Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Seguinte pessoal,

Estou interessado em montar meu próprio computador para jogos e até possivelmente um streaming, faz um tempo que fiquei fora do mundo dos PCs e voltei recentemente.

Com isso, li um pouco dos tópicos aqui do fórum, mas ainda possuo algumas dúvidas. 

Quero ir comprando peça por peça e também gostaria de saber por qual delas começar (pensando em futuros lançamentos e promoções).

Então vamos lá, juntando as informações acabei com algo assim:

- Placa-Mãe: B450m Steel Legend

Em torno de R$ 600 a vista no boleto

placa-mãe Asrock b450m Steel Legend

Vale a pena a diferença de preço entre a Steel Legend e outras versões?

- Processador: Ryzen 5 3600

Em torno de R$ 1100 a vista no boleto

Processador AMD Ryzen 5 3600

Pegar ou não pegar a versão X? 

- Placa de Vídeo: RTX 2070 Super ou RX 5700 xt

Em torno de R$ 2500 - 3000

Gigabyte Geforce RTX 2070 Super 8GB

ou

Asrock Radeon Navi RX 5700XT 8GB

Aqui é a minha dúvida maior, pelo fato das novas tecnologias da Nvidia contra o custo benefício da RX(?)? Gostaria de opiniões sobre elas

- Memória RAM: 2 Pentes de 8GB (16GB) 3000MHz

Em torno de R$ 550 a vista no boleto

(2x8GB) 16GB 3000Mhz Memoria Corsair Vengeance PRO

- HD: 1TB

Em torno de R$250 a vista no boleto

HD Seagate 1TB

Essa marca é boa? Devo ir atrás de um WD?

- SSD: 512GB

Em torno de R$400 a vista no boleto

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

Aqui também tenho muitas dúvidas em relação ao tamanho do SSD, velocidade de gravação e leitura, tipo de entrada. Este é um bom componente?

Chegamos na parte onde eu não tenho a menor ideia, não vi muitas discussões sobre estas partes no fórum e elas parecem bem específicas da composição do PC.

Então precisaria de uma ajudinha maior.

- Fonte: 

- Gabinete: 

- Ventoinhas:

-Monitor:

Agradeço desde já a todos que leram, boa discussão!

Postado
2 horas atrás, leoafgrando disse:

- Placa-Mãe: B450m Steel Legend

Em torno de R$ 600 a vista no boleto

placa-mãe Asrock b450m Steel Legend

Esta placa é a favorita da comunidade pelo custo/benefício. Pessoalmente eu prefiro qualquer B450 das marcas Gigabyte, MSI ou Asus (com dissipador no VRM). São mais duráveis e tem melhor suporte que Asrock, às vezes custando menos. Se quiser/precisar cortar gastos, tem uma B350 da Gigabyte no mercado que custa 100 reais a menos que as B450 mais baratas (levando em consideração apenas modelos com 4 slots de memória).

Vale a pena a diferença de preço entre a Steel Legend e outras versões?

Depende do que você precisa. É muito raro alguém precisar de muitas placas de expansão ou entradas de dispositivos. Conte quantas vai precisar (entre placas PCIe, dispositivos USB, HDDs e SSDs, e decida a partir disso).

- Processador: Ryzen 5 3600

Em torno de R$ 1100 a vista no boleto

Processador AMD Ryzen 5 3600

Pegar ou não pegar a versão X? 

Se for fazer OC, pegue a X. Se não for, ou não ligar para alguns míseros FPS a mais, pegue a normal. Se estiverem no mesmo preço, pegue sempre a X mesmo que não vá fazer OC.

- Placa de Vídeo: RTX 2070 Super ou RX 5700 xt

Em torno de R$ 2500 - 3000

Gigabyte Geforce RTX 2070 Super 8GB

ou

Asrock Radeon Navi RX 5700XT 8GB

Aqui é a minha dúvida maior, pelo fato das novas tecnologias da Nvidia contra o custo benefício da RX(?)? Gostaria de opiniões sobre elas

As RTX da Nvidia tem como maiores diferenciais o baixo consumo e a tecnologia Ray Tracing nativa. Não existem jogos que explorem esta tecnologia a fundo ainda, e esta é a primeira implementação da mesma. Sinceramente, eu gosto mais de Nvidia, mas tenho que respeitar o poder das RX 5700 XT. Apesar de consumirem mais, elas tem muita força bruta. 

Vai de você o que é sua prioridade: FPS puro (vá de RX) ou estar preparado para uma "possível" nova geração de games (vá de RTX). Salientando, as implementações de Ray Tracing tem sido fracas até agora (isso com mais de 1 ano de lançamento!), e o mercado não pegou tração ainda para uso da tecnologia, sem maiores previsões.

- Memória RAM: 2 Pentes de 8GB (16GB) 3000MHz

Em torno de R$ 550 a vista no boleto

(2x8GB) 16GB 3000Mhz Memoria Corsair Vengeance PRO

Corsair é uma das minhas favoritas, pois são das mais duráveis. Ainda sim, não dispense Geil, Crucial, G.Skill, Patriot, Adata ou XPG, que também são de alta qualidade e durabilidade. Fique longe de Kingston, XyperX, TeamGroup e demais inferiores. 3000 MHz ou 2666 MHz é uma escolha dura, pois o ganho é pequeno em vista da diferença de preço. Observe os gráficos do teste realizado pela Gamer's Nexus abaixo e verá que na maioria dos casos a diferença nem sequer será percebida pelo usuário.

Ryzen 3000 Memory Benchmark & Best RAM for Ryzen (fClock, uClock, & mClock)

- HD: 1TB

Em torno de R$250 a vista no boleto

HD Seagate 1TB

Seagate é a menos durável, Procure WD ou Toshiba. Tem uma linha da Toshiba que tem garantia extra, inclusive.

- SSD: 512GB

Em torno de R$400 a vista no boleto

SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2

Aqui também tenho muitas dúvidas em relação ao tamanho do SSD, velocidade de gravação e leitura, tipo de entrada. Este é um bom componente?

Normalmente eu aviso que a diferença de desempenho entre NVMe e SATA M.2 é tão pequena para uso doméstico que não compensa o preço. No entanto, este modelo que escolheu está com preço bom demais para este argumento ser válido. Pegue ele a menos que encontre um ainda mais barato. Excelente marca, excelente modelo, bom preço.

