Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Excel Fórmula para adicionar vários critérios de uma única vez


Ir à solução Resolvido por deciog,

Posts recomendados

Bom dia!

 

Estou trabalhando em uma planilha, onde é utilizada a função Somases para chamar vários critérios. Imagem que tenho quase 70 critérios, e ao longo do tempo outros irão ser adicionados. Pois, bem é dessa forma que estou hoje com uma fórmula enorme e que irá aumentar a medida que forem adicionados mais critérios. Ex: =SOMASES(dados;intervalo,critério1) + SOMASES(dados;intervalo,critério2) + SOMASES(dados;intervalo,critério3)+...SOMASES(dados;intervalo;critério69)+SOMASES(dados;intervalo;critério70)...

Existe alguma fórmula que reduza esses excessivos argumentos? Seria muito bom se a função SOMASES permitisse por exemplo: =SOMASES (dados;intervalo;critério1:critério70), mas isso não é possível. rs' 

Vocês conhecem alguma fórmula que possa me ajudar?

 

Obrigado,

 

Att;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

somente com estas informações fica um pouco difícil de lhe ajudar, você teria os dados (ou um exemplo de como eles se dispõem para analisarmos?

adicionado 2 minutos depois

em tempo, penso que você esteja usando a formula "somaseS" em forma de "somase"...

o modo correto de uso desta formila é o seguinte:

 

=somases([INTERVALO A SER SOMADO];[INTERVALO CRITERIOS 1];[CRITERIOS 1]; [INTERVALO CRITERIOS 2]; [CRITERIOS 2];[INTERVALO CRITERIOS 3]; [CRITERIOS 3];[...])

 

adicionado 4 minutos depois

importante é que esta função está limitada a 127 critérios, para 128 ou mais você precisará encerrar a primeira "somases" e com um "+" incluir uma segunda (esquema similar ao que era feito antes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia!

 

Segue exemplo da planilha que estou trabalhando. Observe que para achar os 04 códigos nos meses de dez/19, jan/20 e fev/20, eu tive que usar a função Somases. Supondo que até no mês de dezembro de 2020, eu tenha mais 100 códigos, a função Somases ainda irá me atender mas, eu procuro alguma função que simplifique a necessidade de por todos esses argumentos com Somases, para evitar confusões ou até mesmo erros. Existe alguma?

 

Obrigado,

 

Att;

EXEMPLO.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@syn002 , Bom Dia.

 

Usa esta formula na célula G2 arraste para direita

 

=SOMARPRODUTO(CONT.SE($A$18:$A$21;$B$2:$B$14)*(MÊS($A$2:$A$14)=MÊS(G$1))*(ANO($A$2:$A$14)=ANO(G$1))*($C$2:$C$14))

 

Confere se é destas forma que desejas
 
Se foi útil clica no curtir,na mãozinha, é uma forma de agradecimento pela ajuda
 
Decio

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@syn002

Bom dia,

 

Passei por algo semelhante, vou anexar a planilha que nosso amigo @Patropi fez para me ajudar a solucionar meu problema.

Minha necessidade, era basicamente a sua, somar dados, porém contendo inúmeros critérios. 

 

 

 

 

07_02_20_Retornar nomes únicos e somar_Patropi.xlsx

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gustavoomt Obrigado pela ajuda! Realmente as nossas necessidades da planilha eram parecidas, salvei a lógica usada nessa planilha para uma outra que irei fazer.

 

Muito obrigado!

adicionado 1 minuto depois

@deciog ,

 

Sua fórmula conseguiu simplificar meu cálculo perfeitamente.

 

Muito obrigado,

 

Att;

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!