Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera sou novo aqui, tenho um setup no qual é recomendado uma fonte de 600w de potencia, a energia da região é 220v.

to com uma dúvida, meu setup é novo, mas decidi usar uma fonte genérica, ainda não liguei por causa dessa dúvida.

tenho um estabilizador Microsol Potência: 2000Va/2000W que eu uso pra minha impressora.

visto que eu não confio muito em fontes genéricas, pelo menos corro menos risco ligando ela nesse estabilizador?

Postado
agora, Caio Ferreira disse:

@Yohanna provavelmente seu setup não consome isso tudo. qual seu setup?

é um setup bem incomum mesmo, na verdade eu devo ter me equivocado, a fonte precisa ser 600w (recomendado), ele não consome 600w, desculpa.

placa-mãe x79 lga2011

4x4 de memória ram ECC 1600mhz

RX 570 4gb

Xeon E5-2620v2, (6 núcleos, 12 threads)

Postado

Ola @Yohanna , O contrario disto, você corrá mais riscos usando o estabilizador,  use um filtro de linha que é mais garantido. De uma olhada  aqui o Gabriel Torres aqui do Clube do Hardware explica o porque de não usar estabilizadores. E outra ... troque esta fonte genérica o mais rápido possível.

• Solução
Postado
12 minutos atrás, Yohanna disse:

Galera sou novo aqui, tenho um setup que consome 600w de potencia, a energia da região é 220v.

to com uma dúvida, meu setup é novo, mas decidi usar uma fonte genérica, ainda não liguei por causa dessa dúvida.

tenho um estabilizador Microsol Potência: 2000Va/2000W que eu uso pra minha impressora.

visto que eu não confio muito em fontes genéricas, pelo menos corro menos risco ligando ela nesse estabilizador?

Qual fato te leva a crer que seu setup consuma 600W?

Vale lembrar que Volts e Watts são medidas completamente diferentes, Volts é a unidade de medida da tensão (ou também chamada de tensão), Watts é a unidade de medida de potência.
A função do estabilizador é reduzir a tensão de saída (De 220v para 110v) além de manter "estável" essa tensão, isso em nada muda a alimentação da fonte (Se uma fonte entrega 400w ligada em 220v, ela vai entregar os mesmos 400w ligada em 110).

Outro detalhe, estabilizador tem ZERO utilidade pra um computador, na verdade ele faz é atrapalhar, logo essa combinação Estabilizador + fonte genérica é a pior coisa que você pode fazer no seu computador.
Pra que possamos entender melhor sua necessidade e até mesmo recomendar algo, poste por favor TODOS os detalhes da sua configuração, incluíndo a marca, modelo e potencia da fonte.

• Obrigado 1
Postado
1 minuto atrás, NIGHT FALL disse:

Qual fato te leva a crer que seu setup consuma 600W?

Vale lembrar que Volts e Watts são medidas completamente diferentes, Volts é a unidade de medida da tensão (ou também chamada de tensão), Watts é a unidade de medida de potência.
A função do estabilizador é reduzir a tensão de saída (De 220v para 110v) além de manter "estável" essa tensão, isso em nada muda a alimentação da fonte (Se uma fonte entrega 400w ligada em 220v, ela vai entregar os mesmos 400w ligada em 110).

Outro detalhe, estabilizador tem ZERO utilidade pra um computador, na verdade ele faz é atrapalhar, logo essa combinação Estabilizador + fonte genérica é a pior coisa que você pode fazer no seu computador.
Pra que possamos entender melhor sua necessidade e até mesmo recomendar algo, poste por favor TODOS os detalhes da sua configuração, incluíndo a marca, modelo e potencia da fonte.

ja me retratei, meu setup não consome tudo isso.

entendo... então estabilizadores não servem pra nada? mesmo sendo um topo de linha de marca confiável?

adicionado 0 minutos depois

@Caio Ferreira valeu pela dica

adicionado 2 minutos depois
8 minutos atrás, ederlap disse:

Ola @Yohanna , O contrario disto você corrá mais riscos usando o estabilizador,  use um filtro de linha que é mais garantido. De uma olhada  aqui o Gabriel Torres aqui do Clube do Hardware explica o porque de não usar. E outra troque esta fonte genérica o mais rápido possível.

Obrigado, vou assistir o vídeo e tentar entender sobre. pena que não tenho mais grana pra comprar uma fonte boa ainda esse mês kk

adicionado 10 minutos depois

@Caio Ferreira https://outervision.com/b/N2gRyT

aqui os resultado, nesse caso qual a fonte mais indicada?

Postado
12 minutos atrás, Yohanna disse:

ja me retratei, meu setup não consome tudo isso.

entendo... então estabilizadores não servem pra nada? mesmo sendo um topo de linha de marca confiável?

