Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Gostaria de ligar um alto falante e um tweeter em série e estou em dúvida com o seguinte:

Segundo o datasheet do amp, a impedância na saída deve ser de 4ohm. Como o falante é de 4ohm e o tweeter de 6ohm, em paralelo o amp vai enxergar 2,4ohm.  A diferença entre 4ohm e 2,4ohm é de 1,6ohm, o que parece pouco mas proporcionalmente é bastante...

Bem, isso aí só que antes de um filtro que é:

um bobina de 0,15mH em série com o falante e

um capacitor de 10uF em série com o tweeter.

Ainda não fiz a bobina e não sei se dá para medir resistência de capacitor mas talvez essas resistências sejam muito baixas, será? E pensando em evitar que o amp esquente ou distorça, e se eu pusesse em série, na saída do amp, um resistor de 1,5ohm para, digamos, 3w? Aí seria um resistor por canal.

Agora, como esse amp é daqueles que tem negativo e positivo na saída (e não positivo e terra), inclusive o negativo de uma canal não pode ser conectado ao negativo do outro, que tal colocar na saída um resistor de 0,82ohm/3w entre o positivo e os falantes e um outro 0,82ohm/3w entre o negativo e os falantes? Seriam dois resistores por canal...

Aqui achei esses resistores, tanto de 1,5ohm quanto de 0,82ohm, ambos para 3w.

Postado

Boa noite. Tentar dar uma ajuda simples. Está me parecendo uma salada. Se a saída aceita 4 ohms, e o alto-falante é 4 ohms, ligue ele direto na saída. Deixe ele full range. O tweeter você liga em paralelo no alto falante utilizando um capacitor de poliester(o som é mais cristalino) de 2,2UF e em série com o tweeter, desses de 250 volts mesmo. O amplificador não vai "enxergar" a impedância do tweeter por causa do capacitor, mas terá sua carga na saída. Se o som do alto-falante estiver muito "gritado", aí você estuda colocar um indutor em série com o alto-falante. Não sei se procura essa solução, espero ter ajudado de alguma forma.

• Curtir 3
  • Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Gostaria de ligar um alto falante e um tweeter em série e estou em dúvida com o seguinte:

Não funciona. 

O Tweeter foi feito para ligar com capacitor em série, logo a impedância dele não conta. 

Segundo o datasheet do amp, a impedância na saída deve ser de 4ohm. Como o falante é de 4ohm

Ótimo, a impedância do alto falante é que importa. 

um capacitor de 10uF em série com o tweeter.

Força muito o Tweeter. 

Prefira algo abaixo de 5uF de poliéster. 

• Curtir 4
Postado
10 minutos atrás, Renato.88 disse:

Não funciona. 

O Tweeter foi feito para ligar com capacitor em série, logo a impedância dele não conta. 

Ótimo, a impedância do alto falante é que importa. 

Força muito o Tweeter. 

Coloca de 2u2 poliester no tweeter fica muito bom.

• Curtir 2
Postado
17 horas atrás, Anderson_Júnior disse:

Se o som do alto-falante estiver muito "gritado", aí você estuda colocar um indutor em série com o alto-falante. Não sei se procura essa solução, espero ter ajudado de alguma forma.

Exatamente isso: só o alto falante não fica estridente mas fica sem os agudos mais agudos. Por exemplo, o tilintar das moedas no início de "Money", do Pink Floyd ou os pratos em "Rock and Roll", Led Zeppelin, ficam "abafados", sem "brilho". Por isso a ideia do tweeter. Mas com o tweeter, usando o tradicional 2u2 em série, fica muito estridente. Pensei, então, em deixar para o tweeter o que estiver acima de + ou - 6kHz e tirar essas frequências do falante.

Vou tentar com um indutor de, digamos, 0,1mH e o capacitor...

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Força muito o Tweeter. 

...de 4,7uF eletro porém não polarizado.

A boa notícia é que, por causa do capacitor, a impedância do conjunto fica sendo só a do falante, mesmo. É que no datasheet do amp, apesar de não falar especificamente de impedâncias abaixo de 4ohm, seguindo a curva da distorção (THD + noise), mais ou menos uma impedância de 2,4ohm estouraria essa distorção. Como eu tava pensando que a impedância do tweeter importava, pensei naqueles resistores, lá. Mas  como...

18 horas atrás, Anderson_Júnior disse:

O amplificador não vai "enxergar" a impedância do tweeter por causa do capacitor

e

17 horas atrás, Renato.88 disse:

Valeu!

Bom, esses capacitores de 4u7 eu já tenho. Vou tentar com eles, que já tenho mesmo, mas se não ficar bom, vou atrás de uns de poliester.

Agora, para enrolar a bobina, usando a calculadora do site que falei acima (https://m0ukd.com/calculators/air-cored-inductor-calculator/), 0,10mH dá uma bobina de 4cm de diâmetro x 1cm de altura e 42 voltas. Tenho um pouco de fio de cobre envernizado, aqui, mas como não tenho paquímetro confiável, diria que a espessura desse fio é de 0,8mm, mais ou menos. Agora, se o fio puder ser mais fino (a potência máxima que o amp diz que entrega é de 15w), tenho a impressão de que a bobina ficaria menor e mais leve, o que seria bom para uma pequena caixinha de MDF.

Esse fio da bobina poderia ser mais fino?

E no geral, será que esse caminho tá certo?

Postado

@rmlazzari58 ,

Olha.... tem muita informação incorreta aqui ....

Existem sites que permitem o cálculo de um divisor de frequência de dois canais ( que é o seu caso = fullrange. + tweeter ) ou de três canais.

Assim a impedância vista pelo seu amplificador será sempre próxima de 4 ohms, e cada alto-falante vai trabalhar apenas na faixa em que foi projetado.

Paulo

• Curtir 3
Postado
1 hora atrás, aphawk disse:

Existem sites que permitem o cálculo de um divisor de frequência de dois canais

Então, Paulão... depois de descobrir que bobina para divisor de frequência não é como as de trafo, de muitas voltas, comecei justamente pelo site do Newton C. Braga, nessa página aqui:

https://www.newtoncbraga.com.br/index.php/matematica/10912-como-calcular-e-montar-filtros-divisores-de-frequencia-m283

O foco principal para iniciantes como eu, determinada a faixa de corte e encontrado o capacitor, é como fazer a bobina, qual o diâmetro, o comprimento, quantas voltas e de que fio.

Que site você indicaria?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...