Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendações para um PC novo, do 0


Posts recomendados

7 minutos atrás, ACCEPT disse:

para jogos é suficiente.

E pra quem quer jogar, streamar, e fazer todas as outras tarefas que eu mencionei antes?

adicionado 2 minutos depois

@Batatabr440 Então tu que me confundiu com o site que você citou, pois to vendo diferença pra *****, com exceção de single thread, que a intel parece ser absoluta.image.png.37f64b0de8c0a059d5f85baa5aef8ad0.png
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, zercky disse:

E pra quem quer jogar, streamar, e fazer todas as outras tarefas que eu mencionei antes?

adicionado 2 minutos depois

@Batatabr440 Então tu que me confundiu com o site que você citou, pois to vendo diferença pra *****, com exceção de single thread, que a intel parece ser absoluta.image.png.37f64b0de8c0a059d5f85baa5aef8ad0.png
 

Nesse caso então eu iria de Ryzen 7 3700x. Um problema muito grande que vejo na parte da intel é que quando compramos uma geração e lança outra, basicamente tem que trocar o kit tudo. O que não acontece no caso da AMD que até processador A series suporta nas placas novas. Pelo custo e benefício de talvez a geração 4 Ryzen chegar, você provavelmente irá trocar só de processador e atualizar a placa-mãe. Sem falar que atualmente a AMD ta dando surra na intel, isso é fato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, ACCEPT disse:

Sem falar que atualmente a AMD ta dando surra na intel, isso é fato

Serei sincero e vou dizer que em games, não vejo isso. Vejo a Intel ainda sentada em um troninho meio que "absoluto" quando se fala em games. O lance é, a AMD encosta, e com preços mais baixos e isso é interessante pro consumidor, no caso EU kkkkk
Eu prefiro Intel, mas no momento, preciso ir pelo custo/benefício e nisso a AMD ta dando uma surra mesmo.
PS: sem falar no lixo de cooler que a intel disponibiliza. Como tive AMD muito tempo atrás, um sempron ainda, não posso dizer do cooler box da AMD, mas dizem ser bom, e é até bonitinho kkkkk

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zercky Óbivio que respeitarei sua opnião kkkkkk pois eu sou fan da AMD. Contudo se for de intel, qual water cooler você vai colocar além do custo mais caro do i7? porque o Ryzen 3700X ja vem com cooler box aprovado pelo próprio Clube do Hardware nos testes de refrigeração. É bem provável que o orçamento de 3200 não dê para comprar o kit i7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, ACCEPT disse:

@zercky Óbivio que respeitarei sua opnião kkkkkk pois eu sou fan da AMD. Contudo se for de intel, qual water cooler você vai colocar além do custo mais caro do i7? porque o Ryzen 3700X ja vem com cooler box aprovado pelo próprio Clube do Hardware nos testes de refrigeração. É bem provável que o orçamento de 3200 não dê para comprar o kit i7.

Exatamente... tem custo com cooler ainda no i7, mas eu sinceramente acho que o valor entre os dois, vai muito além do cooler, porque pro que eu quero, eu acho que o 3700x é muito melhor que um 6/12, que seria streaming e tal, mas eu preciso que alguém me confirme isso. E se não tivesse diferença, realmente iria no 8700k, quanto ao cooler, precisaria de uma indicação kkkkkk, mas sério, to muito inclinado ao 3700x. Se fosse pra ir 3600, seria o 8700k mesmo 😕

Eu te "entendo", e eu acho que sou da Intel, pois prefiro Intel, afinal, foram mais de 10 anos juntos.
Mas olha aqui, processador topo de linha AMD vs o Intel. Foi um dos poucos videos que consegui achar comparando os dois. Nem acho q eles deviam se comparar, porque um é 8/16 e o outro é 16/32, mas esse vídeo meio que mostra que pra jogos, não tem diferença você ter tantos núcleos e threads assim.

 

adicionado 25 minutos depois

Enfim, ainda que eu tenha me decidido por um processador, no caso o 3700x (eu to ficando apaixonado por ele, juro), ainda me faltam a mobo e as memórias. Não quero nada muito absurdo, mas quero algo de qualidade. Deixa eu colocar aqui algumas dúvidas pontuais:
1 - Prefiro uma mobo ATX do que mATX. Mas se no caso uma mobo boa atx b450 tiver custando o preço de uma x570, o que compensaria mais? Porque queria uma mobo com VRM bom e bom custo benefício também, n quero dor de cabeça, mas também não quero gastar 1k, 1k200 numa placa.
2 - Ouvi dizer que Ryzens não operam muito bem em memórias abaixo de 3000 Mhz, e vi também sobre os chips B-die e Micron E-die. Não sei que memórias vem com esse chip, melhores marcas, quase nada, o que sei são coisas bem especificas, que n estão me ajudando.
Enfim... dúvidas e mais dúvidas.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods O tópico já tinha sido criado, mas a única recomendação que tive mesmo de setup (fora as fontes), não me convenceu. Enfim, se puder, dá uma olhada no meu primeiro post aqui no tópico, e me diz o que você me recomendaria, nas condições que eu citei (sem o orçamento placa de video e fonte, mas levando em consideração que eu vou comprá-las juntas em junho-agosto, mas se puder indicar algumas, também agradeço). Como vou migrar de plataforma, tô meio "inseguro".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, zercky disse:

@WOZ Dods O tópico já tinha sido criado, mas a única recomendação que tive mesmo de setup (fora as fontes), não me convenceu. Enfim, se puder, dá uma olhada no meu primeiro post aqui no tópico, e me diz o que você me recomendaria, nas condições que eu citei (sem o orçamento placa de video e fonte, mas levando em consideração que eu vou comprá-las juntas em junho-agosto, mas se puder indicar algumas, também agradeço). Como vou migrar de plataforma, tô meio "inseguro".