A questão não é a "qualidade" do estabilizador, mas sim a forma com que ele trabalha.
Veja o artigo do Gabriel torres recomendado pelo colega ederlap, ele explica melhor e com mais detalhes.
Sobre a questão do consumo (Assumindo que sua máquina tenha 2 Hds) sua configuração consome cerca de 360w, logo uma fonte de qualidade de 450 já atende muito bem e com folga.
Sobre a sua fonte, fica complicado dizer algo sobre, visto que não foi informada marca, modelo nem potência da mesma.

Postado
2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A questão não é a "qualidade" do estabilizador, mas sim a forma com que ele trabalha.
Veja o artigo do Gabriel torres recomendado pelo colega ederlap, ele explica melhor e com mais detalhes.
Sobre a questão do consumo (Assumindo que sua máquina tenha 2 Hds) sua configuração consome cerca de 360w, logo uma fonte de qualidade de 450 já atende muito bem e com folga.
Sobre a sua fonte, fica complicado dizer algo sobre, visto que não foi informada marca, modelo nem potência da mesma.

comprei uma no camelódromo, não to com ela em mãos mas pelo que eu me lembro é uma multilaser 600w, fonte zero confiança, foi uns 70 reais, achei que dava pra quebrar o galho, não tenho mais informações melhor devolver.

mas tipo, é complicado saber que eu investi em um estabilizador "bom" mas que só vai servir de transformador pra impressora

( Estabilizador )

Aliás, em impressora pode usar né? ( Impressora )

Postado
5 minutos atrás, Yohanna disse:

comprei uma no camelódromo, não to com ela em mãos mas pelo que eu me lembro é uma multilaser 600w, fonte zero confiança, foi uns 70 reais, achei que dava pra quebrar o galho, não tenho mais informações melhor devolver.

A escolha realmente não foi das melhores. Com certeza essa fonte é uma 230W disfarçada de 600W, Multilaser é mestre em fazer isso.
Se tiver opção de devolver eu recomendo, ao menos pra sua necessidade específica, ela não atende.

7 minutos atrás, Yohanna disse:

mas tipo, é complicado saber que eu investi em um estabilizador "bom" mas que só vai servir de transformador pra impressora

( Estabilizador )

Lamento te informar mas não, impressora laser não se deve usar estabilizador, mas sim transformador de tensão.
A razão é bem simples, o processo de impressão (falando de forma bem simplificada) funciona de forma a atrair o toner para o papel usando um campo magnético.
Com uso do estabilizador, quando a impressora liga e ele começa a chavear pra manter a tensão estável, esse campo magnético é perdido por milisegundos, fazendo com que ocorram impressões falhas, papel borrado, derramamento de toner etc.

Note que quando a impressora está aquecendo ou imprimindo, o estabilizador começa aqueles "tec, tec, tec" (A não ser que sua rede elétrica seja muito boa, que não é a realidade de 90% do nosso país)
Tanto na empresa que trabelhei que era especializada em impressoras, quando nas empresas de outsourcing, sempre ví problemas relacionados a esse "casamento", e todos condenam o uso de estabilizador junto a impressora.
Isso costuma inclusive constar no manual de garantia de alguns modelos (Não sei se na Brother tem) que ela deve ser usada junto ao transformador de tensão.

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

A escolha realmente não foi das melhores. Com certeza essa fonte é uma 230W disfarçada de 600W, Multilaser é mestre em fazer isso.
Se tiver opção de devolver eu recomendo, ao menos pra sua necessidade específica, ela não atende.

Lamento te informar mas não, impressora laser não se deve usar estabilizador, mas sim transformador de tensão.
A razão é bem simples, o processo de impressão (falando de forma bem simplificada) funciona de forma a atrair o toner para o papel usando um campo magnético.
Com uso do estabilizador, quando a impressora liga e ele começa a chavear pra manter a tensão estável, esse campo magnético é perdido por milisegundos, fazendo com que ocorram impressões falhas, papel borrado, derramamento de toner etc.

Note que quando a impressora está aquecendo ou imprimindo, o estabilizador começa aqueles "tec, tec, tec" (A não ser que sua rede elétrica seja muito boa, que não é a realidade de 90% do nosso país)
Tanto na empresa que trabelhei que era especializada em impressoras, quando nas empresas de outsourcing, sempre ví problemas relacionados a esse "casamento", e todos condenam o uso de estabilizador junto a impressora.
Isso costuma inclusive constar no manual de garantia de alguns modelos (Não sei se na Brother tem) que ela deve ser usada junto ao transformador de tensão.

Exatamente! ja até ia reclamar pro vendedor sobre como as vezes o papel fica manchado/escurecido, não sei se de má fé ou não mas foi o vendedor da impressora quem me vendeu o estabilizador também, vou procurar um transformador adequando e me desfazer desse estabilizador.

