Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para gabinete: 500W ou 850W?


Posts recomendados

Eu comprei um gabinete https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1404051563-gabinete-gamer-4-fans-leds-lateral-acrilico-frete-gratis-_JM e nele o vendedor específica que devo usar uma fonte de 850w. Porém eu já comprei uma de 500w. Posso usar a de 500w por enquanto?

Meu processar Corei5 9400 f liga 1151 máxima 1ghz mínimo 2.9ghz. placa-mãe z390 m gaming

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nao sei de qual mundo esse vendedor é, mas aqui na Terra uma fonte de 500w pro seu setup aparentemente da conta tranquilo. Qual sua placa de video?

Se o RGB e os leds do gabinete tiverem e brilho parecido com os refletores de um estadio de futebol, o que ""talvez"" nao seja o caso, acredito q 850w seja pouco. kkkk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

KairanD ouve um erro digitar os dados do processador, na verdade é processador Intel core i5   9400f  LGA  1151  máxima 4.1 GHZ mínima 2.9   GHZ, processador recomendado pela própria Gigabyte e foi recomendado aqui tambem no clube. Eu acho interessante montar meu próprio PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos V É bem melhor montar o próprio PC mesmo.

 

O Core i5 9400F não tem vídeo integrado. Portanto, reforço que não tem como usá-lo sem uma placa de vídeo dedicada. O "F" no final do nome significa que não tem vídeo integrado. Se você plugar o cabo de vídeo na placa-mãe, não vai ter sinal.

 

Sobre a questão da recomendação, esse processador também não tem compensado. A Intel já anunciou as especificações de todos os modelos da 10ª Geração e vai lançá-la muito em breve: os processadores serão muito superiores aos de 9ª Geração e não serão compatíveis com as placas-mãe antigas. Além disso, para o seu tipo de uso, processadores AMD Ryzen com mais núcleos e threads são bem superiores. Se você tivesse criado um tópico no setor de Recomendações de Computadores, não teríamos recomendado essa configuração.

 

Além disso, você comprou uma placa-mãe topo de linha, destinada a fazer overclock (chipset destravado), mas esse processador é travado e não pode aproveitar o recurso.

 

Qual é o modelo da fonte de 500W que você comprou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O cabo de vídeo que você fala é  o cabo HDMI? Acho estranho estranho o site da Gigabyte recomendar um processador com essa falta, acho estranho um processador de 128 gigas tão moderno com essa falha! 

 

Essa é a fonte, segue o link: 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1019462626-fonte-atx-500w-reais-204p-super-silenciosa-para-pc-bivolt-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos V Essa fonte é genérica e você deve trocá-la. Se puder devolver (o Direito de Arrependimento prevê que você pode devolver em até 7 dias corridos após o recebimento sem apresentar justificativa), devolva. Essa fonte não tem capacidade de entregar 500W, não é segura e apresenta projeto muito antigo.

 

Sobre o processador, não se trata de uma "falha", mas de uma diferenciação. Incluir o vídeo integrado implica em elevação dos custos de produção e, consequentemente, do preço do produto final. Como muitas pessoas compram o processador pensando em usar placa de vídeo dedicada, o vídeo integrado acaba não tendo muita utilidade. Por isso existem versões sem o recurso. Existe uma versão desse processador com o vídeo integrado: Core i5 9400 (sem o "F"). Você comprou a versão que depende de placa de vídeo dedicada. As letras mais importantes significam o seguinte:

  • "F" = Sem vídeo integrado;
  • "K" = Multiplicador desbloqueado (para overclock);
  • "KF" = Multiplicador desbloqueado e sem vídeo integrado;
  • "T" = Modelo voltado a economia de energia (apresenta clocks mais baixos).

E, sim, nenhuma saída de vídeo da placa-mãe funcionará, incluindo HDMI.

 

O site da Gigabyte não recomenda processadores, apenas lista os que são compatíveis. Sobre a questão da memória, não entendi o que você quis dizer. Esse processador suporta até 128GB de memória ram em dois canais, mas não vejo aplicações em que essa quantidade faria sentido para o consumidor doméstico (mesmo porque o processador não teria tanto poder de processamento para aplicações tão extremas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostaria de saber se alguém tem uma dica de uma placa de vídeo compatível com o processador citado acima, eu fiz uma busca, mas os que encontrei vem isso na configuração das placas de video:

Interface de memoria: 64 bits DDR3

Ainda não sei se é  compactivel!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos V A memória da placa de vídeo é usada única e exclusivamente pela placa de vídeo e, portanto, não tem relação com o restante do sistema. E, sim, PCI-E é PCI-Express (as versões 1.0, 2.0, 3.0 e 4.0 são totalmente retrocompatíveis). Contudo, placas de vídeo com memória DDR3 já são super ultrapassadas (a maioria serve apenas para "dar vídeo" mesmo).

 

Sobre a fonte, algumas opções são a Pichau Nidus 500W, a PCYes! Electro V2 Bronze 450W e a Deepcool DA 500. Os preços atuais estão elevados e a escolha depende muito do valor encontrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD eu recebi o dinhero do vendedor devolta, agora estou pensando em comprar assa fonte 600w https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1292738321-fonte-atx-600w-reais-cabo-de-energia-pc-gamer-kp535-cowboy-_JM?quantity=1#position=54&type=item&tracking_id=e9cad2d2-d979-41e1-8463-072e8c17c118   ela foi bem recomendada pelos outros compradores!