 

Pois é, agora que você falou quando pretende comprar eu vou te responder algo mais objetivo. Todo o mercado de informática é bem volátil, e um componente que você encontra hoje pode não estar mais disponível amanhã, e daqui há um mês já nem ser fabricado mais ou não ter representante comercial no Brasil. Daqui há 4 ou 5 meses isso é mais sério ainda. O que realmente recomendo é que observe o mercado hoje, observe os tópicos de outros usuários que tem pedido indicações para ter uma boa ideia de preços. Quando estiver com o dinheiro em mãos, aí sim você começa a pesquisar com o intuito de comprar.

Para você ter ideia, as melhores opções de gabinete e fonte de alimentação que eu vi em meses (o SPEC-DELTA e a XTR2 80+gold) estavam disponíveis há poucos dias por preços muito abaixo dos de mercado, mas agora já acabaram e não posso mais indicá-los pelos preços praticados em outras lojas. Se o preço fica desproporcional ao valor do produto, indica-se outro, entende?
 

Espero que compreenda como é importante acompanhar o mercado, mas só decidir os componentes com o dinheiro em mãos, especialmente porquê até junho/agosto já teremos muita coisa nova e mais interessante no mercado do que temos agora.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Sim, eu te entendo, mas eu vou comprar a placa-mãe, memória e o processador agora e vou colocar pra rodar com a minha fonte a placa de vídeo que eu já tenho. A única coisa que vou ir comprando aos poucos serão a fonte, e a placa de video, que eu irei trocar, e também o HD (um novo, pois tenho um antigo da WD) e SSD. Por isso queria uma recomendação. Só me diga o que você acha que eu preciso, nessas peças que eu citei. Pois placa de vídeo o valor nem muda muito, e fonte também não.

 

Como sou do Rio, no edificio central, tem um polo eletrônico lá de 3 andares. Meu antigo PC montei por lá, há mais de dez anos atrás. O processador, encontrei o ryzen 7 3700x lá, por 1749 reais, novo, nota fiscal, garantia, tudo direitinho, em uma loja "grande", com a vantagem de não pagar frete. placa-mãe e memória fica mais complicado, pois não sei qual pegar olhando o custo/benefício, e lá estão todas muito caras. Como te explico, o preço de uma b450 que eu precise, pode ser cara e talvez não compense, pois eu poderia ir numa x470 ou x570, entende (e até mesmo entre elas eu n saberia escolher a mais barata)? Mas eu não sei as melhores opções de mercado para o que eu quero, mas imagino que pelo menos o processador eu tenha escolhido corretamente.


A única placa-mãe que encontrei em conta lá que bate com os preços praticados pela web, foi a Rog Strix B450-F Gaming, mas no adrenaline, me disseram que era ruim. Enfim... é isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando minha participação no tópico, vou usar o texto do outro para sanar algumas dúvidas que você tem que considero muito importantes:

 

Citação

Quanto a recomendação de setup, o que você me recomendaria pra quem vai jogar estes jogos que eu citei anteriormente? Eu também faço streaming enquanto jogo, escuto músicas, deixo o navegador aberto, e também faço a utilização do Corel, Ilustrator, Photoshop, autodesk, etc... Dito isso, eu pensei que o 3700x me atenderia bem pelo fato de eu fazer streaming e tal, e comparado com o i9 9900k, ele sai por mil reais a menos, então tem um ótimo custo benefício pra mim.

Hoje em dia a CPU mais bem cotada no mercado é o Ryzen 5 3600. Ele oferece, por um preço modesto, volumes de capacidade de processamento que até outro dia nós precisaríamos vender um rim para ter. Abaixo dele temos muitas opções boas, mas que não compensam por estarem com preços muito próximos do que ele custa. Acima dele temos outros tantos com desempenho superior, mas o custo já sobe desproporcionalmente em relação ao ganho de desempenho na maioria dos casos. Por isso que ele é o "sweet spot" para a maioria dos gamers. Se você quiser pegar CPUs mais potentes, fica a seu critério. Pessoalmente eu só pegaria um superior quando em promoção, a menos que eu tivesse alta demanda de poder de processamento para fins profissionais. Os programas que você citou, a menos que usados constantemente e profissionalmente, não vão taxar demais o R5 3600. Claro que se você tiver dinheiro sobrando para um 3700 ou 3800, compre sem medo.

 

Citação

Mas eu não sei se ele é o ideal pra mim mesmo ou se vai me dar dor de cabeça, eu por exemplo não sei que placa-mãe pegar (b450, x470, x570, até porque meu orçamento é limitado. Não quero "economizar" na placa-mãe, mas também não quero pagar um absurdo que no final não vá fazer tanta diferença),

Cara, eu não costumo me preocupar muito com o chipset da placa-mãe. Atualmente os recursos adicionais que chipsets mais potentes oferecem são raramente úteis, e mais raramente ainda usados por quem os adquire. Se você pretende se divertir com overclocks extremos, se esse tipo de passa tempo lhe apetece, ou até se precisa de muitas placas de expansão especiais para finalidades profissionais, eu recomendaria chipsets mais robustos com certeza. Se você é como a maioria de nós que quer o computador bom e duradouro para jogos e uso cotidiano, então pegue chipsets com o B450 ou até o B350. Para a maioria esses já tem mais do que precisamos. Ainda sobre placas mãe, recomendo marcas como MSI, Gigabyte e Asus, por terem qualidade e durabilidade superiores na maioria de suas linhas.

 

Citação

não sei se devo colocar um cooler ou manter o cooler box

Para jogos não use o cooler box. Compre um Air Cooler de qualidade (eu sempre indico o MA410P ou o MA620P), pois a CPU se estressa muito em alguns jogos e um cooler de qualidade vai aumentar sua vida útil e desempenho. O gabinete também é importantíssimo para manter a ventilação adequada. Sempre indico o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA, o Thermaltake Versa J24 (alguns outros da linha versa também são interessantes), o Thermaltake Core X31 (que é o que uso em casa) e alguns outros. Tudo depende do preço no momento da compra. 
Lembre-se de que Water Coolers são apenas para enfeite ou para OverClock, e o dinheiro desprendido neles raramente compensa o retorno em desempenho e certamente não compensa em questão de durabilidade (water coolers tem vida útil muito menor, não tem como comparar).

