Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC desliga ao abrir jogos


Posts recomendados

Olá, meu computador tem desligado ao iniciar jogos, e em alguns outros casos como mexendo no navegador, ou até mesmo logo após a inicialização do computador.
Eu não sou conhecedor de hardware e estou me valendo do que tenho pesquisado nos últimos dias sobre como montar um pc, mas minha teoria é de que seja algo relacionado ao RAM, seja falta ou o pente estar levemente danificado ou problemas na placa de vídeo onboard, pois exceto nas ocasiões em que ele desliga sem nada estar rodando, ele geralmente desliga quando rodo programas que exigem mais da RAM ou da capacidade gráfica. Eu gostaria de saber de fato se este é o problema para que eu possa comprar um pente novo ou uma placa-mãe nova para poder usar este computador até acabar esta crise do dólar e montar um pc melhor.


Processador: Intel Core i3-2100 CPU 3.1Ghz
Placa-mãe: MW-H61H2-M2

Placa de vídeo: Intel HD graphics

Armazenamento: SSD Kingston 240 GB
Memória: MEGAWARE 4GB DDR3

Fonte: LPJ2 500W
Obs: Exceto pelo SSD, que comprei há uns 5 meses, as peças são as mesmas que vieram com o computador há uns ~7 anos.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@baldman  Muito provavelmente isso tem relação com super aquecimento, não com memória. 

Baixe o aplicativo hwmonitor e deixe executando. Abra então as aplicações que habitualmente fazem a máquina reiniciar, enquanto isso va acompanhando a temperatura do CPU. Veja em que ponto a máquina reinicou e poste os resultados aqui no tópico pra que possamos acompanhar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o teste com o hwmonitor e realmente me parece ser uma questão de hyper aquecimento.
Quanto ao teste de ram nenhum erro de memória foi diagnosticado.

Eu rodei Dont starve Together para fazer o teste com o hwmonitor, que não é um jogo pesado.
No passado eu costumava jogar CSGO e até mesmo Civ V sem problemas de desligar, caso o problema não seja o cooler querendo pifar pode ser algum problema de tensão da fonte que esta tirando a potencia do cooler?
EDIT: Não usei o aida64 pois me pareceu que tem o mesmo objetivo do hwmonitor.

4.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, baldman disse:

No passado eu costumava jogar CSGO e até mesmo Civ V sem problemas de desligar

há quanto tempo isso?

 

o que pode estar acontecendo é o dissipador estar "entupido" de sujeira (mesmo que o gabinete tenha filtros) ou o seu gabinete esta com dificuldade de tirar o ar quente de dentro dele.

 

faça o teste conforme o print ams com a tampa do gabinete aberta. (aproveite para avaliar se os coolers giram e se há sujeira no dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, baldman disse:

Fiz o teste com o hwmonitor e realmente me parece ser uma questão de hyper aquecimento.
Quanto ao teste de ram nenhum erro de memória foi diagnosticado.

Eu rodei Dont starve Together para fazer o teste com o hwmonitor, que não é um jogo pesado.
No passado eu costumava jogar CSGO e até mesmo Civ V sem problemas de desligar, caso o problema não seja o cooler querendo pifar pode ser algum problema de tensão da fonte que esta tirando a potencia do cooler?
EDIT: Não usei o aida64 pois me pareceu que tem o mesmo objetivo do hwmonitor.

4.PNG

 

Na mosca.
Processador chegando a 97ºC, por isso está desligando a máquina, temperatura absurdamente alta.
Existe ai 3 fatores que colaboram para esse resultado.
1º - Falta de manutenção. O dissipador pode estar coberta de sujeira, principalmente pluma, que impede que o ar passe pelas aletas para refrigera-las.
Também a pasta térmica que já deve ter secado. neste caso é preciso remover o cooler, efetuar a limpeza, trocar a pasta térmica e recolocar o cooler.
2º - Gabinete com baixo fluxo de ar (ou fluxo inexistente). Modelos muito fechados e que não possuam nenhuma fan pra refrigeração auxiliar super aquecem com muita facilidade. A inclusão de fans para entrada e saída de ar auxilia muito nesse processo, talvez fosse interessante considerar.
Porém embasado no seu relato de que você já jogava antes sem nenhum problema, acredito que o problema principal seja mesmo falta de manutenção.

 

Caso queira fazer a limpeza você mesmo, segue vídeo tutorial. Processo é bem simples e super fácil, não tem segredo.
A pasta térmica você encontra em qualquer eletrônica ou lojas de informática. A famosa implastec, 5 Reais um tubo que vai durar a vida toda.

 

 

Após esse procedimento, refaça os testes e poste o resultado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já uso o gabinete normalmente sem as duas tampas laterais e eu limpei os coolers(um no processador e outro ao lado do espelho).
Aparentemente não existe pasta térmica na minha cidade então vou providenciar de outro lugar e assim que possível eu atualizo o post.
Obrigado.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Certo, depois de meses troquei a pasta térmica, e a temperatura diminuiu consideravelmente, foi de quase 100 para 50 ao rodar jogos, porém ele continua desligando esporadicamente, no momento ele está desligando logo após eu abrir um browser(já troquei de browser várias vezes), lembrando que eu já testei a memória RAM, o que mais eu poderia fazer de testes para descobrir o que está errado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 16/08/2020 às 17:15, baldman disse:

Certo, depois de meses troquei a pasta térmica, e a temperatura diminuiu consideravelmente, foi de quase 100 para 50 ao rodar jogos, porém ele continua desligando esporadicamente, no momento ele está desligando logo após eu abrir um browser(já troquei de browser várias vezes), lembrando que eu já testei a memória RAM, o que mais eu poderia fazer de testes para descobrir o que está errado? 

