Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estou tendo um problema bem estranho, na minha casa tem 4 disjuntores, 2 que vem da caixa de luz e 2 depois deles (loucura né kkkk), os da caixa de luz ficam nas 2 fases e medem 220V juntos, mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Postado
16 minutos atrás, Gilyel Silva disse:

Olá pessoal, estou tendo um problema bem estranho, na minha casa tem 4 disjuntores, 2 que vem da caixa de luz e 2 depois deles (loucura né kkkk), os da caixa de luz ficam nas 2 fases e medem 220V juntos, mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Se você tem 220v, deveria ter um disjunto proprio bifasico, pelo que entendi tem um disjunto em cada fase ? esta medindo direto no cabo ou no parafuso do disjunto ?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Matthwus disse:

um disjunto proprio

um é pouco...

um disjunto em cada

dois é bom mas...

parafuso do disjunto

3? Ed+ kk (brinc)

1 hora atrás, Gilyel Silva disse:

as 2 fases da + ou menos 30v

Com o chuveiro ligado ou desligado? E chuveiro esquenta? Disjuntor esquenta? . Meça V no chuveiro e depois, ligado

Postado
20 horas atrás, Gilyel Silva disse:

mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Provavelmente são a mesma fase. 

Cada disjuntor deve alimentar uma parte da casa. 

• Curtir 1
Postado

Faça um reaperto dos fios nos disjuntores. Se possível faça o seguinte teste: com o chuveiro ligado veja se há queda de tensão entre a entrada e saída de cada disjuntor. Estando bom não deve haver, se houver... lixo. Certifique-se que não há emendas na fiação. Esta deve ser de no mínimo 4mm². A forma de se verificar se o problema não está na fiação (emendas podem ser uma causa dessa queda e também inicio de incêndio, é simples mas dá trabalho.

Disse que tem uma queda de 30V entre o primeiro par de disjuntores e o segundo quando o chuveiro está ligado. Supondo que o fio não seja fino e que a fiação esteja bem apertada e ainda sim o problema persista então temos que verificar em qual fio está havendo a queda. Vai ter que ler com um multímetro a queda de tensão em cada um dos fios com o chuveiro ligado. Como os cabos do multímetro não possuem o comprimento necessário vai ter que fazer uma extensão em um dos cabos para fazer a leitura com ajuda de alguém, um trabalho a 4 mãos. 30V de queda é muita coisa, quando falo em princípio de incêndio não é alarmismo, a maioria dos incêndios tem causa elétrica.

Boa sorte.

Postado

@Matthwus Tenho um disjuntor em cada fase mesmo, e sim medi as duas fases na saida e entreada do disjuntor com 2 multimetros diferentes e não deu 220V

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz Com ele desligado ou não, ele não esquenta e nem os disjuntores, e mede 60v

adicionado 4 minutos depois

@Renato.88 exatamente, mas são 3 fios, 2 fases e um neutro que vem da concessionaria, os dois fases estão com o disjuntor e o neutro ta ligado direto, o engraçado é que todas as tomadas estão em 110v na casa toda!

adicionado 6 minutos depois

@Sérgio Lembo não há queda de tensão, com o chuveiro desligado ou não ele sempre mede 30v ~ 60v (não tenho certeza a tensão mas ela não varia, fica só nisso mesmo)

adicionado 13 minutos depois

Reparei que uma fase não da 110v, possa ser que ele esteja ligando a casa toda! vou conferir e já posto o resultado

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!