Sobre tamanho, vai de você. Se pretender usar SSD para instalação de jogos e é do tipo preguiçoso que não apaga os jogos que não joga há meses, então pegue esse tamanho ou maior. Se você é mais organizado e gosta de manter instalados apenas os que estão em uso, pegue este tamanho ou menor. Se você nem pretende usar para instalar jogos (o que vai aumentar a vida útil do dispositivo consideravelmente, diga-se de passagem), então qualquer um de 240 GB será mais que suficiente. Só pego acima de 240 se for para instalar jogos, únicamente.

Chegamos na parte onde eu não tenho a menor ideia, não vi muitas discussões sobre estas partes no fórum e elas parecem bem específicas da composição do PC.

Então precisaria de uma ajudinha maior.

- Fonte: 

- Gabinete: 

- Ventoinhas:

-Monitor:

Fonte: Corsair CX 550 (você não vai precisar de mais do que esta potência, acredite). 

Alternativamente pode pegar algum modelo 80+ gold com cabeamento modular, sendo que eu gostei muito da XFX XTR2 550W e 650W. Em testes elas passaram com louvor, e por vezes as vemos em promoção por aqui. Comprei a minha XTR2 550W pelo preço de fonte 80+bronze. Se achar Antec no mercado a bom preço nessa faixa de potência, compartilhe conosco para vermos se é boa para você. No geral Antec é superior, mas raro de achar.

Gabinete recomendo o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA. Lindo, bem filtrado, organizado, de altíssima qualidade e preço justo. De quebra vem com ventoinhas RGB e spliter cable para conectar na placa-mãe.

Alternativamente temos o Thermaltake Versa J24, o J25 e o Core X31 (que eu uso atualmente). Todos são bons, variando em tamanho e opcionais (como RGB, por exemplo).

Ventoinhas: Em todos os casos acima recomendo que instale todas as ventoinhas que o gabinete suportar, modelos de boa qualidade das marcas Thermaltake, Aerocool, Cooler Master e DeepCool. Se o modelo escolhido suportar ventoinhas de 140 mm, prefira elas, pois tem maior fluxo de ar e menor nível de ruído, de maneira geral (há de se observar o modelo, claro). Se for fazer seu gabinete todo RGB, recomendo que compre o splitter cable ou plaquinha splitter compatível com a quantidade de ventoinhas RGB a serem utilizadas, observando quantas a MB suporta em cada saída.

Monitor: considero esta uma opção que você tem que pesquisar com carinho. O monitor que é bom para uma pessoa não é ideal para outra, e isso é válido até por questão de amostragem.
Tecnologias a se procurar são:

• FreeSync e Gsync, que aumentam a fluidez da imagem com GPUs compatíveis, sendo que hoje ambas as tecnologias são compatíveis tanto com AMD quanto NVIDIA.
  • Alta taxa de atualização, apesar de que sua GPU nem sempre vai dar conta.
  • Monitor com matriz OLED ou superior, se quiser o top notch de qualidade de imagem e durabilidade.
  • Entradas variadas e sempre compatíveis com o modelo específico de GPU que escolher (sempre opte por Display Port).
  • Resolução abaixo de 4K, pois 4K é o que mais demanda da GPU hoje, e você terá desempenho inferior quanto maior a resolução do monitor. Pessoalmente, a menos que seu monitor seja gigante eu não vejo razão para UHD. 

Detalhes que você não citou:

Cooler do CPU: Você vai precisar de um cooler de CPU de qualidade para aguentar esse computador rodando jogos por longos períodos. Recomendo o Cooler Master MA410P se quiser economizar, ou o MA620P se quiser comprar algo superior. Water Cooling não vale a penas para quem quer investir pouco, pois os AIO de 120mm simplesmente não dão conta, os de 240 dão conta, mas tem desempenho em par com Air Coolers de custo muito inferior, os de 360 além de serem caros ainda tem o problema de compatibilidade com gabinetes, e os custom só valem a pena se você tiver dinheiro para jogar pela janela, bem como muito tempo e disposição para fazer manutenção constante e repor componentes quando necessário.

Filtro de linha: Pegue um Clamper na loja virtual deles ou na WAZ e seja feliz: 

https://www.lojaclamper.com.br/filtro de linha

https://www.waz.com.br/clamper?PS=12&O=OrderByTopSaleDESC#1

Recomendo o multiproteção 8.

Nunca use estabilizador! Componente arcaico que danifica seu equipamento! Para saber mais leia:

Tópicos em destaque: tudo sobre Estabilizadores, Filtros de Linha e No-Breaks!

Tópicos em destaque: tudo sobre Fontes de Alimentação!

Tópicos em destaque, Fontes e Energia.

Microfone para streaming: 

Microfone Condensador USB Blue Snowball Ice Preto

Mouse:

Mouse Gamer Logitech G600 MMO, RGB Lightsync, 20 Botões, 8200 DPI

Teclado:

Minha opinião não conta muito, pois tenho birra de teclados mecânicos. Meu primeiro curso de digitação data de 1995, e eu já fazia 200 toques por minuto naquela época, então digitar para mim está mais para maciez do teclado do que qualquer outra coisa. Meu teclado é um Cooler Master Devastator simples e funcional.

Cadeira:

https://www.pichau.com.br/cadeiras/gamer?marcas=541

TGC12 é a que eu uso, mas a BC3, apesar de ter pistão classe 3, parece ser melhor por causa do tecido respirável. Acredite, ser respirável é mais importante do que parece. Se quiser algo top notch, vá de noblechairs: https://www.kabum.com.br/gamer/cadeiras-gamer/noblechair?ordem=3&limite=30&pagina=1&string=

Considerei importante colocar cadeira porque eu tenho uma doença degenerativa que afeta coluna e bacia. Hoje o único lugar que me sinto 100% confortável 100% do tempo é na cadeira, e não consigo mais imaginar uma gaming session sem ela.

• Curtir 2
Postado

Primeiramente obrigado por uma resposta tão completa e abrangente, dei mais uma lida e pesquisei informações e preços sobre os itens indicados. Ainda surgiram algumas dúvidas.

Em 20/01/2020 às 10:51, WOZ Dods disse:

Esta placa é a favorita da comunidade pelo custo/benefício. Pessoalmente eu prefiro qualquer B450 das marcas Gigabyte, MSI ou Asus (com dissipador no VRM). São mais duráveis e tem melhor suporte que Asrock, às vezes custando menos. Se quiser/precisar cortar gastos, tem uma B350 da Gigabyte no mercado que custa 100 reais a menos que as B450 mais baratas (levando em consideração apenas modelos com 4 slots de memória).

Depende do que você precisa. É muito raro alguém precisar de muitas placas de expansão ou entradas de dispositivos. Conte quantas vai precisar (entre placas PCIe, dispositivos USB, HDDs e SSDs, e decida a partir disso).