 

Citação

, não sei qual memória é a ideal (o pouco que sei sobre memórias em amd, ryzen especificamente, é que eles deixam de entregar muito do seu potencial abaixo dos 3000 Mhz), mas li sobre alguns chips, aqui mesmo, hynix, micron e-die e B-die, e vi que a micron e a B-die são os melhores, que o potencial de overclock deles é muito bom, mas não sei que memórias no mercado por um bom preço possuem esses chips. São tantas dúvidas...

Memórias de 3000 ou mais MHz vão beneficiar os Ryzen sim, mas a menos que você tenha o conhecimento, a paciência e o interesse em fazer ajustes finos nos timings das memórias e ocasionalmente OC das mesmas, não haverá muito ganho em adquirir memórias superiores a isso. Recomendo a leitura desse artigo: https://www.gamersnexus.net/guides/3508-ryzen-3000-memory-benchmark-best-ram-fclk-uclock-mclock
Observe nos testes que todos os componentes usados (placa-mãe, placa de vídeo, processador, memórias, etc.) são de alto desempenho e não há a possibilidade de um gargalo em lugar algum. Nesta circunstância o ganho de desempenho com a memória de alto desempenho pode ser perceptível, mas eu pessoalmente não consigo ver o ganho real disso. Até porque para quem já está jogando um jogo a mais de 100 FPS, 5% de ganho no desempenho não é nada atrativo.

adicionado 1 minuto depois

Qual é mesmo sua configuração atual?

adicionado 16 minutos depois

 

@zercky

Citação

Sim, eu te entendo, mas eu vou comprar a placa-mãe, memória e o processador agora e vou colocar pra rodar com a minha fonte a placa de vídeo que eu já tenho. A única coisa que vou ir comprando aos poucos serão a fonte, e a placa de video, que eu irei trocar, e também o HD (um novo, pois tenho um antigo da WD) e SSD. Por isso queria uma recomendação. Só me diga o que você acha que eu preciso, nessas peças que eu citei. Pois placa de vídeo o valor nem muda muito, e fonte também não.

Cara, você está andando o caminho inverso. Se você preza seu dinheiro e seu computador, a primeiríssima coisa que você tem que adquirir é a fonte. Não tem conversa nesse sentido. A fonte é quem vai preservar e proteger seus componentes. Colocar componentes novos em fonte antiga de baixo desempenho é tiro no pé. Parei para ler o teste dessa fonte realizado pelo CDH muitos anos atrás e depois da leitura reforço: Troque a fonte PRIMEIRO.
As fontes que recomendo hoje são a XFX XTR2 550W 80+ gold, que tinha na terabyte até ontem e acabou. Ainda tem a de 650 por um preço justo na pichau. Se quiser comprá-la, faça isso o mais breve possível. esse modelo tem muita saída.
Se não conseguir comprar a tempo, compre então a Corsair CX550 ou CX550M.

 

Citação

Como sou do Rio, no edificio central, tem um polo eletrônico lá de 3 andares. Meu antigo PC montei por lá, há mais de dez anos atrás. O processador, encontrei o ryzen 7 3700x lá, por 1749 reais, novo, nota fiscal, garantia, tudo direitinho, em uma loja "grande", com a vantagem de não pagar frete.

Realmente bom preço. Se quiser mesmo essa CPU, pode comprar lá.

 

Citação

placa-mãe e memória fica mais complicado, pois não sei qual pegar olhando o custo/benefício, e lá estão todas muito caras. Como te explico, o preço de uma b450 que eu precise, pode ser cara e talvez não compense, pois eu poderia ir numa x470 ou x570, entende (e até mesmo entre elas eu n saberia escolher a mais barata)? Mas eu não sei as melhores opções de mercado para o que eu quero, mas imagino que pelo menos o processador eu tenha escolhido corretamente.

Se você não quiser fazer OC como passatempo, ou não precisar de 1000 periféricos a mais do que o restante de nós mortais, recomendo uma boa B450. Os critérios para escolher a placa-mãe são: Tem que ser marcas MSI, Gigabyte ou Asus, tem que ter 4 slots de memória, tem que ter dissipador de calor no VRM (do lado do socket da CPU) e tem que ter slot M.2 compatível com NVMe. Abaixo de 600 reais é a faixa ideal para esse tipo de MB. O pessoal aqui do fórum indica muito a Asrock Steel Legend (marca que eu não gosto, não confio e por isso não indico). Se seguir esses simples critérios não tem como errar. Ah, e não compre placa-mãe ITX ou outros form factors pequenos. É micro ATX ou maior, sempre.

Citação

A única placa-mãe que encontrei em conta lá que bate com os preços praticados pela web, foi a Rog Strix B450-F Gaming, mas no adrenaline, me disseram que era ruim. Enfim... é isso.

Por esse valor você pega placas mãe X470. Acho desperdício de dinheiro a menos que você precise como mencionei anteriormente. Clientes meus compram placas mãe super exageradas há décadas, e nunca usam 30% do potencial delas. Eu mesmo já fiz isso um número de vezes em meus próprios PCs. Não deixe a ideia de que poderia comprar algo supostamente superior seduzi-lo. Gaste todo esse dinheiro que seria desperdiçado em uma super placa-mãe em uma super placa de vídeo. A GPU sempre vai aumentar seu desempenho efetivamente com o aumento do investimento, a placa-mãe não.

adicionado 29 minutos depois
22 horas atrás, zercky disse:

@braconius Entendo, mas era só por garantia mesmo. O seguro morreu de velho né, sei que 650W sobraria, e que por ser uma corsair, eu teria uma garantia de qualidade e também de garantia, se não me engano são 5 anos, mas seria só por desencargo de consciência mesmo, a diferença de preço nem é tão grande.

Você não entendeu bem o que o colega disse. Vou ilustrar melhor: Se você montar o melhor PC hoje você estará gastando pouco mais de 400W. Uma fonte de 550W já estará com excesso de 150W. Uma de 650W já teria 250W de excesso. 

Com folga de 150W você pode rodar com a fonte por uma vida inteira sem nunca encontrar uma situação onde ela se desgaste desnecessariamente, e o dinheiro adicional que gastaria em uma de 650W pode ser gasto com uma fonte de maior qualidade, ao invés de maior potência, pois a qualidade vai ser mais benéfica para seu PC do que a potência jamais seria. 

