Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RJ11 não é mais usado?


Posts recomendados

Estou querendo comprar um roteador novo, pois o meu atual está se entregando. Ao pesquisar notei que todos os roteadores atuais são com conector RJ45, e aqui onde eu moro o cabo que chega no meu roteador é o RJ11 (aquele de telefone). Isso acontece pois é uma rede antiga? Eu sei que não tem velocidades acima de 15 mega (se não me engano) aqui na minha rua. Em redes novas, em fibra ótica e tal, aí sim chegaria na minha casa um cabo com conector RJ45?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@jbiribi  Bom dia.

Sou da época (e também os meus equipamentos) em que se necessitava de um modulador (modem) para receber o cabeamento (sinal ADSL) da rua (via RJ11 e filtro) e este ligado em um roteador (via RJ45) para distribuir o sinal (via cabo ou wi-fi), portanto, 2 equipamentos. E aqui ainda faço uso dos 2 (D-Link), cada qual fazendo o seu papel individual.
Mas tenho notado que os roteadores atuais (não saberia relacionar marcas / modelos) já possuem as 2 funções num único aparelho.
Acredito que você (autor do tópico) já possua um modem com roteador incorporado (pela sua citação) e este tenha a porta RJ11 recebendo o sinal da rua e fazendo a distribuição do sinal Wi-fi e cabo via RJ45, no próprio aparelho. Como no exemplo abaixo:
image.png.d321d7142df9af704433db454dfc4658.png

 

 


 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Daianne Limeira disse:

@jbiribi  Bom dia.

Sou da época (e também os meus equipamentos) em que se necessitava de um modulador (modem) para receber o cabeamento (sinal ADSL) da rua (via RJ11 e filtro) e este ligado em um roteador (via RJ45) para distribuir o sinal (via cabo ou wi-fi), portanto, 2 equipamentos. E aqui ainda faço uso dos 2 (D-Link), cada qual fazendo o seu papel individual.
Mas tenho notado que os roteadores atuais (não saberia relacionar marcas / modelos) já possuem as 2 funções num único aparelho.
Acredito que você (autor do tópico) já possua um modem com roteador incorporado (pela sua citação) e este tenha a porta RJ11 recebendo o sinal da rua e fazendo a distribuição do sinal Wi-fi e cabo via RJ45, no próprio aparelho. Como no exemplo abaixo:
image.png.d321d7142df9af704433db454dfc4658.png

 

 


 

 

Exatamente, tenho um TD-W8961N. Sabe informar porque nas redes novas e nos roteadores novos (que possuem modem também, mesmo não falando, pelo que notei) não temos mais esse conector RJ11?

adicionado 2 minutos depois
3 horas atrás, roblox_gamer disse:

Acho que está querendo dizer modem + roteador + wireless adsl, adsl2, adsl2+, vdsl

Se procurar por modem ou roteador adsl, creio que irá encontrar

 

Roteadores que não possuem RJ11 não são modem também? porque conheço lugares onde chega na casa um RJ45 que vai direto para roteador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, jbiribi disse:

Sabe informar porque nas redes novas e nos roteadores novos (que possuem modem também, mesmo não falando, pelo que notei) não temos mais esse conector RJ11?

Não sou a pessoa indicada para lhe dar informações precisas referentes ao assunto, nunca fiz uso de fibra ótica (ainda uso ADSL) e o que digo se baseia em pesquisas superficiais. Sugiro que busque uma fonte segura.
No meu limitadíssimo conhecimento...
Os aparelhos acima citados, possuem a função de roteador e modem num único aparelho e se anunciam como tal, ou seja, "Roteador Modem Wireless N ADSL2" como no link do anúncio exibido numa postagem acima ou "Modem e Roteador D-Link DSL2740E" como no exemplo que eu fiz com a gravura (ambos com RJ11 e RJ45).
Os roteadores que não se anunciam como os acima e não possuem a porta RJ11, são apenas roteadores e não incorporam a função do modem (possuem apenas o RJ45), necessitando de um outro aparelho que faça a modulação previamente (Modem). Já os que não se anunciam como os acima e possuem, além da RJ45, a porta RJ11 (TP-link (VDSL2) TD-W9970), possuem a função de modulação (Modem).
Quanto ao conector RJ11 (ADSL / VDSL), são utilizados nestes aparelhos "híbridos", se assim posso chamar, ou apenas nos modens.
 

 

3 horas atrás, jbiribi disse:

conheço lugares onde chega na casa um RJ45 que vai direto para roteador.


Sugiro a leitura deste tópico para maiores esclarecimentos:



 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, jbiribi disse:

em fibra ótica e tal, aí sim chegaria na minha casa um cabo com conector RJ45?

Não, em fibra optica va ichegar o chamado CABO DROP,  ele poderá ser ligado em um conversor Optico que transformara esse cabo drop em cabo de rede e esse cabo de rede poderá ir direto ao computador, ou em qualquer roteador para poder usar em mais aparelhos,

Ou apos o CABO DROP poderá ser usado um modem especial que chamamos de ONU OLT. Esse modem já é incluso varias portas RJ45 + antena wifi. dentre outras coisinhas.

 

Nao é você que escolhe, isso é baseado em cada provedor de fibra. Por exemplo, um provedor de fibra pode por exemplo fornecer conversor optico em bridge para todos os seus usuarios ate o plano maximo de 60 megas.  Para os usuarios que tiverem plano 100 megas para cima, o provedor manda um modem onu, pra dar uma segurança a mais de proteção via pppoe dentre outras coisas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!