Eu tava dando uma olhada por aí e confirmei sobre essas fontes(famosas bombas), vou procurar uma 80plus aqui na cidade, notei que você é de também é Anápolis, tem algum lugar confiável quando o assunto é Hardware aqui na cidade? to pensando em comprar uma Deepcoll DA500 ou uma KCAS 500w.

• Membro VIP
Postado

@Yohanna Nada precisa de estabilizador e colocar fonte genérica numa config dessa nem pensar,só se estiver pensando em destruir o seu PC mesmo,melhor nem ligar e comprar uma fonte de qualidade.A DA500 já te atende muito bem e vai sobrar para futuros ups.Fontes da Multilaser são bombas.

Fonte xingling+estabilizador=desastre.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Yohanna disse:

Exatamente! ja até ia reclamar pro vendedor sobre como as vezes o papel fica manchado/escurecido, não sei se de má fé ou não mas foi o vendedor da impressora quem me vendeu o estabilizador também, vou procurar um transformador adequando e me desfazer desse estabilizador.

Provavelmente nem ele sabe. Vendedor de artigos de informática costuma ser uma péssima referencia, a maioria não entende patavinas do que vende.
Transformador de tensão não costuma ser caro não, deve achar de 50 a 100 reais.

1 hora atrás, Yohanna disse:

Eu tava dando uma olhada por aí e confirmei sobre essas fontes(famosas bombas), vou procurar uma 80plus aqui na cidade, notei que você é de também é Anápolis, tem algum lugar confiável quando o assunto é Hardware aqui na cidade? to pensando em comprar uma Deepcoll DA500 ou uma KCAS 500w.

\o/ Sim, sou de Anápolis. Olha, talvez você encontre algo na Tek, porém eu não sei dizer se o preço é compensativo, eles costumam ser bem careiros em produtos de qualidade (Acho que pra incentiva a vender lixo que é produzido por aqui).
A Deepcoll DA500 é uma ótima opção, já essa Kcas nem tanto, é bem mediocridadezinha pelo que custa, porém se for a única opção, ela é melhor que as genéricas.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
17 horas atrás, Yohanna disse:

( Estabilizador )

Usar estabilizador não é aconselhável para nenhum equipamento, inclusive impressora. Para resolver a questão da tensão de trabalho da impressora ser de 110 Volts e sua rede dai ser de 220 Volts tem duas soluções . A primeira e mais lógica seria comprar uma impressora que opere em 220 Volts, igual você faria com seu refrigerador, máquina de furar, aspirador de pó etc. e tal. A maior parte do mundo opera na tensão de 220 Volts e você, estando em uma rede 220 Volts vai lá e compra uma impressora 110 Volts. É pedir para se incomodar..

A segunda é usar um simples autotransformador que transforme esses 220 volts em 110 Volts para alimentar sua impressora.

Simples, muito simples..

Postado
2 horas atrás, faller disse:

A maior parte do mundo opera na tensão de 220 Volts e você, estando em uma rede 220 Volts vai lá e compra uma impressora 110 Volts. É pedir para se incomodar..

Esse é um problema Cronico por aqui Faller, é difícil achar uma impressora 220v nativa, eu particularmente nunca encontrei (Ao menos não modelos de médio porte acima aqui no estado de Goiás).
Nas empresas de outsourcing de impressão que já tive parceria, todos os modelos são 110v, inclusive marcas grandes como Ricoh, Kyocera e Lexmark, além das já conhecidas Samsung e Hp.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado
Em 20/04/2020 às 17:02, Yohannan A. Braga disse:

Errado, servem sim. Algumas utilidades são: peso de porta (tenho um aqui exercendo essa função e é excelente, cortei o cabo para não ficar no caminho), vaso de planta (dá para tirar tudo de dentro e decorar a casca), alvo para a prática de tiro esportivo...

Brincadeiras à parte, nunca ligue nada no "desestabilizador" e leve a sério a recomendação de usar como peso de porta:

Estabilizador bom é estabilizador quebrado, longe de qualquer equipamento.

Em 20/04/2020 às 17:31, Yohannan A. Braga disse:

De jeito nenhum. Ligar qualquer coisa nele seria ruim, mas a impressora seria uma das piores alternativas.

Em 20/04/2020 às 18:02, Yohannan A. Braga disse:

Selo 80 Plus não é garantia de qualidade. Tem muita fonte tosca ou meia boca com Certificação por aí (e você citou uma, que é a KCAS 500W):

A DA500 é legal. No mais, compre pela Internet, porque em loja física você provavelmente só vai encontrar fontes ruins e com preços exorbitantes.

