a pessoa quiser usar o viva-voz, a chave externa poderia conectá-lo, num esquema tipo "ou": o falante fica conectado se a chavinha sem trava estiver abaixada OU se a chave externa for ligada...

Aí só precisaria lembrar de, terminada a chamada, desligar a chave externa. E nesse caso o esquecimento não faria tanto mal quanto estava sendo esquecer de religar o falante...

"Pô, cara, você não atende mais telefone?", rs...

Como você disse, o ideal seria...

Em 25/01/2020 às 03:11, Renato.88 disse:

seria procurar no circuito por onde entra o sinal do viva voz no amplificador/alto-falante e interromper deixando somente a instalação da campainha.

Essa fica para os mestres, :)

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...