Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Pentium G4560 e GTX 1060


Posts recomendados

Bom dia galera, estou montando um PC novo, atualmente tenho um PC antigo placa-mãe msi 775, com processador core 2 duo 6320, Placa de video NV 9500 GT e 4 GB de ram, a fonte que uso nesse PC é uma Gamemax 500W antiga (não lembro o modelo, +ou- de 2012, se não me engano não era bem vista, mas estou com o meu PC que fica ligado umas 16 horas por dia durante todo esse tempo e até hoje não deu nenhum problema, porém com o meu novo PC não quero arriscar porque vai exigir um pouco mais do PC, só que como já comprei uma placa-mãe nova, memória ram e processador não sobrou dinheiro pra comprar fonte cara no momento, queria comprar uma fonte provisória pra no máximo uns 4 meses depois eu compraria uma bem recomendada independente de preço, preciso de uma fonte de no máximo uns 180 reais, lembrando que é provisório e que aguente o meu PC novo.

 

Meu PC novo:

 

placa-mãe Gigabyte H310M 2.0

Processador Intel Pentium G4560

Memória Ram XPG Gammix D30 8GB

placa-mãe Nvidia 9500 GT (vou continuar temporariamente com essa placa, também vou trocar ela por uma GTX 1060 ou superior)

 

 

adicionado 3 minutos depois

Pensei nessa, Fonte Aerocool 500W VX-500 EN57136, será que é muito ruim? também pensei na possibilidade te continuar com a fonte atual, mas não sei se vale a pena porque meu PC atual não exige muito e por isso deve ter dado conta até hoje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa faixa de preço a sua melhor opção é manter a que já tem. As únicas fontes que posso indicar de baixo custo são as Corsair CX450 ou VS450 (a VS é a versão mais fraca, custando em torno de 200 reais). Se pretende melhorar a fonte depois, sua melhor alternativa é não comprar e usar sua atual até poder comprar a melhor, pois caso contrário estará jogando dinheiro fora comprando uma fraca e depois uma boa.

 

Apesar de ser bem incisivo sobre desprender dinheiro com fontes fracas, pela sua configuração a VS450 já seria uma fonte boa, para durar muitos anos sem dores de cabeça. Ela tem bom projeto, boas proteções e regulação de tensão. Se puder pegue a CX450 que é bem superior e custa apenas 20 reais a mais. 

adicionado 0 minutos depois
13 minutos atrás, Isaac_TH disse:

Pensei nessa, Fonte Aerocool 500W VX-500 EN57136, será que é muito ruim? também pensei na possibilidade te continuar com a fonte atual, mas não sei se vale a pena porque meu PC atual não exige muito e por isso deve ter dado conta até hoje

Foge disso. Fonte ruim, má qualidade e baixo desempenho. Não vai proteger seu PC como as Corsair.

adicionado 3 minutos depois

Nota: a GTX 1060 ainda será suportada pela corsair 450 com folga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaac_TH

 

Só reforço o que o amigo @WOZ Dods disse.

As fontes da linha CX da Corsair não são tão caras pela qualidade que oferecem, é melhor você continuar com a sua, se for realmente provisório por 4 meses mais ou menos como você disse, do que comprar uma fonte ruim que pode te causar problemas maiores nesse tempo.

Guarda esses 180 reais e junta pra comprar uma CX, no caso.

 

Boa sorte! :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Nessa faixa de preço a sua melhor opção é manter a que já tem. As únicas fontes que posso indicar de baixo custo são as Corsair CX450 ou VS450 (a VS é a versão mais fraca, custando em torno de 200 reais). Se pretende melhorar a fonte depois, sua melhor alternativa é não comprar e usar sua atual até poder comprar a melhor, pois caso contrário estará jogando dinheiro fora comprando uma fraca e depois uma boa.

 

Apesar de ser bem incisivo sobre desprender dinheiro com fontes fracas, pela sua configuração a VS450 já seria uma fonte boa, para durar muitos anos sem dores de cabeça. Ela tem bom projeto, boas proteções e regulação de tensão. Se puder pegue a CX450 que é bem superior e custa apenas 20 reais a mais. 

adicionado 0 minutos depois

Foge disso. Fonte ruim, má qualidade e baixo desempenho. Não vai proteger seu PC como as Corsair.

adicionado 3 minutos depois

Nota: a GTX 1060 ainda será suportada pela corsair 450 com folga.

