Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

OverClock num ryzen 2600x


Posts recomendados

Como pode ser tão difícil fazer um OC num R5 2600x? Eu não consigo manter estável à 4.1ghz em todos os núcleos. Ele simplesmente não sobe 300mhz do clock base! Tentei de tudo: Vcore, latency e clock das memórias ( que não são mais essas do perfil, são melhores) e também não uso mais o sistema de arrefecimento, usando agora um WC, primeiramente tinha tentado 4.2ghz e nem subiu o sistema, só decepção...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você postar informações fica mais fácil ajudar. Vcore, SoC, fonte, marca e modelo do WC, placa-mãe, temperaturas que tá atingindo, versão da BIOS que tá usando, etc.

Dito isso, 4.1 já é um OC relativamente alto e não há garantia que qualquer R5 2600 vá atingir. De toda a forma o seu 2600x já boosta a 4.2 em single core, sinceramente não entendi a decepção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase nenhuma aplicação que eu utilizo irá utilizar do boost em single core, e o meu pc é quase esse que está no perfil com exceção do WC (WaterCooler PCYes Nix RGB 240mm), fonte que hj é uma Corsair 550w 80 plus bronze e a mobo é a mesma que está no "Meu PC". O Vcore tentei do 1.38 até 1.45 e não ficou estável em nenhuma tentativa ( apenas na última que até rodou um teste de render e stress mas depois de algumas horas de uso ele parou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

O Vcore tentei do 1.38 até 1.45 e não ficou estável em nenhuma tentativa ( apenas na última que até rodou um teste de render e stress mas depois de algumas horas de uso ele parou.

Cuidado, o limite pra uso relativamente seguro 24/7 pra 2a geração é 1.375. Sendo que algumas placas mãe (bem comum) subestimam a tensão, então quando você lê 1.375 o Vcore na verdade está 1.4, por exemplo. Em tensões acima disso a tendência é o chip degradar rápido, ou seja, parar de atingir o patamar frequência/Vcore que atingia antes. Mesmo em questão de algumas horas. E sinceramente, também uso um 2600 pra render, mando um OC a 4.0. Já experimentei 4.15 e a diferença no tempo de renderização de um projeto de 6 horas foi de alguns minutos. Na minha opinião vale pouco a pena, uso em 4 mesmo pra evitar o desgaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Ele em stock está atingindo um Vcore de 1.4 fácilmente, segue a print! 1.4 sem OC

adicionado 1 minuto depois

Minha BIOS está super desatualizada (abril de 2019), isso poderia interferir?

Mas aí é pontual, só por alguns instantes, e, principalmente, o processador não está em 100% de uso. É muito diferente de impor 1.4 constante e botar a 100% por horas.

Pode ser que a BIOS esteja limitando, sim. Dá uma olhada na descrição das BIOS da fabricante e coloca a última recomendada pra 2a geração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei novamente e sem sucesso, irei desistir, li em algum lugar que esse processador é um lucky pool, você da sorte de pegar um bom ou não. Faltou fazer um único teste que seria remover o OC da memória ram e tentar subir o clock do processador, o que não faria muito sentido já que a ram em um clock e latency melhor ajuda ele.