Visando uma placa mais simples sem tantas placas de expansão ou entradas de dispositivos, achei essas duas porém estou em dúvida se existe alguma diferença entre elas?

placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR ou placa-mãe Gigabyte B450M Gaming

Citação

Se for fazer OC, pegue a X. Se não for, ou não ligar para alguns míseros FPS a mais, pegue a normal. Se estiverem no mesmo preço, pegue sempre a X mesmo que não vá fazer OC.

A diferença de preço entre elas está em quase R$ 200, creio assim que não seria beneficial em pegar a X. Vou ficar de olho em promoções, mas por enquanto, o Ryzen 5 2700X é tão diferente assim?

Citação

As RTX da Nvidia tem como maiores diferenciais o baixo consumo e a tecnologia Ray Tracing nativa. Não existem jogos que explorem esta tecnologia a fundo ainda, e esta é a primeira implementação da mesma. Sinceramente, eu gosto mais de Nvidia, mas tenho que respeitar o poder das RX 5700 XT. Apesar de consumirem mais, elas tem muita força bruta. 

Vai de você o que é sua prioridade: FPS puro (vá de RX) ou estar preparado para uma "possível" nova geração de games (vá de RTX). Salientando, as implementações de Ray Tracing tem sido fracas até agora (isso com mais de 1 ano de lançamento!), e o mercado não pegou tração ainda para uso da tecnologia, sem maiores previsões.

Aqui a dúvida entre elas continua mesmo entendendo o benefício de cada uma delas, também vou esperar pra pegar a mais em conta quando alguma promoção aparecer.

Citação

Corsair é uma das minhas favoritas, pois são das mais duráveis. Ainda sim, não dispense Geil, Crucial, G.Skill, Patriot, Adata ou XPG, que também são de alta qualidade e durabilidade. Fique longe de Kingston, XyperX, TeamGroup e demais inferiores. 3000 MHz ou 2666 MHz é uma escolha dura, pois o ganho é pequeno em vista da diferença de preço. Observe os gráficos do teste realizado pela Gamer's Nexus abaixo e verá que na maioria dos casos a diferença nem sequer será percebida pelo usuário.

Ryzen 3000 Memory Benchmark & Best RAM for Ryzen (fClock, uClock, & mClock)

Aqui devo agradecer pelo heads up nas marcas pelo fato de quase ter sido conquistado pelo preço da TeamGroup, ficarei de olho em qual frequência de memórias está mais em conta pelo fato de não estar com pressa para montar o PC.

Citação

Seagate é a menos durável, Procure WD ou Toshiba. Tem uma linha da Toshiba que tem garantia extra, inclusive.

Eu já tinha uma ideia de que WD era melhor nesse quesito, parece que devo manter o mesmo pensamento.

Citação

Normalmente eu aviso que a diferença de desempenho entre NVMe e SATA M.2 é tão pequena para uso doméstico que não compensa o preço. No entanto, este modelo que escolheu está com preço bom demais para este argumento ser válido. Pegue ele a menos que encontre um ainda mais barato. Excelente marca, excelente modelo, bom preço.

Sobre tamanho, vai de você. Se pretender usar SSD para instalação de jogos e é do tipo preguiçoso que não apaga os jogos que não joga há meses, então pegue esse tamanho ou maior. Se você é mais organizado e gosta de manter instalados apenas os que estão em uso, pegue este tamanho ou menor. Se você nem pretende usar para instalar jogos (o que vai aumentar a vida útil do dispositivo consideravelmente, diga-se de passagem), então qualquer um de 240 GB será mais que suficiente. Só pego acima de 240 se for para instalar jogos, únicamente.

Esta vai ser a minha primeira peça a ser comprada, primeiramente pelo preço e qualidade atrativa, seguidamente pelo fato de que posso utilizar este junto ao meu notebook enquanto faço a compra dos outros componentes.

Citação

Fonte: Corsair CX 550 (você não vai precisar de mais do que esta potência, acredite). 

Alternativamente pode pegar algum modelo 80+ gold com cabeamento modular, sendo que eu gostei muito da XFX XTR2 550W e 650W. Em testes elas passaram com louvor, e por vezes as vemos em promoção por aqui. Comprei a minha XTR2 550W pelo preço de fonte 80+bronze. Se achar Antec no mercado a bom preço nessa faixa de potência, compartilhe conosco para vermos se é boa para você. No geral Antec é superior, mas raro de achar.

Sobre as fontes achei as fontes da Corsair CX550 em um preço mais atrativo, as outras citadas sequer consegui achar nos sites. Também existem as versões semi-modulares, as quais são um pouco mais caras, valem a pena?

Citação

Gabinete recomendo o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA. Lindo, bem filtrado, organizado, de altíssima qualidade e preço justo. De quebra vem com ventoinhas RGB e spliter cable para conectar na placa-mãe.

Alternativamente temos o Thermaltake Versa J24, o J25 e o Core X31 (que eu uso atualmente). Todos são bons, variando em tamanho e opcionais (como RGB, por exemplo).

Aqui a mesma história das fontes, achei o Carbide com um preço justo devido a sua qualidade.

Gabinete Gamer Corsair Carbide Spec Delta RGB

Citação

Ventoinhas: Em todos os casos acima recomendo que instale todas as ventoinhas que o gabinete suportar, modelos de boa qualidade das marcas Thermaltake, Aerocool, Cooler Master e DeepCool. Se o modelo escolhido suportar ventoinhas de 140 mm, prefira elas, pois tem maior fluxo de ar e menor nível de ruído, de maneira geral (há de se observar o modelo, claro). Se for fazer seu gabinete todo RGB, recomendo que compre o splitter cable ou plaquinha splitter compatível com a quantidade de ventoinhas RGB a serem utilizadas, observando quantas a MB suporta em cada saída.

Monitor: considero esta uma opção que você tem que pesquisar com carinho. O monitor que é bom para uma pessoa não é ideal para outra, e isso é válido até por questão de amostragem.
Tecnologias a se procurar são:

• FreeSync e Gsync, que aumentam a fluidez da imagem com GPUs compatíveis, sendo que hoje ambas as tecnologias são compatíveis tanto com AMD quanto NVIDIA.
  • Alta taxa de atualização, apesar de que sua GPU nem sempre vai dar conta.
  • Monitor com matriz OLED ou superior, se quiser o top notch de qualidade de imagem e durabilidade.
  • Entradas variadas e sempre compatíveis com o modelo específico de GPU que escolher (sempre opte por Display Port).
  • Resolução abaixo de 4K, pois 4K é o que mais demanda da GPU hoje, e você terá desempenho inferior quanto maior a resolução do monitor. Pessoalmente, a menos que seu monitor seja gigante eu não vejo razão para UHD. 

