Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Consigo formatar Windows 10 com BitLocker ativo?


João_Garcia
Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Olá,a algum tempo atrás eu estava com meu pc Windows 10 normalmente,mas sem querer quando fui procurar em pastas um programa para exclui-lo eu acabei apagando a pasta Software do meu pc,ele parou de funcionar normalmente desde então (não abria coisas direito e tal) fui tentando formata-lo de alguma maneira diferente das comuns até porquê eu não conseguia de forma alguma acessar o formatamento normal dele por causa do erro que fiz. Um tempo depois acabei cometendo um erro ainda maior e agora não consigo nem iniciar o Windows 10 mais por conta que agora ele pede a senha do BitLocker para iniciar (e eu não tenho e nunca tive essa senha) atualmente tento baixar a iso do Win 10 e formata-lo belas bios,mas não sei se será possível por conta do BitLocker. A minha duvida é se à alguma esperança de dar certo a formatação pelas bios (usando um pendrive com a iso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João Pedro Garcia Baixe o instalador do windows 10 aqui: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10

 

Rode esse instalador com um pendrive de pelo menos 4GB (vazio, pois se estiver cheio será apagado) conectado ao PC (outro PC, pois o seu não inicia). Inicie o programa e leia atentamente as mensagens.

 

Depois que tiver criado a mídia de instalação, basta inicializar o sistema em seu computador com este pendrive (deve ser configurado na BIOS para isso) e então fazer a instalação do sistema. Se você tiver algum arquivo dentro do seu PC que precisa recuperar antes de formatar, recomendo que procure um técnico. Se você tiver sido pego por um ransomware (isso do bitlocker é indicativo), então talvez você nunca mais consiga recuperar esse arquivo (sem pagar para os bandidos que te contaminaram).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@João Pedro Garcia Baixe o instalador do windows 10 aqui: https://www.microsoft.com/en-us/software-download/windows10

 

Rode esse instalador com um pendrive de pelo menos 4GB (vazio, pois se estiver cheio será apagado) conectado ao PC (outro PC, pois o seu não inicia). Inicie o programa e leia atentamente as mensagens.

 

Depois que tiver criado a mídia de instalação, basta inicializar o sistema em seu computador com este pendrive (deve ser configurado na BIOS para isso) e então fazer a instalação do sistema. Se você tiver algum arquivo dentro do seu PC que precisa recuperar antes de formatar, recomendo que procure um técnico. Se você tiver sido pego por um ransomware (isso do bitlocker é indicativo), então talvez você nunca mais consiga recuperar esse arquivo (sem pagar para os bandidos que te contaminaram).

Devo colocar esse instalador dentro do pendrive e depois executalo ainda dentro do pendrive com o pc? Ou baixar o instalador no pc e depois de executar o instalador colocar mídia de instalação dentro do pendrive?  Meu unico problema é realmente a formatação,não ligo para o que está dentro do pc até porque não tem mais nada quase,e o BitLocker não foi nada criminoso. Obrigado pela ajuda cara.

adicionado 8 minutos depois
6 minutos atrás, João Pedro Garcia disse:

@WOZ Dods Devo colocar esse instalador dentro do pendrive e depois executalo ainda dentro do pendrive com o pc? Ou baixar o instalador no pc e depois de executar o instalador colocar mídia de instalação dentro do pendrive?  Meu unico problema é realmente a formatação,não ligo para o que está dentro do pc até porque não tem mais nada quase,e o BitLocker não foi nada criminoso. Obrigado pela ajuda cara.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, João Pedro Garcia disse:

Devo colocar esse instalador dentro do pendrive e depois executalo ainda dentro do pendrive com o pc? Ou baixar o instalador no pc e depois de executar o instalador colocar mídia de instalação dentro do pendrive?  Meu unico problema é realmente a formatação,não ligo para o que está dentro do pc até porque não tem mais nada quase,e o BitLocker não foi nada criminoso. Obrigado pela ajuda cara

Se você não instalou o bitlocker e ainda sim isso foi pautado em algum momento, pode ter certeza de que seu PC foi invadido por hackers que criptografaram seus arquivos para tentar te estorquir. Leia sobre Ransomware e vai entender.

