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Opa, pessoal. Tudo bem?
Estou com um PC de um amigo aqui pra tentar arrumar e não consigo dar jeito nisso forma alguma.
Em Setembro/2019 ajudei ele a montar um computador com as seguintes especificações:

- placa-mãe Gigabyte AORUS B450M Rev 1.0
- Processador Ryzen 3 3200G
- Memória RAM HyperX DDR4 2400MHz
- Fonte Corsair VS550
- SSD Kingston 240GB

Logo quando montamos o PC, a gente não conseguia estabilizar o Windows de jeito nenhum... só dava tela azul depois de instalado. Até que um belo atualizei a firmware do SSD e, incrivelmente, começou rodar 100%. Até coloquei Win7 (que é o que ele precisava pra empresa) e ficou tranquilo desde então, até semana passada, quando ele decidiu comprar um pc mais simples pra deixar com win7 e formatar esse com win10.
Acontece que, desde que ele começou tentar formatar, todas as vezes a instalação do windows10 era interrompida por uma tela azul (na maioria das vezes era: kernel heap mode corruption).
Combinei com ele de emprestar meu pc e ficar com o dele tentando resolver, e cá estou com essa bucha.
Durante a noite ontem tentei formatar o PC e nada: testei todas BIOS, possíveis, limpei o PC, troquei slot da RAM, troquei o slot do cabo SATA, recoloquei a pasta térmica (processador na bios não passa de 40º) e nada.
Hoje, agora durante a noite, resolvi fuçar mais. Fiz vários testes e o que me permitiu formatar o PC foi: underclock pra 3.2GHz (stock é 3.6GHz) - não mexi em VCORE nem nada... até porque não achei direito/não entendi isso na BIOS dessa mobo, lá tem DYNAMIC VCORE e DYNAMIC VCORE SOC (o que é e qual a diferença, vocês sabem?).
Terminada a formatação, achei que tudo estaria resolvido. Comecei instalar os programas atualizar drivers e eis que, durante a instalação do driver do chipset: bum, o pc ficou com a tela preta e desligou... nada de tela azul dessa vez.
Liguei outras vezes o PC e a mesma coisa acontecia, dessa vez não conseguia passar da tela de login. Algumas vezes consegui passar, mas dava o mesmo problema ou alguma tela azul.

Alguém tem alguma ideia do que pode ser essa desgraça?
Problemas que vi na internet que me fizeram ficar pensando:

- Fonte com problema (explicaria eu ter feito um underclock e ter funcionado temporariamente? Bizarro.)
- Essa mobo não tem apu/gpu, portanto ela precisa de uma placa de vídeo, não funciona com a gpu do processador. Mas, como isso aconteceria se da outra vez o PC tava normal, rodando tranquilamente?

Enfim, por favor, me ajudem. Preciso de uma luz pra dar uma força pra esse camarada meu: já cogitamos levar pra arrumar, mas, no meio de uma pandemia, quero evitar riscos de ficar levando pc em loja, além de imaginar que vão cobrar o olho da cara dizendo que é alguma peça a trocar.

OBS.: todas as peças tem menos de um ano, inclusive já acionei o RMA da AMD pra adiantar algum processo aí, vamos ver.

 

Obrigado desde já! :)

  • Membro VIP
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Sim, esta motherboard, assim como todas as atuais, não possuem vídeo integrado. Isto agora é responsabilidade do processador, trazer esta feature ou não. No caso do 3200G, ele tem sim GPU.

 

Quanto ao seu problema, você colocou os espaçadores pra fixar a placa-mãe no gabinete? Eu desplugaria tudo não essencial, como drive de DVD, HDs, painel frontal do gabinete e etc. Testaria tmb com outro HD/SSD. Reveria os cabos SATA, testaria com outros, as conexões de energia, RAM, etc.

 

Enfim, podem ser milhares de coisas, o jeito é ir isolando as possibilidades.

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que bizarro. você teve condições de testar com outra ram na placa? chegou a poder fazer o teste de memória quando ficou "estável"?

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@Phoenyx Cheguei a desligar o outro HD e o cabo do áudio/usb do frontal, só não desliguei led e essas coisas. Vou testar desligando tudo, só mantendo o botão de liga/desliga. Outro HD/SSD eu tô sem pra testar, meu brother vai trazer meu PC de volta essa semana e eu testo com o ssd do meu.. o ***** é que meu cpu tá com fx 8300, então só vou conseguir aproveitar minha fonte e o ssd pra testar.

Por conta de ter reduzido o clock e ter resolvido parcialmente, eu fiquei com a sensação de ser problema no fornecimento de energia.

 

@Caio Ferreira, então, quando ele estabilizou meses atrás uma das coisas que fiz meu amigo testar foi a memória com memtest, e tava tudo 100%. Me leva a crer que o problema esteja entre placa-mãe, fonte e processador. Mas é muito bizarro os problemas que ele vem apresentando.