Detalhes que você não citou:

Cooler do CPU: Você vai precisar de um cooler de CPU de qualidade para aguentar esse computador rodando jogos por longos períodos. Recomendo o Cooler Master MA410P se quiser economizar, ou o MA620P se quiser comprar algo superior. Water Cooling não vale a penas para quem quer investir pouco, pois os AIO de 120mm simplesmente não dão conta, os de 240 dão conta, mas tem desempenho em par com Air Coolers de custo muito inferior, os de 360 além de serem caros ainda tem o problema de compatibilidade com gabinetes, e os custom só valem a pena se você tiver dinheiro para jogar pela janela, bem como muito tempo e disposição para fazer manutenção constante e repor componentes quando necessário.

Filtro de linha: Pegue um Clamper na loja virtual deles ou na WAZ e seja feliz: 

https://www.lojaclamper.com.br/filtro de linha

https://www.waz.com.br/clamper?PS=12&O=OrderByTopSaleDESC#1

Recomendo o multiproteção 8.

Nunca use estabilizador! Componente arcaico que danifica seu equipamento! Para saber mais leia:

Tópicos em destaque: tudo sobre Estabilizadores, Filtros de Linha e No-Breaks!

Tópicos em destaque: tudo sobre Fontes de Alimentação!

Tópicos em destaque, Fontes e Energia.

Microfone para streaming: 

Microfone Condensador USB Blue Snowball Ice Preto

Mouse:

Mouse Gamer Logitech G600 MMO, RGB Lightsync, 20 Botões, 8200 DPI

Teclado:

Minha opinião não conta muito, pois tenho birra de teclados mecânicos. Meu primeiro curso de digitação data de 1995, e eu já fazia 200 toques por minuto naquela época, então digitar para mim está mais para maciez do teclado do que qualquer outra coisa. Meu teclado é um Cooler Master Devastator simples e funcional.

Cadeira:

https://www.pichau.com.br/cadeiras/gamer?marcas=541

TGC12 é a que eu uso, mas a BC3, apesar de ter pistão classe 3, parece ser melhor por causa do tecido respirável. Acredite, ser respirável é mais importante do que parece. Se quiser algo top notch, vá de noblechairs: https://www.kabum.com.br/gamer/cadeiras-gamer/noblechair?ordem=3&limite=30&pagina=1&string=

Considerei importante colocar cadeira porque eu tenho uma doença degenerativa que afeta coluna e bacia. Hoje o único lugar que me sinto 100% confortável 100% do tempo é na cadeira, e não consigo mais imaginar uma gaming session sem ela.

Sobre essas outras informações, creio que vou fazer a compra delas por último e ir incrementando assim que necessário, mas já possuo uma noção bem maior do que preciso para montar meu PCzin!

Postado
41 minutos atrás, leoafgrando disse:

Visando uma placa mais simples sem tantas placas de expansão ou entradas de dispositivos, achei essas duas porém estou em dúvida se existe alguma diferença entre elas?

placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR ou placa-mãe Gigabyte B450M Gaming

Não recomendo nenhuma das duas, pois a Asus não tem dissipador no VRM, o que aumenta a temperatura de operação do mesmo e dificulta o uso de processadores de alto TDP. Já a Gigabyte conta com apenas 2 slots de memória, e memória é justamente a única expansão que eu te garanto que você vai precisar no futuro.

As MBs que recomendo são:

placa-mãe GIGABYTE B450M DS3H DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450 - R$449,99

ou

Placa-mãe Gigabyte B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 599,90

46 minutos atrás, leoafgrando disse:

A diferença de preço entre elas está em quase R$ 200, creio assim que não seria beneficial em pegar a X. Vou ficar de olho em promoções, mas por enquanto, o Ryzen 5 2700X é tão diferente assim?

Se puder pegar o R5 3600, fique com ele. Tem desempenho similar ao R7 2700X para algumas finalidades, mas para jogos ele será idêntico ou superior, isso consumindo menos. Sobre a diferença entre o 3600 e o 3600X, é pequena para justificar 200 reais a mais de investimento. O 3600 já será suficiente para jogar e fazer streaming e o que mais desejar fazer em questão de games.

55 minutos atrás, leoafgrando disse:

Aqui a dúvida entre elas continua mesmo entendendo o benefício de cada uma delas, também vou esperar pra pegar a mais em conta quando alguma promoção aparecer.

Avalie sua prioridade, desempenho puro mais alto ou desempenho não tão elevado (mas bem próximo) com tecnologia adicional e exclusiva. Eu mesmo ficaria indeciso, mas acabaria por optar pelo modelo que tivesse melhor preço mesmo gostando de Nvidia.

58 minutos atrás, leoafgrando disse:

Eu já tinha uma ideia de que WD era melhor nesse quesito, parece que devo manter o mesmo pensamento

Na verdade a melhor é a Toshiba. Nas últimas duas comparações de durabilidade que li os Seagate tinham vida útil média de 2,5 anos, os WD de 3,5 anos, mas os Toshiba chegavam perto de 5. O problema é que Toshiba ainda tem pouca representação comercial para o segmento doméstico no Brasil, então temos pouca variedade de modelos para comprar. Enfim, se estiverem com mesmo preço, pegue Toshiba. Inclusive eles tem modelos com garantia extendida aparecendo no mercado de vez em quando. Um contato meu da WAZ me assegurou que eles tinham esse modelo de garantia extendida, vale comparar.

1 hora atrás, leoafgrando disse:

Sobre as fontes achei as fontes da Corsair CX550 em um preço mais atrativo, as outras citadas sequer consegui achar nos sites. Também existem as versões semi-modulares, as quais são um pouco mais caras, valem a pena

É uma questão muito pessoal a diferença entre modular ou não modular. Não há diferença de qualidade ou desempenho, mas sim de facilidade de montagem. Vai de você se deseja pagar um pouco a mais para ter esse benefício.

Aqui a mesma história das fontes, achei o Carbide com um preço justo devido a sua qualidade.

Gabinete Gamer Corsair Carbide Spec Delta RGB

Excelente escolha. Não vai se arrepender. Corsair é marca durável e de alta qualidade.

Sobre essas outras informações, creio que vou fazer a compra delas por último e ir incrementando assim que necessário, mas já possuo uma noção bem maior do que preciso para montar meu PCzin!