• Obrigado 1
  • 2 anos depois...
Postado

@KairanD Dá para reaproveitar as tomadas, a carcaça e o porta fusível do estabilizador, adicionar varistores, bobinas (EMI/RFI), e capacitores X e Y, transformando em filtro de linha, e ainda vai sobrar o transformador que se for rebaixador de 220/110, pode fazer a ligação direta dos taps, sem placa, sem relê para obter 110V na saída se preferir essa tensão, ou ligar direto sem transformador para obter os 220V na saída mesmo, ainda sobra uma utilidade para esse transformador, dá para modificar o trafo, se o tap do fio mais fino que magnetiza o núcleo for separado do fio mais grosso, que é o que originalmente deriva as tensões da fase da saída, vai obter um transformador rebaixador, obtive um transformador 9/12/21V assim, no caso era de um transformador que originalmente era um autotrafo 300VA, virou um transformador isolador 11,3VA, ótimo para vários circuitos eletrônicos, dá para alimentar pequenos amplificadores de áudio, só não dá para contar com o center tap para fazer fonte simétrica porque as tensões não são simétricas.

OBS.: Se for para usar como autotransformador rebaixador para impressora laser, a corrente delas costuma ser alta, e um autotrafo padrão desses de 300VA não iria suportar.

Tem que ver qual é a potência da impressora, e dividir por 0,6 por segurança se não souber o fator de potência da fonte da impressora.

E utilizar esse parâmetro para dimensionar o transformador já descontando o fator de potência dele.

*Se for para calcular consumo de equipamentos se divide a potência pelo fator de potência, se for para calcular capacidade de transformador, se multiplica a capacidade dele em VA pelo fator de potência do enrolamento dele.

Ex.: A impressora laser possui uma potência de 1000W, o autotrafo possui no próprio enrolamento, um fator de potência 0,7.

Então a demanda prevista para a impressora é 1700VA pois 1000 x 0,6 = 1,667VA

Trafo de 2000VA? Não pois 2000 x 0,7 = 1400W

Calculando o trafo necessário: 1700VA ÷ 0,7 = 2428VA

Então o transformador recomendado para alimentar essa impressora é de no mínimo 2500VA, recomendo 3000VA para dar uma folga, aquecendo menos.

Quanto ao uso do transformador do estabilizador como transformador rebaixador para eletrônicos, só dá para fazer ele ficar simétrico para fonte simétrica reduzindo o número de voltas do maior tap do secundário, porém só dá para fazer isso se desenrolar o primário todo e nem compensa mexer pois para descobrir a relação de volts por espiras, teria que medir a tensão total, e desenrolar o secundário contando o número total de voltas do primário, depois secundário contando o número de voltas, e dividir a tensão máxima do enrolamento, no meu caso 21V pelo número de voltas do secundário, para descobrir o número de espiras por volt, e enrolar tudo de novo, mas desta vez para obter um trafo 9 + 9 no meu caso, e após isso enrolar o primário todo de novo.

Não compensa muito mexer no secundário, para transformar de 9/12/21 para 9 + 9, só isolei primário de secundário e obtive um trafo rebaixador.

Postado
2 horas atrás, Danrley_Silva disse:

Ex.: A impressora laser possui uma potência de 1000W, o autotrafo possui no próprio enrolamento, um fator de potência 0,7.

Então a demanda prevista para a impressora é 1700VA pois 1000 x 0,6 = 1,667VA

Trafo de 2000VA? Não pois 2000 x 0,7 = 1400W

Calculando o trafo necessário: 1700VA ÷ 0,7 = 2428VA

Ficou meio confuso essa conta mas tudo bem…

Postado

@Tiberio É que se multiplica a capacidade do transformador em VA pelo fator de potência dele para se obter a capacidade real dele, geralmente 0,7, mas para calcular o consumo de algo ligado ao transformador, se divide a potência da carga pelo fator de potência desta.

Então em um transformador de 3000VA, na verdade a capacidade real dele é de 2100VA, vai conseguir pendurar nele uma carga de 2100 Watts sem problemas, mas isso se a carga ligada a ele for resistiva, ou seja, FP 1,  uma fonte com PFC possui FP bem próximo a 1, mas como não sei o FP da fonte da sua impressora, assumi que ela tivesse 0,6 de FP.

Assim sendo é como ligar uma carga de 1700W no transformador, mesmo possuindo apenas 1000W, 1000VA de potência ativa (Útil), e 700VA de potência reativa (desperdício de corrente pois a fonte não utiliza a rede o tempo inteiro da senoide, mas utiliza picos de corrente em parte do tempo da senóide, baixa eficiência), resultado em uma potência aparente de 1700VA, são 1000W porém a corrente necessária é de uma carga de 1700W, pois a corrente é alta nos picos de corrente.

*Se utiliza VA ao invés de W, pois W é potência pura sem considerar FP.

E assumindo a potência aparente de 1700VA, ao ligar no transformador que tem 2100VA de potência real, sobram 400VA de potência, uma folga para ele não trabalhar no limite.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!