 

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10 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago Recomendo o bom e velho teste de bancada.

 

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

@WOZ Dods Eu tmb, já teria arrancado tudo de dentro do gabinete.

@Daher Thiago Nem botão do start você precisa, use a chave de fenda.

 

Bicho, nunca liguei PC com chave de fenda.. já vi a galera fazendo, mas não manjo kkk vou fuçar isso, mas vou fazer o teste de bancada hoje.

Não tenho aqueles suportes que a galera usa pra colocar a mobo.. o que será que posso colocar embaixo pra evitar estática?

 

  • Curtir 1
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@Daher Thiago usa a caixa da mobo, é o bastante. conecta sem o hd/ssd e ve se carrega pelo menos a tela da bios.

Postado

@Daher Thiago Instale apenas os componentes necessários para ligar o PC. Basicamente um módulo de memória e o processador. Se ligar e funcionar normalmente, aí sim você parte para instalar outros componentes e testar um a um. Assim você elimina a maior parte das possibilidades de componentes ou cabos danificados de uma só vez.

Para ligar a placa-mãe sem botão, basta fechar curto entre os dois conectores onde conectaria o botão de power do gabinete (POWER SW). Esse jumper geralmente recebe o nome FP1 e você pode encontrá-lo no manual da placa-mãe.

  • Curtir 1
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1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago Instale apenas os componentes necessários para ligar o PC. Basicamente um módulo de memória e o processador. Se ligar e funcionar normalmente, aí sim você parte para instalar outros componentes e testar um a um. Assim você elimina a maior parte das possibilidades de componentes ou cabos danificados de uma só vez.

Para ligar a placa-mãe sem botão, basta fechar curto entre os dois conectores onde conectaria o botão de power do gabinete (POWER SW). Esse jumper geralmente recebe o nome FP1 e você pode encontrá-lo no manual da placa-mãe.

Dei uma fuçada no almoço aqui. O PC ligou normalmente com sem o SSD, consegui mexer e alterar a bios tranquilamente, sem erro. Ta aí mais uma coisa, na BIOS ele nunca desliga.

Depois desse teste inicial, coloquei o SSD e aí o problema continuou. Agora tenho que esperar meu amigo trazer o meu PC pra testar meu SSD, minha fonte e até colocar a minha placa de vídeo pra ver se o problema não é na APU do processador.. isso é possível? (acho que tudo é possível, né? kkkkk infelizmente).

 

No que vi na internet, essa AORUS b450m parece que vem dando muito problema com a galera, bizarro... diversos relatos de problemas diferentes.

Postado

@Daher Thiago Você já achou o problema. Aparentemente seu SSD está danificado ou (se for 2.5"), o cabo precisa ser substituído. Não tente testar o sistema instalado no SSD no PC de seu colega, pois todo sistema é configurado apenas para a placa-mãe onde foi instalado originalmente. Se quiser testar no PC dele, coloque como drive secundário e passe um HDtune ou Crystaldiskinfo nele para ver se passa nos testes SMART e de superfície.

 

Se tiver algum disco saudável de reserva, seja HD ou SSD, teste instalar o sistema nele e ver se funciona normal. Muito comum o computador travar ou não ligar corretamente com um disco danificado.

 

Qual é mesmo a marca/modelo desse SSD? Quanto tempo de uso?

adicionado 10 minutos depois

Fui reler seu relato inicial e não tinha prestado atenção na parte do windows 7. Devo advertí-lo de que windows 7 não tem drivers compatíveis para máquinas atuais, devendo-se então usar o windows 10 com máquina virtual para o 7 se a empresa realmente precisa dele.

 

Além disso, observe que se o seu problema está majoritariamente na instalação do windows 10, ele pode muito bem ocorrer por causa de uma mídia de instalação corrompida ou incompatível com o modo de operação da BIOS.

 

Para solucionar o segundo caso, recomendo o seguinte: 

Baixe a ferramenta de download do windows aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Instale essa ferramenta em um PC saudável e insira um pendrive de pelo menos 4GB, de preferência novo ou que você tenha certeza de que nunca apresentou defeito algum, e inicie o programa. 

Rode o programa com o pendrive inserido e mande instalar nele (lembre que VAI APAGAR TODO O CONTEÚDO DO PENDRIVE).

O programa vai baixar o windows que você selecionou (ou todos de uma só vez) e vai instalar no pendrive. A mídia será criada e pronto.

 

Depois disso, vá no PC que está apresentando problemas e insira o disco de instalação do windows com ele desligado. Ligue e vá à BIOS. Desligue a opção de SAFE MODE, ligue o CSM ou selecione Legacy Only nas opções de carregamento. Salve com F10, reinicie, entre novamente na BIOS e selecione o dispositivo correto de boot, seja na sequência de boot ou no "boot override" (poderia apertar F12 durante a inicialização também e selecionar).

