Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Configuração de computador para Ryzen 5 3600


Posts recomendados

Caros, boa tarde.

Estou praticamente trocando meu pc antigo por um novo, e gostaria de uma ajuda na configuração a escolher.

 

Configuração atual-

GA-78LMT-USB3

24gb memória (2x8gb 2x4gb)

Fonte Corsair VS 450 (2 meses de uso)

HD Radeon 7850 dual-x OC edition

Gabinete Predator X1

Processador FX 6300.

 

Estive pesquisando sobre placas mãe. (Está sendo meu maior terror até o momento.) cheguei a cogitar a Asus b450

Placas que eu cogitei comprar
Prime B450M-Gaming/BR (413,00 reais)

MSI B450 Gaming Plus (700 reais)

AsRock Stell Legend b450M (Essa não encontro mais em lugar algum, mas estava na faixa de 700 reais)

 

A configuração que pretendo montar é:
Ryzen 5 3600 (982,00 reais)

MEMORIA TEAM GROUP T-FORCE VULCAN Z 16GB (2X8) DDR4 3000MHZ - (400,00 reais)

placa-mãe. (O meu terror atualmente.)

SSD ADATA XPG SX8200 PRO 256GB NVMe (340,00)

Kumara Redragon (K522) Outemu Blue (229,00 reais)

Mouse Redragon / M601 BA (80,00 reais)

Fonte pretendo usar a minha

Placa de vídeo pretendo usar a minha (Por enquanto, no futuro pretendo pegar uma melhor, pois sei que está bem ultrapassada.)

 

Alguém teria alguma dica ou recomendação, o processador será usado em stock, SE houver algum OC na máquina, será apenas na memória, mas nada que seja absurdo, no máximo para 3200mhz.
Minha maior dúvida é quanto a MoBo, não faço ideia de qual pegar, gostaria de pegar até no máximo 550 reais, masssss, se for necessário, irei na MSI.

 

Obs: Alguém conhece a marca de memória OLOy?

Vi uns preços totalmente surreais para estas memórias.

Memória OLOy de 16 GB (2 x 8 GB) SDRAM DDR4 de 288 pinos DDR4 2666 - 325,00

Memória OLOy de 16GB (2 x 8GB) SDRAM DDR4 de 288 pinos DDR4 2400 - 305,00

Memória de 32GB (16GBx2) DDR4 PC4-25600 3200MHz CL 16-18-18-36 - 680,00
Alguém saberia dizer se é segura?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colegam para esse seu kit eu recomendaria a B450 Gaming PLus da MSI, é uma boa placa. Tem um bom VRM pelo custo oferecido.

Quanto ao SSD eu recomendaria um SSD Sata de maior capacidade como por exemplo o SSD Crucial BX500 de 480GB, caso consiga, veja o Crucial MX500 500GB.

 

adicionado 1 minuto depois

Além disto esta B450 Possui uma função de BIOS Flashback.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14
Olá Gabriel, boa tarde!

Então meu querido, o SSD seria somente para ser instalado o S.O e no máximo uns 2 jogos, tipo LoL e WoW e programas básicos como pacote office, antivírus e afins...

O resto seria alocado num HD Sata de 1 tera.

 

E eu também fiquei bastante inclinado pela MSI justamente pelos dissipadores dela, porém não achei muitos reviews de testes nela, consegui apenas o superficial, nenhum teste em si.

 

Sobre a memória OlOy, já ouviu falar dela? Achei o preço surreal para 32gb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques Não se preocupe a placa-mãe MSI é uma das melhores atualmente, juntamente com a Asrock. Caso ainda não queira essa indicada a B450 steel Legends é outra opção.

51 minutos atrás, Vincius Marques disse:

Sobre a memória OlOy, já ouviu falar dela? Achei o preço surreal para 32gb.

É uma marca americana e esses modelos são para modelos de placa-mãe especifica compatível com a plataforma Intel X99 / X299 / Z390 / Z370 / Z270 / Z170 com capacidades de 8 GB a 32 GB e velocidades de 2400 MHz a 3000 MHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ACCEPT  beleza meu querido?

Valeu pela informação sobre essas memórias, estou rodando tudo na internet e pouco achei sobre elas...

