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JBL Flip 4 ligada direto na tomada


Ir à solução Resolvido por bruno.rosa,

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Olá galera, ha um tempo tenho uma jbl flip 4 que porventura a bateria morreu, não recebe mais carga. Pois bem, pesquisei para trocar na autorizada e outras assistências e o conserto não foi favorável do ponto de visto econômico. Resolvi então fazer uma ligação direta usando um cabo usb e um carregador de celular. Abrir o equipamento e realizei o truque, mas ai vem a parte que do desconhecido. O som funciona perfeitamente quando em volume moderado, abaixo do nível médio, e quando aumento o som já começa a dar estalos, pipocos ou se preferir, interromper a fluidez sonora. Meus amigos para ajudar vou detalhar o carregador de celular que estou usando e o modelo de bateria que a flip tem originalmente. O carregador tem saída de 5V com 1.0A. A bateria original tem 3.7V com 3000mAh de capacidade. A ideia é que o carregador faça o trabalho de alimentar o equipamento como ela fosse a bateria original. Além do meu desconhecimento no assunto, o que está faltando nessa operação?

Postado
10 minutos atrás, bruno.rosa disse:

Olá galera, ha um tempo tenho uma jbl flip 4 que porventura a bateria morreu, não recebe mais carga. Pois bem, pesquisei para trocar na autorizada e outras assistências e o conserto não foi favorável do ponto de visto econômico. Resolvi então fazer uma ligação direta usando um cabo usb e um carregador de celular. Abrir o equipamento e realizei o truque, mas ai vem a parte que do desconhecido. O som funciona perfeitamente quando em volume moderado, abaixo do nível médio, e quando aumento o som já começa a dar estalos, pipocos ou se preferir, interromper a fluidez sonora. Meus amigos para ajudar vou detalhar o carregador de celular que estou usando e o modelo de bateria que a flip tem originalmente. O carregador tem saída de 5V com 1.0A. A bateria original tem 3.7V com 3000mAh de capacidade. A ideia é que o carregador faça o trabalho de alimentar o equipamento como ela fosse a bateria original. Além do meu desconhecimento no assunto, o que está faltando nessa operação?

Provavelmente esta lhe faltando "corrente" ou se estiver utilizando o conector original da caixa, as vezes ele  passa por algum controlador de carga para a bateria que possa estar limitando a corrente.

Postado

Como experiência, dá para dar uma pequena melhorada se você puser um capacitor em paralelo com o carregador, no mínimo uns 1000uF, 2200uF. Mas o ideal mesmo é usar uma fonte, ou daquelas chaveadas cuja caixa é toda furada - tem até para 5A - ou até as para  Arduino ou Raspberry que entregam uns 2A ou 3A. No ML tem bastante ;)

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De fato a bateria fornece mais corrente do que o carregador. Olha isso de agora há pouco

Com um daqueles reguladores, sua fonte vai fornecer mais corrente. mas 1 detalhe importante: caso coloque direto no lugar da bateria, não te esqueças de ajustar pra 3.7V ou um pouquíssimo mais. E sim, um capacitorzão deve ajudar numa menor distorção dos graves.

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

caso coloque direto no lugar da bateria, não te esqueças de ajustar pra 3.7V ou um pouquíssimo mais.

 

@Isadora Ferraz, estou com os restos mortais de uma caixa Flip4 dessas aqui, abertos, esperando o cara do MDF me entregar as tabuinhas cortadas para virar mais uma geringonça, rs... (Na verdade vou usar só os falantinhos, e colocar um amp TPA3110.)

 

20200212_101807.thumb.jpg.b6687031b33dd762ee6a58458d987db1.jpg

 

Então... o amplificador dessa caixinha é o TPA3130 e os falantinhos são para 15w/4ohm. Supondo que o circuito final entregue entre 10w e 15w (para não distorcer), o TPA tem que ser alimentado com algo entre 10v e 12v (gráfico de cima à direita).

 

744161332_Capturadetelade2020-02-1210-05-13.thumb.png.2facc6c7aeaf2cfbeb00684655d9164f.png

 

Certamente o aparelho tem um circuito de aumento de tensão na própria placa, e ainda por cima de entrada variável, já que durante o funcionamento, a bateria fornece entre 4,2v e 3,4v. Acho que se puser 5v direto o step-up embarcado vai ficar até mais feliz, rs...