 

Inicie a instalação do windows 10, selecione a opção de instalação personalizada, vá nas partições do SSD e remova todas. Não crie uma nova, apenas selecione a principal e confirme a instalação. 

 

Veja se deu o mesmo problema e nos relate. 

 

Alternativamente você pode limpar o SSD em outro PC, instalando-o e excluindo todas as partições pelo DISKPART. O problema é que o uso do DISKPART é tão arriscado e melindroso para quem não está acostumado com modo texto que raramente eu recomendo. Se ainda sim quiser, me diga que te dou o passo a passo.

  • Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago Você já achou o problema. Aparentemente seu SSD está danificado ou (se for 2.5"), o cabo precisa ser substituído. Não tente testar o sistema instalado no SSD no PC de seu colega, pois todo sistema é configurado apenas para a placa-mãe onde foi instalado originalmente. Se quiser testar no PC dele, coloque como drive secundário e passe um HDtune ou Crystaldiskinfo nele para ver se passa nos testes SMART e de superfície.

 

Se tiver algum disco saudável de reserva, seja HD ou SSD, teste instalar o sistema nele e ver se funciona normal. Muito comum o computador travar ou não ligar corretamente com um disco danificado.

 

Qual é mesmo a marca/modelo desse SSD? Quanto tempo de uso?

adicionado 10 minutos depois

Fui reler seu relato inicial e não tinha prestado atenção na parte do windows 7. Devo advertí-lo de que windows 7 não tem drivers compatíveis para máquinas atuais, devendo-se então usar o windows 10 com máquina virtual para o 7 se a empresa realmente precisa dele.

 

Além disso, observe que se o seu problema está majoritariamente na instalação do windows 10, ele pode muito bem ocorrer por causa de uma mídia de instalação corrompida ou incompatível com o modo de operação da BIOS.

 

Para solucionar o segundo caso, recomendo o seguinte: 

Baixe a ferramenta de download do windows aqui: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

Instale essa ferramenta em um PC saudável e insira um pendrive de pelo menos 4GB, de preferência novo ou que você tenha certeza de que nunca apresentou defeito algum, e inicie o programa. 

Rode o programa com o pendrive inserido e mande instalar nele (lembre que VAI APAGAR TODO O CONTEÚDO DO PENDRIVE).

O programa vai baixar o windows que você selecionou (ou todos de uma só vez) e vai instalar no pendrive. A mídia será criada e pronto.

 

Depois disso, vá no PC que está apresentando problemas e insira o disco de instalação do windows com ele desligado. Ligue e vá à BIOS. Desligue a opção de SAFE MODE, ligue o CSM ou selecione Legacy Only nas opções de carregamento. Salve com F10, reinicie, entre novamente na BIOS e selecione o dispositivo correto de boot, seja na sequência de boot ou no "boot override" (poderia apertar F12 durante a inicialização também e selecionar).

 

Inicie a instalação do windows 10, selecione a opção de instalação personalizada, vá nas partições do SSD e remova todas. Não crie uma nova, apenas selecione a principal e confirme a instalação. 

 

Veja se deu o mesmo problema e nos relate. 

 

Alternativamente você pode limpar o SSD em outro PC, instalando-o e excluindo todas as partições pelo DISKPART. O problema é que o uso do DISKPART é tão arriscado e melindroso para quem não está acostumado com modo texto que raramente eu recomendo. Se ainda sim quiser, me diga que te dou o passo a passo.

Vou responder na ordem que você disse, fica mais simples. Mas já agradeço a sua resposta e todas as informações, tá sendo de grande ajuda. Sobre o SSD, assim que meu PC chegar, faço esses testes. Não sei se um ponto ficou claro: em ambos os casos o PC não desliga durante a BIOS (tanto com e sem SSD). Acho que isso dá uma reforçada de que pode ser o SSD, certo?

 

Tenho um outro pendrive velho aqui que já usei inúmeras vezes pra formatar note/pc e nunca deu problema, vou testar ele. As formatações que eu tava fazendo eu usava o pendrive do meu amigo - que, por acaso, é o mesmo que usei das outras vezes. É possível que o windows esteja corrompido no pendrive, por conta de ele estar defeituoso?

 

Sobre o diskpart, eu sempre dou um clean através dele no SSD, pra ficar zerado. Isso pode trazer algum risco? Por exemplo: nessas vezes que fiquei tentando formatar que de problema, sempre dava clean lá antes de iniciar.

 

Obrigado!

 

Postado

@Daher Thiago se você deu clean também reinicializou o drive depois pelo gerenciador de discos né? Tem que iniciar.