 

agora, henna disse:

@Isaac_TH

 

Só reforço o que o amigo @WOZ Dods disse.

As fontes da linha CX da Corsair não são tão caras pela qualidade que oferecem, é melhor você continuar com a sua, se for realmente provisório por 4 meses mais ou menos como você disse, do que comprar uma fonte ruim que pode te causar problemas maiores nesse tempo.

Guarda esses 180 reais e junta pra comprar uma CX, no caso.

 

Boa sorte! :D

Vou continuar com a minha então, em 4 meses eu vou investir em uma fonte boa independente do preço, obrigado pela dica

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isaac_TH

 

22 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se quiser uma ainda mais potente quando for comprar, fique com a CX 550, que é a melhor custo/benefício hoje e tem mais potência do que você jamais vai precisar. De quebra, garantia de 5 anos.

 

Essa é a que eu uso hoje, absolutamente perfeita, nenhum ruído, nenhum problema e essa garantia é insana! kk

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Inst_Daniel disse:

@henna Tenho a minha desde os 18 anos. Ja estou com 22. Ta aqui perfeita a CX500 que é uma linha descontinuada. kkkk

 

 

Eu to na mesma com minha CX, tenho desde os 18 e faço 21 daqui a pouco kk

Nunca deu um problema que fosse e só de pensar que ainda tá na garantia..

 

É isso @Isaac_TH , com certeza não vai se arrepender da Corsair quando trocar sua fonte :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, henna disse:

Eu to na mesma com minha CX, tenho desde os 18 e faço 21 daqui a pouco kk

Nunca deu um problema que fosse e só de pensar que ainda tá na garantia..

É isso @Isaac_TH , com certeza não vai se arrepender da Corsair quando trocar sua fonte :D

Tem computador de clientes que montei com CX450 que estão funcionando há uns 10 anos já (ou próximo disso) e nunca deram problema. A única corsair que eu vi queimar até hoje queimou com um raio, mas foi só trocar que o PC funcionou normal. Não queimou nada com o raio, só a fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, WOZ Dods disse:

Tem computador de clientes que montei com CX450 que estão funcionando há uns 10 anos já (ou próximo disso) e nunca deram problema. A única corsair que eu vi queimar até hoje queimou com um raio, mas foi só trocar que o PC funcionou normal. Não queimou nada com o raio, só a fonte.

 

Muito interessante saber disso! 

Eu provavelmente vou manter a CX no meu PC até o dia que aguentar e, quando precisar, troco somente por outra da Corsair.

Gosto muito da Corsair e acho os preços bem "acessíveis" quando comparados à qualidade oferecida, sem dúvida!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@henna Estamos fugindo feio do tópico, mas vou me atrever a fazer esse último comentário: Atualmente não tenho nenhuma corsair em casa (fora os PCs de clientes). Tenho uma Antec de 750W e uma XFX XTR2 de 550W, 80+ gold. Amo a corsair justamente pelo custo/benefício, mas quando vi promoções dessas duas (a primeira custou 360 há uns 8 anos, a segunda uns 360 ano passado) não resisti. A Antec sobreviveu a piques elétricos que desligaram todos os equipamentos da casa sem o computador desligar inúmeras vezes. A XFX estava rodando a 100% durante a tempestade de ontem (que causou devastação na cidade inteira) sem nem sentir a luz piscando e trepidando. Seguraram firme os PCs em todas as ocasiões. As corsair não perdem em qualidade para nenhuma das duas, mas quis contribuir com minha experiência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isaac_TH Fonte Cooler Master 300W Elite V3,não é uma fonte top de linha,porém é melhor que continuar usando essa bomba.