 

A máquina simplesmente desliga ou ela da algum erro e reinicia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/08/2020 às 12:05, NIGHT FALL disse:

 

A máquina simplesmente desliga ou ela da algum erro e reinicia?

Simplesmente desliga, ventoinhas, tudo, ai reinicia, algumas vezes parece que algo causa o desligamento, tipo clicar em certo botão em uma página, abrir o browser, ou mesmo fazer o logon no computador. Outra coisa que percebi é que dependendo de qual aplicação eu to usando no pc ele faz um barulho diferente, e chega ao ponto de as vezes eu perceber que ele muda a frequencia do som quando eu dou scroll no mouse. Também se torna mais comum acontecer esses desligamentos após eu ter baixado um novo software(não logo em seguida, pode ser até uns 2-3 dias depois) e então ele usa um ponto de restauração(as vezes nem pede permissao).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, baldman disse:

Simplesmente desliga, ventoinhas, tudo, ai reinicia, algumas vezes parece que algo causa o desligamento, tipo clicar em certo botão em uma página, abrir o browser, ou mesmo fazer o logon no computador. Outra coisa que percebi é que dependendo de qual aplicação eu to usando no pc ele faz um barulho diferente, e chega ao ponto de as vezes eu perceber que ele muda a frequencia do som quando eu dou scroll no mouse. Também se torna mais comum acontecer esses desligamentos após eu ter baixado um novo software(não logo em seguida, pode ser até uns 2-3 dias depois) e então ele usa um ponto de restauração(as vezes nem pede permissao).

 

Isso pode ter relação com sua fonte que é um modelo genérico, mesmo que a demanda energética seja baixa.
Recomendo testar a configuração com outra fonte pra ver se o mesmo acontece e eliminar essa possibilidade.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/08/2020 às 10:50, NIGHT FALL disse:

 

Isso pode ter relação com sua fonte que é um modelo genérico, mesmo que a demanda energética seja baixa.
Recomendo testar a configuração com outra fonte pra ver se o mesmo acontece e eliminar essa possibilidade.
 

Não sei exatamente o que quer dizer com modelo genérico, qual especificao mínima eu devo me atentar pra não comprar algo igual ou com menos capacidade que esta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

55 minutos atrás, baldman disse:

Não sei exatamente o que quer dizer com modelo genérico, qual especificao mínima eu devo me atentar pra não comprar algo igual ou com menos capacidade que esta?

 

"Genérico" é o termo utilizado pra definir fontes ruins.

O fator mais importante ao escolher uma fonte é a qualidade que está diretamente atrelada a marca e modelo, fontes existem aos milhares, fontes de qualidade a gente conta nos dedos.

Pórém no seu caso específico recomendo que teste outra fonte pra ter certeza que realmente é ela o problema e evitar gasto desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

"Genérico" é o termo utilizado pra definir fontes ruins.

O fator mais importante ao escolher uma fonte é a qualidade que está diretamente atrelada a marca e modelo, fontes existem aos milhares, fontes de qualidade a gente conta nos dedos.

Pórém no seu caso específico recomendo que teste outra fonte pra ter certeza que realmente é ela o problema e evitar gasto desnecessário.

Entendi. Eu não possuo outra fonte, e já pretendia comprar uma nova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

opa, pegando o mesmo assunto, estou com mesmo problema,

de dois dias pra cá, meu pc desliga ao iniciar qualquer jogo, desde o mais leve ao mais forte, fiz uma limpeza completa, mas mesmo assim continua desligando, e as temperaturas não estão subindo, minha fonte tem pouco mais de 1 ano.

 

Amd XFX RX 480 8gb Pulse
SSD Kingston 240gb
SSD crucial 2tb
M2 240gb
Geil Super Luce RGB 16gb memória Ram
Amd Ryzen 5 3600g
Gigabyte b450m Aorus Elite
Fonte Corsair cx 650 80 bronze plus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Freitas Revise todas as conexões de energia entre fonte e componentes, faça um teste de bancada retirando a placa-mãe e demais de dentro do gabinete deixando em cima de uma caixa de papelão e ligue faça o teste se acontece o mesmo. 

Se continuar o mesmo problema, de prima teste com outra fonte [pegue emprestada de um amigo ou leve numa assistência aí é contigo]..  Se não acontecer com outra fonte então o defeito está na sua..  A cx650 é uma boa fonte mas nada impede que ela também tenha algum defeito ou estrague por um motivo adverso, se ainda estiver na garantia solicite o RMA com a loja ou fabricante.  Ou compre outra, como ficar melhor pra você.  

 

Caso não seja a fonte então Assistência técnica já irá averiguar onde o problema está, pode ser algum defeito na placa-mãe ou no processador também com alguma tensão incorreta..  

Enfim são N~ possibilidades e precisa fazer testes para ter uma noção e um norte de onde o problema possa estar..

Boa sorte

 

*Confira a versão da BIOS, talvez atualização para uma versão da sequencia possa resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!