 

Sobre o windows estar danificado no pendrive, isso é bem comum. Testar outra mídia, preferencialmente nova e recém baixada e instalada, sempre é bom. Se pesquisar aqui no fórum verá vários casos que a pessoa saiu trocando peças para só depois de muito stress descobrir que o problema era a mídia.

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Postado
18 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago se você deu clean também reinicializou o drive depois pelo gerenciador de discos né? Tem que iniciar.

 

Sobre o windows estar danificado no pendrive, isso é bem comum. Testar outra mídia, preferencialmente nova e recém baixada e instalada, sempre é bom. Se pesquisar aqui no fórum verá vários casos que a pessoa saiu trocando peças para só depois de muito stress descobrir que o problema era a mídia.

Consegui pegar meu PC ontem e fiz vários testes, dentre eles:

 

- Formatar o SSD do pc do meu amigo no meu - tudo correu normalmente

- Colocar minha placa de vídeo (1050TI) no pc dele

- Colocar minha fonte no PC dele (é uma EVGA 600W)

 

Nada resolveu :(

 

O único teste que não consegui fazer, foi o de usar outro pendrive pra formatação.. o pendrive que eu tenho tem 3.6GB ¬¬ não consegui colocar o windows10 da ferramenta da microsoft lá. Mas, acho que dá pra excluir esse problema, uma vez que consegui formatar o SSD em outro PC com a mesma mídia, certo?

 

Eu achei um vídeo outro dia de um gringo falando que de trocar a bios do PC ele começou ter esses problemas, e parece muito semelhante.. ele inicia a instalação do windows e logo dps de alguns passos, boom, BSOD. O que ele fez foi regravar a bios na placa-mãe, pelo que entendi. Tô começando a achar que é isso mesmo, cogitando até levar pra arrumar, mesmo contra minha vontade kkkkk =/ ***** ficar saindo de casa pra isso nesses momentos.

 

 

Postado
Em 13/05/2020 às 13:00, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago corrigir a BIOS demanda só que faça o update ou rollback, simples e fácil. Você tentou fazer as configurações de CSM e UEFI/legacy que recomendei no início do tópico?

Opa, fiquei numa correria no trabalho esses dias e não consegui parar um segundo pra responder aqui. Fiz esse teste ontem a noite e não rolou também =/ parece que o buraco é mais embaixo.

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Daher Thiago algumas BIOS tem proteção contra instalação de versão anterior. Você tem que entrar nela e procurar item a item, ou consultar o manual.

Acabei me expressando mal, eu consegui fazer o teste do CSM. Quanto a BIOS, eu consegui dar rollback e atualizar várias vezes.. tava na bios 42g, voltei pra pra 40 e fui indo até a última (50 - pula da 42 pra 50) e nada funcionou.

Postado
Em 12/05/2020 às 09:27, Daher Thiago disse:

Terminada a formatação, achei que tudo estaria resolvido. Comecei instalar os programas atualizar drivers e eis que, durante a instalação do driver do chipset: bum, o pc ficou com a tela preta e desligou... nada de tela azul dessa vez.
Liguei outras vezes o PC e a mesma coisa acontecia, dessa vez não conseguia passar da tela de login. Algumas vezes consegui passar, mas dava o mesmo problema ou alguma tela azul.

Me envie por favor o link de onde está baixando esse driver.

 

Postado

@Daher Thiago Suspeitei que pudesse ser driver errado ou algo assim. Acontece de uma mesma placa ter mais de uma revisão e alguns drivers não serem compatíveis entre elas. Não é o caso, você realmente baixou o driver do site correto e do modelo correto. 

 

Minha última recomendação será de que tente acionar o RMA da MB.

 

Se seu HDD/SSD está funcionando perfeitamente, se suas memórias estão funcionando bem, se sua CPU é nova, com fonte nova, dificilmente será outra coisa. Você bem poderia tentar resetar a BIOS e tentar formatar novamente, mas vai de você.

Uma coisa que eu sempre falo aqui no fórum é que de vez em quando, por alguma razão maluca, algumas placas mãe simplesmente não conseguem manter as memórias em dual channel, travam ou não ligam. Tem casos que isso ocorre porque o usuário instalou nos slots errados (tem que ver no manual), mas tem outros que é pirraça da placa-mãe mesmo. Meu próprio PC fez isso comigo ano passado e desde então estou em single channel, pois a placa-mãe já tinha anos de uso e não vale a pena comprar outra.

 

Enfim, você já fez uma quantidade boa de testes. Entre em contato com a fabricante (ou a loja) e veja o que sugerem que faça.

adicionado 3 minutos depois

Olha o tópico que foi criado agora há pouco: 

 

  • 1 ano depois...
Postado

@Daher Thiago To com essa placa, e to tendo os mesmos problemas, vou tentar o teste da bancada, no meu caso, a luz do CPU acende e não da boot, placa nova, comprada no mercado livre, tudo novo, mas não funciona.

 

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