Aproveitando a resposta para elucidar algo: Não compre qualquer fonte XFX. O modelo bom no mercado hoje é o XTR2 (não confunda com a XTR sem o número 2, pois esse modelo não é bom). Deu para entender?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Hoje em dia a CPU mais bem cotada no mercado é o Ryzen 5 3600. Ele oferece, por um preço modesto, volumes de capacidade de processamento que até outro dia nós precisaríamos vender um rim para ter. Abaixo dele temos muitas opções boas, mas que não compensam por estarem com preços muito próximos do que ele custa. Acima dele temos outros tantos com desempenho superior, mas o custo já sobe desproporcionalmente em relação ao ganho de desempenho na maioria dos casos. Por isso que ele é o "sweet spot" para a maioria dos gamers. Se você quiser pegar CPUs mais potentes, fica a seu critério. Pessoalmente eu só pegaria um superior quando em promoção, a menos que eu tivesse alta demanda de poder de processamento para fins profissionais. Os programas que você citou, a menos que usados constantemente e profissionalmente, não vão taxar demais o R5 3600. Claro que se você tiver dinheiro sobrando para um 3700 ou 3800, compre sem medo.

Uso bastante sim, quase todo dia, e como meu pc deu ruim, to usando o notebook e sinto uma diferença absurda, mal consigo trabalhar direito, mas o note dela é antigo. Acredito que eu consiga pegar o 3700 sim, o 3800x só se tiver na promoção, mas não sei se compensa, pois que ele puxa mais por 0.1 Ghz. 

 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, eu não costumo me preocupar muito com o chipset da placa-mãe. Atualmente os recursos adicionais que chipsets mais potentes oferecem são raramente úteis, e mais raramente ainda usados por quem os adquire. Se você pretende se divertir com overclocks extremos, se esse tipo de passa tempo lhe apetece, ou até se precisa de muitas placas de expansão especiais para finalidades profissionais, eu recomendaria chipsets mais robustos com certeza. Se você é como a maioria de nós que quer o computador bom e duradouro para jogos e uso cotidiano, então pegue chipsets com o B450 ou até o B350. Para a maioria esses já tem mais do que precisamos. Ainda sobre placas mãe, recomendo marcas como MSI, Gigabyte e Asus, por terem qualidade e durabilidade superiores na maioria de suas linhas.

A questão não é nem o chipset em si, mas os componentes da placa-mãe, VRM, entende? Posso até estar falando alguma besteira, mas geralmente os VRM de placas x470 e x570 são proporcionalmente melhores. Dai não quero entrar em uma furada e acabar pegando uma placa com "componentes" ruins, mas sim... eu também fico de olho Na gigabyte, asus msi e também a Asrock, vi que você não mencionou ela, mas muito falam da steel legend, e eu inclusive tentei achar comparativos dela com a asus TUF b450m gaming plus, visto que as mesmas estão na mesma faixa de preço: R$ 650.
Li também que tanto a 3700x quanto a 3800x não valem a pena fazer OC, uma vez que o turbo boost entrega quase tudo o que elas podem dar (foi o q eu li)

 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Para jogos não use o cooler box. Compre um Air Cooler de qualidade (eu sempre indico o MA410P ou o MA620P), pois a CPU se estressa muito em alguns jogos e um cooler de qualidade vai aumentar sua vida útil e desempenho. O gabinete também é importantíssimo para manter a ventilação adequada. Sempre indico o Corsair Carbide Series SPEC-DELTA, o Thermaltake Versa J24 (alguns outros da linha versa também são interessantes), o Thermaltake Core X31 (que é o que uso em casa) e alguns outros. Tudo depende do preço no momento da compra. 
Lembre-se de que Water Coolers são apenas para enfeite ou para OverClock, e o dinheiro desprendido neles raramente compensa o retorno em desempenho e certamente não compensa em questão de durabilidade (water coolers tem vida útil muito menor, não tem como comparar).

Bacana, então trocarei. Esses coolers são barulhentos?
Sobre os Gabinetes, vou trocar o meu depois, então vou olhar com calma.

 

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Memórias de 3000 ou mais MHz vão beneficiar os Ryzen sim, mas a menos que você tenha o conhecimento, a paciência e o interesse em fazer ajustes finos nos timings das memórias e ocasionalmente OC das mesmas, não haverá muito ganho em adquirir memórias superiores a isso. Recomendo a leitura desse artigo: https://www.gamersnexus.net/guides/3508-ryzen-3000-memory-benchmark-best-ram-fclk-uclock-mclock
Observe nos testes que todos os componentes usados (placa-mãe, placa de vídeo, processador, memórias, etc.) são de alto desempenho e não há a possibilidade de um gargalo em lugar algum. Nesta circunstância o ganho de desempenho com a memória de alto desempenho pode ser perceptível, mas eu pessoalmente não consigo ver o ganho real disso. Até porque para quem já está jogando um jogo a mais de 100 FPS, 5% de ganho no desempenho não é nada atrativo.

Então, achei um par de memórias da corsair aqui, por 419 reais, com latência 16-18-18-36
https://www.pichau.com.br/memoria-corsair-vengeance-lpx-16gb-2x8-ddr4-3200mhz-preto-cmk16gx4m2z3200c16
Tem outros dois modelos na pichau, mas um tem a latência maior, e li que quanto menor a latência, melhor. O outro modelo não tinha o Z, e uma vez li no reddit, que modelos que possuem a Letra Z, são mais compatíveis com a AMD, não sei se é verdade, pois todos estão no mesmo preço.
Outra memória que achei foi essa aqui da crucial, de 3000 Mhz com latências de 15-16-16 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187
Dizem que os modelos CL15 e CL16, são equipados com chip Micron E-Die.
Entre essas duas memórias, no alto da minha leiguice, penso eu que o par de memórias da corsair de 3200 Mhz, sejam mais rápidas, mas não tenho certeza.

33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Qual é mesmo sua configuração atual?