Fico feliz. Só vou te recomendar uma coisa importante. Devido ao fato de que o mercado é muito volátil, não recomendo a compra de peça por peça. Junte o dinheiro em uma poupança e compre tudo quando tiver o suficiente. Se comprar peça por peça ao longo de 3 meses, por exemplo, quando comprar a última verá que o mercado já oferece componentes por preços e desempenho melhores do que oferecia quando comprou os primeiros. A tendência no mundo da informática é sempre de incrementos de desempenho e quedas de custo, salvo em raras ocasiões onde os preços sobem por algum problema temporário (como a inundação das fábricas de HDDs na década passada que elevou os preços).

Sobre usar o M.2 no notebook, observe bem qual é o tipo de M.2 que ele suporta. Nem todos notes são compatíveis tanto com SATA quanto NVMe (a maioria nem sequer é compatível com M.2, pois isso se tornou padrão apenas em 2019). Além disso, você não poderá reaproveitar o sistema operacional de um computador em outro, então seria interessante que cada um tivesse seu próprio dispositivo.

Torço para que faça boas compras. Seja como for, mantenha o tópico vivo enquanto for comprando os componentes para acompanharmos o mercado. Componentes somem do mercado e outros melhores aparecem diariamente, então sempre convém acompanhar.

• 4 semanas depois...
Postado

Opa, depois de um tempinho desaparecido e ainda trabalhando pra juntar a graninha eu voltei.

Seguinte, estou em um dilema de comprar as coisas agora e esperar mais um mês pra terminar de comprar tudo ou juntar todo o dinheiro e comprar tudo junto. Acho que é pelo medo de perder os produtos em estoque VS comprar e os produtos entrarem em promoção, help.

Achei esses itens com os preços mais em conta e gostaria de um feedback

placa-mãe ASRock B450M Steel Legend AMD AM4 + Processador AMD Ryzen 5 3600 3.6GHz + Memória Crucial Ballistix DDR4 8GB 2666MHz na Terabyte por R$ 1860

Compraria mais um pente de Memória Crucial Ballistix DDR 8GB 2666MHz na Kabum por R$188

Fonte Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze na Terabyte por R$ 304

HD Toshiba P300 1TB também na Terabyte por R$ 251

SSD ADATA XPG SX8200 PRO 512GB M.2 2280 NVME na Pichau por R$ 429

Monitor eu ainda estou em busca, porém achei modelos como o Monitor Gamer AOC Hero 24 Pol, Full HD, 144hz, 1ms, AMD Freesync, mas ainda na dúvida entre 144hz e 75hz.

Mesma história com as Placas de Vídeo, não consigo me decidir entre 2060 Super, 2070, 2070 Super e RX 5700 XT, todas com o preço e desempenho parecidas, dificultando o que vale mais a pena no custo x benefício.

Gabinete já estou a procura, quando ia finalizar a compra em um Corsair Carbide Spec Delta este ficou indisponível.

• Curtir 1
Postado
34 minutos atrás, leoafgrando disse:

Parece um bom pacote. A memória é boa e o preço total está abaixo do que se esperaria para um pacote com todos esses componentes. A memória basicamente é um brinde nesse pacote.

36 minutos atrás, leoafgrando disse:

Compraria mais um pente de Memória Crucial Ballistix DDR 8GB 2666MHz na Kabum por R$188

Certo. 

Pode pegar, bom preço.

HD Toshiba P300 1TB também na Terabyte por R$ 251

SSD ADATA XPG SX8200 PRO 512GB M.2 2280 NVME na Pichau por R$ 429

O HD está com preço normal. O SSD, a menos que você tenha dinheiro sobrando, poderia ser um modelo mais barato. Lembre que NVMe é mais para "ter uma tecnologia nova" do que o desempenho que realmente oferece. A diferença de tempo de carregamento do sistema e de jogos é de 1 a 3 segundos no máximo, ficando geralmente na casa de 1 segundo. 

41 minutos atrás, leoafgrando disse:

Monitor eu ainda estou em busca, porém achei modelos como o Monitor Gamer AOC Hero 24 Pol, Full HD, 144hz, 1ms, AMD Freesync, mas ainda na dúvida entre 144hz e 75hz.

Ótima escolha. Funcionará com placas de vídeo Nvidia sem problemas. Confira na lista de monitores Freesync que funcionam com Nvidia aqui: https://www.esportstales.com/tech-tips/list-of-nvidia-gsync-compatible-freesync-monitors-tested-by-community O preço é um pouco salgado, mas vai de você.

43 minutos atrás, leoafgrando disse:

Mesma história com as Placas de Vídeo, não consigo me decidir entre 2060 Super, 2070, 2070 Super e RX 5700 XT, todas com o preço e desempenho parecidas, dificultando o que vale mais a pena no custo x benefício.

Eu não compraria a 5700 XT hoje. Ela consome mais, aquece mais e tem problemas variados com seus coolers (vários modelos). O preço é menor, mas você pode ter certeza que vai pagar a diferença de um jeito ou de outro (minha opinião).

A 2060 Super é boa, mas se conseguir bancar a 2070 eu prefiro ela. A 2070 Super tem um ganho de desempenho tão pequeno em relação à 2070 normal, que pela diferença de preço não acho que vale a pena. Se estiver com dinheiro para jogar pela janela, pegue a 2070 Super. Se quiser poupar para comprar outras coisas importantes, pegue a normal. No final você não sentirá diferença de desempenho entre elas a não ser que queira jogar com a framerate mais alta possível (for bragging rights) mesmo sabendo que não há nenhum ganho nisso.

46 minutos atrás, leoafgrando disse:

Gabinete já estou a procura, quando ia finalizar a compra em um Corsair Carbide Spec Delta este ficou indisponível.

Todos os estoques dele acabaram esta semana. Pessoalmente, se você está querendo gastar essa grana toda desnecessária em MB (que poderia bem ser uma Gigabyte B450M DS3H), SSD (que poderia ser M.2 SATA), placa de vídeo e monitor, acho que o gabinete Thermaltake Comander C35 TG ARGB (tenho um similar e sou apaixonado com a série), seria uma boa opção para você. Se achar o preço muito salgado, tem as outras opções abaixo. Lembrando que abaixo dele minha recomendação principal fica com o Versa J24, ou o Aero 500G. Ambos são excelentes.

LISTA DE GABINETES: 
Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Cougar MX330-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Versa J24

No mais, se quiser gastar um pouco a mais na fonte para ter algo topo de linha em qualidade e eficiência, procure a XFX XTR2 550W ou 650W (se não achar a de 550, pois você NÃO PRECISA de 650W, nem nunca vai precisar).

adicionado 2 minutos depois

Nota, seja qual for a GPU que você optar por pegar, dê preferência para Gigabyte, Asus, MSI ou Galax. As gigabyte estão ótimas inclusive.

