Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Preciso de ajuda, meu computador está toda hora estragando uma peça diferente, no último ano eu troquei de placa-mãe 4 vezes, e 3 placas de vídeo, não sei se é problema de energia ou algo do tipo, queria saber se alguém poderia me ajudar. Nessa última vez, eu mexi no computador de noite e no outro dia quando acordei ele já não tava mais ligando, nem dando sinal algum de vida... levei no técnico e ele me disse que a placa-mãe e a placa de vídeo tinham dado problema. E sempre acontece assim, eu termino de usar o computador um dia e no outro ele não liga mais por problema em alguma placa, ele nunca morre enquanto eu uso, se alguém puder ajudar, agradeço.

Postado

@Eduardo Lecate quais as marcas das fontes que você utilizou durante o tempo que pifou essas peças? Você usa estabilizador? Para um diagnóstico preciso, seria necessário um engenheiro elétrico verificar a fiação da casa para ver se está tudo ou ok ou ela é a causa dos problemas.

Postado

@Grande Mestre Lucas Só tive que trocar de fonte uma vez, a minha primeira era uma EVGA Bronze 80Plus 450w, e a atual é uma Thermaltake 80Plus Smart 430W
As placas-mãe que eu já tive foram:
H110M Gigabyte (usava com um G4560)
B250-M Asus (usava com o G4560 também)
H310CM HG4 Asrock (usava com um i3 9100)
nunca usei estabilizador com nenhuma das fontes, e quanto ao engenheiro elétrico vou ver se consigo ver isso. agradeço desde já.

• Coordenador
Postado

Caro usuário,

Seja  bem-vindo ao Clube do Hardware!

De forma que a nossa comunidade possa auxiliá-lo com as suas dúvidas e para que você obtenha respostas mais satisfatórias que atendam às suas necessidades, pedimos que informe a configuração completa da sua máquina. Precisamos saber, em particular, a marca e o modelo dos seguintes componentes: processador, placa-mãe, memória (RAM), placa de vídeo, unidades de armazenamento e fonte de alimentação. Clique aqui caso você não saiba essas informações.

Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware

Postado

@KairanD Processador: Intel Core i3 9100F
Placa-mãe: Asrock H310CM-HG4
Memória Ram: 1 pente de 8GB HyperX 2400Mhz e 1 pente de 8GB 2400Mhz Adata
Placa de Vídeo: GALAX GeForce GTX 1060 3GB
HDD: Toshiba 1tb 7200rpm
Fonte: Thermaltake Smart 430W (80Plus)

Postado

@Eduardo Lecate estabilizador descartado, resta a fonte e a fiação da casa. Além disso, pode ser necessário uma medida que eu pessoalmente recomendo em alguns casos. Pode parecer uma medida radical, porém garanto que é totalmente correta, ressaltando que em caso necessário, a demissão do técnico deve ser realizada. 

Postado

@Eduardo Lecate quando uma pessoa está lhe atrapalhando, seja intencionalmente ou sem a intenção, e não tem como corrigir a pessoa, o jeito é a demiti-lá. O que é a demição? É parar de ter relação profissional, acadêmica ou até mesmo familiar com a pessoa. 

Querer dar uma de bonzinho e lero-lero, gugu dádá quando a pessoa precisa ser demitida, será ruim para você. 

Postado

Um problema tão estranho só pode ser causado por problemas de flutuação de tensão; pessoalmente, nunca vi problema assim. Em relação ao PSU, diz-se que outras partes arruinam o PSU antes que o PSU estrague as peças de sua máquina (desde que seja um bom PSU e não um dos super baratos com má reputação).