Eu tava usando um i7 3770, cooler box, uma placa-mãe da asus p8h61-m, duas memórias da geil 2133 Mhz, se n to enganado, uma fonte OCZ stealthxstream2 500W 80 plus White e uma placa de vídeo R7 265X, mas tive um acidente aqui, deu ruim e também já não era mais tão satisfatório pra mim, era nítida a queda de desempenho, e agora q to usando um note então, piorou. Então decidi por montar uma nova máquina, até porque era uma config MUITO antiga. Ah, e o gabinete é um rhino da pc yes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, zercky disse:

Eu te "entendo", e eu acho que sou da Intel, pois prefiro Intel, afinal, foram mais de 10 anos juntos.
Mas olha aqui, processador topo de linha AMD vs o Intel. Foi um dos poucos videos que consegui achar comparando os dois. Nem acho q eles deviam se comparar, porque um é 8/16 e o outro é 16/32, mas esse vídeo meio que mostra que pra jogos, não tem diferença você ter tantos núcleos e threads assim.

Comparativos entre componentes tem que levar um único fator sobre todos os outros: faixa de preço. Este é o determinante primário entre qualquer comparativo. Se dois componentes de mesma faixa de preço são comparados, o que tem maior desempenho é o vencedor SEMPRE.

adicionado 12 minutos depois
5 minutos atrás, zercky disse:

Uso bastante sim, quase todo dia, e como meu pc deu ruim, to usando o notebook e sinto uma diferença absurda, mal consigo trabalhar direito, mas o note dela é antigo. Acredito que eu consiga pegar o 3700 sim, o 3800x só se tiver na promoção, mas não sei se compensa, pois que ele puxa mais por 0.1 Ghz.

Entendo. Ainda sim observe que estamos falando de uma faixa de desempenho muito elevada, e que o ganho que você terá a cada valor gasto será menor e menor. Eu gosto de relembrar o toms hardware nessa hora... em guias de compras eles sempre colocavam um campo no final chamado: PAST THE POINT OF REASON, que era justamente aquele ponto a partir do qual você começa a gastar muito para ter apenas um retorno pífio.

 

9 minutos atrás, zercky disse:

A questão não é nem o chipset em si, mas os componentes da placa-mãe, VRM, entende? Posso até estar falando alguma besteira, mas geralmente os VRM de placas x470 e x570 são proporcionalmente melhores. Dai não quero entrar em uma furada e acabar pegando uma placa com "componentes" ruins, mas sim... eu também fico de olho Na gigabyte, asus msi e também a Asrock, vi que você não mencionou ela, mas muito falam da steel legend, e eu inclusive tentei achar comparativos dela com a asus TUF b450m gaming plus, visto que as mesmas estão na mesma faixa de preço: R$ 650.
Li também que tanto a 3700x quanto a 3800x não valem a pena fazer OC, uma vez que o turbo boost entrega quase tudo o que elas podem dar (foi o q eu li)

Os VRM serão determinantes em OCs. Por isso sempre sou incisivo em que placas mãe mais robustas vão beneficiar esse público específico. VRMs "comuns" de placas mãe "comuns" vão permitir à CPU funcionar com plenitude em todas as situações de uso diário, profissionais ou lazer, sem qualquer perda. Gastar dinheiro a mais nesse sentido é desperdício para mim, pois mais uma vez tem tantos outros componentes que se beneficiariam do dinheiro adicional. Seja SSDs, RAM, ou GPU, sempre vou preferir empregar dinheiro em componentes que realmente são determinantes no desempenho adicional que oferecem.

Queria elucidar também que OC geralmente não entrega ganho de desempenho significativo, especialmente quando o componente em si já tem desempenho alto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se não conseguir comprar a tempo, compre então a Corsair CX550 ou CX550M.

Vou pegar uma dessas então, que são mais em conta e se n me engano a garantia é de 5 anos, certo?

 

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

É micro ATX ou maior, sempre

Eu já não gosto nem muito da mATX, prefiro as ATX kkkkk

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

tem que ter 4 slots de memória, tem que ter dissipador de calor no VRM (do lado do socket da CPU) e tem que ter slot M.2 compatível com NVMe. Abaixo de 600 reais é a faixa ideal para esse tipo de MB. O pessoal aqui do fórum indica muito a Asrock Steel Legend (marca que eu não gosto, não confio e por isso não indico).

Boa dica, vou pesquisar agora sobre o que é esse NVMe, e sobre o dissipador de calor no VRM, não sei qual deles é de melhor qualidade em uma placa b450M, por isso minha duvida.

 

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Gaste todo esse dinheiro que seria desperdiçado em uma super placa-mãe

Poxa, mas sempre falam que não existe uma placa dessas nas B450, ou existe? Se sim, poderia indicar? E não, não irei me aventurar por OC, pelo o que li, não faz muito sentido, vai ser em stock mesmo.

 

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A GPU sempre vai aumentar seu desempenho efetivamente com o aumento do investimento, a placa-mãe não.

O que eu acho tenso, é espetar uma placa de video de 2300 reais ou mais numa placa-mãe de 400 reais (dá um medo né)

, mas se for uma de b450 de qualidade, não tem problema né?

49 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Aproveitando a resposta para elucidar algo: Não compre qualquer fonte XFX. O modelo bom no mercado hoje é o XTR2 (não confunda com a XTR sem o número 2, pois esse modelo não é bom). Deu para entender?

claramente.
Seria essa: https://www.aztech.com.br/fonte-550w-xfx-xtr2-80gold-full-modular-p1-0550-xtr2?utm_source=Site&utm_medium=GoogleMerchant&utm_campaign=GoogleMerchant&gclid=Cj0KCQiAvc_xBRCYARIsAC5QT9mhZhNDxhQx10GlMtxfnejNqFB98_8OIxYrdmPyQCSQLRgwcLuIan4aAotyEALw_wcB
Ta por um bom preço, não ta?
https://www.pichau.com.br/fonte-xfx-xtr2-650-full-modular-bronze-80plus-p1-0650-xtr2?gclid=Cj0KCQiAvc_xBRCYARIsAC5QT9lBZpap-lVHAz3IL--_HSFcBGKieaNY80xvLP-MX4i5esM-jYXfmSsaAgC6EALw_wcB
Essa também...as duas são XTR2 como você disse, mas a última é de 650. Serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zercky Desculpa kkkk, é que o cpu benchmark fazem somente um teste de núcleos, e geralmente esse teste beneficia a intel (geralmente), se comparado a outros sites eles fazem os testes em mais de um programa e colocam os dados baseados em mais de um teste, que é onde geralmente aparece a diferença por parte da amd, multicore...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, zercky disse:

Bacana, então trocarei. Esses coolers são barulhentos?
Sobre os Gabinetes, vou trocar o meu depois, então vou olhar com calma.

