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Será que meu HD morreu?


Rafa Correa

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Boa tarde pessoal, beleza?

Seguinte ontem estava fazendo download de series no meu HD externo, normalmente, quando do nada ele sumiu do pc, reiniciei e nao apareceu, fui em gerenciamento de discos e não estava la, conectei no meu notebook, e ele pediu pra formatar depois de um bom tempo conectado sem abrir

fiz chekdisc nele, demorou horas, e ai do nada ele começou a fazer um barulho estranho, e agora nem no notebook aparece mais, ele liga e desliga >>> Video) <<<

  • Confuso 1
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Agora, depois de aberto, ele está definitivamente morto. HDs são montados em salas extremamente limpas, mais que salas cirúrgicas, e só podem ser abertos em ambientes adequados e controlados. Uma vez aberto em um ambiente qualquer, sem as devidas precauções, você permite a entrada de poeira e contaminantes na superfície do disco, que inviabilizam o funcionamento correto do dispositivo. Talvez tivesse salvação, agora já era.

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@Rafa Correa olha, agora que você abriu o HD, a chance dele dar problema é praticamente certa. De toda forma, faça os testes abaixo. Você também pode comparar o som do seu HD com os sons desse site: https://datacent.com/hard_drive_sounds.php

 

 

- Verificar integridade do HD/SSD.

 

1) Verifique se o cabo SATA não tem defeito, caso esteja utilizando um.

 

2) Se estiver usando um SSD, baixe o programa de monitoramento da própria fabricante pra verificar erros, testes de diagnóstico e atualização de firmware (ex: SSD Manager da Kingston, Samsung Magician, Western Digital SSD Dashboard, Crucial Storage Executive, Intel SSD Toolbox, Corsair SSD Toolbox, Adata SSD Toolbox, GUI do SeaTools SSD e etc).

 

3) Abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) e digite esse comando: wmic diskdrive get caption,status. Esse comando mostra rapidamente se algum HDD ou SSD instalado no seu computador estão funcionando corretamente ou se eles têm algum problema crítico. Se ele estiver funcionando perfeitamente, deve aparecer OK em todos eles, mas se houver qualquer problema, aparecerá o status do erro existente ali. 

 

4) Baixe o HD Tune e verifique as abas health e error scan.

 

5) Baixe o Data Lifeguard e faça um teste completo. Caso esteja utilizando um HD da Seagate, baixe também o SeaTools (faça um teste de base rápido, verifique o SMART, depois faça verificação de firmware no teste avançado).

 

6) CheckDisk: abra uma janela de Prompt de Comando (Admin) > digite chkdsk X: /r (sendo X a letra do disco que você quer testar) > ENTER > S > reiniciar > Para ler o resultado: 1. Clique com o botão da direita do mouse no logotipo do Windows e clique em Visualizador de Eventos >  Ao abrir o Visualizador de Eventos, clique em Logs do Windows e Aplicativo > Clique em Filtrar Log Atual e no campo Fontes do evento digite Wininit ou escolha Wininit na lista e clique em OK > O resultado mais importante do relatório é a conclusão dele, onde pode ver ser há problemas no sistema de arquivos e a quantidade de setores defeituosos.

 

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