Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fogão de indução (como anular o sensor da panela?)


Posts recomendados

Venho até os senhores (as), com uma duvida.... Será que é possível eu anular o detector de campo magnético de 1 fogão de indução?

O meu problema é o seguinte, eu comprei um fogão de indução de 1 boca para aquecer alguns carimbos de metal para gravação em madeira, eu andei vendo alguns videos e percebi que esse tipo de fogão aquece muito rápido. porém somente depois da compra que eu percebi que o fogão só liga a indução se tiver em cima uma panela com no minimo 12 centímetros de diâmetro, menos que isso o fogão não aciona a indução. Com isso eu tive a ideia de modificar a bobina plana para uma bobina comum de espiras (tipo mola), mas mesmo assim continuou mostrando no visor (E 03).

Resumindo, seria possível eu montar uma bobina (tipo mola) para eu poder colocar os carimbos de metal dentro para avermelhar? utilizando a placa desse fogão que eu comprei?

Desde já agradeço a todos! Atenciosamente - Leandro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Nao conheço este fogão mas sim seu princípio. Ele induz corrente na base do ferro da panela. Pensando nisso, faz todo o sentido o tamanho mínimo e tipo e formato certos de panela. Seu carimbo obviamente tem formato inadequado pra circulação de corrente induzida. E não, não é válido mexer na bobina plana pois esta já está otimizada pro sistema.  Aguarde opiniões de verdade...

 

Nunca fiz mas um experimento de aquecedor por indução é bem curioso e pode se aplicar ao seu caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia@Isadora Ferraz , Concordo no fato da bobina plana estar otimizada para o circuito em questão, mas com seu comentário me ocorreu uma ideia... e se... eu usar alguma calculadora ou um medidor LCR para descobrir a indutância da bobina plana, será que não seria possível eu dimensionar uma bobina diferente, mantendo os valores em uH? Acho que vou tentar pesquisar um pouco mais sobre esse assunto.

Muito obrigado pelo seu comentário! Acho que você ajudou mais do que pensa! rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Teorizo cá com meus botões que a forma física da bobina é casada com o tipo certo de panela. Algo como amplificador sintonizado. Portanto você pode até colocar um indutor com mesma indutância (potência também é importante) mas não consigo vislumbrar resultado final teórico. Faça aí seus experimentos práticos e não te esqueças de publicar os resultados. É o 'preço que cobramos' por aqui, ok? Sucessos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz Com certeza colocarei os resultados aqui para todos compartilharem! Eu estive estudando a placa de potencia do fogão, lá existe um circuito integrado (HT45F0057), acredito que ele seja o responsável pela ativação e desativação da indução, pois saem 2 resistores de 1w dos polos da bobina e vão para esse componente, talvez ele faça uma leitura de quando existe ou não metal sobre a bobina, talvez eu consiga "enganar" o sistema para liberar o funcionamento com metais de tamanho inferior a 120mm. Vou tentar traduzir o datashit dele e tentar entender o sistema. Novamente, muito o brigado!

adicionado 4 minutos depois

@dudaskank Eu tentei fazer isso também, mas o disco de metal aquece absurdamente, e acaba aquecendo o "carimbo" por transferência térmica, o que traz custos de energia excessivo. Coloquei um disco de chapa fina para ver se a indução ocorreria apenas no carimbo, mas a chapa fica toda entortada devido a caloria, e com chapa grossa ela fica vermelha e gasta demais. o meu intuito é aquecer metal de tamanho pequeno com custo reduzido de gás ou energia. Mesmo assim agradeço seu comentário.

adicionado 7 minutos depois

Ah! Caso alguém queira ver o datashit do CI da placa segue o pdf. Pelo que eu entendi esse componente foi desenvolvido exclusivamente para uso em fogões de indução.

HT45F0057v100.pdf

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nova atualização.

Verificando a placa de potencia, obtive os seguintes dados.

existem 2 resistores (de 5 faixas) de 13Kx0,5% lidados em serie, que vão para os pinos 2 e 3 do CI. Ou seja, 26K que sai de cada terminal da bobina.