@WOZ Dods Uso uma VS400 há quase 4 meses e não tenho do que reclamar,super silenciosa e com boa qualidade,mesmo sendo um modelo de entrada.Fontes da Corsair são excelentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Frib 004 disse:

@Isaac_TH Fonte Cooler Master 300W Elite V3,não é uma fonte top de linha,porém é melhor que continuar usando essa bomba.

@WOZ Dods Uso uma VS400 há quase 4 meses e não tenho do que reclamar,super silenciosa e com boa qualidade,mesmo sendo um modelo de entrada.Fontes da Corsair são excelentes.

O OP citou que vai adquirir uma fonte de qualidade em breve (4 meses se bem entendi), mas não agora. Ele queria saber se deveria comprar uma intermediária (que no caso da CM Elite V3 está no mesmo nível de péssima qualidade que a que ele já tem) até pode comprar a outra ou se deveria aguardar com a que já tem. Sugerimos, então que aguardasse, pois jogar dinheiro fora em outra fonte de má qualidade não contribuiria em nada e de quebra desperdiçaria dinheiro.

 

Sobre as VS, concordo que são excelentes fontes (em especial se comparadas com as genéricas ou de má qualidade disponíveis hoje no mercado. Ainda sim não recomendo a aquisição delas, em especial para computadores gamer que consomem mais e estressam esse componente muito mais, a menos que não haja alternativa viável. Afinal, a diferença de preço é tão pequena nos modelos de 450 e 550 W, que a economia facilmente se torna injustificada quando se observa a diferença de qualidade (e consequente durabilidade).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O OP citou que vai adquirir uma fonte de qualidade em breve (4 meses se bem entendi), mas não agora. Ele queria saber se deveria comprar uma intermediária (que no caso da CM Elite V3 está no mesmo nível de péssima qualidade que a que ele já tem) até pode comprar a outra ou se deveria aguardar com a que já tem. Sugerimos, então que aguardasse, pois jogar dinheiro fora em outra fonte de má qualidade não contribuiria em nada e de quebra desperdiçaria dinheiro.

 

A Cooler Master Elite não está no mesmo nível das genéricas não,amigo,que exagero.Ela apenas não é uma fonte top,porém é melhor que continuar a usar uma bomba.

Usar esta fonte genérica por mais 4 meses ou o tempo que for é um risco,pois ela pode causar problema a qualquer momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004

Teste da Fonte de Alimentação Cooler Master Elite Power 350 W

Citação

Conclusões

De todas as fontes de baixo custo vendidas pela Cooler Master, a Elite Power 350 W é a mais decente delas, capaz de fornecer sua potência rotulada em altas temperaturas. Ela também apresenta as tensões principais dentro de uma regulação apertada de 3%, níveis de oscilação e ruído dentro da faixa permitida, e vem com todos os componentes necessários no circuito de filtragem de transientes, incluindo varistores. Isso acontece porque esta fonte é fabricada por uma empresa diferente (Solytech) das outras três que a Cooler Master usa para fabricar seus outros modelos “de entrada”.

O principal problema com esta fonte é a sua péssima eficiência, o tempo todo abaixo de 80% (entre 72,1% e 76,8% durante nossos testes), e por essa razão não podemos recomendá-la, embora pelo seu preço ela possa ser usada em uma “situação de emergência” sem colocar o computador em risco.

 

A fonte testada queimou quando tentamos extrair mais de 350 W dela.

 

O fabricante lista recursos que esta fonte não tem: dois barramentos de +12 V (ela tem apenas um), proteções contra sobrecarga de corrente (OCP) e sobrecarga de potência (OPP). A Cooler Master também se esqueceu de listar uma proteção que a fonte tem, subtensão (UVP).

Uma palavra final: esta fonte custa, nos EUA, apenas US$ 25, mas devido ao infame “custo Brasil” ela é vendida por aqui por até R$ 110, um absurdo de caro para o que ela (não) oferece.