Sobre a ordem dos fatores, baixe o programa em um PC saudável, instale, rode. Aí ele vai te pedir um pendrive (já falei tudo isso antes, mas vamos lá). Você usará um pendrive de pelo menos 4GB de capacidade para esta finalidade, e ele será formatado (perderá todos os dados) no processo. Depois disso você deverá plugar esse pendrive no PC problemático e iniciar o computador a partir dele (tem opções na BIOS e fora dela, cabe ao seu expertise decidir qual é melhor para você).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/02/2020 às 18:46, Azuleishon disse:

 

 

@WOZ Dods Olá cara,eu só gostaria de tirar algumas duvidas com você,eu peguei e abri a página do dowload da iso baixei o programa,selecionei a opção flash usb mas não sei se é a certa,vi alguns vídeos e os cara tava falando de um tal de Rufus que eu não sei exatamente para que serve. Eu precisaria ter usado ou usar esse Rufus? E sobre a opção que selecionei ela esta correta? (Eu não sei usar fórum direito então foi mal por colocar algumas coisas erradas)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

42 minutos atrás, mick 07 disse:

Não precisa usar o Rufus, a própria ferramenta do Windows vai criar o pendrive, basta selecionar a opção de flash USB mesmo. Abraços.

adicionado 0 minutos depois

@Azuleishon

Obrigado amigo,mas dps que terminar o processo do flash USB o pendrive já vai estar pronto para ser usado certo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Azuleishon Vá até a BIOS e desative a opção secure boot.

 

Se não funcionar talvez você tenha que mudar a opção de iniciar em UEFI ou Legacy, bem como a opção de CSM.

 

Segue um tutorial básico: https://www.groovypost.com/howto/bios-uefi-setup-guide-boot-from-cd-dvd-usb-drive-sd-card/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods @mick 07 Fui pesquisar um pouco e consegui achar um metodo que fizesse com que funcionase,mexi um pouco no prompt,agora ele já esta instalando. Ira demorar um pouco então quando o processo estiver concluido eu volto

adicionado 40 minutos depois

@WOZ Dods @mick 07 Bom,já está dando para usar normalmente. Eu já posso retirar o pendrive com a iso certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Para quem está com um pc/laptop Dell, basta mandar limpar via BIOS em maintenance opção wipe data ( oculta se secure boot ativo ).

- ATENÇÃO deixar no PC/Desktop apenas o disco que quer zerar, se tiver um pendrive ou disco externo espetado ele será zerado também. 

- Acessar a BIOS via F2

- Desativar o secure boot

- Reiniciar o pc/laptop

- Acessar de novo a BIOS via F2

- Acessar a bios novamente e escolher opção Maintenance > wipe data

- Reiniciar o PC/Laptop

- Vai iniciar questionando 2 vezes se quer realmente limpar tudo, dizer que sim ( ou não se for cagxxo :-D )

- Esperar o processo teminar

 

Voalá ! Disco zerado !

 

Agora e só reativar o secure boot e usar o disco para nova instalação de SO ou o que desejar.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alphalc Bom tuto, mas faltou algumas informações aí. Limpar/zerar o HD com o intuito de evitar resgate de dados só é possível com o bom e velho zerofill. Fora isso, tanto faz simplesmente reparticionar, reformatar ou simplesmente apagar os dados. Secure boot serve para laptops que tem a chave de instalação do windows gravada na BIOS. 

Fora isso, boa contribuição!

 

Ps.: se a chave não estiver gravada na BIOS (ou mesmo que esteja) sempre vou recomendar que o usuário faça login em uma conta microsoft e vincule sua conta à chave, podendo então recuperá-la em uma futura instalação ou até em outro PC desde que aposente aquele onde ela foi instalada anteriormente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!