Postado
6 horas atrás, leoafgrando disse:

Opa, depois de um tempinho desaparecido e ainda trabalhando pra juntar a graninha eu voltei.

Seguinte, estou em um dilema de comprar as coisas agora e esperar mais um mês pra terminar de comprar tudo ou juntar todo o dinheiro e comprar tudo junto. Acho que é pelo medo de perder os produtos em estoque VS comprar e os produtos entrarem em promoção, help.

Achei esses itens com os preços mais em conta e gostaria de um feedbac

Fica tranquilo, o estoque sempre volta, sem pressa

Outra opção de gabinete é o Aero Cool 500 ou Wheel Jack

Só compraria placa de vídeo das marcas GALAX, MSI, GIGABYTE e ASUS por causa da garantia de 3 anos no Brasil
GALAX você precisa se cadastrar no site da fabricante para ter a garantia de 3 anos

RX 5700 possui desempenho de RTX 2060 SUPER / RTX 2070
RX 5700 XT possui desempenho de RTX 2070 SUPER

Só compraria SSD das marcas SSD CORSAIR, SSD WD Black ou SSD INTEL, por causa da garantia de 5 anos no Brasil

Minha opinião é que cadeira gamer não presta

Compre uma cadeira de escritório de preferência ergonômica, se possível com apoio de cabeça

Fonte iria de corsair CX 650, diferença de 30 ou 40 reais dependendo da loja para a CX 550

Postado

@brender Você indica essa placa de vídeo em basicamente todos os tópicos dos quais participa, mesmo sabendo de todos os problemas que ela tem? Você está indicando, constantemente, componentes para pessoas basicamente ignorantes para qualquer tipo de procedimento de fix ou patch que esse vídeo mencionou, que se muito vão conseguir encontrar algum conteúdo sobre, e ainda sim insiste em propagandear como se estivessem escolhendo uma placa de vídeo que, a despeito de prometer mais desempenho do que a outra que já haviam escolhido por um preço menor, tem de ter seu desempenho reduzido só para REDUZIR o número de bugs que apresentam (isso pelo vídeo que você mesmo postou), sem jamais ponderar sobre se é melhor para essas pessoas terem algo funcional ou ter algo supostamente superior por um preço inferior, que em uma grande parcela das vezes (e 47% segundo o vídeo que postei é uma ENORME parcela) vai apresentar problemas?

Postado

@WOZ Dods @brender @GabrielLP14 @Atretador @Flávio Santana Lima

@leoafgrando

OBS*** Sugiro esses testes para todos os amigos, é bem esclarecedor, tira dúvidas, tem vários jogos nos testes e é bom o usuário se basear, pois dependendo dos games que ele joga, dá para selecionar a gpu melhor.

Para recomendar Nvidia Turing que é mais cara que Navi, temos que saber se o usuário quer pagar mais caro para jogar com a tecnologia Raytracing.

A rx 5700 xt, entrega, 10% na média com 36 jogos, mais desempenho que a 2060 Super custando o mesmo preço e alguns jogos bem jogados pela  comunidade como: Gears 5, Dirt Rally 2, The Division 2, BF5, Forza Horizon, CS GO, a diferença é entre 12% e 20% mais fps para a Radeon.

1080p.png

A RX 5700 XT custa o preço de 2060 super, é mais rápida no geral e apenas 6% inferior a 2070 Super que custa 20% mais caro? Será se a maior parte da comunidade quer pagar mais caro pelo RT? Eis a questão...o único jogo que entregou 20% mais fps fazendo justo a 2070 super ser 20% mais cara foi o Warhammer.

1440p.png

Uma rx 5700 tem desempenho de 2060 super, sendo mais em conta:

1080p.png

Além disso a rx 5700 consome menos energia que a 2060 6gb e 2060 8gb super e a rx 5700 xt um pouco menos que 2070 super:

Power1.png

Falou!

• Curtir 1
Postado
Em 14/02/2020 às 20:56, WOZ Dods disse:

@brender Você indica essa placa de vídeo em basicamente todos os tópicos dos quais participa, mesmo sabendo de todos os problemas que ela tem? Você está indicando, constantemente, componentes para pessoas basicamente ignorantes para qualquer tipo de procedimento de fix ou patch que esse vídeo mencionou, que se muito vão conseguir encontrar algum conteúdo sobre, e ainda sim insiste em propagandear como se estivessem escolhendo uma placa de vídeo que, a despeito de prometer mais desempenho do que a outra que já haviam escolhido por um preço menor, tem de ter seu desempenho reduzido só para REDUZIR o número de bugs que apresentam (isso pelo vídeo que você mesmo postou), sem jamais ponderar sobre se é melhor para essas pessoas terem algo funcional ou ter algo supostamente superior por um preço inferior, que em uma grande parcela das vezes (e 47% segundo o vídeo que postei é uma ENORME parcela) vai apresentar problemas?

Eu frequento outro fórum e a quantidade de problemas de drivers eu julgo como normal, nada nível alarmista como os vídeos estão falando

A crítica é totalmente válida em relação aos drivers da empresa, porém tem muito problema que não é culpa do driver

Além do que é uma nova arquitetura com uma equipe menor que da NVIDIA

Eu por exemplo, vi muito problema com a B450 TOMAHAWK, é em um nível fora da curva, então nem indico essa placa-mãe

Mas no tópico das RX 5700 e RX 5700 XT, é uma vez ou outra problemas relacionados a isso

Pelo fato da NVIDIA liderar o mercado atualmente, ela possui uma equipe maior de desenvolvedores, consequentemente parcerias via dinheiro, ou drivers já saem de inicio mais otimizado

Mas a AMD não é uma empresa fundo de quintal, está ganhado participação nos servidores, desktop e notebook, consequentemente dos consoles, portanto terá caixa para fazer aporte para contratar mais desenvolvedores e melhorar essa situação dos DRIVER's da RADEON

Problema vai acontecer sempre, eu tenho GTX 1050 TI e estava com problema para jogar APEX LEGENDs e Overwatch durante semanas por causa de algum bug no driver, sério mais de 1 mês sem conseguir jogar nenhum dos dois

Inclusive a NVIDIA ainda está pesquisando que diabos é esse BUG que já esqueci o nome, vi recentemente que estavam investigando ele

E isso já faz mais de 1 ou 2 meses

Só fui conseguir jogar APEX LEGENDS depois de algumas semanas com o driver novo da nvidia, e do overwatch ainda não estava funcionando

Só depois de várias semanas com um outro novo driver da nvidia conseguir jogar OVERWATCH

Então o problema pode ser vários em relação ao driver, windows pirata, alguma coisa bugou tudo, windows 10 update bugou tudo e etc.