Como esses resistores são de precisão... será que eu posso alterar os valores deles (ou remover), para ver o que acontece? Estou com medo de acabar queimando a placa, kkkkk. vou aguardar algum comentário antes de fazer isso ,😜 kkk.

 

No datasheet as saídas mencionadas dizem o seguinte (em inglês). Mas não entendi com clareza no tradutor google.

2048879841_p2ep3.JPG.38e5ec352b253b6646d8225bca6669c0.JPG

 

1722420021_vistadoCI.JPG.706a70b3fa4863a471d317f559e63c9a.JPG

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leandro Gomes Santos , escolheste o método correto (aquecimento por indução) e o equipamento errado para sua aplicação. Se pesquisar por aquecimento indutivo vai encontrar inúmeros equipamentos que vão de quase R$ 100,00 a milhares de reais que são idênticos e só muda o tamanho. Normalmente o forno é uma bobina em cujo centro se coloca a carga metálica a ser aquecida. Supondo que suas matrizes sejam de zinco uma peça de 10g seria aquecida 100ºC acima da ambiente com 400W em apenas 1 segundo. Muita potência é ruim, máquinas controlam bem processos rápidos, em aplicações manuais processo lento é mais seguro. Creio que um forninho de 100W esteja ótimo para ti.

Temos a questão do tamanho da matriz a ser aquecida. Talvez a bobina que vem junto com o forninho seja pequena. Tudo bem, basta construir a sua. Vai ter que conhecer a indutância da sua bobina para tal. O método é simples: o diâmetro + o comprimento + o número de espiras te dão a resposta. Pesquise por bobinas com núcleo de ar na internet. Sabendo da indutância que veio no forninho comprado determine pela sua necessidade qual o diâmetro necessário para caber suas peças. Volte para as calculadoras on line e com base no diâmetro e indutâncias desejada verifique qual o comprimento e quantidade de espiras para montagem da nova bobina.

Veja no youtube vídeos sobre aquecimento indutivo para entender melhor onde está entrando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Realmente, você tem razão. Eu já pesquisei sobre fornos ZVS e me parecem ser bem eficientes. Mas tive medo de comprar, pois demoram muito pra chegar. Eu vi 1 com 2000W, e tenho quase certeza de que vai me atender. Eu optei pelo fogão de indução devido a ele já ter incorporado regulador de potencia (10 níveis de 200W a 2000W) e eu achei que isso poderia me ajudar, mas pelo jeito quebrei a cara, rsrsr. Tambem os fornos de indução que eu vi funcionam com fontes chaveadas de 36 a 50Vcc x 50 Amp, e essas fontes são mais caras que o fogão que eu comprei (R$ 359,00).

Hoje infelizmente acabei queimando o transistor 20N120 de potencia durante a retirada de medições (fechei curto com a ponte de prova do multímetro).

Vou ver se acho pra trocar, mas ainda não encontrei.

Caso alguém tenha alguma ideia ou algum circuito que eu possa montar que atenda minha ideia de aquecimento agradeço muito.

Obrigado pelo seu comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2000W? Pretende aquecer ou fundir as peças? Por favor. me diga de qual material é feito seu carimbo, dimensões máximas e peso máximo. Quanto ao circuito basta digitar forno de indução na busca do Google. A dificuldade são os capacitores. A forma mais fácil de se controlar a potência disso é pela fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo Eu andei olhando alguns videos de indução e vi alguns de 2000W que aquecem bem rápido devido a potencia. E gostaria de aquecimento bem rápido, por isso citei 2000W. Quanto aos carimbos, são de vários tamanhos ( de 10 mm ate 50 mm) e são feitos de aço usinado e aparelhado. Eles são presos em 1 haste metálica para facilitar o serviço e não queimar a mão, coisa bem simples, para marcar madeira com desenhos e números. Vou tentar montar um circuito que eu vi em 1 dos sites, obrigado pelo comentário!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Bom dia amigos!

Demorei para responder porque estava aguardando a chegada da placa eletrônica do fogão, infelizmente, realmente a placa é controlada e só funciona com a presença de metal sobre o disco de indução.

 

Vou dar uma encostada nesse projeto.

 

Agradeço a ajuda de todos que participaram de tópico, vcs como sempre, são demais!

 

Boa sorte a todos!!!

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!