 

Mas se for o caso de reduzir a tensão para a fonte "fingir" que é bateria, que tal um diodo em série com a fonte? Aí, os 5v vão para 4,3v, que tal?

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2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

um circuito de aumento de tensão na própria placa,

Boa dedução. Mas não vi o d.s. pra conferir se

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

o TPA tem que ser alimentado com algo entre 10v e 12v

Mas pela foto não consegui com facilidade este conversor stepup.

Sim há boa intenção na redução com diodo. Mas se conseguir regular o chaveado direto, melhor ainda.

 

Bem.. vi agora...

Audio.png

[/img]

(não aparece a imagem aí? no meu aparece só na edição)

 

Mas algo me diz que o stepup não deve aumentar a potência sonora. Talvez vai apenas deixar o 3130 mais "a vontade". Dá uma conferida ou faça medições pra ver se ve 12V aí...

Postado
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Bem.. vi agora...&key=7114947b1547c3cf

 

[/img]

(não aparece a imagem aí? no meu aparece só na edição)

 

Aparece clicando.

 

Mas vamos lá...

 

Não consegui ligar, @Isadora Ferraz... coloquei a bateria no lugar certo mas... bom, quem sabe contando a história?

 

Esse aparelho tava na carroça do catador de sucata que bateu aqui prá ver se tinha alguma coisa prá ele levar. Pensando nos falantezinhos e no tecido ortofônico, ofereci R$ 10,00 e o cara vendeu. Quando eu chacoalhei, tinha algo solto lá dentro, como fosse uma pedra.

 

Quando apertei o botão de ligar, alguns leds se acenderam mas logo se apagaram, ficando um único, vermelho. E quando fui conectar o carregador (mini usb) vi que estava todo estrupiado, alguém barbarizou ali com a chave de fenda, acho... Aí decidi abrir.

 

Quando abri vi que o que estava solto era um componente como um cubo, como o que tá marcado embaixo como "B", só que era bem maior e bem pesado, ocupava o lugar marcado na foto como "A". E se no "B" tá escrito 2R2, o que estava no "A" dizia "5R5". Com certeza 2R2 não é 2,2ohm, medida a resistência deu 0,07ohm. Será que são indutores? Ainda mais porque são pesados, parecem ter daqueles núcleos de ferrite...

 

20200212_151027.thumb.jpg.06b4a5c49ce254fc15040466f0657315.jpg

 

Bom... olhando o lugar que esse componente ocupava na PCB fiquei supondo o que aconteceu: o aparelho ou caiu ou foi jogado com força e o tal de 5R5, que era pesado,  desgrudou da PCB. Como não dava mais para receber carga (sem esse 5R5 o positivo da bateria não passa para nenhum outro lugar da placa), a pessoa ficou fuxicando o mini usb até que desistiu e jogou fora.

 

Eu até tentaria recolocar, ressoladr o tal de 5R5 mas, como você pode ver na foto, quando ele saiu levou embora um teco da trilha. Se não fosse isso eu até tentaria usar a placa toda para um par de caixinhas de MDF, que é para poder colocar uma de cada lado do monitor do PC. Mas com a trilha rasgada, desisti.

 

Agora, que você pediu para verificar se tem 12v em algum lugar, soldei aquele fio ali no lugar do 5R5 para ver o que acontecia. E aconteceu dos 3,81v da bateria atravessar o "rubicão", rs... chegou do outro lado. Mas acho que se o tal 5R5 era um indutor, o fio direto não fez a tensão aumentar na saída do MOSFET 2603, marcado como "C" ali em cima. Um chip como o MT3608, que aumenta a tensão (e eu tô cansado de usar em caixinha para levar 3,7v a 5v), não tem ali. Mas como dentro do MT3608 tem um MOSFET parecido com esse 2603, quem sabe não deram um jeito de elevar a tensão sem o MT3608? Programaram em assembler, não em Cobol, rs...