Obviamente existe problema e por isso estão criticando, mas também não é nada nível OMG, de cada 10 que compraram, 9 estão com problema

Se estivessem com problema em um nível fora da curva, estariam voltando aqui no tópico para reclamar de BUG e tal

Pelo menos nos outros lugares que frequento, considero que está dentro de uma curva normal 

Mas em comparação com a concorrência claramente precisam refinar e melhorar o software, e reduzir esse tipo de ocorrência

Entretanto cabe ressaltar que a AMD está crescendo, portanto irá fazer novas contratações, consequentemente os drivers melhorarão

Caso fosse o contrário, seria um outro tipo de situação, a de piorar, mas não é o caso 

• Curtir 1
Postado
Em 22/01/2020 às 10:16, WOZ Dods disse:

Não recomendo nenhuma das duas, pois a Asus não tem dissipador no VRM, o que aumenta a temperatura de operação do mesmo e dificulta o uso de processadores de alto TDP. Já a Gigabyte conta com apenas 2 slots de memória, e memória é justamente a única expansão que eu te garanto que você vai precisar no futuro.

As MBs que recomendo são:

placa-mãe GIGABYTE B450M DS3H DDR4 SOCKET AM4 CHIPSET AMD B450 - R$449,99

ou

Placa-mãe Gigabyte B450 Aorus M, AMD AM4, mATX, DDR4 - R$ 599,90

Gigabyte? Elas não eram as placas com a pior BIOS?

adicionado 17 minutos depois

Aerocool Aero 500G RGB BK é bem mais barato, mas vem sem as ventoinhas frontais e superiores. Qual dos dois você acredita que é mais fácil de limpar? Qual você recomendaria mais? Onde eu moro tem muita, MUITA poeira, o meu HAF 932 entrou poeira onde eu nunca poderei tirar.

• Curtir 1
Postado
Em 14/02/2020 às 23:06, Luan Sobreira disse:

Aerocool Aero 500G RGB BK é bem mais barato, mas vem sem as ventoinhas frontais e superiores. Qual dos dois você acredita que é mais fácil de limpar? Qual você recomendaria mais? Onde eu moro tem muita, MUITA poeira, o meu HAF 932 entrou poeira onde eu nunca poderei tirar.

Todos os gabinetes que foram indicados são bons, vai depender do seu bolso e gosto agora

Postado
Em 14/02/2020 às 23:06, Luan Sobreira disse:

Nunca tive problema com BIOS da Gigabyte, muito pelo contrário. Se você estiver questionando sobre OC, já não sei, pois estou indicando essas MBs pela durabilidade, qualidade e preço, pressupondo que OC não é sua prioridade. Se for, talvez a afamada Steel Legend seja sua melhor opção de custo/benefício.

O Aero 500G, com o qual já montei alguns PCs, é excelente para limpeza, mas salvo engano não tem filtro inferior no estilo gaveta, que é mais fácil de limpar do que o de lâmina telada que fica preso por encaixe. Alguns desses tem o referido filtro no estilo gaveta, os quais eu priorizo por serem mais fácil de remover, mas no final das contas ambos filtram igualmente. 

Se você tem problemas com poeira em sua casa, recomendo que instale as ventoinhas formando um fluxo de ar neutro ou ligeiramente positivo (preferencialmente positivo nesse caso), pois com o fluxo negativo você verá poeira se acumulando em todas as arestas do gabinete.

• 2 semanas depois...
Postado

Bom dia, comecei a fazer a compra de alguns componentes com o melhor preço que eu achei e estou de olho nesses Coolers para CPU e não encontro estoque do MA410P em lugar nenhum, existe algum que se equipara a ele no custo e desempenho?

Postado

@leoafgrando

O MA410P, versão bonitinha, disponível em lojas de departamentos: 

Cooler P/ Processador Cooler Master Masterair MA410P Tuf RGB - MAP-T4PN-AFNPC-R1

O Hyper 212, versão turbo, deve ter desempenho similar. Mesma qualidade e durabilidade:

Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 Turbo Led Vermelho RR-212TK-16PR-R1

adicionado 1 minuto depois

Se quiser algo ainda mais robusto, porém com preço proporcionalmente mais alto, pode pegar o MA620P:

Cooler para Processador Cooler Master MasterAir MA620P, RGB, AMD/Intel - MAP-D6PN-218PC-R1

• Curtir 1
Postado
16 horas atrás, leoafgrando disse:

Bom dia, comecei a fazer a compra de alguns componentes com o melhor preço que eu achei e estou de olho nesses Coolers para CPU e não encontro estoque do MA410P em lugar nenhum, existe algum que se equipara a ele no custo e desempenho?

Tem o Hyper 212 Black, ele é mais silencioso do que a versão normal

Postado
8 horas atrás, brender disse:

A versão turbo também é bem silenciosa por fazer push and pull, mas o 212 Black é mais barato.

Postado
8 horas atrás, brender disse:

3 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A versão turbo também é bem silenciosa por fazer push and pull, mas o 212 Black é mais barato.

Na terabyte encontrei ambos com apenas 5 reais de diferença entre eles, acho que vou acabar indo na versão turbo pela robustez e aparência mais confiável que ele tá me transmitindo kkkkkkkk

Agradeço pelo feedback de ambos!

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, leoafgrando disse:

Na terabyte encontrei ambos com apenas 5 reais de diferença entre eles, acho que vou acabar indo na versão turbo pela robustez e aparência mais confiável que ele tá me transmitindo kkkkkkkk

Agradeço pelo feedback de ambos!