adicionado 0 minutos depois

A BIOS agora é a última versão da placa, que por falar nela também é uma placa-mãe mal falada por ai, difícil...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fiz um OC no meu Ryzen 5 2600x para 4.2ghz a 1.425V, que foi o OC mais usado por pessoas no Reddit e yt com esse processador. O problema está em deixar estável, estou praticamente desistindo... Fiz testes de benchmarks em jogos, Cinebench R15, R20, 3Dmark (Time spy e Firestrike), CPU-Z, Furmark e etc. Mas quando eu starto o Intel burn test (acho que dentre os citados, o mais pesado para o processador) ele simplesmente não aguenta, reiniciando ou até mesmo apagando tudo mas mantendo a máquina ligada.
Em um dos vários testes (tentei com tensões variadas e não quis subir mais que 1.425V mesmo encontrando esse mesmo OC mas com 1.45V) até a placa de áudio parou de funcionar quando o pc parou e reiniciou, fui descobrir que ficou sem seus devidos drivers de áudio! Esse é o único programa, lembrando que leva o processador ao limite em uma situação irreal, mas que ficou instável.
A pergunta que eu faço é, devo me preocupar mesmo todos os outros teste terem se saído bem e com boas temperaturas (na casa dos 60°-70° em stress) ou esse programa é realmente uma furada pra quesito teste de OC?
Edit 1: Ele atualmente está com o PBO ativado sem o OC, e a tensão sobe sozinha na casa dos 1.45 com ele em idle, com frequências de 4.150 também em idle e no OverWatch (um jogo) como não utiliza tanto do processador e ele esta com um WC ele conseguiu se manter em 4050 a 4100 mhz na maior parte do tempo com o PBO a 45° de máxima, números bem próximo do OC fazendo parecer que não é muita coisa, mas o stress com apenas o PBO ativado o pc não apresenta problemas no IBT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1.425 não é seguro pra uso 24/7. Pessoalmente não passaria de 1.35~1.375 V. Uma coisa são picos momentâneos de tensão controladas pelo software da fabricante, outra é forçar essa tensão o tempo todo. Certamente seu chip vai degradar, se é que já não degradou. Sinceramente, o ganho que você tem a conseguir aumentando o clock, especialmente da versão x que tem o PBO, é mínimo, mesmo tendo um bom chip. O seu, ao que parece, não foi sorteado. Deixe em stock com o PBO ativado e seja feliz.

Ah, o IntelBurnTest força pouquíssimo os Ryzen, o Prime95 small FFT força bem mais. Pra testar estabilidade de OC (tanto de processador quanto RAM) recomendo o OCCT. Já rodei 12 horas de Prime95 e depois o PC apresentou problemas em questão de 15 minutos de OCCT. Usa dados grandes pra testar estabilidade e pequenos pra testar temperatura. O IntelBurnTest nem coça.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Acabei de fazer os testes, ele não passou sequer 1hr em 1.425. Pelo visto vou ter que deixar o PBO mesmo, não consigo estabilidade nesse ultimo caso, o que para mim não me trás segurança, até porque pode ter 50 indo bem, se 1 deu problema é que tem algo errado né... Lembra em um tópico a um tempo atrás (recebi respostas sua sobre esse assunto) que eu ia trocar a fonte para uma CX e colocar um Wc para fazer esses testes? Aparentemente os resultados são desanimadores...

 

Mas sobre a aplicação, o OC funcionou em todo o resto, se eu diminuir a tensão para a que você citou: 1.35/1.375V e manter o clock e continuar indo bem nas outras, eu poderia manter?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Fui fazer testes com 1.375V e acabei percebendo uma coisa, essa tensão definida no ryzen master não é setada com o cpu full load, e então fui atrás de conseguir consumir em full load 1.35V ao menos, e consegui setando 1.4V no ryzen master, aparentemente ele só tem 1.4 em idle. Com apenas 1.35V não é possível ao menos na minha configuração manter esse processador a 4.2ghz, e como já testei 1.425V no Intel burn test e não ficou estável só me restou tentar 1.45V para ver quanto ficaria em full load (acredito que por volta de 1.39-1.4V) o que não seria algo nada vantajoso. Eu vou desistir disso tudo e obrigado pelas respostas! -.-'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Mas sobre a aplicação, o OC funcionou em todo o resto, se eu diminuir a tensão para a que você citou: 1.35/1.375V e manter o clock e continuar indo bem nas outras, eu poderia manter?

Pra mim OC estável é o que aguentou pelo menos 1 hora de OCCT. Entendo que ele aparentemente funcione em situações normais, mas se você precisa de um PC confiável, por exemplo que não vá dar bo depois de horas de renderização, numa partida competitiva ou algo do tipo, é necessário garantir que ele vai funcionar no pior contexto possível. Cuidado com essas tensões, tem bastante relato de chip degradando acima de 1.375. Degradar significa que passa um tempo (pode ser meses, mas também minutos) e o chip já não alcança mais o OC que alcançava.
 

