Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá.

Ja vi em tópicos antigos sobres isto,mas minha dúvida é como simula o atendimento de uma chamada.

Como a linha 'percebe' que o telefone atendeu a uma chamada se a ligação é paralela?

Postado

Na verdade percebe pela queda da tensão DC da linha, um simples resistor faz isso tranquilo. Fiz muuuuiiiiiito isso nos anos 80 ......  nem me lembro o valor do resistor, mas acho que uns 560 ohms faz o serviço.

 

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

De fato com fone no gancho a linha dá 48...56V. Ao retirar cai bem... não lembro mas acho que uns 10V. Meça e nos fale. Mas sempre tive a curiosidade em saber como o sinal de voz vai e vem só com um par de fios. Se o autor ficou satisfeito com a queda de tensão, penso que esta questão também vale uma resposta personalizada alheia ao google...

Postado

O Google avançou e a pergunta 'Como funciona linha telefonica fixa',aparece,Telefonia fiz,OI,TIM,Planos da Embratel e por aí vai.

Então,para eu simular o atendimento de uma chamada,teria que gerar uma queda de tensão (curto) na linha de mais ou menos quanto?

Depois disso,como 'escutaria' a ligação?

Vamos exemplificar,se a linha chama e eu jampear um resistor,por exemplo, de 560Ohms no par de fios,a linha vai ser 'atendida' e o outro lado fica mudo?

A tensão de 'chamada' é alta,perto de 90 v AC,isso não gera um 'curto'?

Postado
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Mas sempre tive a curiosidade em saber como o sinal de voz vai e vem só com um par de fios.

Eu obtive essa resposta quando liguei dois aparelhos de telefone em série numa fonte DC de 48V.

Tudo funciona por variação da tensão nos aparelhos, exatamente como aquele interfone didático onde se liga dois alto-falantes em série com pilhas. 

Os primeiros aparelhos usavam transformadores pra casar a impedância, nos mais novos usavam um tipo de pré amplificador transistorizado. 

Outra coisa que percebi é que quando a gente fala, a nossa voz também sai na outra parte do fone, mas acaba que é meio difícil de perceber. 

5 horas atrás, vtrx disse:

Então,para eu simular o atendimento de uma chamada,teria que gerar uma queda de tensão (curto) na linha de mais ou menos quanto?

Para ter certeza, poderia medir a linha telefônica com ou sem o fone no gancho. 

5 horas atrás, vtrx disse:

Depois disso,como 'escutaria' a ligação?

Se colocar um amplificador com um alto-falante no tal resistor vai ouvir a ligação. 

6 horas atrás, vtrx disse:

Vamos exemplificar,se a linha chama e eu jampear um resistor,por exemplo, de 560Ohms no par de fios,a linha vai ser 'atendida' e o outro lado fica mudo?

Se não houver nenhum aparelho para transmitir o sinal fica mudo sim. 

6 horas atrás, vtrx disse:

A tensão de 'chamada' é alta,perto de 90 v AC,isso não gera um 'curto'?

O tal resistor fica ligado na chave do ganho, no outro contato vai o circuito da campainha. 

Funciona uma coisa de cada vez. 

E também tem um capacitor, ele só deixa passar AC para a campainha e ajuda a diminuir a corrente. 

  • Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Imaginando os 1ºs telefones que faziam trimmm com campainha mecânica mesmo, a linha em dc o capacitor bloqueava mas ao tocar aparecia o ac que o capacitor liberava. Sua bobina tinha alta impedância/resistência, os 90Vac faziam-na vibrar mecanicamente. Após atender como dito a V cai e não é mais capaz de vibrar mesmo se sua voz for ac de 60Hz😁

 

12 horas atrás, vtrx disse:

Então,para eu simular o atendimento de uma chamada,teria que gerar uma queda de tensão (curto) na linha de mais ou menos quanto?

Um bom momento pra você exercitar a lei de ohm. Faça as medições propostas e depois de alguns cálculos (que não explico) você deve saber até qual a impedância - resistência láaaaa da central telefônica e também colocar seu resistor equivalente ao telefone...

Postado
6 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

ahhh Paulão... sem desenho? Ajuda nóis aí mano ... kk

 

Vixi .... pior que isso tá tão obsoleto que não consigo achar alguma coisa útil ... vou descrever o que eu me lembro ...

 

- A tensão normal de uma linha telefônica é de 48V.

- Quando recebe uma chamada, existe uma tensão AC de 96 Volts.

- Quando o telefone é tirado do gancho, a tensão deve cair para algo entre 5 e 9 Volts para que a central reconheça o atendimento.

 

Um simples resistor de 470 ohms faz o serviço de simular o atendimento.

 

Mais informações aqui, com desenhos feitos de maneira pré-histórica ( tipo aqueles desenhos que faziam usando aquelas impressoras matriciais de 132 colunas kkkk )  :

 

https://www.epanorama.net/circuits/teleinterface.html

 

Paulo

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 2
  • 10 meses depois...
Postado

@Lourival Roldan ,

 

Opa valeu pela.contribuição.

 

Mas o resistor que eles mostram é um resistor usado para fazer uma pseudo rede de dois telefones em sua casa, digo pseudo porque nunca vai ter o ring de chamada e nem o tom de linha.

 

O resistor que eu citei que não me lembrava do valor é um que era usado para simular atendimento  (off-hook) . Acho que era 470 ohms mas faz tanto tempo que não tenho mais certeza kkkk !

 

Paulo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!