 

 

 

Cara, tem linhas paralelas à desta fonte CM Elite que explodiram nos testes. Enfim, fonte não causa problemas como você está teorizando, seja a bomba da CM Elite ou a outra bomba que ele tem em casa. A questão, penso eu, é comprar a fonte boa logo, o que ele já falou que vai fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Frib 004 Não se engane pela imagem. Todas as fontes da CM tinham o look cinza na época que a matéria em questão foi feita. A revisão na aparência da fonte, que pertence à mesma série da que você sugeriu, não quer dizer uma revisão do circuito ou arquitetura. Se tiver algum teste favorável dessa fonte, por favor compartilhe conosco, mas via de regra a única série de fontes razoavelmente decente da CM, até onde me lembro, é a Master Watt. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@WOZ Dods Como eu disse,a CM Elite v3 não é uma fonte top,mas dá para tocar a config do colega tranquilamente.75% de eficiência e PFC ativo,não é possível que ela seja a mesma coisa que as genericona de 30 pila.

No site oficial mostra que a fonte tem todas as proteções necessárias e como a config do colega é bem básica,aguenta tranquilamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Frib 004 disse:

No site oficial mostra que a fonte tem todas as proteções necessárias e como a config do colega é bem básica,aguenta tranquilamente.

Leu o artigo? Eu transcrevi aqui, vou transcrever novamente:
 

 

14 minutos atrás, WOZ Dods disse:

O fabricante lista recursos que esta fonte não tem: dois barramentos de +12 V (ela tem apenas um), proteções contra sobrecarga de corrente (OCP) e sobrecarga de potência (OPP). A Cooler Master também se esqueceu de listar uma proteção que a fonte tem, subtensão (UVP).

 

Entendo que defenda as CM. Pessoalmente eu amo a marca Cooler Master para gabinetes, coolers, ventoinhas e vários outros produtos, mas nunca, na vida, eu vi uma fonte deles que valesse o que custa. Já montei PCs com fontes CM Elite no início da década de 2000 quando não tínhamos muitas opções no mercado. Posso te afirmar que foram das poucas fontes que tive que trocar até hoje, e isso com clientes domésticos que raramente usam o PC por muitas horas. Para gamer eu jamais indicaria. 

Enfim, o OP vai trocar a fonte, então estou tranquilo. Só queria que você lesse as várias matérias que tem aqui no CDH sobre testes em fontes dessa marca, pois se tem tantas que explodem eu não consigo confiar nem na que supostamente presta.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

eu não consigo confiar nem na que supostamente presta.

Leia-se Master Watt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Isaac_TH Qual é o modelo exato da sua Gamemax? Se for a 5850, você corre o risco de mandar o computador pelos ares, porque é uma fonte genérica de 208W (sim, é apenas isso que ela é capaz de entregar, e nem sabemos em que condições). Não cometa o erro de ligar uma GTX 1060 se for esse modelo, não vai durar 4 meses. Se for a GM500, precisa ver a versão: a antiga explode, enquanto a nova é segura e pode ser usada. 

 

A Aerocool VX 500 também é uma fonte genérica. Não compre. 

 

22 horas atrás, WOZ Dods disse:

Tem computador de clientes que montei com CX450 que estão funcionando há uns 10 anos já (ou próximo disso) e nunca deram problema.

Seria a CX 430, no caso? Pois a CX 450 não existe há tanto tempo. A CX 430 já era legal, mas a CX 450 é bem melhor.

 

21 horas atrás, Frib 004 disse:

@Isaac_TH Fonte Cooler Master 300W Elite V3,não é uma fonte top de linha,porém é melhor que continuar usando essa bomba.

Eu pessoalmente não compraria essa fonte, pois acho que ela tem preço muito alto pelo que oferece. Além disso, também só confio em fontes da Cooler Master após encontrar análises internas dos componentes e testes. Se a fonte do autor do tópico for a 5850, essa Elite V3 deve ser beeeeeeeem melhor. Mas, mesmo assim, eu não indicaria. 

 

É importante reforçar, contudo, que essa fonte não tem relação com aquela do teste indicado pelo @WOZ Dods. A própria presença de PFC ativo já demonstra isso: projetos diferentes. Não se deve fazer qualquer tipo de comparação entre as fontes. A única coisa que podemos avaliar é o histórico da Cooler Master que, como sabemos, é bem "mais ou menos". Há fontes excelentes e fontes péssimas e não tem como saber sem testar. Eles melhoraram bastante nos últimos anos, mas ainda tenho receio em indicar. 