7 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

@Shaman93 Fui fazer testes com 1.375V e acabei percebendo uma coisa, essa tensão definida no ryzen master não é setada com o cpu full load, e então fui atrás de conseguir consumir em full load 1.35V ao menos, e consegui setando 1.4V no ryzen master, aparentemente ele só tem 1.4 em idle. Com apenas 1.35V não é possível ao menos na minha configuração manter esse processador a 4.2ghz, e como já testei 1.425V no Intel burn test e não ficou estável só me restou tentar 1.45V para ver quanto ficaria em full load (acredito que por volta de 1.39-1.4V) o que não seria algo nada vantajoso. Eu vou desistir disso tudo e obrigado pelas respostas! -.-'

Não entendi, como assim "não é setada com o cpu em full load"? Que programa você está usando pra fazer a leitura? O mais confiável é o próprio RM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos possíveis, Hwinfo, Hwmonitor, fiz o teste no aida64, o próprio RM, quando eu coloco em stress a tensão cai da que eu setei no RM e fica estável logo em seguida, com 1.4V ela ficou estável em 1.35-1.37 em full load, não entendi muito bem mas como sou leigo nisso achei que fosse normal. Colocando 1.4V no RM só fica nessa tensão com o processador IDLE. @Shaman93

adicionado 2 minutos depois

Mas agora é só questão de dúvida, isso está tão difícil de estabilizar que até perdi a vontade de deixar ele "mais rápido", ta parecendo que eu peguei um chip horrível ou que essa placa-mãe é realmente o que dizem sobre ela... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Todos possíveis, Hwinfo, Hwmonitor, fiz o teste no aida64, o próprio RM, quando eu coloco em stress a tensão cai da que eu setei no RM e fica estável logo em seguida, com 1.4V ela ficou estável em 1.35-1.37 em full load, não entendi muito bem mas como sou leigo nisso achei que fosse normal. Colocando 1.4V no RM só fica nessa tensão com o processador IDLE. @Shaman93

Faz assim, seta direto na BIOS. Bota 1.35 V, clock de 4.05. Aí roda 1 hora de OCCT, se aguentar sobe pra 4.075, mais 1 hora, 4.1, mais 1 hora, 4.125. Até ficar instável. Usa essa margem de 1.35 até 1.375 pra fazer um pequeno ajuste de tensão conforme for necessário, mas não passa 1.375. Pra renderizar pode ser que consiga algum ganho razoável, pra jogar a tendência é que fique igual ou até pior que em stock com o PBO ativado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Shaman93 Pô, eu não aprendi a mexer nessa bios (só consegui aumentar o clock nela, não acho o vcore para alterar também, vou acabar por deixar isso de lado). Com o PBO ativado o ganho do OC agora é baixo, eu queria o OC a 4.2ghz porque o pc em full load antes do WC ficava em torno de 3.81ghz, seriam 400mhz, iria dar uma diferença boa mas agora como ele full load com o WC está pegando 4ghz em muitas aplicações como renderização por conta da temperatura não subir mais que 65º eu acho que não está compensando a dificuldade. Se eu achasse um vídeo bem explicativo dessa placa mas é difícil viu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Henrique Souza Espindola disse:

@Shaman93 Fui fazer testes com 1.375V e acabei percebendo uma coisa, essa tensão definida no ryzen master não é setada com o cpu full load, e então fui atrás de conseguir consumir em full load 1.35V ao menos, e consegui setando 1.4V no ryzen master, aparentemente ele só tem 1.4 em idle. Com apenas 1.35V não é possível ao menos na minha configuração manter esse processador a 4.2ghz, e como já testei 1.425V no Intel burn test e não ficou estável só me restou tentar 1.45V para ver quanto ficaria em full load (acredito que por volta de 1.39-1.4V) o que não seria algo nada vantajoso. Eu vou desistir disso tudo e obrigado pelas respostas! -.-'

Com certeza é a melhor decisão. Não é possível ter uma leitura correta da temperatura por software, com certeza o processador estava fritando. Se não tem um ótimo sistema de refrigeração do PC nem pense em fazer overclock, é furada e nem ganha tanto assim em desempenho, apenas perde na vida útil do processador. Também não adianta ter um bom sistema de refrigeração, se não tem ar condicionado ambiente pra circular ar frio dentro do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Luís Roberto C. da Silva disse:

Com certeza é a melhor decisão. Não é possível ter uma leitura correta da temperatura por software, com certeza o processador estava fritando. Se não tem um ótimo sistema de refrigeração do PC nem pense em fazer overclock, é furada e nem ganha tanto assim em desempenho, apenas perde na vida útil do processador. Também não adianta ter um bom sistema de refrigeração, se não tem ar condicionado ambiente pra circular ar frio dentro do PC.