Não, não são. Coolers aftermarket de qualidade como esses geralmente são inaudíveis mesmo em LOAD. Se você colocar duas ventoinhas então (meus PCs usam duas ventoinhas em seus coolers aftermarket) aí o ruído some completamente, pois cada uma consegue rodar a velocidade menor e ainda manter a CPU a uma temperatura menor.

 

15 minutos atrás, zercky disse:

Bacana, então trocarei. Esses coolers são barulhentos?
Sobre os Gabinetes, vou trocar o meu depois, então vou olhar com calma.

O lance do Z não tem nada a ver (de onde esse povo inventa essas coisas?!?!?!). 

DDR4 é compatível com DDR4, esqueça todo o resto que tiver ouvido na vida sobre compatibilidade de memória.

Latência menor geralmente é indicativo de maior desempenho, mas hoje em dia parece que a qualidade do módulo tem sido ainda mais determinante do que isso. Recomendo que leia o artigo que referenciei, ele mostra um comparativo extensivo entre modelos de memórias no uso de Ryzen. Só observe que, assim como eu mencionei anteriormente, o sistema testado foi "tunado" para fazer melhor uso de cada componente possível, não representando então o que você poderia ter na vida real só espetando as referidas memórias na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Os VRM serão determinantes em OCs. Por isso sempre sou incisivo em que placas mãe mais robustas vão beneficiar esse público específico. VRMs "comuns" de placas mãe "comuns" vão permitir à CPU funcionar com plenitude em todas as situações de uso diário, profissionais ou lazer, sem qualquer perda. Gastar dinheiro a mais nesse sentido é desperdício para mim, pois mais uma vez tem tantos outros componentes que se beneficiariam do dinheiro adicional. Seja SSDs, RAM, ou GPU, sempre vou preferir empregar dinheiro em componentes que realmente são determinantes no desempenho adicional que oferecem.

Queria elucidar também que OC geralmente não entrega ganho de desempenho significativo, especialmente quando o componente em si já tem desempenho alto

Certo, provavelmente também o caso da 3700x.

 

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

DDR4 é compatível com DDR4, esqueça todo o resto que tiver ouvido na vida sobre compatibilidade de memória.

Posso estar falando besteira, mas acho que eles se referiam aos problema de compatibilidade que tiveram com memória na época do Ryzen de segunda geração. Quando li, fez sentido pra mim, mas novamente, não entendo muito.

 

12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Latência menor geralmente é indicativo de maior desempenho, mas hoje em dia parece que a qualidade do módulo tem sido ainda mais determinante do que isso. Recomendo que leia o artigo que referenciei, ele mostra um comparativo extensivo entre modelos de memórias no uso de Ryzen. Só observe que, assim como eu mencionei anteriormente, o sistema testado foi "tunado" para fazer melhor uso de cada componente possível, não representando então o que você poderia ter na vida real só espetando as referidas memórias na placa-mãe.

A corsair tem boa qualidade de módulo?

adicionado 0 minutos depois
12 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não, não são. Coolers aftermarket de qualidade como esses geralmente são inaudíveis mesmo em LOAD. Se você colocar duas ventoinhas então (meus PCs usam duas ventoinhas em seus coolers aftermarket) aí o ruído some completamente, pois cada uma consegue rodar a velocidade menor e ainda manter a CPU a uma temperatura menor.

Como assim duas ventoinhas? achei que cooler era padrão, tem como alterar?

adicionado 1 minuto depois

@Batatabr440 kkkkkk pode crer, relaxa, agora o q você disse fez sentido pra mim também.

adicionado 5 minutos depois
29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Comparativos entre componentes tem que levar um único fator sobre todos os outros: faixa de preço. Este é o determinante primário entre qualquer comparativo. Se dois componentes de mesma faixa de preço são comparados, o que tem maior desempenho é o vencedor SEMPRE.

Então, só pra entender, basicamente, não se deve comparar dois componentes de faixas de preço diferentes. No caso do i9, ele tem o preço similar ao 3900x ou ao 3950x, então no caso, essa seria a linha de comparação dele e não o 3700/3800x? Em contra partida, o 3700x/3800x se comparariam ao 8700k e ao 9700k?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, zercky disse:

Boa dica, vou pesquisar agora sobre o que é esse NVMe, e sobre o dissipador de calor no VRM, não sei qual deles é de melhor qualidade em uma placa b450M, por isso minha duvida.

Isso é a interface de comunicação de SSDs mais avançada hoje, que funciona no slot M.2. Já vou te avisar que não precisa ficar muito impressionado com as promessas de desempenho que a interface faz, pois onde se promete 5x mais desempenho em relação ao M.2 SATA, não chega a ter 5% de ganho efetivo para atividades diárias. Como o ganho é só para carregamento de programas, então você não vai sentir diferença real entre um e outro. Mencionei que a placa-mãe tem que ter suporte simplesmente porque a tendência é de que eventualmente NVMe tome o lugar de SATA, e o preço fique ainda mais baixo.

adicionado 11 minutos depois
16 minutos atrás, zercky disse:

Vou pegar uma dessas então, que são mais em conta e se n me engano a garantia é de 5 anos, certo?

5 Anos pelo site da Corsair do Brasil. Eu estou pessoalmente apaixonado pela XFX XTR2 que uso no meu PC. Nunca mais quero fonte não modular depois dessa, e 80+gold tem feito diferença na minha conta de luz perceptivelmente (caiu algo da ordem de 30 reais desde que comecei a usá-la).

