Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como conectar 2 roteadores em 1 única rede?


Miguel257
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Boa tarde, tenho um problema não há a conexão wifi em toda minha casa, então resolvi comprar um segundo roteador, eu quero utilizar ele como um switch e um repetidor de sinal sendo conectado por cabo que já vem do outro roteador. Como eu não consegui configurar dessa maneira, acabei chamando um auxílio do provedor de internet e eles configuraram o segundo roteador como uma segunda rede, o problema disso é que a minha impressora wifi fica conectada em uma rede e não consigo acessar uma rede da outra. 

Alguém saberia alguma maneira de configurar esse segundo roteador na mesma rede wifi do primeiro? Eu não entendo muito sobre essa parte de configuração de roteador, então preciso que seja um pouco detalhado. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 minutos atrás, Miguel257 disse:

Boa tarde, tenho um problema não há a conexão wifi em toda minha casa, então resolvi comprar um segundo roteador, eu quero utilizar ele como um switch e um repetidor de sinal sendo conectado por cabo que já vem do outro roteador. Como eu não consegui configurar dessa maneira, acabei chamando um auxílio do provedor de internet e eles configuraram o segundo roteador como uma segunda rede, o problema disso é que a minha impressora wifi fica conectada em uma rede e não consigo acessar uma rede da outra. 

Alguém saberia alguma maneira de configurar esse segundo roteador na mesma rede wifi do primeiro? Eu não entendo muito sobre essa parte de configuração de roteador, então preciso que seja um pouco detalhado. Desde já agradeço.

Não configure como repetidor, configure como cascateamento. Você não terá perda de qualidade dessa maneira.

Os dois roteadores, configurados em cascateamento, permitiram o funcionamento correto da impressora e dos demais compartilhamentos, pois o segundo roteador não usará DHCP, apenas o primeiro, e apenas ele gerenciará as requisições da rede.

 

Sobre ter o mesmo nome do WIFI, muita gente define mesmo SSID e senha, mas eu prefiro ter duas SSIDs diferentes e deixar os aparelhos comutarem automaticamente quando forem deslocados. Isso evita alguns erros que ocorrem quando há transito entre as duas redes, mas vai de você.

 

Este tutorial é bem completo: https://www.wikihow.com/Cascade-Routers

 

Este também é bem completo, porém em português: https://www.linksys.com/br/support-article?articleNum=132275

adicionado 4 minutos depois

Se você não tivesse o cabo pré-instalado, eu recomendaria o uso de aparelhos do tipo powerline ao invés de cascateamento, pois os powerline hoje permitem você conectar um aparelho diretamente ao router e o segundo em qualquer tomada da casa já distribuindo o sinal de WIFI. Similar ao cascateamento, o powerline não acarreta em perdas significativas de desempenho na rede e na internet. Precisam estar conectados à mesma fase da rede elétrica, sem qualquer tipo de filtro entre eles e a tomada, e cada modelo terá sua própria velocidade máxima de transmissão e distância máxima entre os aparelhos, os quais devem ser observados em suas especificações. Outra vantagem de powerlines é que você pode ter apenas um aparelho conectado ao router transmitindo, mas vários outros distribuindo em locais diferentes da sua casa. A configuração é bem fácil também.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Obrigado, quando eu tiver tempo livre eu irei verificar, mas pelo o que eu li do modo cascata é esse mesmo.

adicionado 46 minutos depois

@WOZ Dods Mais uma coisa, eu configurei como pedido, desativei o servidor DHCP da secundária, mas quando tento se conectar na rede ele fica tentenado obter endereço de IP, talvez por o primário não estiver funcionando o DHCP para os conectados ao secundário?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

45 minutos atrás, Miguel257 disse:

@WOZ Dods Obrigado, quando eu tiver tempo livre eu irei verificar, mas pelo o que eu li do modo cascata é esse mesmo.

Esse é o modo ideal para seu cenário. Tenha em mente que se sua casa for muito grande, a alternativa do powerline é ideal. Seja como for, pesquise ambos os tópicos e veja o que se encaixa melhor no que precisa.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Miguel257 disse:

Mais uma coisa, eu configurei como pedido, desativei o servidor DHCP da secundária, mas quando tento se conectar na rede ele fica tentenado obter endereço de IP, talvez por o primário não estiver funcionando o DHCP para os conectados ao secundário?

Você deve desativar o DHCP depois de definir todas as demais configurações. Primeiro você tem que configurar sua SSID e senha WIFI. Depois disso você tem que configurar o endereço do seu roteador dentro da mesma rede do primeiro. Se o roteador primário é x.x.x.1, o secundário tem que ter um endereço diferente somente nesse último número (podendo ser qualquer número entre 0 e 255, mas diferente do primário). Costuma-se usar os números baixos, entre 0 e 10, por estarem fora do range do DHCP.

Feito isso, salva-se as configurações e reinicia-se o roteador. Depois disso entra-se na configuração novamente, usando o novo endereço IP que você definiu (o endereço do roteador secundário), e desativa-se o DHCP. Agora é só salvar e reiniciar. Para conectar o roteador secundário ao primário, você deve conectar uma porta numerada do primário a outra porta numerada do secundário. Não utilize a porta WAN.

adicionado 4 minutos depois
20 horas atrás, Miguel257 disse:

ele fica tentenado obter endereço de IP, talvez por o primário não estiver funcionando o DHCP para os conectados ao secundário?

