Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com 220V e chuveiro


Gilyel Silva

Posts recomendados

Olá pessoal, estou tendo um problema bem estranho, na minha casa tem 4 disjuntores, 2 que vem da caixa de luz e 2 depois deles (loucura né kkkk), os da caixa de luz ficam nas 2 fases e medem 220V juntos, mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Gilyel Silva disse:

Olá pessoal, estou tendo um problema bem estranho, na minha casa tem 4 disjuntores, 2 que vem da caixa de luz e 2 depois deles (loucura né kkkk), os da caixa de luz ficam nas 2 fases e medem 220V juntos, mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Se você tem 220v, deveria ter um disjunto proprio bifasico, pelo que entendi tem um disjunto em cada fase ? esta medindo direto no cabo ou no parafuso do disjunto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Matthwus disse:

um disjunto proprio

um é pouco...

1 hora atrás, Matthwus disse:

um disjunto em cada

dois é bom mas...

1 hora atrás, Matthwus disse:

parafuso do disjunto

3? Ed+ kk (brinc)

 

1 hora atrás, Gilyel Silva disse:

as 2 fases da + ou menos 30v

Com o chuveiro ligado ou desligado? E chuveiro esquenta? Disjuntor esquenta? . Meça V no chuveiro e depois, ligado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Gilyel Silva disse:

mas os que vem depois da caixa de luz não chegam a 220V! e o engraçado é que cada fase com o neutro da 110V, se eu meço as 2 fases da + ou menos 30v! por favor me ajudem!

Provavelmente são a mesma fase. 

Cada disjuntor deve alimentar uma parte da casa. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça um reaperto dos fios nos disjuntores. Se possível faça o seguinte teste: com o chuveiro ligado veja se há queda de tensão entre a entrada e saída de cada disjuntor. Estando bom não deve haver, se houver... lixo. Certifique-se que não há emendas na fiação. Esta deve ser de no mínimo 4mm². A forma de se verificar se o problema não está na fiação (emendas podem ser uma causa dessa queda e também inicio de incêndio, é simples mas dá trabalho.

Disse que tem uma queda de 30V entre o primeiro par de disjuntores e o segundo quando o chuveiro está ligado. Supondo que o fio não seja fino e que a fiação esteja bem apertada e ainda sim o problema persista então temos que verificar em qual fio está havendo a queda. Vai ter que ler com um multímetro a queda de tensão em cada um dos fios com o chuveiro ligado. Como os cabos do multímetro não possuem o comprimento necessário vai ter que fazer uma extensão em um dos cabos para fazer a leitura com ajuda de alguém, um trabalho a 4 mãos. 30V de queda é muita coisa, quando falo em princípio de incêndio não é alarmismo, a maioria dos incêndios tem causa elétrica.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Matthwus Tenho um disjuntor em cada fase mesmo, e sim medi as duas fases na saida e entreada do disjuntor com 2 multimetros diferentes e não deu 220V

adicionado 3 minutos depois

@Isadora Ferraz Com ele desligado ou não, ele não esquenta e nem os disjuntores, e mede 60v

adicionado 4 minutos depois

@Renato.88 exatamente, mas são 3 fios, 2 fases e um neutro que vem da concessionaria, os dois fases estão com o disjuntor e o neutro ta ligado direto, o engraçado é que todas as tomadas estão em 110v na casa toda!

adicionado 6 minutos depois

@Sérgio Lembo não há queda de tensão, com o chuveiro desligado ou não ele sempre mede 30v ~ 60v (não tenho certeza a tensão mas ela não varia, fica só nisso mesmo)

adicionado 13 minutos depois

Reparei que uma fase não da 110v, possa ser que ele esteja ligando a casa toda! vou conferir e já posto o resultado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!