17 minutos atrás, zercky disse:

Eu já não gosto nem muito da mATX, prefiro as ATX kkkkk

Depois da terceira placa-mãe ATX que eu dispensei, depois de anos de uso, sem ter usado mais do que um ou dois slots (isso sem contar as tantas de clientes) eu parei com isso. Agora para mim é Micro ATX sempre, e ainda estou para ver alguém usar tudo que uma boa mATX oferece por necessidade em um computador doméstico. A única coisa que já precisei em excesso foi portas SATA, mas isso pretendo nunca mais precisar novamente.

20 minutos atrás, zercky disse:

Poxa, mas sempre falam que não existe uma placa dessas nas B450, ou existe? Se sim, poderia indicar? E não, não irei me aventurar por OC, pelo o que li, não faz muito sentido, vai ser em stock mesmo.

Vou reescrever para ficar bem claro dessa vez: "Gaste todo esse dinheiro que seria desperdiçado em uma super placa-mãe, comprando uma super placa de vídeo."
A ideia é não gastar com coisas desnecessárias (placa-mãe potente) e gastar em necessárias (GPU potente).

B450 é tudo igual, desde que preencha os requisitos que mencionei anteriormente. Compre uma de boa marca e esqueça que tem placa-mãe. A melhor placa-mãe é a que você "esquece" que tem.

23 minutos atrás, zercky disse:

O que eu acho tenso, é espetar uma placa de video de 2300 reais ou mais numa placa-mãe de 400 reais (dá um medo né)

, mas se for uma de b450 de qualidade, não tem problema né?

Cara, você não está colocando o motor de uma Lamborghini em um fusca. Você está colocando um componente altamente avançado em outro componente altamente avançado, ambos são atuais, ambos seguem especificações rígidas. Lembre-se, informática não tem preferidos, tudo tem que ser exato para funcionar junto.

25 minutos atrás, zercky disse:

A 550w estava custando 370 reais até ontem na Terabyteshop. Agora que ela acabou não vale mais a pena comprar em outros lugares, pois pelo mesmo preço você pega a 650w. Você vai precisar de 650w? Não! Mas se está pelo mesmo preço, e isso em uma loja conhecida e de qualidade, então pegue sem pensar duas vezes. Ah, e pegue rápido, pois vai acabar.

adicionado 14 minutos depois
18 minutos atrás, zercky disse:

Posso estar falando besteira, mas acho que eles se referiam aos problema de compatibilidade que tiveram com memória na época do Ryzen de segunda geração. Quando li, fez sentido pra mim, mas novamente, não entendo muito.

Não soube dessa história sobre incompatibilidade. E se algo assim ocorre, geralmente é corrigido através de atualização de BIOS, e falo isso desde a época das DDR1.

adicionado 16 minutos depois

 

19 minutos atrás, zercky disse:

A corsair tem boa qualidade de módulo?

Pois é... são duráveis, tem garantia vitalícia lá fora, mas modelo barato é modelo barato independente de marca. Módulos superiores geralmente custam mais caro, independente de quem fabricou. Claro que tem módulos que custam mais caro sem serem melhores, mas esses geralmente tem algum "eye candy" pra justificar o preço. Insisto, leia o artigo e observe os comparativos dele.

adicionado 19 minutos depois
21 minutos atrás, zercky disse:

Como assim duas ventoinhas? achei que cooler era padrão, tem como alterar?

Todos os coolers da Cooler Master que vem com apenas uma ventoinha (pelo menos das séries que eu compro) vem com um kit para instalar a segunda se você quiser configurar como "push and pull". Muita gente jura que não adianta nada, mas eu discordo em gênero número e grau. Duas ventoinhas reduzem a temperatura máxima significativamente e reduzem o ruído perceptivelmente. Não uso mais coolers com apenas uma ventoinha faz tempo em meus PCs pessoais. Os de clientes ficam ao critério de cada um, mas sempre sugiro e ilustro o ganho mostrando que minhas CPUs nunca ultrapassam 50º ~ 54º C em jogos mesmo nos dias mais quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Gaste todo esse dinheiro que seria desperdiçado em uma super placa-mãe, comprando uma super placa de vídeo

kkkkkk foi mal, eu tinha lido errado hahaha, mybad

 

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, você não está colocando o motor de uma Lamborghini em um fusca. Você está colocando um componente altamente avançado em outro componente altamente avançado, ambos são atuais, ambos seguem especificações rígidas. Lembre-se, informática não tem preferidos, tudo tem que ser exato para funcionar junto.

OK, se eu pegar então A ASUS TUF B450-M gaming plus, está de bom tamanho né? Mesmo preço da steel legends e é da ASUS.
 

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

A 550w estava custando 370 reais até ontem na Terabyteshop. Agora que ela acabou não vale mais a pena comprar em outros lugares, pois pelo mesmo preço você pega a 650w. Você vai precisar de 650w? Não! Mas se está pelo mesmo preço, e isso em uma loja conhecida e de qualidade, então pegue sem pensar duas vezes. Ah, e pegue rápido, pois vai acabar.

Vou pegar.
 

 

31 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não soube dessa história sobre incompatibilidade. E se algo assim ocorre, geralmente é corrigido através de atualização de BIOS, e falo isso desde a época das DDR1.

Foi corrigido, mas depois de muitas atualizações. Até onde eu li, foi problema inicial com a antiga arquitetura e soquetes, combinados com a AMD não ter dinheiro suficiente para esperar pela compatibilidade perfeita para lançar os Ryzens de segunda geração, dai lançaram varias atualizações de BIOS, mas deu uma dorzinha de cabeça por um tempo pra galera que usava e tava tendo incompatibilidade, mas foi resolvido. Quanto tempo demorou, não me lembro ao certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zerckyPor isso é bom ver os tópicos de montagens dos outros usuários. Dá uma olhada no que achei publicado por um colega ontem: https://www.kabum.com.br/produto/102435/processador-amd-ryzen-7-3800x-cache-32mb-3-9ghz-4-5ghz-max-turbo-amd4-100-100000025box

adicionado 3 minutos depois

@zercky

3 minutos atrás, zercky disse:

OK, se eu pegar então A ASUS TUF B450-M gaming plus, está de bom tamanho né? Mesmo preço da steel legends e é da ASUS.

