Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3600 é quente mesmo, nem rola usar cooler box


Posts recomendados

Pensei que o problema fosse na minha placa-mãe, porém recentemente comprei outra para teste, e o processador continua quente, já testei vários coolers diferentes, Scythe Fuma 2, Maelstrom 120T e agora o Water Cooler Cooler Master Master Liquid ML240RGB 240mm MLX-D24M-A16PA-R1 e continuo achando a temperatura alta, em teste de stress no aida64, chega em picos de 83º, mesmo com um water cooler de 240 mm, sendo que o mais engraçado de tudo, é o fato de você não sentir tanta diferença mudando de um cooler para o outro, por exemplo o  Scythe fuma 2, dizem ser superior a Water coolers de 700 reais, porém não vi grandes mudanças, ficou pouca coisa melhor do que esse da CM.

 

A única explicação, é de não ter dado sorte com o Chip, pois um amigo tem o mesmo processador, e estava usando o mesmo cooler (no caso o scythe fuma 2), e o processador dele ficava muito mais frio do que o meu, bom destacar que o dele trabalha em uma frequência bem mais baixa também, papo de 1,100 a 1,200, já o meu trabalha em 1,350 atingindo picos de 1,450.

 

Obs.: Pasta térmica aplicada corretamente, gabinete Dt3sports andromeda bem ventilado com 6 coolers no total (contando com os 2 do WC)

 

Abaixo um teste de stress no aida64 com o novo WC de 240 mm. (acabei de upar o vídeo, a qualidade ainda deve estar 360p, daqui a pouco libera 1080p.)

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, leonardo162 disse:

A única explicação, é de não ter dado sorte com o Chip, pois um amigo tem o mesmo processador, e estava usando o mesmo cooler (no caso o scythe fuma 2), e o processador dele ficava muito mais frio do que o meu, bom destacar que o dele trabalha em uma frequência bem mais baixa também, papo de 1,100 a 1,200, já o meu trabalha em 1,350 atingindo picos de 1,450.

Esses valores são de Vcore.. Ele mexeu nele?? Pois, isso depende muito da placa-mãe e algumas, podem dar mais tensão do que a CPU realmente precisa.. Aí, a temperatura sobe..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, RS Faria disse:

Esses valores são de Vcore.. Ele mexeu nele?? Pois, isso depende muito da placa-mãe e algumas, podem dar mais tensão do que a CPU realmente precisa.. Aí, a temperatura sobe..

 

Não ele nem mexeu nos valores de vcore, só ativou o game boost da placa-mãe dele, basicamente o processador fica a 4200mhz com a tensão em 1,100 a 1,200 .. muito menor do que a do meu, que fica na casa dos 3998 mhz a 1,350v

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leonardo162 Boa tarde

Isso tudo varia de chip pra chip, a chamada "loteria do silício". Existem chips que conseguem frequências maiores com a mesma ou menos tensão que outros. No seu caso, verifique se o WC está encaixado corretamente, além de verificar a pasta térmica. 

Percebi que as tensões estão bem altas, especialmente porque não está fazendo overclock. Recomendo que faça um undervolt (que consiste em setar as tensões em um valor mais baixo manualmente), se puder. Tenho um amigo que sofria com problemas parecidos. Se não me engano, ele setou a frequência em 4.0GHz, e a tensão em 1,15V. O processador teve uma melhora bem considerável em relação às temperaturas. Use esses valores apenas como base, pois como já disse, os chips variam de um para outro. Vá diminuindo as tensões aos poucos, até encontrar um valor em que o processador continue estável, além de ficar frio. 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GenesisG7 Boa tarde amigo, minha placa-mãe é uma b450m ds3h, a bios dela é meio que incompleta, não consegui achar onde eu faço o undervolting offset, estou dando uma conferida melhor pra ver se encontro. Engraçado que quando meu colega desativa o game boost na placa-mãe MSI dele, a tensão do processador vai pra 1,400 e o clock cai para 4000 mhz, doideira .. pode ser bios faltando ser refinada também. O water cooler eu já conferi, até tirei e coloquei novamente, não é o problema .. pasta térmica bem colocada também

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@leonardo162

Realmente, as BIOS da Gigabyte tem alguns problemas e bugs. 

Não achou nenhuma opção relacionada à tensão do processador? Algumas placas-mãe não tem a opção de setar um valor exato, e sim de ir diminuindo ou aumentando a tensão com base em valores já pré-definidos. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhei o vídeo e tá normal a sua temperatura. O fuma 2 e esse water cooler são mais potentes que meu Noctua u12s e nos mesmo testes que você, eu chego em 79 graus. O seu no vídeo fica oscilando abaixo de 75. Tá ótimo, não tem nada de errado nao e em stock a tensão sobe até 1,475v em single thread e gera pico de calor instantâneo até o cooler transportar esse calor e dissipa-lo. Em multi thread fica tensões mais baixas sempre, ao redor de 1,275v.

 

em suma, seu processador e cooler estão ótimos. Não terá problemas nenhum.

 

nao faça tensão fixa e nem trave a frequência, pois isso degrada o cpu. Vários tópicos no Reddit sobre isso. Inclusive o buildzoid usou frequência fixa e tensão no limite superior do 1,3v por alguns meses e já degradou o cpu dele. Ele mesmo recomenda usar tudo em Stock.

 

resumindo:

- teste de stress multi thread é normal tensões ao redor de 1,276v

- no uso do dia a dia você verá tensões chegando até 1,45v ou mais

- não se engane com médias de tensão de 1,3v ou superior, é mais seguro uma média de tensão alta do que uma tensão fixa menor que a média de tensão.

