Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então galera, acontece que o cooler do meu processador aumenta de velocidade de forma brusca e depois volta ao normal, e só fui perceber isso hoje pois sempre fico com ventilador ligado então não dava pra escutar os barulhos do meu pc. Lembrando que meu pc é novo, só tem 1 mês de cada peça, exceto o HD e a fonte, o HD já deve ter uns 5 anos e a fonte tem 2 anos, segue a config:

 

Placa-Mãe: ASUS B450M-Gaming/BR

Processador: Ryzen 5 3500 (cooler box)

RAM: Crucial Ballistix Sport LT 8GB 3000mhz (só tenho 1 pente por enquanto, comprarei outro essa semana)

Placa de vídeo: RX 580 8GB XFX

Fonte: Cougar VTE 400W 80 plus bronze (irei trocar por uma CX 550 essa semana também)

HD: 500GB

SSD: ADATA SU650 120GB

Gabinete: Cougar MX-330 (1 fan traseiro)

 

 

Eu achei no começo que o barulho fosse da GPU porém identifiquei pelo HWMonitor que era realmente o cooler do processador, segue alguns prints:

RPM1.png

RPM2.png

 

Essa oscilação acontece a todo momento, aumenta e diminui a velocidade, mesmo sem nada aberto.

 

Eu achei no começo que o barulho fosse da GPU porém identifiquei pelo HWMonitor que era realmente o cooler do processador, segue alguns prints:

Eu não acho que seja normal essa mudança de velocidade e não sei também se isso acontecia antes pois como disse, nunca percebi o som, as temperaturas pelo menos em jogos foram sempre OK, e vi no HWMonitor que está 70% sendo que não estou com nenhum jogo aberto, apenas Steam, Battle.net, Origin e o navegador Edge. Também não tenho certeza se pode ser a fonte que não está dando mais conta pois eu também consigo ouvir um barulho relativamente alto e vem da parte de baixo que é onde fica a fonte no gabinete. 

 

Lembrando que sou leigo nesses assuntos.

  • Curtir 1
Postado

 

Boa Tarde 

 

70 graus já quente para idle.

 

Como está a ventilação do teu gabinete ?

 

Já verificou a pasta térmica se está ok ?  e se o cooler foi bem preso ?

 

Outra opção seria acionar a garantia. 

 

Teu cooler vai aumentar a rotação devido ao aumento da temperatura, até certo ponto é normal.

 

Só para ter outra medição, tenta medir com o Ryzen master também.

 

 

Postado
3 horas atrás, LuisFGH disse:

 

Boa Tarde 

 

70 graus já quente para idle.

 

Como está a ventilação do teu gabinete ?

 

Já verificou a pasta térmica se está ok ?  e se o cooler foi bem preso ?

 

Outra opção seria acionar a garantia. 

 

Teu cooler vai aumentar a rotação devido ao aumento da temperatura, até certo ponto é normal.

 

Só para ter outra medição, tenta medir com o Ryzen master também.

 

 

 

A ventilação no caso, só tem 1 fan traseiro e eu deixo ele aberto, pois ultimamente tem ficado bem quente e eu moro no RJ, então já viu... e meu quarto infelizmente não tem ar condicionado, só um ventilador de teto e um que fica no chão.

 

O cooler ta bem preso e a pasta termica acredito que esteja ok pois comprei uma nova no dia que chegou as peças e apliquei corretamente, mas ainda não olhei.  A temperatura não chega a ficar 70 graus o tempo inteiro, ela oscila bastante, isso só no HWMonitor, de 50 graus até 67, 70 e volta ao normal, são vários picos. 

 

Abri o Ryzen Master e fiquei cerca de 10 min pra verificar se fazia novamente o barulho e não fez, mas foi eu colocar um jogo pra baixar na Steam que curiosamente voltou o barulho e começou a aumentar a rotação novamente, e no HWMonitor a mesma coisa, temperatura normal fica uns 50 graus, 55 no máximo, mas quando coloco pra download, vai pra 70 como nos prints anteriores. Segue uns prints do Ryzen Master antes de eu colocar o jogo pra download e depois.

 

 

RyzenM.png

RyzenM2.png

Postado

 

Bom dia 

 

Tinha entendido que era o tempo todo.

 

O meu 2600 quando usava o cooler padrão fazia isso também.

 

Oscilava de 45 a 75 graus em full.

 

Não achei o limite térmico desse processador, mas se deixar abaixo de 75 ainda está ok. 

 

Eu resolvi meu problema de temperatura colocando um WaterColler de 240 MM, estabilizei em 63 em dias quentes em full.

 

 

Postado
8 horas atrás, LuisFGH disse:

 

Bom dia 

 

Tinha entendido que era o tempo todo.

 

O meu 2600 quando usava o cooler padrão fazia isso também.

 

Oscilava de 45 a 75 graus em full.

 

Não achei o limite térmico desse processador, mas se deixar abaixo de 75 ainda está ok. 

 

Eu resolvi meu problema de temperatura colocando um WaterColler de 240 MM, estabilizei em 63 em dias quentes em full.

 

 

 

entendi, é que achei estranho por conta disso só acontecer quando coloco um jogo pra baixar na steam, como sou leigo, achei que não fazia sentido nenhum isso, mas será que colocando um air cooler ajuda então? é complicado pois tem realmente pouco tempo que adquiri essas peças, nem cheguei a fazer overclock, nem dei trabalho pro processador em games

Postado

 

Um Air cooler não fará muita diferença nesses casos o cooler box do Ryzen é bem bom. 

 

Se mesmo assim quiser tentar, dá uma olhada no Gammax 400 ou no Hyper T4, só verifica se não vai pegar nas memórias, o T4 é bem espaçoso.

 

Um bom teste seria jogar algum jogo e verificar a quanto chega, se passar de 78 graus ai pode começar a se preocupar. 

 

Como ainda está no limite térmico, até 75 não vejo grandes problemas. 

  • Curtir 1
Postado

Essas oscilações de rotação e picos de temperaturas são comuns em processadores Ryzen.

Aparentemente esses picos de temperaturas ocorrem por conta de um detalhe do próprio sensor de temperatura, veja explicação aqui.

 

O limite de temperatura é de 95C, conforme mostrado pelo Ryzen Master.

Mas se quiser fazer um teste, experimente alterar o plano de energia do Windows para o modo de Economia.
Não tenho certeza se realmente vai resolver o problema dessas oscilações.
 

  • Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!