Geralmente eu torço o nariz para B450 acima de 500 reais... mas tenho que admitir que essa MB é muito interessante... blindagem onde importa, proteção anti-estática, USB Type-C... Muitos recursos interessantes aí. Vale muito a pena sim.

adicionado 6 minutos depois
6 minutos atrás, zercky disse:

Foi corrigido, mas depois de muitas atualizações. Até onde eu li, foi problema inicial com a antiga arquitetura e soquetes, combinados com a AMD não ter dinheiro suficiente para esperar pela compatibilidade perfeita para lançar os Ryzens de segunda geração, dai lançaram varias atualizações de BIOS, mas deu uma dorzinha de cabeça por um tempo, pra galera que usava e tava tendo incompatibilidade, mas foi resolvido. Quanto tempo demorou, não me lembro ao certo.

Transição de tecnologia sempre tem esse tipo de problema. Você não faz ideia do drama que foi quando lançaram UEFI, ou quando lançaram o Windows 10... Depois de algum tempo lançam patches e correções, e esta é sempre a melhor hora para adquirir se você não gosta de dores de cabeça. Que bom que os Ryzen já estão consolidados, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Por isso é bom ver os tópicos de montagens dos outros usuários. Dá uma olhada no que achei publicado por um colega ontem: https://www.kabum.com.br/produto/102435/processador-amd-ryzen-7-3800x-cache-32mb-3-9ghz-4-5ghz-max-turbo-amd4-100-100000025box

Pô, 1949 pilas. Beleza que é um 3800x, mas ainda tem o frete, enquanto um 3700x ta 1749 aqui, sem o frete. Não seria o caso do PAST THE POINT OF REASON? No caso, past the point of MY reason kkkk

 

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Geralmente eu torço o nariz para B450 acima de 500 reais... mas tenho que admitir que essa MB é muito interessante... blindagem onde importa, proteção anti-estática, USB Type-C... Muitos recursos interessantes aí. Vale muito a pena sim.

Nesse caso, por esse preço, seria melhor uma x470, se bem que não achei nenhuma x470 por esse preço.

 

32 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Transição de tecnologia sempre tem esse tipo de problema. Você não faz ideia do drama que foi quando lançaram UEFI, ou quando lançaram o Windows 10... Depois de algum tempo lançam patches e correções, e esta é sempre a melhor hora para adquirir se você não gosta de dores de cabeça. Que bom que os Ryzen já estão consolidados, não é?

Sim, eles mandaram bem com os Ryzen 3000, agora tem que ver o que Intel vai fazer e preços que vão praticar, mas também tem os Ryzen 4000 pra esse ano kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, zercky disse:

Pô, 1949 pilas. Beleza que é um 3800x, mas ainda tem o frete, enquanto um 3700x ta 1749 aqui, sem o frete. Não seria o caso do PAST THE POINT OF REASON? No caso, past the point of MY reason kkkk

Pois é... eu já pensava isso do 3600X para o 3700X. Só repassei o link porque vi que você quer CPU potente, mas a diferença entre o 3700X e o 3800X é tão insignificante que não justifica em nenhum cenário.

4 minutos atrás, zercky disse:

Nesse caso, por esse preço, seria melhor uma x470, se bem que não achei nenhuma x470 por esse preço.

Desconheço também. X470 que tenho visto ultimamente estão mais próximas de 1000 reais.

10 minutos atrás, zercky disse:

Sim, eles mandaram bem com os Ryzen 3000, agora tem que ver o que Intel vai fazer e preços que vão praticar, mas também tem os Ryzen 4000 pra esse ano kkkk

Cara, a Intel perdeu tanto espaço de mercado. Entre a falha em produzir yield suficiente no processo de 7 nm para tornar possível a comercialização, a escasez de CPUs e as práticas de preço que foram muito desfavoráveis para ela, agora ela está perdida no mercado. Tudo isso sem contar que o mercado corporativo e profissional, de maneira geral, estão migrando em massa para AMD. A Intel está manca, caolha e doente... Vamos ver se ela sobrevive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Pois é... eu já pensava isso do 3600X para o 3700X

Vi uns videos, o uso do CPU do 3700x comparado com o 3600x, é bem menor. Dai ficou aquela dúvida, se não iria dar ruim se eu tivesse jogando, streamando, ouvindo música, com google aberto e tudo mais.

 

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

X470 que tenho visto ultimamente estão mais próximas de 1000 reais.

Por esse preço já começam as x570, ta vendo como é difícil? kkkkk

 

7 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Cara, a Intel perdeu tanto espaço de mercado. Entre a falha em produzir yield suficiente no processo de 7 nm para tornar possível a comercialização, a escasez de CPUs e as práticas de preço que foram muito desfavoráveis para ela, agora ela está perdida no mercado. Tudo isso sem contar que o mercado corporativo e profissional, de maneira geral, estão migrando em massa para AMD. A Intel está manca, caolha e doente... Vamos ver se ela sobrevive.

Uma analogia que eu vejo muito, é que a Intel seria a apple dos computadores. Tomando essa analogia como verdadeira, acho difícil ela não sobreviver, até porque muita gente gosta da marca. A diferença de preço aqui é bem maior do que lá também, porque lá nos EUA eles ganham em dólares e aqui a gente faz a conversão, então a diferença no bolso deles é menor do que a nossa. Mas sim, a intel parece até aquelas edições limitadas, porque é bem escassa kkkk
O i7 8700(non-k) você nem acha mais, e quando acha, os preços praticados são absurdos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Batatabr440 A AMD já é a Xiaomi, mas apple é status né e possui a câmera melhor hahaha. Eu tenho um 😅 kkkkk
A diferença entre a Xiaomi e a AMD, é que a AMD é bem mais antiga né, mesmo quem nunca teve, sempre ouviu falar, mas a Xiaomi? Não confio muito, a última vez que vi, nem era vendida "diretamente" no Brasil.

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!