Ótima escolha. Os dois são exatamente iguais, mas o Turbo vem com uma ventoinha a mais, e com isso vai manter sua CPU mais fria. A montagem costuma ser fácil, mas se quiser facilitar um pouco mais pode remover os coolers antes de instalar e re-colocá-los depois de instalar. Algumas memórias são altas e isso pode interferir, mas os coolers podem ser reposicionados para ficarem mais altos também. Lembre de colocar os coolers ventilando para o fundo do gabinete, nunca para cima.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, esse mês acabei fazendo a compra dos seguintes componentes:

- Processador AMD Ryzen 5 3600 Hexa-Core 3.6GHz

- 2x Memoria Crucial Ballistix Sport 8GB (1x8) DDR4 2666Mhz

- SSD Adata XPG SX8200 Pro 256GB M.2 2280 NVMe

- HD Toshiba P300 1TB 3.5" Sata III 6GB/s

- Fonte Corsair CX Series CX650 80 Plus Bronze 650W

- Clamper 

@edit

- Teclado

Assim que receber no próximo mês irei comprar:

- Gabinete:

Thermaltake Versa J24 ou Corsair Carbide Spec Delta

Dependendo aqui da disponibilidade do Spec Delta até eu fechar a compra junto com os outros componentes

- Placa-Mãe:

Gigabyte B450M DS3H ou Gigabyte B450 AORUS M

Estou aqui tendendo um pouco mais a Aorus pelo fato da diferença de preço não estar tanta assim

- Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 Turbo

- Monitor Gamer MSI OPTIX G27C2 27'' CURVO 144HZ 1MS

- Placa de Vídeo RTX 2070 Super (Gigabyte, Galax ou MSI)

A placa de vídeo provavelmente será a última peça que irei comprar pelo fato de não achar uma promoção legal, estava inclinado a comprar a 2070 normal, mas não achei muito estoque nas lojas que procurei e nas que achei o preço não foge muito da Super.

Peço que avaliem se estes componentes estão tudo ok, se possuem alguma indicação e afins!

E como estou chegando perto da parte de montar definitivamente o PC (o qual irei fazer em casa) e nunca fiz isso a não ser que montar e desmontar diversos notebooks me dê alguma experiência na área heheh. Quero perguntar se existem alguns tutoriais de confiança que possam indicar e se é necessário fazer a compra de outros utensílios como a pasta térmica para processador. 

Agradeço desde já!

Postado
Em 27/02/2020 às 08:28, leoafgrando disse:

Filtro de linha recomendo esse modelo

https://www.clamper.com.br/product/filtro-de-linha-dps-8-tomadas-clamper-energia-8/

Só compraria SSD das marcas SSD CORSAIR, SSD WD Black ou SSD INTEL, por causa da garantia de 5 anos no Brasil

Monitor depende do orçamento

Assista a esses dois vídeos

Monitor Dell S2719DGF - 27" WQHD 1440p 144Hz FreeSync - TN - R$ R$ 2200 (lojas grandes) 3 anos de garantia com a DELL

https://www.dell.com/pt-br/shop/monitor-dell-gamer-de-27-s2719dgf/apd/210-arcj/monitores-e-acessórios

https://www.jacotei.com.br/monitor-dell-gamer-free-sync-led-qhd-27-s2719dgf/p

Desempenho das placas de vídeos

1440p_Market.png

• Curtir 1
Postado
Em 28/02/2020 às 20:30, leoafgrando disse:

- Gabinete:

Thermaltake Versa J24 ou Corsair Carbide Spec Delta

Dependendo aqui da disponibilidade do Spec Delta até eu fechar a compra junto com os outros componentes

- Placa-Mãe:

Gigabyte B450M DS3H ou Gigabyte B450 AORUS M

Estou aqui tendendo um pouco mais a Aorus pelo fato da diferença de preço não estar tanta assim

- Cooler para Processador Cooler Master Hyper 212 Turbo

- Monitor Gamer MSI OPTIX G27C2 27'' CURVO 144HZ 1MS

- Placa de Vídeo RTX 2070 Super (Gigabyte, Galax ou MSI)

A placa de vídeo provavelmente será a última peça que irei comprar pelo fato de não achar uma promoção legal, estava inclinado a comprar a 2070 normal, mas não achei muito estoque nas lojas que procurei e nas que achei o preço não foge muito da Super.

Ótimas escolhas. A RTX 2070 da Gigabyte tem um cooler que eu gosto muito. Super recomendo. Monitor é drama, pois nenhum no mercado hoje atende todas as necessidades com preço justo, então compre o que achar melhor pela sua própria perspectiva.

Hyper 212 Turbo é ótimo.

Se achar o Spec Delta, ele só é melhor por ter maior compatibilidade com coolers de CPU. Observe bem se o cooler que escolheu é compatível com a altura máxima que o gabinete suporta!
Sobre MBs, tem muitas opções nessa faixa de preço. Qualquer MSI, Gigabyte ou Asus (que tenha dissipador no VRM) será muito bem comprada. 

Promos de GPU estão mais espaçadas agora, tem que ficar de olho. Esse período do ano é ruim para comprar componentes, mas observe o mercado.

Em 28/02/2020 às 20:30, leoafgrando disse:

Peço que avaliem se estes componentes estão tudo ok, se possuem alguma indicação e afins!

E como estou chegando perto da parte de montar definitivamente o PC (o qual irei fazer em casa) e nunca fiz isso a não ser que montar e desmontar diversos notebooks me dê alguma experiência na área heheh. Quero perguntar se existem alguns tutoriais de confiança que possam indicar e se é necessário fazer a compra de outros utensílios como a pasta térmica para processador. 

Procure bons tutoriais. Recomendo os do CDH, do Toms, do Hardware Canucks, do Gamer's Nexus, do Linus Tech Tips e da Anand Tech. Se for usar tutorial de youtube, posta aqui antes para vermos se presta, pois tutoriais sem noção temos aos montes hoje.

No geral, é só encaixar as coisas onde é feito para encaixar. Tem pouquíssimas, se é que tem, conexões em uma placa-mãe ou componente que podem ser feitas errado. Manual em mãos, um pouco de discernimento e paciência são mais que suficiente para qualquer montagem hoje.

Utensílios? Zuou né? Pasta térmica pode usar o método de uma gota no meio da CPU, isso se seu cooler não vier com pasta pré-aplicada que facilita muito. Seja como for, lembre de instalar o cooler depois das memórias (instalar as memórias antes facilita muito) e antes de instalar a MB no gabinete. Pode usar a própria caixa da MB, com o plástico isolante eletrostático como interface, pra facilitar o processo. 

O método de uma gota de pasta térmica no meio da CPU é o melhor até hoje, tem os melhores resultados consistentemente em qualquer teste já feito. Pode ficar tranquilo, só não aplique em excesso. Ah, não compre pasta térmica de prata se não pretender fazer OC, pois ela só vale o que custa nesse cenário. A pasta térmica da fabricante é tão boa quanto qualquer outra abaixo de pastas de prata. 

Sua experiência com notes será valiosa no manuseio de componentes, que é o fator mais importante ao se montar um PC. Não se deve nunca tocar em trilhas ou componentes, apenas nas bordas das placas, e componente que cai no chão geralmente estraga. Tenha isso em mente. Use de paciência.

Ademais, boa diversão, pois não tem melhor LEGO nesse mundo que um PC. Afinal, quando você termina ele liga e vira uma coisa linda de se ver, especialmente para gamers.

Abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!