Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atualizei a Bios e pc nao liga


Posts recomendados

Bom dia pessoal, fiz uma destruição em massa no meu pc, primeiro quando fui atualizar a bios da placa-mãe AB 350 gaming 3, pedia uma versão mais atual da versão do chipset, então eu atualizei, até ai tudo ok, reiniciei a máquina normalmente, depois fui e atualizei a Bios, conforme o tutorial da propria gigabyte, porém quando reiniciei o pc, ele simplesmente ligou os leds dos coolers, ligou os coolers tb, porém o pc não dava mais video, teclado nao funciona e nem o mouse, simplesmente morreu kkk.

Alguem poderia me dar um help?

Vamos lá, meu proc é  A8-9600, que eu comprei apenas para atualizar a bios da placa-mãe, para colocar o ryzen 3600x.

A placa veio com a bios F8, eu fiz upgrade do chipset para a versão [19.10.16], logo em seguida atualizei a bios para a F30, ai quando reinicei tive essa surpresa.

 

PC:

placa-mãe: GA AB350 Gaming 3, Rev1

Processador: A8-9600 (querendo atualizar a bios para por o 3600x)

VGA: GTX 1050ti 4GB

Memorial: 2x Crucial 8gb 3000hz

Fonte: EVGA 600W

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A versão da BIOS que passa a suportar os processadores Ryzen 3000 é a F40:

F40.jpg

 

A versão que você colocou, a F30, foi feita para suportar os Athlons 200. E como a quantidade de CPUs que o chipset aceita é muito grande, apenas uma porção é suportada (escrito em vermelho).

F30.jpg

 

Agora você tá com uma placa-mãe que não suporta nem o Ryzen 3000 e nem o A8-9600 (Bristol Ridge). Porém você já tentou espetar o Ryzen 3600X pra ver se ele ao menos funciona com ele? Vai que funciona né.

 

Se não funcionar você vai ter que arrumar um Athlon 200GE só pra atualizar, a AMD fornece um para quem está nessa situação (não sei se funciona). Mas basta preencher um formulário que ela te empresta um processador só pra atualizar a BIOS!

 

https://www.amd.com/en/support/kb/warranty-information/rma-form

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, grievous disse:

A versão da BIOS que passa a suportar os processadores Ryzen 3000 é a F40:

F40.jpg

 

A versão que você colocou, a F30, foi feita para suportar os Athlons 200. E como a quantidade de CPUs que o chipset aceita é muito grande, apenas uma porção é suportada (escrito em vermelho).

F30.jpg

 

Agora você tá com uma placa-mãe que não suporta nem o Ryzen 3000 e nem o A8-9600 (Bristol Ridge). Porém você já tentou espetar o Ryzen 3600X pra ver se ele ao menos funciona com ele? Vai que funciona né.

 

Se não funcionar você vai ter que arrumar um Athlon 200GE só pra atualizar, a AMD fornece um para quem está nessa situação (não sei se funciona). Mas basta preencher um formulário que ela te empresta um processador só pra atualizar a BIOS!

 

https://www.amd.com/en/support/kb/warranty-information/rma-form

Quando eu li, eu achei que ele suportaria esses caras, mas não que isso afetaria meu processador. Não existe algum outra opção pra voltar a Bios anterior? Quando eu coloco o 3600x ele nem da sinal de vida, nem liga os coolers kkk

Se você notar, na bios f40 ele pede para estar na bios F31 ou superior e quando você vai atualaizar para a F31, ela pede a F30. Ai que me compliquei, por que agora que li direito, ele fala se for por atualizar por Q-Flash. Poxa acho que estava tão ansioso, que acabei fazendo *****, tem algum jeito de eu resetar?

adicionado 0 minutos depois
21 minutos atrás, Frib 004 disse:

@rafaangelo01 Não entendo muito de BIOS...mas tentou resetá-la?Talvez resolva...

Então, queria saber se da pr reseta-la, porque quando eu fiz o update da bios, via APP CENTER, ele pede pra fazer back-up da bios anterior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Italo Natan disse:

 

O problema que o meu é 3600X rsrs, ai azéda o pé do frango. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Italo Natan Cara, você está confundindo as coisas...

Essa planilha aborda a questão dos VRM's, se o mesmo suporta tal processador em tal ocasião, similar a uma matriz de risco.

O problema do autor do tópico, é referente à compatibilidade do BIOS, já que sua mobo é com um chipset mais antigo e tem necessidade de atualizar para ter suporte à novas CPUs do socket...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Italo Natan disse:

Mas você pesquisou antes para ver se ela suporta a versão X das séries 3000? Ela tem dissipadores nos VRM?

Pesquisei, essa placa-mãe na epoca era excelente, na realidade eu tenho essa placa desde 2017. Resolvi montar ela esse mês, dai que tive essas surpresas. rsrs Queria só um jeito de voltar a bios anteior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Peterson Henrique disse:

@rafaangelo01 Ou você arruma um processador apenas para atualizar a BIOS, ou vai ter que enviar a MOBO para uma assistência que faça gravação de BIOS, como por exemplo a GeTech.

Da até uma tristeza em pensar que vou ter que mandar para assistencia, pensei que essas placas vinham com um botão de reset, igual qualquer outro aparelho. kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rafaangelo01 Mesmo se você resetar, o reset apenas apaga as configurações da BIOS, não muda a versão da BIOS. para resatar a BIOS é só tirar a bateria da MOBO e por novamente depois de alguns segundos. A GeTech vai remover o chip da BIOS e gravar a BIOS em uma gravadora fora da placa, nem o processador eles usam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Peterson Henrique disse:

@rafaangelo01 Mesmo se você resetar, o reset apenas apaga as configurações da BIOS, não muda a versão da BIOS. para resatar a BIOS é só tirar a bateria da MOBO e por novamente depois de alguns segundos. A GeTech vai remover o chip da BIOS e gravar a BIOS em uma gravadora fora da placa, nem o processador eles usam.

Quando eu usei o APP Center para atualizar a Bios, ele salvou um backup da bios, será que esse backup não é acionado caso eu faça esse reset? O ***** que eu nao to em casa pra testar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Peterson Henrique disse:

@rafaangelo01 Agora que eu me dei conta, as MOBOs da Gigabyte tem duas BIOS a main_bios e a backup_bios, procure no manual como jampear na MOBO para a Placa ligar usando a Backup BIOS, talvez funcione.

Sério? Mano vou pesquisar isso, deus te ouça, mas ai eu vou ter que resetar a bios atualizada e por o jumper no lugar depois? Melhor ou pesquisar né. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...