 

fonte: YouTube do Actual Hardcore Overclocking

https://www.youtube.com/post/UgwIDprhUtrJzFuhW0N4AaABCQ

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Brc disse:

Olhei o vídeo e tá normal a sua temperatura. O fuma 2 e esse water cooler são mais potentes que meu Noctua u12s e nos mesmo testes que você, eu chego em 79 graus. O seu no vídeo fica oscilando abaixo de 75. Tá ótimo, não tem nada de errado nao e em stock a tensão sobe até 1,475v em single thread e gera pico de calor instantâneo até o cooler transportar esse calor e dissipa-lo. Em multi thread fica tensões mais baixas sempre, ao redor de 1,275v.

 

em suma, seu processador e cooler estão ótimos. Não terá problemas nenhum.

 

nao faça tensão fixa e nem trave a frequência, pois isso degrada o cpu. Vários tópicos no Reddit sobre isso. Inclusive o buildzoid usou frequência fixa e tensão no limite superior do 1,3v por alguns meses e já degradou o cpu dele. Ele mesmo recomenda usar tudo em Stock.

 

resumindo:

- teste de stress multi thread é normal tensões ao redor de 1,276v

- no uso do dia a dia você verá tensões chegando até 1,45v ou mais

- não se engane com médias de tensão de 1,3v ou superior, é mais seguro uma média de tensão alta do que uma tensão fixa menor que a média de tensão.

 

fonte: YouTube do Actual Hardcore Overclocking

https://www.youtube.com/post/UgwIDprhUtrJzFuhW0N4AaABCQ

 

Eu tenho um amigo, que possui uma placa-mãe da MSI, que tem uma opção na bios chamada "Game Boost", com essa opção ativada, todos os núcleos do processador dele R5 3600, trabalham a 4200 mhz, com a tensão algo em torno de 1,100v, até mesmo em teste de stress no aida64, e a temperatura fica baixa .. pedi para ele desativar essa opção, e o processador dele ficou idêntico ao meu, em teste de stress 3998 mhz, com a tensão em 1,350 praticamente direto, batendo picos de 1,450 .. acho que o segredo para conseguir atingir o boost máximo dessa nova geração, está nesse Game boost da msi.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom amigos, gostaria de deixar registrado para que todos saibam a minha experiência com o Ryzen 5 3600, lembrando que comprei no primeiro dia (lançamento no Brasil) que ficou disponível no site da Terabyte.

 

Comprei meu Ryzen 5 3600 em 07/07/2019, no site da Terabyte, e desde então sempre tive problema com temperaturas oscilando a todo momento, clocks caindo e etc, comprei vários coolers e nada resolvia, e o principal problema, é que quando meu processador passava de 65º, o clock dele em stock caia bastante .. tentei de várias formas resolver o problema e não consegui (nem com o Scythe Fuma 2 e Water Cooler CM Masterliquid 240rgb). Devido a isso, comecei a especular sobre algumas coisas, mas o que realmente me deixou pensativo, foi o fato de que um amigo que comprou recentemente um Ryzen 5 3600, não teve os mesmos problemas (em overclock, pois em stock fica horrível), ele conseguia por o 3600 dele em OC para 4200mhz a 1,325v, sem problemas .. tentei fazer o mesmo no meu 3600, e o resultado foi péssimo, não conseguia nem 4100mhz estável a 1,375v) ... outro amigo que também comprou um 3600x bem no lançamento assim como eu, sofre com os mesmos problemas que eu sofria, o processador dele não pega nem 4250mhz a 1,350v ... passa longe dos 4400mhz em stock, e a temperatura sempre oscilando bastante com o processador em stock

 

Isso me deixou muito chateado, e resolvi tentar a sorte, vendi meu processador ryzen 5 3600, e comprei outro Ryzen 5 3600 ... e adivinhem ? logo de cara consegui por através do próprio Ryzen master, 4200mhz em todos os núcleos a 1,325v (talvez consiga menos do que isso ainda não tive tempo p/ testar), meu primeiro teste de estabilidade foi no Cinebench r20, que no outro processador em 4100mhz a 1,400v travava, nesse aqui foi de boa, e consegui uma pontuação interessante pouco mais de 3800 pontos .. após realizar esse teste, parti para um teste de estabilidade no Aida64, que é onde o negócio fica feio .. deixei rodando por pouco mais de 10 minutos, e nenhum problema, no outro processador o teste parava e aparecia uma mensagem em vermelho, pois dava erro...

 

Então resumindo, as primeiras levas vieram com silício ruim ou algo do tipo, e a AMD identificou o problema. A princípio tentou resolver com updates de bios, mas não resolveu, dai deve ter colocado um silício de melhor qualidade ou ter feito alguma otimização nos chips das outras levas, para resolver esse grande problema, e infelizmente quem comprou os Ryzen 5 3600 no lançamento (como eu), vai sofrer com esse problema de clock baixo e temperaturas elevadas, pois para melhorar a temperatura, por incrível que pareça, você precisa fazer um overlock, para a tensão / tensão do processador não ficar oscilando tanto .. então a única solução para quem tem esse problema, é vender seu processador (tomara que o comprador não se ligue nessas paradas), e comprar um da leva atual... infelizmente a AMD  fez caquinha, mas pelo visto já corrigiu.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso cooler box e meu Ryzen 5 3600 tava batendo 85-90ºC em AC Origins,por exemplo. Mexendo na bios tem meio que um booster que aumenta consideravelmente a tensão do CPU, desativei essa configuração e a temperatura não chega nem em 80ºC mais. Você deveria testar isso antes de comprar um water cooler, talvez resolva seu problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!