Postado

Em 13/03/2020 às 10:22, Eduardo Lecate disse:

@Grande Mestre Lucas Ah sim, entendi, já comprei peças novas mas ainda to na insegurança de isso acontecer de novo, vou tentar ver a afiação da casa mesmo e atualizo aqui 

adicionado 0 minutos depois

@Seagate sim eu vou ver esse negócio da tensão das tomadas, obrigado 

Se os seus problemas forem muito frequentes, acho que você pode adicionar algo entre a tomada e a máquina. Já discutimos esse tópico aqui e acho que extensões, reguladores, etc ... não são muito bem-vindos. Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. Os UPS de linha interativos também lidam com quedas de energia e por um preço muito mais barato que os UPS on-line (também conhecidos como True-UPS), usando um tipo especial de transformador que varia sua tensão de saída em resposta a flutuações momentâneas de energia. Portanto, quando a energia é reduzida, o transformador ainda pode manter uma saída estável sem mudar para a energia da bateria. E como os no-breaks de linha interativa custam apenas um pouco mais do que os modelos do tipo mais barato (Offline/Standby UPS)... o consenso geral é: UPS de linha interativos tem o melhor valor geral dos três que acabei de mencionar a você. Este é um documento da Schneider Electric e especifica muito mais detalhadamente, deixo aqui caso você queira lê-lo: https://download.schneider-electric.com/files?p_enDocType=White+Paper&p_File_Name=JSII-5YQSBR_R0_PT.pdf&p_Doc_Ref=SPD_JSII-5YQSBR_PT

• Confuso 1
  • 2 semanas depois...
  • Coordenador
Postado
Em 21/03/2020 às 00:59, Seagate disse:

Se os seus problemas forem muito frequentes, acho que você pode adicionar algo entre a tomada e a máquina. Já discutimos esse tópico aqui e acho que extensões, reguladores, etc ... não são muito bem-vindos. Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. 

No-breaks de linha interativa devem ser evitados. Eles causam problemas, assim como no-breaks offline. Esse tipo de equipamento não é bem-vindo, ao contrário, por exemplo, de bons filtros de linha com DPS, que são amplamente recomendados.

Mas você pode escolher um UPS, um tipo específico de UPS porque existem varios mas use o chamado line interactive ou linha interativa. Os UPS de linha interativos também lidam com quedas de energia e por um preço muito mais barato que os UPS on-line (também conhecidos como True-UPS), usando um tipo especial de transformador que varia sua tensão de saída em resposta a flutuações momentâneas de energia. Portanto, quando a energia é reduzida, o transformador ainda pode manter uma saída estável sem mudar para a energia da bateria.

Na presença de energia, esse tipo de equipamento não opera com o inversor, mas sim como um estabilizador, adicionando vetores de tensão por meio de mudanças de um autotransformador. O inversor assume apenas quando não há energia, embora permaneça ligado. O resultado é o mesmo conjunto de problemas que qualquer estabilizador comum provocaria. Usando esse tipo de equipamento, você cria a condição ideal para danificar fontes de PFC ativo como a do autor do tópico. 

Em 13/03/2020 às 01:22, Seagate disse:

Um problema tão estranho só pode ser causado por problemas de flutuação de tensão...

Fontes com PFC ativo são Full Range e operam com qualquer tensão da ordem de 90V a 264V. Não existe qualquer razão para tentar "corrigir" flutuações momentâneas de tensão da rede elétrica que a fonte absorveria sem qualquer tipo de alteração em seu funcionamento. Ao adicionar um no-break off-line ou de linha interativa, você atrapalha o trabalho da fonte ao invés de ajudar:

image.png

pfc ativo.png

E como os no-breaks de linha interativa custam apenas um pouco mais do que os modelos do tipo mais barato (Offline/Standby UPS)... o consenso geral é: UPS de linha interativos tem o melhor valor geral dos três que acabei de mencionar a você. 

O consenso geral é não utilizá-los... A regra é nunca recomendar qualquer coisa que tenha um estabilizador. Nos próprios manuais desses equipamentos (estabilizadores, no-breaks offline e no-breaks de linha interativa) costuma ter um aviso para não ligar fontes que tenham PFC ativo neles (vide exemplo acima).

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...