 

Há algum tempo atrás, a Cooler Master havia lançado uma linha GX Storm Edition que surpreendeu bastante. Virou número um em indicações aqui no Fórum na época, já que era melhor que a antiga linha CX e tinha preço semelhante. Depois vieram as MWE que, conforme o teste do TecLab, são seguras, mas com desempenho um tanto meia boca na minha opinião. 

 

A Cooler Master é assim: vez ou outra lança algo legal, mas no geral não é uma marca de relevância no setor de fontes.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, KairanD disse:

Seria a CX 430, no caso? Pois a CX 450 não existe há tanto tempo. A CX 430 já era legal, mas a CX 450 é bem melhor.

Verdade. Provavelmente é a 430 sim. As primeiras fontes bom custo benefício que tivemos em muitos anos foram as fadadas Ice Age, lembra? Depois disso tivemos modelos bem melhores, e as Corsair foram as primeiras de bom custo/benefício a aparecerem que tinham testes de qualidade realizados pelo CDH. Não só não estavam na lista de fontes BOMBA, mas eram recomendadas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
agora, KairanD disse:

essa Elite V3 deve ser beeeeeeeem melhor. Mas, mesmo assim, eu não indicaria.

Exato,porém apenas como fonte temporária não tem problema e já que a config do colega é bem básica e não consome muito,a Cooler Master daria conta tranquilamente até comprar uma CX450 ou 550 se for fazer upgrades no futuro.Apesar de ter a VS400 que é uma boa fonte,porém é um pouco mais cara e talvez fugiria do orçamento do colega aí.

Melhor ir nessa Cooler Master por um tempo ou então deixa o PC desligado,já que fontes fuleiras são um risco iminente de alguma treta acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou arriscar ficar com a mesma fonte, se com anos de uso até agora esta tudo ok eu acho que em 4 meses da pra segurar de boa, alias levei em uma informática hoje e mandei fazer um teste lá pra ver se tinha algum problema na fonte (me cobraram 20 conto só pra testar) e nem sei como foi esse teste porque levaram para o comodo onde eles arrumam as maquinas, mas segundo eles a fonte não apresentou nenhum problema, e como eu disse em 4 meses ou até bem menos que isso já vou estar livre de todas as contas do começo de ano e vou poder investir em uma fonte boa independente do preço

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Isaac_TH Assistências comuns não têm como "testar" uma fonte. Para isso são necessários diversos equipamentos especializados e caríssimos. O que eles fazem é simplesmente ligar, colocar em algum computador e ver se "funciona". O problema é que "funcionar" não significa deixar ligado rodando alguma coisa. Se a energia fornecida apresentar ripple elevado, por exemplo, os componentes do seu computador vão morrendo aos poucos. Você perdeu esses R$20,00... Se sua fonte for a 5850, não ligue uma placa de vídeo nova aí. 

 

Por sinal, essa plataforma de 7ª Geração da Intel já está obsoleta. Quanto custaram esses componentes?

adicionado 1 minuto depois

Esse processador não é compatível com essa placa-mãe. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, KairanD disse:

@Isaac_TH Assistências comuns não têm como "testar" uma fonte. Para isso são necessários diversos equipamentos especializados e caríssimos. O que eles fazem é simplesmente ligar, colocar em algum computador e ver se "funciona". O problema é que "funcionar" não significa deixar ligado rodando alguma coisa. Se a energia fornecida apresentar ripple elevado, por exemplo, os componentes do seu computador vão morrendo aos poucos. Você perdeu esses R$20,00... Se sua fonte for a 5850, não ligue uma placa de vídeo nova aí. 

 

Por sinal, essa plataforma de 7ª Geração da Intel já está obsoleta. Quanto custaram esses componentes?

adicionado 1 minuto depois

Esse processador não é compatível com essa placa-mãe. 

Pois é.. foi por causa de umas "assistências" dessas que nunca mais levei ou adquiri PCs ou componentes de lojas locais, preferindo sempre pesquisar e estudar antes de tanto. Que puxa!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!