 

Enquanto a placa de vídeo eu penso em comprar uma mais simples mesmo, pelo menos por enquanto, esse mês meu orçamento pesou um pouco!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos V Essa fonte Cowboy vai te fazer cair do cavalo... A maioria das pessoas é leiga e acha que se o computador ligar quer dizer que a fonte é boa... Nunca pegue essas avaliações como referência (ainda mais considerando que muitas lojas apagam as negativas).

 

Essa fonte é péssima, uma bomba. Basta analisar alguns detalhes e você descarta: tem chave seletora de tensão (ou seja, sem PFC ativo) e a quantidade de conectores é ridícula para uma fonte que promete 600W (fonte de 600W com apenas um conector de 6 pinos para placas de vídeo e três conectores Sata?). Eles não mostram a etiqueta no anúncio de propósito, já que a distribuição de potência deixa evidente que a fonte passa longe de entregar 600W. Para mais informações, leia o tópico abaixo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD eu andei olhando as marcas que você me indicou para fontes, a especificação que encontrei da marca Bonze foi essa 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1504167799-fonte-650w-gamemax-gp650-80-plus-bronze-12x-sem-juros-_JM?quantity=1

Ela é verdadeira ou falsa? Ainda tenho opções das outras marcas, exemplo a PCYES...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Marcos V A Gamemax é uma marca do tipo "meio termo", uma incógnita, e prefiro não recomendar. Tem fontes ruins e fontes boas no histórico. Esse modelo específico eu não conheço.

 

Por valor menor ao dessa Gamemax aí você encontra as fontes que recomendei lá na Pichau. Fontes testadas pelo Teclab, com qualidade comprovada.

 

Além das três que indiquei, você pode olhar a Corsair CX 550. Mesmo a CX 450 já seria suficiente (é boa fonte, ótima pelo preço, só não gosto do fato de ela ter apenas um conector para placas de vídeo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD veja essa, Pichau Nidos:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1474831856-fonte-pichau-gaming-nidus-500w-bronze-80-plus-pg-5001-br-_JM?quantity=1#position=2&type=item&tracking_id=2943adbf-b20e-49f6-95c2-5e526dad4cf1 

Vou estourar no orçamento mais vou comprar uma fonte de qualidade, para não me dar mais prejuízo futuramente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vale a pena aprenderes um pouquinho que seja sobre fontes, pelo menos para não comprar essas ciladas como essa que comprastes.

Veja ai, declarado pelo próprio fabricante da fonte, em sua etiqueta.

image.thumb.png.8b15f4b880ad0ecd48f1592b91bd3da0.png

Repare bem a corrente que podes exigir dessa fonte, na linha de 12 Volts. Veja lá, apenas 28 Amperes.

Pois 28A na linha de 12 Volts significa capacidade de entregar uma potência final da ordem de 28A x 12V = 336 Watts somente

Um PC normalmente não vai demandar mais de 40 Watts nas linhas de 3,3V somada a linha de 5V.

Desse modo essa maldita fonte, segundo seu próprio fabricante, não vai conseguir entregar mais de 336 + 40 = 376 Watts e nunca os propalados 500 Watts que o nome dela carrega, por dois motivos.

1- Nas linhas de 3,3 e de 5 Volts, de forma somada, não será demandado mais do que 40 Watts (o PC não vai pedir e desse modo a fonte nem tem como entregar)

2- Na linha de 12 Volts, onde se concentra a maior demanda de um PC, pois tanto a CPU quanto a Placa de vídeo se alimentam dela, a limitação, dita pelo próprio fabricante, é de 28 Amperes (336 Watts)

 

Ademais, uma fonte que ainda carregue a maldita chave seletora de tensão, 110/220, é sinal de um projeto de no mínimo 30 anos atrás, arcaica, ultrapassada, ineficiente, a verdadeira *****. Aquele preço pago pela mesma é caríssimo pelo que significa. Ademais uma fonte que mal consegue entregar pouco mais de 350 Watts e que é classificada (mentira pura) como sendo de 500 Watts é tão mentirosa que sequer acredito ela ser capaz de entregar os miseráveis 370 Watts..

 

Isso dai é fonte que sequer se tem de olhar, é mentira pura, cilada, falcatrua. Qualquer valor empenhado ai é posto fora. Afaste a mesma de seu PC ou começarás pelo lado errado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@faller Muito obrigado, nunca é tarde demais para aprender nessa área!

adicionado 13 minutos depois

@KairanD Eu acabo de comprar a fonte, a placa de vídeo e a memória! A fonte eu fiquei com a Pichau Nidus que citei acima! Gratidão a voce e todos desse tópico, que me ajudaram a montar meu PC, eu sou designer mas me interesso muito em aprender mais nessa área de informática, acho importante também,  ainda sou muito leigo no assunto, mas estou aprendendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Uma  bem simples mesmo, o preço em conta, porque meu credito estava excedendo, depois pretendo comprar uma melhor!

Essa aqui:  https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1303395311-placa-de-video-pc-geforce-gt-210-1gb-64bits-ddr3-_JM  

 

Memória 16 gigas:  https://www.mercadolivre.com.br/memoria-ram-16gb-1x16gb-kingston-hx424c15fb16/p/MLB14728614

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!