 

O fato é que o amplificador, TPA1330, segundo o DS, exige no mínimo dos mínimos, 4,5v. E a bateria é de 3,7v, podendo chegar, quando acabou de carregar, cheínha, 4,2v. Então alguma coisa tinha por ali que elevava a tensão. Além disso os caps em volta do amp são para 16v, e o pessoal das indústria$ não costuma esbanjar. Porque não poriam um de 6,3v ou até 10v, né?

 

Sei lá... perdido por pedido, eu ligaria uma fontezinha de 5v/2A no lugar da bateria com aquele diodo.

 

 

adicionado 3 minutos depois

Ops! DS do TPA3130 não tô conseguindo enviar, diz que só posso enviar 4,88MB. O DS tem 3MB mas a foto acima tem 2,2MB.

 

Mas tem o link para ele aqui: http://www.ti.com/lit/ds/symlink/tpa3130d2.pdf

 

Se não funcionar, tem aqui: http://www.ti.com/product/TPA3130D2

 

 

adicionado 16 minutos depois
3 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas se conseguir regular o chaveado direto, melhor ainda.

É fácil fazer isso numa fonte pequenina, dessas de por na parede, Isadora? Onde que teria que mexer?

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  • Membro VIP
Postado
24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

perdido por pedido, eu ligaria uma fontezinha de 5v/2A no lugar da bateria com aquele diodo.

Sim faça isso amigo.

 

24 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

É fácil fazer isso numa fonte pequenina

Não muito. O que disse era pra usar aqueles conversores do link da conversa que postei. A entrada teria que ser mais alta p.ex. entra 12 sai 3v7 ajustado pelo trimpot.

 

26 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

o tal 5R5 era um indutor, o fio direto não fez a tensão aumentar na saída do MOSFET 2603

tem razão. Deve e tem que ser indutor mesmo.

 

28 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

ofereci R$ 10,00 e o cara vendeu.

E agradeço pela boa ação dos 10,00. Era parente meu...

... o que puxava a carroça...

  • Haha 1
  • mês depois...
Postado

@bruno.rosa boa noite amigo, poderia me informar como conseguiu fazer isso ? Estou com uma charge 2 com o mesmo problema de bateria e gostaria de executar o mesmo. Você fez o jack direto na parte que carrega a energia ( no caso na entrada micro USB ou plug da bateria ? Se puder enviar fotos do processo iria me ajudar muito. Desde já agradeço. Abraço. 

  • 1 ano depois...
Postado
2 horas atrás, .if disse:

1º passo em direção à resposta é ressoldar. O 2º é testar.

 

@.ifdisse tudo. Ou quase, rs...

No caso que eu trouxe, se nada desse certo, eu jogaria tudo no lixo - ou na sucata, no máximo - e tudo bem. Se eu tivesse comprado a caixinha e se usasse no dia-a-dia, talvez levasse num técnico...

 

Mas falando da caixinha... tem vários vídeos no Youtube mostrando como se faz para desmontá-la... (aqui, aqui etc.). Isso é bem importante para não quebrá-la mais ainda, romper um parafuso pensando que é um encaixe, por exemplo. Sem esquecer de anotar lugares de conectores, parafusos... deixar uma trilha de pedras no caminho de ida para saber voltar depois, entende?

 

E aí, com a placa totalmente fora do gabinete, verificaria exatamente o que está quebrado. O capacitor de 100uF/16v, eu compraria um novo já que é barato (clique aqui), fácil de encontrar e não está com a base descolada. Precisa verificar se tem alguma trilha de cobre rompida. Se tiver, cai bem um multímetro para, usando o teste de diodo, verificar os pontos de conexão entre os componentes.

 

Vendo apenas a foto que você postou, tem um treco, ali, parece um tipo de cola quente só que preta, meio quebrada. Será que ela fixava apenas o capacitor?

 

Claro que você vai precisar de soldador, solda, uma esponja ou paninho úmido para limpar a ponta do ferro de soldar, cola quente, talvez malha de dessoldagem SMD (fácil improvisar com a malha de blindagem de cabos de áudio já que só a malha é vendida a um preço salgado) mas principalmente vai ajudar muito - eu diria que é fundamental - ter... calma. Paciência. Muitas vezes a gente usa 4 horas para ter um aparelho que funciona por anos.

 

Se quiser, depois de desmontar e antes de começar a soldar, faça mais fotos da placa vista de cima e de baixo.

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