Fritando em programas mostrando 65-73º dependendo do stress? Duvido muito, pelos reviews que eu vi é um bom Watercooler, tenho um ar condicionado com temperatura ambiente a 26º e 5 ventoinhas no gabinete, impossível esse ser o motivo da instabilidade!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Eder Neumann disse:

em jogos e aplicações ele apresenta alguma instabilidade?

 

Nenhuma. Render, cinebench, 3dmark . Dentre os jogos foram testados todos os da print:

image.png

adicionado 26 minutos depois

E me surgiu uma dúvida sobre a pasta térmica que veio nesse WC, eu não coloquei todo o conteúdo do sache mesmo sendo pouco. Acabei colocando uma gota no centro como sempre coloquei, mas acho que dessa vez foi pouca, mesmo assim a temperatura está dentro do esperado batendo até 29° em idle e temperaturas já citadas acima em full load do processador, devo me preocupar? image.thumb.png.d90b537d8af423ca3f7395852bb851fe.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que teje tranquilo...

algo que pode acontecer, como este processador usa uma tecnologia de alta densidade (cmos 12nm), é que a temperatura não tenha tempo para ser conduzida ao dissipador e esteja causando o desarme.

Nesta condição a galerinha do OC extremo costuma abrir a capa do processador e trocar a pasta térmica interna por algum metal liquido ou ainda colocar o dissipador diretamente sobre o "lead" do processador (coisa que eu não recomendo pois é arriscado demais).

 

Outra coisa que não vi se comentaram, hardware é coisa única, talvez algumas pessoas consigam configurações até melhores com o "mesmo" processador, talvez você nunca consiga chegar no que a média da internet consegue. cada bolachinha de silício que sai da maquina tem diferenças, algumas vem com pequenas avarias (mínimas) que não comprometem o desempenho standard, outras saem perfeitas permitindo OCs extremos, outras ainda permitem OCs melhores ainda devido a falhas pontuais específicas, enfim o tentativa e erro é sempre fundamental quando estamos enfrentando problemas, mas lembre-se de que algumas configurações podem ser perigosas ao seu hardware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

 essa placa-mãe é realmente o que dizem sobre ela... 

com certeza brother, acredito que você tenha visto meu comentário no tópico da GIGABYTE B570 Auros, onde eu disse que essa marca de placa-mãe tem uma bios booosta e horrível que só da problema. É a pior bios que existe na minha opinião.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ACCEPT Cara, o sistema não sobe se eu setar 4ghz pela bios porque eu simplesmente não sei onde aumenta a tensão e aparentemente não aumenta sozinha... A limitação é real. Eu não acredito que eu peguei um chip tão ruim que não fica estável com 4.2ghz, ele não passa de 75°...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E outra, o PBO está mantendo a tensão em torno de 1.45V quase todo o tempo, e ele nem alcança os 4.1ghz em todos os núcleos na maioria dos jogos, tensão alta para um OC automático que nem aumenta tanto o clock assim. 

adicionado 0 minutos depois

image.png.d23ada770065ad5783ba16ac39db42df.pngApenas com o PBO, acho que se eu colocar 1.45V com os 4.2ghz daria certo...

adicionado 8 minutos depois

Que ódio dessa placa-mãe -.-'

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Henrique Souza Espindola disse:

Eu não acredito que eu peguei um chip tão ruim que não fica estável com 4.2ghz, ele não passa de 75°...

Quanto você esperava alcançar? 4.2 é mais ou menos o limite desse processador, independentemente de placa-mãe ou resfriamento. Isso pros bons chips. O meu aqui não passa de 4.175 em tensões normais. Exagerando ele chega a 4.225 com pouca estabilidade. Como prezo mais pela estabilidade do que ganhos minúsculos de desempenho, mantenho ele a 4.05 ou 4.1 no máximo. Pra OC agressivo 75 de temperatura é alto, você não quer deixar passar de uns 65.

Como já falaram, essas leituras de tensão por software são bem pouco confiáveis. Acredite só no RM e, mesmo assim, sempre com um pé atrás.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!