Observe que o primário ou o modem tem que estar com DHCP ativado. Sempre será o primeiro da hierarquia que vai usar o DHCP (geralmente o modem/roteador). Todos os demais vão ter o DHCP desativado. Se seu primário é cable modem e roteador (2 em 1), ele deve estar configurado como definido pela provedora. Se a situação for outra me avise que lhe explico como fazer.

 

Enfim, creio que se não estava pegando IP, provavelmente você configurou algo errado. Quando é assim sugiro que faça reset e comece do princípio para não ficar perdido procurando o que ocorreu de errado. A configuração inteira é rápida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 18/02/2020 às 15:41, WOZ Dods disse:

Para conectar o roteador secundário ao primário, você deve conectar uma porta numerada do primário a outra porta numerada do secundário. Não utilize a porta WAN

Eu estava conectando a porta numerada do primário para a WAN do secundário, fiz o que pediu agora mas o secundário não está recebendo a conexão da internet. Reconfigurei do zero, eu desativei o DHCP da rede local, mas o modo de conexão da WAN está como DHCP, tem outras opções: PPPOE ou ip estático, acredito que essa configuração esteja certa. Outra configuração que o site também pediu foi deixar os 2 roteadores com 2 casas diferentes, exemplo: (primário: 10.0.0.1; secundário: 10.0.1.1)

Enfim, não sei se configurei algo errado, acredito que não, mas o secundário não recebe conexão da internet.

adicionado 45 minutos depois

Uma coisa que eu não consigo encontrar é o modo operacional, não cheguei a colocar o roteador primário nesse modo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 17/02/2020 às 17:06, WOZ Dods disse:

Não configure como repetidor, configure como cascateamento. Você não terá perda de qualidade dessa maneira.

Os dois roteadores, configurados em cascateamento, permitiram o funcionamento correto da impressora e dos demais compartilhamentos, pois o segundo roteador não usará DHCP, apenas o primeiro, e apenas ele gerenciará as requisições da rede.

 

Sobre ter o mesmo nome do WIFI, muita gente define mesmo SSID e senha, mas eu prefiro ter duas SSIDs diferentes e deixar os aparelhos comutarem automaticamente quando forem deslocados. Isso evita alguns erros que ocorrem quando há transito entre as duas redes, mas vai de você.

 

Este tutorial é bem completo: https://www.wikihow.com/Cascade-Routers

 

Este também é bem completo, porém em português: https://www.linksys.com/br/support-article?articleNum=132275

adicionado 4 minutos depois

Se você não tivesse o cabo pré-instalado, eu recomendaria o uso de aparelhos do tipo powerline ao invés de cascateamento, pois os powerline hoje permitem você conectar um aparelho diretamente ao router e o segundo em qualquer tomada da casa já distribuindo o sinal de WIFI. Similar ao cascateamento, o powerline não acarreta em perdas significativas de desempenho na rede e na internet. Precisam estar conectados à mesma fase da rede elétrica, sem qualquer tipo de filtro entre eles e a tomada, e cada modelo terá sua própria velocidade máxima de transmissão e distância máxima entre os aparelhos, os quais devem ser observados em suas especificações. Outra vantagem de powerlines é que você pode ter apenas um aparelho conectado ao router transmitindo, mas vários outros distribuindo em locais diferentes da sua casa. A configuração é bem fácil também.

 

Tenho 2 roteadores configurados desta maneira, mas não consigo que os equipamentos conectados na rede wi-fi passem de um roteador para o outro conforme o sinal fica baixo em um deles. Tenho quase sempre que mudar de rede wi-fi manualmente. Tem alguma maneira desta comutação ocorrer automaticamente entre roteadores comuns ou preciso comprar roteadores mesh?

@WOZ Dods

3 minutos atrás, rafilho disse:

 

Tenho 2 roteadores configurados desta maneira, mas não consigo que os equipamentos conectados na rede wi-fi passem de um roteador para o outro conforme o sinal fica baixo em um deles. Tenho quase sempre que mudar de rede wi-fi manualmente. Tem alguma maneira desta comutação ocorrer automaticamente entre roteadores comuns ou preciso comprar roteadores mesh?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, rafilho disse:

Tenho 2 roteadores configurados desta maneira, mas não consigo que os equipamentos conectados na rede wi-fi passem de um roteador para o outro conforme o sinal fica baixo em um deles. Tenho quase sempre que mudar de rede wi-fi manualmente. Tem alguma maneira desta comutação ocorrer automaticamente entre roteadores comuns ou preciso comprar roteadores mesh?

O sistema mesh evita a troca. Ele permite que você transite entre os transmissores sem ter que fazer qualquer alteração (manual ou automática). Com os roteadores que já tem a solução que muitos indicam é de usar mesmo SSID e senha e convém testar para ver se soluciona seu problema antes de fazer a aquisição de um sistema mesh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!