Sobre a MoBo, acha que realmente há a necessidade de pegar a MSI ou a Asus B450M já seria suficiente?
Como eu disse, não pretendo fazer OC, o processador será usado em stock, cheguei até a pensar no Ryzen 7 2700, mas vi em testes que o 5 3600 é superior.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques Cara, o VRM desta B450 é um bom VRM, no caso é uma placa-mãe que possui 6 fases sendo 4 para o Vcore(alimentação do processador) e 2 para o VSoC(Cache, IMC, iGPU). Sendo essas fases controladas por um PWM RichTek RT8894A que consegue controlar até 6 fases, sendo neste circuito trabalhando em 4+2. Quanto as fases em si, essa placa utiliza 2 mosfets de alta 4C029N de 46A(34A à 80ºC +/-) e 2 mosfets de baixa 4C024N de 58A (78A à 80ºC +/-), isso nas 4 fases do Vcore e nas 2 fases do VSoC. Em si essa placa consegue tranquilamente segurar um Ryzen 9 3900X e até um 3950X em stock. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Vincius Marques Cara, o VRM desta B450 é um bom VRM, no caso é uma placa-mãe que possui 6 fases sendo 4 para o Vcore(alimentação do processador) e 2 para o VSoC(Cache, IMC, iGPU). Sendo essas fases controladas por um PWM RichTek RT8894A que consegue controlar até 6 fases, sendo neste circuito trabalhando em 4+2. Quanto as fases em si, essa placa utiliza 2 mosfets de alta 4C029N de 46A(34A à 80ºC +/-) e 2 mosfets de baixa 4C024N de 58A (78A à 80ºC +/-), isso nas 4 fases do Vcore e nas 2 fases do VSoC. Em si essa placa consegue tranquilamente segurar um Ryzen 9 3900X e até um 3950X em stock. 

 

Mas acha que pela configuração que ficará, se faz necessário essa placa, ou apenas a Asus Prime B450M-Gaming/BR é suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Brc disse:

Fuja dessa placa, va de MSI:

 

 

 

 

Rapaz, MUITO obrigado, li os comentários e bateu até desespero aqui... Kkkkkkkkkkk!
Vocês recomendam alguma outra placa fora essa MSI? Gostei bastante dela, mas se tiver alguma melhor, nesta mesma faixa de preço, posso pegar no lugar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14  Sim Gabriel, depois do que o amigo Brc mostrou, to fora da Asus, tem alguma que seja do mesmo nível que essa MSI nesta mesma faixa de preço? (Certamente pegarei a MSI mesmo.)

De resto, a configuração do PC, acha interessante?

adicionado 3 minutos depois
agora, GabrielLP14 disse:

@Vincius Marques Tomahawk, mas ela geralmente sai mais cara, ou a gaming pro carbon[AC]

 Olhei essas agora, a Tomahawk nem achei para comprar, vou de MSI B450 Gaming Plus mesmo.
Das peças citadas, recomenda alteração de alguma por outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques No Brasil só tem essa... infelizmente.

O bom dessa B450 da MSI é que possui Bios Flashback.

11 horas atrás, Vincius Marques disse:

Olhei essas agora, a Tomahawk nem achei para comprar, vou de MSI B450 Gaming Plus mesmo.
Das peças citadas, recomenda alteração de alguma por outra?

Eu só não compraria aquela marca de memória, pegue Hyper X, Corsair, G.Skill.... marcas renomadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Eu só não compraria aquela marca de memória, pegue Hyper X, Corsair, G.Skill.... marcas renomadas.

Fala Gabriel, bom dia meu querido.

 

Então brother, eu cheguei a pesquisar outras memórias, porém nessa frequência os valores subiam muito, praticamente o valor de mais uma memória, de 150 a 200 reais a mais.
E essas memórias eu comprarei em loja física no "boadica", praticamente tudo irei comprar no boadica (Em loja física), apenas a MoBo e o SSD NMVe que terei que comprar pela internet. 
Obs: Estive olhando agora e a loja onde eu compraria a placa já não tem mais, tu recomenda alguma outra placa nesta faixa de preço? Não tem nem a Steel Legend e nem essa da MSI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

Cara eu não arriscaria em marcas desconhecidas, mesmo que seja um gasto a mais, vá em marcas conhecidas.

Meu querido, seguindo sua dica, G-Skill / F4-3200C16D-16GVKB - 530 reais.

(2 pentes de 8gb.)

 

Porém a frequência dela é 3200mhz, a placa terá que ser usada em O.C na memo, acha válido?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques O preço realmente está meio salgado mas é um kit excelente, não precisa ter nem comentário sobre questão de qualidades desses módulos trident da G.Skill.

10 minutos atrás, Vincius Marques disse:

Porém a frequência dela é 3200mhz, a placa terá que ser usada em O.C na memo, acha válido?

Sim, pois 3200 MHz é um perfil X.M.P. (D.O.C.P.), porém os CPUs de 3º geração Ryzen já toleram 3200MHz de fábrica, portanto não "anularia" a garantia, caso esse seja o caso por estar perguntando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GabrielLP14 disse:

Sim, pois 3200 MHz é um perfil X.M.P. (D.O.C.P.), porém os CPUs de 3º geração Ryzen já toleram 3200MHz de fábrica, portanto não "anularia" a garantia, caso esse seja o caso por estar perguntando.

Sim, vi em vários lugares que perde a garantia, mas não sabia que se fosse por XMP não teria este problema.
Tirando apenas mais uma dúvida, Asus / TUF B450M-Plus Gaming é uma boa placa, achei esta placa numa loja física perto de casa no valor de 549,00 a vista. Seria uma boa placa para a minha configuração. (E tendo a vantagem de poder trocar na loja se houver algum problema.) Ficaria assim a configuração:
 

Ryzen 5 3600 (982,00 reais)

G-Skill / F4-3200C16D-16GVKB - (530,00 reais)

Asus / TUF B450M-Plus Gaming (549,00 reais)

SSD ADATA XPG SX8200 PRO 256GB NVMe (340,00)

Kumara Redragon (K522) Outemu Blue (229,00 reais)

Mouse Redragon / M601 BA (80,00 reais)

Fonte VS 450w. (Já tenho)

Placa de vídeo HD Radeon 7850 dual-x OC edition (Já tenho)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, GabrielLP14 disse:

@Vincius Marques Se for para você usar num Ryzen 5 3600 sim, essa B450 Tuf dá conta...

Atualizando, a MoBo será a Msi B450 Gaming Plus Max (Até 4133 em memória), porém a dúvida agora está nas memórias, porém nas duas, só vi suporte a XMP para intel, é isso mesmo? (E vi que a latência dela é bem alta em 19-20-20-40, vale a pena?) 550,00.
https://www.gskill.com/specification/165/184/1536051007/F4-3600C19D-16GVRB-Specification

 

https://www.gskill.com/search?keywords=f4-3600c19d-16gsxkb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Vincius Marques Na verdade a AMD usa algo chamado de D.O.C.P que significa Direct Overclock Profile que é um "XMP" da AMD, porém há essa retro compatibilidade com XMP sem problema nenhum.

Só saliente-se que não basta somente a placa-mãe suporte memórias de clock altíssimo, tem que levar em conta o processador, pois dentro dele há algo chamado IMC mais conhecido como integrated memory controller (controlador interno de memória) que realiza a comunicação com a RAM, no caso se o IMC do seu CPU for bom(diversos fatores que geram isso como qualidade do silício por exemplo) você consegue alcançar clocks bem altos. Se ele for ruim, você dificilmente vai conseguir utilizar com clocks muito altos. E fique atento que, mesmo que seu CPU tenha um bom IMC, quanto mais pentes você utiliza mais difícil fica para o IMC, sendo que se você usa 1 pente 3600MHz é uma coisa, 2 pentes até dá com tranquilidade, mas quando você vai colocando 4 ou até 8 fica dificílimo fazer funcionar, ai é literalmente uma loteria de silício, pois não são todos que aguentam isso. Mas isso eu me refiro a memórias ridiculamente altas estilo 3733Mhz para cima. Na 1º geração de Ryzen o pessoal não conseguia nem por em 3400MHz+ era quase impossível, na 2º geração já ficou mais fácil, agora na terceira, até 3733MHz você consegue por sem muita dor de cabeça já que esse é a velocidade do barramento do Infinity Fabric.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 desculpa me meter, vi que tu entende bastante.. acha que essa placa-mãe: https://m.kabum.com.br/produto/98076/placa-m-e-gigabyte-b450m-ds3h-amd-am4-matx-ddr4

 

É uma boa placa? Vou usar ela com um 1600AF.

 

Ela e o processador estão em promoção.. o que me diz?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Vincius Marques Na verdade a AMD usa algo chamado de D.O.C.P que significa Direct Overclock Profile que é um "XMP" da AMD, porém há essa retro compatibilidade com XMP sem problema nenhum.

Só saliente-se que não basta somente a placa-mãe suporte memórias de clock altíssimo, tem que levar em conta o processador, pois dentro dele há algo chamado IMC mais conhecido como integrated memory controller (controlador interno de memória) que realiza a comunicação com a RAM, no caso se o IMC do seu CPU for bom(diversos fatores que geram isso como qualidade do silício por exemplo) você consegue alcançar clocks bem altos. Se ele for ruim, você dificilmente vai conseguir utilizar com clocks muito altos. E fique atento que, mesmo que seu CPU tenha um bom IMC, quanto mais pentes você utiliza mais difícil fica para o IMC, sendo que se você usa 1 pente 3600MHz é uma coisa, 2 pentes até dá com tranquilidade, mas quando você vai colocando 4 ou até 8 fica dificílimo fazer funcionar, ai é literalmente uma loteria de silício, pois não são todos que aguentam isso. Mas isso eu me refiro a memórias ridiculamente altas estilo 3733Mhz para cima. Na 1º geração de Ryzen o pessoal não conseguia nem por em 3400MHz+ era quase impossível, na 2º geração já ficou mais fácil, agora na terceira, até 3733MHz você consegue por sem muita dor de cabeça já que esse é a velocidade do barramento do Infinity Fabric.

 

Valeu pela aula! O processador será o Ryzen 5 3600, mas to indeciso sobre essas duas memórias, a placa-mãe eu achei melhor seguiir sua recomendação, a única coisa é que ao invés da MSI gaming plus, to pegando a Gaming Plus Max, que aceita uma frequência maior, então essas memórias funcionariam tranquilo? Posso ir em uma das duas sem medo? E valeu pela ajuda, está sendo extremamente importante pra mim. (Obs: Usarei 2 pentes, talvez num futuro coloque mais 2)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!